• Nenhum resultado encontrado

Princípios da República Federativa do Brasil nas relações internacionais

No documento 1. TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (páginas 34-37)

QUESTÕES SOBRE O TEMA

7.4. Princípios da República Federativa do Brasil nas relações internacionais

O artigo 4º da CF/88 traz orientações e princípios (também chamados de objetivos externos) a serem seguidos pelo Brasil nas relações com outros países. Vejamos:

Independência nacional; Não-intervenção;

Autodeterminação dos povos Igualdade entre os Estados; Defesa da paz;

Solução pacífica dos conflitos; Repúdio ao terrorismo e ao racismo;

Cooperação entre povo para o progresso da humanidade;

Concessão de asilo político (acolher alguém que esteja no exterior e tenha cometido crimes políticos ou de opinião);

59

35 O dispositivo constitucional, em seu parágrafo único, estabelece que a República brasileira buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Objetivos externos sempre começam com substantivo.

Releva notar que a doutrina diferencia os institutos do refúgio político e do asilo político, sendo este mais restrito do que aquele. Vejamos a ilustração a seguir:

Diferença entre asilo e refúgio político

Asilo político Refúgio político

É motivado pela perseguição por crimes políticos. É motivado pela perseguição de natureza política, religiosa, racial, de nacionalidade ou de grupo social.

Em recente julgado, referente ao ativista italiano Cesare Battisti, entendeu o Supremo Tribunal Federal que o Presidente da República não possuiria discricionariedade na decisão de extradição – ou não – de estrangeiros, devendo observar as disposições porventura existentes em tratados internacionais celebrados com outros países60.

Na hipótese, o STF disse que o caso estaria entre aqueles que autorizariam a entrega do súdito estrangeiro ao seu país, a fim de que lá fosse responsabilizado por eventuais crimes praticados (extradição).

Como é de conhecimento notório, o então Presidente Lula houve por bem negar a extradição, invocando uma das exceções previstas no acordo internacional firmado entre o Brasil e a Itália.

Contra essa decisão, o governo italiano acabou reclamando junto ao STF. O Tribunal, em decisão majoritária, asseverou que a Itália não teria legitimidade para contestar um ato de soberania emanado do Presidente da República, mantendo, ao final, Cesare Battisti no País61.

QUESTÕES SOBRE O TEMA

1 (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) A República Federativa do Brasil é formada pela união

indissolúvel dos estados, dos municípios, do Distrito Federal e dos territórios.

2 (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), todo o

poder emana do povo, que o exerce exclusivamente por meio de representantes eleitos diretamente.

3 (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) Constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil

em suas relações internacionais a concessão de asilo político, vedada a extradição.

4 (TCE/RN / ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO – 2009) Constituem princípios que

regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais, entre outros, a prevalência dos direitos humanos, da garantia do desenvolvimento nacional e da autodeterminação dos povos.

5 (TÉCNICO EM CONTABILIDADE / MS /31-1-2010) O princípio da dignidade da pessoa humana, apesar de

extremamente relevante na ordem jurídica nacional, não se encontra previsto expressamente na CF, mas é exaustivamente regulamentado na legislação infraconstitucional.

6 (AGENTE ADMINISTRATIVO / MPS/ 17-1-2009) A função típica do Poder Legislativo é legislar, do Poder

Executivo, administrar e do Poder Judiciário, exercer a jurisdição. Contudo, cada um dos poderes exerce, em pequena proporção, função que seria originariamente de outro. Isso ocorre para assegurar-se a própria autonomia institucional de cada poder e para que um poder exerça, em última instância, um controle sobre o outro, evitando-se o arbítrio e o desmando.

7 (ADMINISTRADOR / MPS / 17-01-2009) O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto,

ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.

8 (TRT 17ª Região Analista Administrativo 2009) A separação dos Poderes no Brasil adota o sistema

norteamericano checks and balances, segundo o qual a separação das funções estatais é rígida, não se admitindo interferências ou controles recíprocos.

60

Ext 1.085/IT, Relator Ministro Cezar Peluso, DJe 16.4.2010.

61

36

9 (TRT 17ª Região Analista Administrativo 2009) Segundo a CF, a República Federativa do Brasil deve buscar

a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

10 (TCE/RN / ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO) De acordo com a CF, são

fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a dignidade da pessoa humana e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

11 (TCE/RN / ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO) Entre os objetivos da República

Federativa do Brasil, destaca-se a valorização social do trabalho e da livre iniciativa, pois, por meio do trabalho, o homem garante sua subsistência e o consequente crescimento do país.

12 (PGE-AL / Procurador do Estado / 2009) Quando, na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o

Poder Legislativo se junta ao Executivo, desaparece a liberdade; pode-se temer que o monarca ou o senado promulguem leis tirânicas, para aplicá-las tiranicamente. Não há liberdade se o Poder Judiciário não está separado do Legislativo e do Executivo. Se houvesse tal união com o Legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, já que o juiz seria ao mesmo tempo legislador. Se o Judiciário se unisse com o Executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa, ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e conflitos dos cidadãos.

Montesquieu. In: Norberto Bobbio. A teoria das formas de governo. 10.ª ed. Brasília: ED. UnB, p. 137 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta.

A) Para a moderna doutrina constitucional, cada um dos poderes constituídos exerce uma função típica e exclusiva, afastando o exercício por um poder de função típica de outro.

B) A CF, atenta às discussões doutrinárias contemporâneas, não consigna que a divisão de atribuições estatais se faz em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

C) O poder soberano é uno e indivisível e emana do povo. A separação dos poderes determina apenas a divisão de tarefas estatais, de atividades entre distintos órgãos autônomos. Essa divisão, contudo, não é estanque, pois há órgãos de determinado poder que executam atividades típicas de outro. Um exemplo disso, na CF, é a possibilidade de as comissões parlamentares de inquérito obterem acesso a decisão judicial protegida sob o manto do segredo de justiça.

D) A edição de súmula vinculante vedando a nomeação de parentes da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança em qualquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios viola o princípio da separação dos poderes.

E) A cada um dos poderes foi conferida uma parcela da autoridade soberana do Estado. Para a convivência harmônica entre esses poderes existe o mecanismo de controles recíprocos (checks and balances). Esse mecanismo, contudo, não chega ao ponto de autorizar a instauração de processo administrativo disciplinar por órgão representante de um poder para apurar a responsabilidade de ato praticado por agente público de outro poder.

13 (TJ-AL / Juiz Substituto / 2009 – COM ADAPTAÇÕES) A CF admite emenda constitucional por meio de

iniciativa popular.

14 (TÉCNICO ADMINISTRATIVO / ANEEL / 2010) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, a

construção de uma sociedade livre justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional constituem fundamentos da República Federativa do Brasil.

GABARITO - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

01 E 02 E 03 E 04 E 05 E

06 C 07 E 08 E 09 C 10 E

37

8. EVOLUÇÃO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

No documento 1. TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (páginas 34-37)