• Nenhum resultado encontrado

Controle interno

No documento 1. TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (páginas 178-184)

QUESTÕES SOBRE O TEMA

14.10. Função fiscalizatória

5.10.2. Controle interno

Além do controle externo, trazido pelo art. 71, a Constituição também consagra o chamado controle interno, que é feito por todos os Poderes da União. No âmbito do Executivo, por exemplo, destaca-se a Controladoria-Geral da União, cuja atribuição não prejudica aquela exercida pelo TCU.

299

MS 27.339/DF, Relator Ministro Menezes Direito, DJe de 6.3.2009.

300

Rcl 6.702-AgRg-MC/PR, Relator Ministro Ricardo Lewandowski, DJe de 30.4.2009. Acresça-se que o STF pontificou a desnecessidade da edição de lei formal para que a contratação de parentes fosse proibida em todos os níveis da Administração Pública.

301

179 Diz o art. 74 que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Em importante mecanismo de proteção, a Constituição disciplina que os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

Além disso, há previsão no sentido de que qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o TCU.

QUESTÕES SOBRE O TEMA

1 (PROCURADOR DO BACEN / 2009) A respeito de espécies normativas, assinale a opção correta.

A A proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, e será considerada aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros e for promulgada após a respectiva sanção presidencial.

B Segundo posicionamento do STF, não gera inconstitucionalidade formal a emenda parlamentar a projeto de lei de iniciativa de tribunal de justiça estadual que importe aumento de despesa, já que apenas em proposta de iniciativa do chefe do Poder Executivo a CF veda a apresentação de emenda parlamentar que implique aumento de despesa.

C A medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional com alterações é transformada em projeto de lei de conversão e deve ser promulgada pelo presidente do Senado, independentemente de sanção ou veto do presidente da República.

D O decreto legislativo é espécie normativa destinada a dispor acerca de matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional e deve ser, obrigatoriamente, instruído, discutido e votado em ambas as casas legislativas, no sistema bicameral. E As resoluções constituem atos normativos secundários que dispõem acerca da regulação de determinadas matérias do Congresso Nacional não inseridas no âmbito de incidência dos decretos legislativos e da lei.

2 (JUIZ FEDERAL/ TRF 1ª REGIÃO / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Julgue os itens abaixo, relativos à atuação do Poder

Legislativo e às espécies normativas.

A Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei, o Congresso Nacional não poderá promover a rejeição parcial desse veto.

B Segundo a doutrina e a jurisprudência, a medida provisória editada pelo presidente da República pode ser retirada da apreciação do Poder Legislativo, tal como se dá com o projeto de lei por ele encaminhado ao Congresso Nacional.

C O STF reconhece a constitucionalidade de medida provisória editada por governador de estado, desde que seja admitida na constituição estadual e observe os princípios e limitações impostos na CF.

3 (DEFENSOR PÚBLICO DE 1ª CATEGORIA / DPE-AL / 2009) A CF, ao conferir autonomia aos estados-membros, impõe a

observância obrigatória de princípios relacionados ao processo legislativo, de modo que o legislador estadual não pode validamente dispor sobre as matérias reservadas à iniciativa do chefe do Poder Executivo.

4 (JUIZ FEDERAL / TRF 2ª REGIÃO / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) De acordo com a doutrina, quando o projeto de lei for

modificado em sua substância pela casa revisora, a emenda deve retornar para a análise da casa iniciadora, sob pena de configuração de vício formal subjetivo, passível de controle de constitucionalidade.

5 (ADMINISTRADOR / MPS / 2009) Cabe emenda à Constituição Federal de 1988 (CF) mediante proposta de mais da metade

das assembleias legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros.

6 (ADMINISTRADOR / MPS / 2009) Uma lei ordinária federal é hierarquicamente superior a uma lei ordinária estadual. 7 (ADMINISTRADOR / MPS / 2009) A forma federativa de estado, caracterizada pela divisão territorial do poder, foi gravada na

CF como cláusula pétrea.

8 (AGENTE ADMINISTRATIVO / MPS / 2009) Segundo a estrutura escalonada ou piramidal das normas de um mesmo

sistema jurídico, no qual cada norma busca sua validade em outra, situada em plano mais elevado, a norma constitucional situa-se no ápice da pirâmide, caracterizando se como norma-origem, porque não existe outra que lhe seja superior.

9 (AGENTE ADMINISTRATIVO / MPS / 2009) Pode ser objeto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir o direito

180 10 (PROCURADOR DO BACEN / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Norma estadual de iniciativa parlamentar que conceda

melhoria remuneratória aos policiais militares do estado é constitucional, já que é atribuição do estado-membro legislar sobre matéria de interesse dos policiais militares do estado, e foi observado o modelo estabelecido para a esfera federal.

11 (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) A CF conferiu ao Tribunal de Contas da União a tarefa de julgar as contas

dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta da União, sem, contudo, atribuir-lhe a competência para aplicar sanções aos responsáveis, nos casos de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, por ser a referida competência exclusiva do Poder Judiciário, observado o devido processo legal.

12 (DEFENSOR PÚBLICO 2ª CATEGORIA / DPU / 2010) Considere que o chefe do Poder Executivo tenha apresentado

projeto de lei ordinária que dispõe sobre a remuneração de servidores públicos. Nesse caso, não se admite emenda parlamentar ao projeto para aumento do valor da remuneração proposto.

13 (ADVOGADO / BRB / 2010) É admissível emenda à Constituição Federal de 1988 (CF) mediante proposta de mais da

metade das assembleias legislativas das unidades da Federação, desde que haja manifestação, em cada uma delas, da maioria relativa de seus membros.

14 (PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA / PGF / 2010) Pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, o

veto presidencial a projeto de lei poderá ser rejeitado. Em tal hipótese não haverá mais a participação do presidente da República no processo legislativo, já que a subsequente promulgação ficará a cargo do presidente do Senado Federal. (errado – art. 66, § 5º)

15 (PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA / PGF / 2010) De acordo com a CF, uma vez aprovado projeto de lei de

conversão alterando o texto original da medida provisória, a eficácia dos dispositivos que sofreram alteração fica suspensa até que seja sancionado ou vetado o projeto. (errado – art. 62, § 12)

16 (PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA / PGF / 2010) Nos projetos orçamentários de iniciativa exclusiva do

presidente da República são admitidas, em caráter excepcional, emendas parlamentares que impliquem aumento de despesas. (certo – art. 63, I)

17 (OAB SP 137 2009) O presidente da República pode adotar medidas provisórias, com força de lei, sobre

A) prazos processuais.

B) instituição e majoração de impostos.

C) definição de crime ou majoração de sanção penal. D) prazos eleitorais.

Um deputado federal subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para defender um projeto de emenda constitucional com a finalidade de instituir a pena de morte no Brasil. O deputado, durante seu discurso em plenário, no momento em que informava aos colegas da proposta realizada, disse que discordava da vedação constitucional absoluta da pena de morte. Com referência à situação hipotética acima apresentada, aos direitos fundamentais, em especial ao direito à vida, julgue o item que se segue.

18 (PC PB Agente 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Um deputado federal subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para defender um projeto de emenda constitucional com a finalidade de instituir a pena de morte no Brasil. O deputado, durante seu discurso em plenário, no momento em que informava aos colegas da proposta realizada, disse que discordava da vedação constitucional absoluta da pena de morte.

Com referência à situação hipotética acima apresentada, aos direitos fundamentais, em especial ao direito à vida, julgue o item que se segue.

O projeto de emenda constitucional é de duvidosa constitucionalidade, já que não se admite emenda constitucional que tenha por fim abolir direitos e garantias individuais.

19 (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS / TCE-ES / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) No que se refere à organização

político-administrativa dos entes da Federação, julgue os itens.

A De acordo com a CF, lei estadual pode criar a justiça militar estadual, mediante iniciativa parlamentar.

B Não cabe ao estado-membro disciplinar, ainda que no âmbito da constituição estadual, a ordem de vocação das autoridades

municipais, quando configuradas situações de vacância ou impedimento na chefia do Poder Executivo municipal.

20 (AGU Advogado da União 2009) Não há veto ou sanção presidencial na emenda à Constituição, em decretos legislativos e

em resoluções, nas leis delegadas, na lei resultante da conversão, sem alterações, de medida provisória.

21 (AGU Advogado da União 2009) As medidas provisórias não convertidas em lei no prazo constitucional perdem a eficácia

a partir do ato declaratório de encerramento do prazo de sua vigência. (errado – art. 62, §3º)

22 (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) No que diz respeito ao processo legislativo, assinale a opção correta.

A) A CF pode ser emendada por proposta de assembleia legislativa de uma ou mais unidades da Federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros.

B) A iniciativa das leis delegadas cabe a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, na forma e nos casos previstos na CF.

C) O parlamentar dispõe de legitimação ativa para suscitar, por meio de mandado de segurança, o controle incidental de constitucionalidade pertinente à observância, pelo Parlamento, dos requisitos que condicionam a válida elaboração das proposições normativas, enquanto essas se acharem em curso na casa legislativa a que pertença esse parlamentar; no entanto, se a proposta legislativa for transformada em lei, haverá a perda do objeto da ação e a perda da legitimidade ativa do parlamentar.

181

D) As emendas constitucionais não podem ser objeto de declaração de inconstitucionalidade, visto que não existe, no sistema brasileiro, a possibilidade de normas constitucionais inconstitucionais.

E) A proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovada, se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. A casa na qual tenha sido concluída a votação deve enviar o projeto de emenda ao presidente da República, para que este, aquiescendo, o sancione.

23 (TCE AC Analista de Controle Externo 2009) Acerca do processo legislativo brasileiro, assinale a opção correta.

A) Segundo a CF, emenda constitucional disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.

B) A CF prevê a hipótese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentação, à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federação.

C) As medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas dela decorrentes.

D) A reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo será permitida apenas uma vez, por igual período.

E) O procurador-geral da República tem competência para propor projeto de lei ordinária ou complementar.

24 (TJ AL Juiz Substituto 2009 – COM ADAPTAÇÕES) A respeito do processo legislativo, do TCU e do orçamento, julgue os

itens.

A) Suponha que determinado projeto de lei ordinária seja encaminhado para sanção presidencial e que, nesse mesmo momento, o presidente da República resolva editar uma medida provisória acerca da mesma matéria tratada no referido projeto. Nessa situação hipotética, desde que atendidos os demais preceitos constitucionais, não há impedimento para se editar a referida medida provisória.

B) Considere que um projeto de lei de iniciativa parlamentar tenha por objeto autorizar o parcelamento de débitos tributários federais em 60 meses, especificando o seu alcance e requisitos. Nessa situação hipotética, a sanção presidencial elimina a inconstitucionalidade formal do referido projeto de lei, visto que a matéria é de competência privativa do presidente da República.

C) Uma proposta de emenda constitucional que tenha sido rejeitada ou prejudicada somente pode ser reapresentada na mesma sessão legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros de cada casa do Congresso Nacional.

25 (ANTAQ Analista 2009) As agências reguladoras federais possuem elevado grau de independência em face do poder

central, razão pela qual não estão submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da União, no que se refere aos aspectos de eficiência do serviço público concedido, fiscalizado pelas agências.

26 (TRT 17ª Região Analista Judiciário 2009) É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória

no âmbito da justiça do trabalho, desde que se atente para os limites materiais da CF, tais como a ampla defesa e o contraditório.

27 (ANALISTA ADMINISTRATIVO / TRE-MT / 2010) Assinale a opção correta quanto ao processo legislativo devidamente

estabelecido na CF.

A No que se refere a leis delegadas, se a resolução determinar a apreciação do projeto de lei pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, sendo vedada qualquer emenda. (certo – art. 68, § 3º)

B A CF poderá ser emendada mediante proposta de um terço das assembleias legislativas das unidades da Federação, mediante a maioria relativa de seus membros.

C Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma republicana de governo. D É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direito civil.

E Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, o silêncio do presiden te da República importará veto, em razão da impossibilidade de ocorrer sanção tácita.

28 (TÉCNICO DE SEGURANÇA / TRE-BA / 2010) Para matérias reservadas a lei complementar, ao presidente da República é

vedado editar medida provisória.

29 (TRE MA Técnico Administrativo 2009) Com relação ao Poder Legislativo e seus agentes políticos, assinale a opção

correta de acordo com a CF.

A) Cabe privativamente à Câmara dos Deputados autorizar, por votos de dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o presidente e o vice-presidente da República e os ministros de Estado.

B) O Senado Federal compõe-se de três representantes dos estados e do DF, eleitos segundo o princípio proporcional, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

30 (AGU Advogado da União 2009) As decisões exaradas pelo TCU, no exercício da missão de auxiliar o Congresso

Nacional na função fiscalizadora, não são imunes à revisão judicial e, quando reconhecem débito ou multa, constituem título executivo extrajudicial, cuja execução compete à Advocacia-Geral da União.

31 (TÉCNICO ADMINISTRATIVO / TRE-BA / 2010) O deputado federal investido temporária e precariamente no cargo de

ministro de Estado não está sujeito a processo disciplinar perante a Câmara dos Deputados em razão da prática de ato incompatível com o decoro parlamentar quando no cumprimento de seu mandato.

32 (PROCURADOR DO BACEN / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Julgue os itens acerca do Poder Legislativo, na organização

federativa brasileira.

A Pela aplicação da teoria dos poderes implícitos, o STF reconhece ao TCU a competência para conceder medidas cautelares no exercício das atribuições que lhe foram fixadas na CF.

B A CF atribui ao presidente da República iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matéria tributária.

C O TCU, ao apreciar a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, deve assegurar ao servidor o exercício do contraditório e da ampla defesa, sob pena de nulidade do procedimento.

182 33 (ANALISTA - ÁREA JURÍDICA / MCT-FINEP / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Realizar a fiscalização contábil, financeira,

operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, mediante controle externo, é uma função típica do Congresso Nacional.

34 (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS / TCE-ES / 2009) Considere que determinada lei estadual tenha reconhecido ao

MP especial junto ao TC autonomia administrativa e financeira, bem como a iniciativa quanto a projetos de lei relativos à sua organização. Diante dessa situação, e consoante jurisprudência firmada quanto ao tema, assinale a opção correta.

A A norma estadual é constitucional, pois o MP especial junto ao TC tem as mesmas prerrogativas conferidas pela CF ao MP comum dos estados-membros.

B A norma estadual é parcialmente inconstitucional, já que a CF conferiu ao MP especial junto ao TC apenas a autonomia administrativa e financeira, negando-lhe, porém, a iniciativa quanto a projetos de lei relativos à sua organização.

C A norma é inconstitucional, considerando que o MP especial junto ao TC estadual não dispõe das garantias institucionais pertinentes ao MP comum dos estados-membros, notadamente daquelas prerrogativas inerentes à autonomia administrativa e financeira e ao poder de iniciativa dos projetos de lei relativos à sua organização.

D A norma é constitucional, pois a CF submete os integrantes do MP especial junto aos TCs ao mesmo estatuto jurídico que rege os membros do MP comum, em tema de direitos, vedações e forma de investidura no cargo.

E A norma estadual é constitucional apenas no que se refere ao poder de iniciativa dos projetos relativos à organização do MP especial junto ao TC.

35 (JUIZ FEDERAL / TRF 2ª REGIÃO / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Quanto à atuação do Poder Legislativo federal e às

espécies normativas, assinale a opção correta.

A Cabe ao Congresso Nacional disciplinar, em resolução, as relações jurídicas decorrentes de medidas provisórias não convertidas em lei no prazo constitucional.

B A edição de medida provisória acarreta a revogação de lei anterior que verse acerca do mesmo assunto.

C Caso o presidente da República extrapole os limites fixados na resolução concedente da delegação legislativa, o Congresso Nacional, mediante decreto legislativo, pode sustar a lei delegada, com efeitos ex nunc.

36 (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS / TCE-ES / 2009 – COM ADAPTAÇÕES). O controle externo, a cargo do Poder

Legislativo e do TC, classifica-se em político e técnico. Com relação a esse assunto, à luz das disposições constantes na CF, assinale a opção correta.

A O controle externo, nos municípios, é exercido pelas respectivas câmaras municipais, com o auxílio dos TCs de âmbito estadual, salvo no caso dos municípios que têm TCs próprios.

B A fiscalização, sob o aspecto da legitimidade, é de âmbito do controle político e, portanto, fora do alcance do TC.

C A avaliação da relação custo-benefício, pela sua transcendência, está circunscrita ao controle político, razão pela qual ultrapassa as competências dos TCs.

37 (ASSESSOR TÉCNIO JURÍDICO / TCE-RN / 2009) Se determinado município não possuir, em sua estrutura administrativa,

um TC, o órgão de controle externo competente para julgar as contas desse município será, obrigatoriamente, o TCE.

38 (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS / TCE-ES / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Com referência à fiscalização e ao

controle do orçamento, assinale a opção correta.

A Compete ao TCU a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta, quanto à legalidade e economicidade, bem como quanto à aplicação das subvenções, ou seja, recursos destinados ao aumento do capital de empresas públicas. (errado – art. 70 – competência do CN e dos controles internos) B O TCU exerce função de jurisdição ao apreciar e julgar as contas do presidente da República, bem como dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público.

C O controle interno incumbe aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cabendo a cada um manter um sistema de controle individual, de acordo com suas características próprias e, ao mesmo tempo, integrar o sistema com o dos outros poderes, a fim de que haja coordenação e uniformização de comportamentos e providências.

D Ao TCU compete realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, desde que haja prévia requisição do Senado Federal. (errado – art. 71, IV – pode ser por iniciativa própria)

39 (ASSESSOR TÉCNIO JURÍDICO / TCE-RN / 2009) O limite máximo de 65 anos de idade para nomeação de ministros e

conselheiros dos TCs não é aplicável no caso das vagas reservadas ao MP e aos auditores, uma vez que estes já são servidores dos respectivos TCs.

40 (DEFENSOR PÚBLICO DE 1ª CATEGORIA / DPE-PI / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) Como instrumentos de fiscalização do

Poder Legislativo, as comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, podendo determinar as diligências que julgar necessárias, tomar depoimentos, ouvir indiciados e testemunhas, requisitar documentos de órgãos públicos e promover a responsabilidade civil e criminal dos infratores.

41 (ANALISTA JUDICIÁRIO / TRE-MT / 2010 – COM ADAPTAÇÕES) A reedição, na mesma sessão legislativa, de medida

provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo será permitida apenas uma vez, por igual período.

42 (ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO / TCE-RN / 2009) Uma das funções de competência dos

TCs, como definido na CF, é a de ouvidor, caracterizada pelo recebimento de denúncias de irregularidades ou ilegalidades formuladas tanto pelos responsáveis pelo controle interno como por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato.

183 43 (AGENTE ADMINISTRATIVO / DPU / 2010 – COM ADAPTAÇÕES) A Câmara dos Deputados compõe-se de

representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada estado, em cada território e no Distrito Federal.

PODER LEGISLATIVO

(PROCESSO LEGISLATIVO + FUNÇÃO FISCALIZATÓRIA)

01 D 02 EEC 03 C 04 E 05 E 06 E 07 C 08 C 09 E 10 E 11 E 12 C 13 C 14 E 15 E 16 C 17 B 18 C 19 EC 20 C 21 E 22 C 23 E 24 EEE 25 E 26 C 27 A 28 C 29 CE 30 C 31 E 32 CEE 33 C 34 C 35 EEC

No documento 1. TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (páginas 178-184)