• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.2 Identificar as dificuldades no Gerenciamento do Projeto Profissional Interdisciplinar

5.2.2. Falta de Tempo

Um aspecto que sobressai neste estudo é a falta de tempo para realização deste projeto, 12 dos alunos se referiram a este ponto como a principal dificuldade do PPI. Já 5 dos professores mencionaram essa questão do tempo, sem dar muita ênfase a este aspecto. A fala deste professor confirma este dado:

Hoje, o maior problema é a falta de maturidade da turma em relação à administração do tempo (Professor C).

Em nenhum momento os professores se referiram ao pouco tempo que eles têm para o PPI. Quando citaram esta questão, se referiram à falta de tempo dos alunos e ao pouco tempo de orientação dos professores com os alunos, devido ao curso de disciplinas paralelas durante todo o semestre. Como mencionam estes professores:

um dos aspectos que torna difícil a execução da atividade é o pouco tempo dispensado pelas disciplinas individualmente. Em minha opinião, mais tempo durante as aulas poderia ser mais interessante. Lidamos com uma realidade de alunos que trabalha e isso interfere nos horários extras que geralmente são necessários, como por exemplo, os sábados (Professor F).

Cerca de 90% dos alunos trabalham. Isto é uma dificuldade para eles se juntarem e realizarem os trabalhos do PPI. Por isso, tendem a dividir o trabalho em fatias, visando agilizar as atividades de pesquisa e produção de textos. Com a divisão de tarefas, os alunos também tentam resolver o problema de tempo, pois trabalham e residem em lugares diferentes, causando-lhes dificuldades para encontro e discussão em grupo (Professor A).

A resposta deste professor deixa clara a necessidade de maior acompanhamento dos projetos e mais tempo com os alunos para orientá-los e tirar suas dúvidas em sala de aula:

Com as orientações em sala teríamos a situação ideal: os alunos interagindo com o grupo, a troca de saberes entre TODOS e o acompanhamento do professor (Professor F).

Outro ponto que os professores destacam é o tempo que os alunos têm para elaborar os projetos. Quando citam que é preciso compreender que os alunos trabalham dois turnos e estudam no outro, que tem família, vida social, querem mostrar a dificuldade de conseguir um horário disponível para estudar e se encontrar enquanto grupo. Por isso, mencionam a necessidade de mais encontros de orientação em sala de aula. Destacam que muitas vezes o horário de estudar é à noite e nos finais de semana.

Charlot (2000, p. 74) aponta para a necessidade de compreender a relação de um indivíduo com o saber, deve-se levar em consideração sua origem social, mas também a evolução do mercado de trabalho, do sistema escolar, das formas culturais, entre outras. O autor reforça a fala dos professores quando diz que é preciso levar em consideração aspectos como o trabalho, os estudos, a vida cultural a família para entender a relação do aluno com o saber e assim favorecer o aprendizado.

Os alunos mencionaram como fator de maior dificuldade para construir seu projeto a questão do tempo. O tempo relacionado às atividades de trabalho profissional, o pouco tempo destinado à orientação em sala de aula, a conciliação do tempo de cada componente do grupo para se reunir. Esses alunos expõem suas dificuldades em relação ao tempo:

O tempo. Porque a carga horária do PPI é muito pouca. É complicado para a gente se encontrar com o professor nos acompanhamentos porque sábado a gente trabalha e o tempo da sala não dá (Aluna C).

Falta de tempo. A correria é muito grande, todo mundo trabalha, eu sou separada, tenho filho adolescente. Mas eu estudo quando chego da faculdade. Saio da faculdade e chego em casa às 22h30 e fico estudando até 1h da manhã, acredito que seja assim também com as pessoas do meu grupo. Eu estava responsável pela parte de endomarketing, tinha pesquisado bastante e o professor é ótimo, traz a matéria de uma forma tão natural, suave que você nem parece que tá com uma responsabilidade imensa. Ele chega, dá aula e faz alguma coisa que é do PPI também, por exemplo, ele faz um exercício que faz parte do PPI, já compõe uma parte que você precisa para o projeto (Aluna D).

É um grande projeto. Conciliar o PPI às disciplinas do curso é trabalho. Tem algumas mulheres que são casadas, tem filhos, é difícil. Esse projeto é um curso a parte, e conciliar tudo isso é bem trabalhoso. A grande dificuldade seria o tempo (Aluno G).

Os encontros aos sábados é nossa maior dificuldade, porque eu trabalho todo o sábado. E a participação no acompanhamento com o articulador e o grupo é muito importante (Aluno H).

A maioria dos alunos citou a falta de tempo para conciliar tantas atividades e a construção do projeto. O acompanhamento aos sábados para eles é de extrema importância,

porque é o momento em que se encontram com o grupo e com o articulador para tirarem dúvidas, corrigirem seus trabalhos, planejarem as novas etapas do PPI. Mas, ao mesmo tempo que reclamam da falta de tempo, fazem referência à importância desse projeto, que força o aluno a estudar, como contam esses alunos:

Mesmo a gente que tem pouco tempo para estudar por causa do trabalho, tem de estudar. Tem acompanhamento e exige muito da gente a troca de idéias, é muito importante ( Aluno O).

O projeto é extremamente trabalhoso, mas a gente cresceu muito na vida, na carreira, é um diferencial no mercado. Foi tudo de bom em nossa vida (Aluna Q). Nossa grande dificuldade é a falta de tempo, mas esse trabalho me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande (Aluna P).

Eu gostaria de ter mais tempo para me dedicar a esse projeto, tenho certeza de que iria sair melhor (Aluna D).

Em todas as entrevistas com os alunos que falavam sobre a falta de tempo, faziam questão de enfatizar que, apesar do pouco tempo, o PPI era muito importante para sua formação profissional e até mesmo para a vida pessoal e que gostariam muito de obter mais tempo para se dedicar a esse projeto.