• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.4 Verificar como os alunos e professores percebem o Projeto Profissional Interdisciplinar

5.4.4. Crescimento Profissional

Foi quase que unânime entre professores e alunos citar o PPI como um projeto que contribui para o crescimento profissional, 13 professores e 16 alunos confirma essa afirmação. Para os professores, o PPI é um projeto que favorece o seu crescimento profissional, mas beneficia, principalmente, os alunos. Os professores mencionam o crescimento profissional em relação ao próprio docente:

Pela quantidade de projetos semestrais que são desenvolvidos, os professores também aprendem com a multiplicidade de projetos e com a criatividade dos alunos (Professor A).

Somos incitados a buscar conhecimento de maneira continuada, o que só reforça a necessidade de capacitação constante e aprendemos com cada aluno, com cada grupo e cada contexto da nossa realidade que é múltipla (Professor F).

Ganhamos também em função de trabalhos/projetos que são desenvolvidos sob sua orientação incrementando seu currículo (Professora D).

Os professores percebem este projeto como oportunidade de refletir, de se capacitar a partir do momento que estão em contato com vários projetos inovadores, desenvolvendo novas práticas de ensino, e buscando conhecimentos para orientar tantos projetos. Quase que 100% dos professores em suas respostas falaram sobre o PPI como oportunidade de crescimento também para alunos e citaram exemplos de sucesso de alguns projetos e promoções de alunos decorrentes destes projetos:

Um aluno do 3.º período colocou em seu currículo o PPI. Foi chamado para entrevista em uma grande empresa e contratado no outro dia depois que o aluno apresentou o projeto que criou na Faculdade (Professor I).

Um grupo está trabalhando firme no projeto, porque tem a intenção de abrir a empresa ao final do curso. Eles interagem bem como equipe, estão se relacionando socialmente e acreditam no negócio (Professor D).

Um dos grupos do PPI de 2009.2 comercializou os serviços da empresa criada pelos alunos. Era uma empresa de eventos infantis e, no primeiro mês de empresa, já tinham fechado 32 contratos de eventos com escolas, mas não tenho notícia quanto à continuidade do trabalho porque já se formaram (Professora H).

Além dos vários depoimentos dos alunos no decorrer do desenvolvimento dos projetos e nas apresentações ao final de cada semestre, existe a comprovação da implementação de 2 ou 3 projetos acadêmicos que se tornam empresas na prática, ou seja, são implementados (Professor J).

Na leitura dos questionários dos professores é enfatizada a oportunidade que os alunos adquirem por estar em contato com o mercado, além do aperfeiçoamento da escrita, desenvolvimento da competência para trabalhar em equipe e desenvolver a oratória nas apresentações. Como mostra a explanação deste professor:

Muitos alunos comentaram nas sessões de avaliação que possuem maior auto- confiança e habilidade para apresentações orais. Também se sentem valorizados na medida em que o conceito PPI, associado com rigor e carga de trabalho, atinge as redes de comunicação informal das empresas onde trabalham (Professor L). O PPI é um projeto que leva em consideração a experiência de vida do aluno, quando em grupo trocam informações, quando escolhem a empresa que vão abrir muitas delas são baseadas no cargo que ocupam dentro das organizações. Canário (1999), Brookfield (1995) Courtois e Pineau (1991) reforçam essa afirmação quando relatam que a experiência do indivíduo torna-se um fator primordial da aprendizagem na vida adulta e não pode deixar de ser considerada.

Nas entrevistas com os alunos, a experiência de vida de cada um é citada como colaboração para o projeto. O índice de 94% dos entrevistados deixa claro que esse projeto agrega grande crescimento para vida profissional e pessoal. Como mostram os comentários desses alunos:

Eu trabalho na prefeitura, mas eu nunca participava das reuniões importantes. Até que comecei a desenvolver o PPI e passei a apresentar novas propostas para o setor. Desde então, as pessoas de outros departamentos vêm me procurar para que eu ajude a fazer o projeto deles. Fui promovida para a parte de planejamento, estou desenvolvendo projetos só por causa do PPI. Estou criando um programa de avaliação de desempenho para a prefeitura, nem é do meu departamento, mas me chamaram (Aluna I).

Foi uma ótima oportunidade na minha vida pessoal, pois aprendi a trabalhar em equipe por 2 anos, nunca tinha trabalhado em equipe profissionalmente e nem na escola. Lidar com conflitos, negociação, pensar nas pessoas, isso foi uma grande oportunidade. Mesmo que seja diferente o PPI para a empresa na realidade, mas o projeto se torna real. E, profissionalmente, acredito que se eu quisesse abrir uma empresa, empreender, eu sabia todos os trâmites legislativos, como coorporativos, digo-lhe com toda a certeza que estou preparada para isso (Aluna L).

O PPI dá uma dinâmica maior ao curso, acaba sendo 2 anos, mas bem intenso. Hoje eu fui promovido, trabalho na área de RH da minha empresa,isso se deu por causa de ações que fui promovendo e implantando dentro da empresa, pelas coisas que aprendi na faculdade e com o PPI. A diretoria me indicou e achou que eu era a melhor pessoa para ficar no RH e desenvolver projetos (Aluno G).

Eu dei a ideia da Universidade Provaider, grupo de melhoramento de clima, grupo de apoio à assistente social. Não lancei a ideia, mas entreguei-a, colocando o objetivo, e fui lançando tudo mais ou menos na formatação do PPI. Veio o reconhecimento, eu fui chamado para ser supervisor e as pessoas me reconhecem e me elogiam por causa do que eu desenvolvi; muita coisa foi baseada no PPI (Aluno H).

São muitos os depoimentos de promoções de cargo, de idéias que foram implantadas dentro das empresas em que trabalham, e segundo os próprios alunos esses dados comprovam a eficiência deste projeto. Percebe-se dos entrevistados que os alunos se sentem seguros a ousar dentro de seu trabalho, ou seja, para sugerir projetos, dar idéias para melhoria da empresa em que trabalham e assim conseguem se destacar.

Conforme apontado por Morin (2001, p. 14):

Os desafios do mundo contemporâneo globalizado são inúmeros, com inadequação de um saber fragmentado e compartimentado nas disciplinas escolares de um lado e de outro, as realidades multidimensionais, globais e planetárias que levam o indivíduo a aprender a separar a complexidade do mundo em frações, gerando a incapacidade de pensar sobre o contexto.

Neste sentido, o PPI é uma atividade complexa, pois, de acordo com Edgar Morin (2001), a complexidade não significa dificuldade, significa somar, re-unir, re-ligar saberes.