• Nenhum resultado encontrado

Configuração da Igreja de Nossa Senhora da Escada em 2007

No documento elamdealmeidapimentel (páginas 109-112)

PARTE II – A TRAJETÓRIA DE SÃO LONGUINHO EM FREGUESIA: DA GAVETA

4 CONSTEXTUALIZANDO A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA

4.2 Configuração da Igreja de Nossa Senhora da Escada em 2007

A Igreja sofreu várias alterações desde a sua construção.

Tendo sido implantada uma torre de campanário, um convento, para adequá-la ao programa franciscano. Houve restaurações nos anos de 1945, 1947 e 1957. A inauguração solene ocorreu em 06 de abril de 1958, com a presença de D. Paulo Rolim Lourenço, Bispo Auxiliar e Vigário do Arcebispo de São Paulo, nesta época20

A Igreja traz no frontispício a data de 1652. O feitio dos algarismos, segundo Frei Walter, prova terem sido colocados em época posterior a sua construção em 1732.

Em frente à Igreja, tem uma praça, no estilo de um terreno, lembrando mesmo um espaço indígena utilizado para atividades da aldeia. Em 1732, como já foi abordado, a "primeira edificação era de taipa de mão (ou pau-a-pique) e após demolida foi construída de taipa de pilão, com as paredes espessas" (COSTA, 1941, p. 13).

20

CONVITE ao povo. Folheto Informativo da Comunidade Local. Off-set, arquivo da 9ª DR do IPHAN, documento nº HTSP 39-1/01. Folhas mimeografadas, [18--?], p. 10.

A Igreja da Escada tem aberturas apenas na fachada frontal: três janelas do coro, alinhadas, ou seja, no mesmo tamanho, e o óculo, orifício circular na parte central do frontão reto. A residência anexa (conventinho) apresenta características que mostram que foi adicionada posteriormente. Existe também um púlpito no interior da Igreja e o acesso a ele é por uma escada localizada no corredor lateral, onde se encontra a sacristia. Desde 2003, esta escada e todo o andar de cima estão interditados.

Na capela-mor da Escada, o altar principal abriga a imagem de Nossa Senhora da Escada, com um metro e trinta centímetros, representando a Virgem de pé, a segurar num dos braços o Menino Jesus e, com a mão direita, uma escada. No mesmo nivelamento do altar-mor, à direita de quem entra na Igreja, encontra-se um oratório só com a imagem de São Longuinho. À esquerda, uma mesa com imagens de São Longuinho, de Nossa Senhora da Escada para serem vendidas. Nesta mesa, estão também as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Jesus coroado na sua Paixão, Rosa Mística e, na parede próxima ao oratório de São Longuinho, está fixado o cartaz ofertado por uma devota em agradecimento por graça alcançada.

Os altares laterais abrigam as imagens de São Benedito e Santa Terezinha. Esta Santa foi colocada no lugar da imagem de São Francisco, roubada em 1996. Este é o altar que apresenta maior trabalho ornamental, e pessoas ligadas à Igreja explicam que isso se deu "porque os padres franciscanos mandaram confeccionar para o seu protetor". Na parte de cima deste altar tem a "insígnia" de São Francisco.

O piso do pavimento térreo é de lajotas de barro cozido. No pavimento superior (coro, casa paroquial e mezanino), o piso é de assoalho de madeira, sem

tratamento. Alguns trechos são mais antigos, outros já foram substituídos, segundo informação de algumas pessoas da comunidade. Entre os altares de São Francisco de Assis e de São Benedito, no chão, em frente a um aparador utilizado nas ocasiões de missa (uma vez ao mês), encontra-se uma lápide com a inscrição da data de morte do Frei José de Santa Bárbara Bittencourt (1890), vigário muito querido pelos moradores da extinta aldeia de Nossa Senhora da Escada (segundo informações de pessoas ligadas à Igreja).

As Paredes são revestidas de argamassa de cal sobre taipa de pilão. Em alguns pontos, onde provavelmente existiam buracos nas paredes, estes foram completados com argamassa de cimento e tijolos, segundo relato de pessoas da comunidade.

Existe também uma pia batismal de pedra, localizada à esquerda de quem entra na Igreja. Em torno da Igreja, há casas amplas, espaçosas, um visual simples e bonito. Há dois bares, uma mercearia pequena, uma Igreja da Assembléia de Deus.

A Freguesia da Escada é formada por caseiros da região. Em seu depoimento, uma moradora21 afirma:

Guararema hoje é uma cidade de renda muito elevada, corre muito dinheiro por aqui. A Freguesia da Escada é formada por caseiros da região. Aqui estão localizados muitos sítios e os caseiros freqüentam a Igreja. Residem em casas amplas, espaçosas. Fazem festas, comemorações nos sítios, com o consentimento dos proprietários.

Segundo esse depoimento, em torno da Igreja, ficam os sítios, e os caseiros destes sítios formam a comunidade da Igreja Nossa Senhora da Escada. São pessoas simples, que moram na região há muitos anos. Estão localizadas também, no bairro, duas fábricas de chocolate e chinelos, existindo também produção de flores (a cidade de Guararema é muito florida). Próximo à Freguesia da Escada, localiza-se a Pousada Vale do Sonho e o Grand Hotel, responsáveis pelas excursões que saem de São Paulo rumo a Guararema.

Este era o panorama do bairro e da Igreja Nossa Senhora da Escada em julho de 2003, ocasião em que foi iniciada a pesquisa para o trabalho “Um

21

NAQUEDO, Lourdes dos Santos. Professora/diretora aposentada, moradora antiga da Frequesia (Anexo 4.V Entrevista nº 1).

estudo sobre a devoção a São Longuinho”, uma vez que, neste local, estava em desenvolvimento uma devoção popular a São Longuinho, para aonde um número significativo de devotos e curiosos se dirige em busca da imagem do santo.

Em janeiro de 2006, iniciou-se nova restauração da Igreja (a última foi em 1957). A missa de lançamento do projeto de restauração foi realizada em 28 de janeiro de 2006 na própria Igreja, com representantes da Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes, Paróquia local, Poder Público e sociedade civil e comunidade (Vide fotos Anexo 2).

Além da restauração da Igreja e do convento, serão criados espaços para um café com acesso a internet, sala de audiovisual, espaço para o desenvolvimento de atividades culturais, festas, eventos e um centro de exposições no subsolo da capela, com a construção de elevadores e acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais (vide projeto restauração – Anexo n° 3).

Em fevereiro, deu-se início às obras para a restauração da Igreja com previsão de término em dois anos. Durante a obra, por questões de segurança, decidiu-se que o altar-mor permaneceria interditado, sendo o acesso permitido aos fiéis e turistas apenas na parte de entrada da Igreja, onde ficam os bancos. No desenvolver da reforma do telhado, a verba liberada não foi suficiente, interromperam-se as obras e a Igreja permaneceu fechada totalmente.

Em 02/10/2006, foram retomadas as obras de restauração após recursos obtidos pela Prefeitura de Guararema junto à Petrobrás e Sabesp.

Com a conclusão da troca do telhado, a Igreja foi aberta ao público em 18/10/2006, tendo em vista a Festa em louvor a Nossa Senhora da Escada. Em 2007, as obras de restauração foram novamente paradas, mas a Igreja não está interditada, recebendo devotos e turistas normalmente nos fins de semana, em busca da imagem de São Longuinho e é dessa devoção que trata o item a seguir.

No documento elamdealmeidapimentel (páginas 109-112)