• Nenhum resultado encontrado

Definições Gerais Definições Gerais

No documento CPA-20 Apostila Internet.pdf (páginas 138-142)

1. Definições Gerais

1.1. Fundo de Investimento 1.1. Fundo de Investimento

Um fundo de investimento é uma comunhão de recursos financeiros, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em títulos e valores mobiliários, bem como em quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais, observadas as disposições legais.

Caracteriza-se por ser uma prestação de serviçoprestação de serviçoem regime de melhores esforços. Não é garantido pelo administrador, gestor, FGC ou qualquer mecanismo de proteção.

1.2 Condomínio 1.2 Condomínio

Todos os cotistas têm direitos e obrigações idênticas. Aplica-se o conceito de equidade, ou seja, tratamento equânime entre os cotistas.

1.3 Propriedade dos Ativos dos Fundos de Investimento 1.3 Propriedade dos Ativos dos Fundos de Investimento

Todos os ativos que compõe a carteira de investimento do Fundo p ertencem ao Fundo e, portanto, aos cotistas do fundo. Lucros e perdas são distribuídos igualmente entre os cotistas na valorização (ou desvalorização) da cota.

1.4 Cota 1.4 Cota

Corresponde à fração ideal do patrimônio líquido do fundo, devendo ser

nominativa e escriturada em nome de seu titular. É valor mobiliário, portanto, são fiscalizados pela CVM Comissão e Valores Mobiliários.

1.5 Valor da cota 1.5 Valor da cota

É apurado através da divisão do Patrimônio Líquido pela quantidade de cotas do fundo.

1.6 Patrimônio do fundo 1.6 Patrimônio do fundo

Soma dos ativos disponíveis na carteira do Fundo, marcados a mercado, mais valores a receber, menos despes as (taxa de administração, perfor mance - se houver - e outras despesas autorizadas).

Nosso estudo será conduzi do sob a ótica da Instrução CVM no 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de

informações dos Fundos de InvestimentoFundos de Investimentoe Fundos de Investimento em Cotas de FundoFundos de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento

de Investimento.

Nesta apostila você irá conhecer também outros Fundos de Investimento fundos regidosoutros Fundos de Investimento fundos regidos por regulamentação própria

por regulamentação própria: Fundos Mútuos de Privat ização – FGTS e Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI.

MA1

MA1

Cotas de Quantidade Líquido Patrimônio Cota da Valor

=

Despesas

Receber

a

Valores

Ativos

dos

Atual

Valor

Líquido

Patrimônio

=

+

Atenção Atenção Taxa de Administração e outras despesas afetam o valor da cota.

4

4

Curso Preparatório para Certificação ANBID –CPA20 © Bankrisk 2005

1.7 Segregação entre gestã

1.7 Segregação entre gestã o de recursos próprios e de o de recursos próprios e de terceiros –terceiros – Conce

Conceito conhecido como “chito conhecido como “ch ineseinese wawall”ll”

A Pessoa Jurídica administradora de recursos de terceiros devem promover a segregação da administra ção de recursos de terceiros da atividade de gestão de recursos próprios.

Essa segregação é conhecida no mercado financeiro pelo nome de “chinese wall ”, em uma alusão à conhecida muralha da China , que foi construída para garant ir proteção contra possíveis invasões “externas”.

A escrituração contábil dos fundos de Investimento deve ser destacada da instituição administradora. O Fundo tem CNPJ próprio e por consequência cada fundo tem seu próprio balanço.

Como essa segregação acontece, na prática?

1. O Administrador contrata a prestação de serviço de uma empresa especializada na gestão de recursos de terceiros – uma “Asset Management”, ou;

2. Cria uma diretoria dentro da própria estrutura do Administrador responsável exclusivamente pela gestão de recursos de terceiros. Essa diretoria deve ser segregada de outra que seja responsável pela gestão de recursos do próprio administrador.

Ch in es e W all Uma “parede” separa o Administrador do Gestor A mesma instituição pode ser o Administrador e o Gestor do fundo desde que indique um diretor (ou diretoria) específica responsável pela gestão de recursos de terceiros.

Para assegurar que os direitos dos cotistas serão preservados e para evitar situações de conflitos de interesse, a CVM determina que a Pessoa Jurídica responsável pela gestão de recursos de terceiros mantenha essa atividade segregada da atividade de gestão de recursos próprios.

Boa política para evitar conflitos de interesse, não é mesmo? Vamos saber mais sobre isso.

Você acha que administradoradministradore gestorgestor de fundo de investimento são a mesma coisa? Pois não são!

Eles têm funções e responsabilidades distintas. Vamos conhecê -las.

1.8 Segregação de Funções e Responsabilidades 1.8 Segregação de Funções e Responsabilidades

1.8.1 Administrador 1.8.1 Administrador

A administração do fundo compreende o conjunto de serviços relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e à manutenção do fundo, que podem ser prestados pelo próprio adm inistrador ou por terceiro s por ele contratados, por escrito, em nome do fundo.

Além do serviço obrigatório de auditoria independente, o administrador poderá contratar, em nome do fundo, os seguintes serviços, com a exclusão de quaisquer outros não listados:

I – a gestão da carteira do fundo; II – a consultoria de investimentos;

III – as atividades de teso uraria, de controle e processa mento dos títulos e valores mobiliários; IV – a distribuição de cotas; Administrador Administrador Responsável pelo fundo, pelas informações devidas a o investidor e aos órgãos reguladores.

É quem constitui o fundo.

V – a escrituração d a emissão e resgate de cotas;

VI – custódia de títulos e valores mobiliá rios e demais ativos financei ros; e VII – classificação de risco por agência especializada constituída no País. Os contratos firmados, referentes aos serviços previstos nos incisos I, III, V e VII, deverão conter cláusula que estipule a responsabresponsabilidade ilidade solidáriasolidária entre o administrador do fundo e os terceiros contratados pelo fundo, por eventuais prejuízos causados aos cotistas em virtude das condutas contrárias à lei, ao regulamento e aos atos normativos expedidos pela CVM.

1.8.2 Gestor 1.8.2 Gestor

§

É o responsável pela gestão dos recursos aplicados em um Fundo de Investimentos. Dentre suas atividades, destacam-se:

§Escolher os ativos que irão compor a carteira do Fundo, selecionando aqueles com melhor perspectiva de rentabilidade, dado um determinado nível de risco compatível com a política de investimento do Fundo; e

§O Administrador e o gestor podem ser ou não a mesma instituição (vide item 1.10 Chinese Wall). Caso o gesto r seja terceirizado (contratado) o administrador continua solidário na responsabilidade sobre o fundo.

Gestor Gestor Responsável pelas decisões de investimento do fundo segundo a política de investimento determinada no regulamento do fundo. 1.8.3 Distribuidor 1.8.3 Distribuidor

É responsável por colocar ou vender as cotas do Fundo de Investimento aos investidores. O distribuidor é o agente que tem o contato direto com o cotista. O administrador pode ser o próprio distribuidor de fundos ou pode contratar terceiros para este serviço, por exemplo, uma Corretora ou Distribuidora. O fundo de investimento poderá contratar, por escrito, instituições

intermediárias integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários para realizar a distribuição de cotas, autorizando -as a realizar a subscrição ou a aquisição de cotas do fundo por conta e ordem de seus respectivos clientes. As instituições intermediárias que estejam atuando por conta e o rdem de clientes assumem todos os ônus e responsabilidades relacionadas aos clientes, inclusive quanto a seu cadastramento, identificação e demais pro cedimentos que caberiam srcinalmente ao administrador,

1.8.4 Custodiante 1.8.4 Custodiante

Os serviços de custódia compreendem a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administração e informação de proventos associados a estes ativos. O serviço não envolve negociação ou qualquer tipo de

aconselhamento sobre o investimento. A custódia permite a segregação de funções entre quem toma a decisão de investimento e quem faz a liquidação financeira e a guarda dos ativos, trazendo mais transparência e segurança para o processo.

Caso o administrador não seja credenciado pela CVM como prestador de serviços de custódia de valores mobiliários, o fundo deve contra tar instituição credenciada para esta atividade.

1.8.5 Auditor Independente 1.8.5 Auditor Independente

As demonstrações contábeis do fundo devem ser auditadas anualmente por auditor independente registrad o na CVM, observadas as normas que disciplinam o exercício dessa atividade.

Os honorários e despesas do auditor independente constituem encargo do Fundo de Investimento e lhe são debitadas diretamente.

Distribuidor Distribuidor

Responsável por colocar ou vender cotas de Fundos aos investidores. Pode ser o próprio Administrador ou uma instituição contratada para esse serviço.

Custodiante Custodiante Responsável pela liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administração e informação de proventos associados a estes ativos.

6

6

Curso Preparatório para Certificação ANBID –CPA20 © Bankrisk 2005

1.9 Formas de constituição 1.9 Formas de constituição

Fundo

Fundo de Invde Investimenestimento to –– FIFI

Carteira do fundo de investimento é composta por ativos financei ros e modalidades operacionais disponíveis no mercado: títulos públicos, títulos privados, ações, derivativos, etc.

Fundo de Inv

Fundo de Investimento eestimento em Cotas de Fm Cotas de FI –I – FICFIC

Carteira do fundo de inv estimento é composta por, no mínimo, 95% do Patrimônio Líquido, em cotasem cotas de Fundos de Investimento.

1.10 Formas de distribuição 1.10 Formas de distribuição

Fundo Aberto:

Fundo Aberto: Admite aquisição e resgate de cotas a qualquer momento. Fundo Fechado:

Fundo Fechado: A aquisição de cotas deve ser feita durante o prazo de subscrição de cotas. Resgate de cotas somente no dia do vencimento do fundo. Antes dessa data o investidor deverá vender suas cotas no mercado secundário. Fundo com carência:

Fundo com carência:o regulamento do fundo estabelece um período de carência para que o cotista tenha direito a receber os rendimentos proporcionados pelo Fundo.

Pode resgatar antes mas não terá direito a receber os rendimentos (igual Poupança).

Fundo sem carência:

Fundo sem carência:Cotista tem direito a receber o rendimento proporcionado pelo fundo sem prazo de carênci a. Resgates de curto prazo (antes de 30 adias) estão passíveis de incidência de impostos, de acordo com legislação vigente. Fundo Exclusivo:

Fundo Exclusivo:pertence a um único cotista que será, necessariamente, investidor qualificado.

Existem diversas formas de constituir um Fundo de Investimento visando agrupar as pessoas e empresas interessadas em investir seus recursos financeiros coletivamente.

Vamos conhecer agora as 2 formas de constituição e, em seguida, as formas de distribuição das cotas dos fundos ao público em geral.

2.1 Acessibilidade ao mercado financeiro 2.1 Acessibilidade ao mercado financeiro

Investir através de Fundos de Investimento permite ao investidor, especialmente o de pequeno porte, acessar mercados que isoladamente ele provavelmente não teria acesso, seja por falta de conhecimento, seja por custos elevados, ou pelo baixo poder de barganha.

2.2 Diversificação 2.2 Diversificação

Quando adquire cotas de um fundo de investim ento seu cliente está comprando parte de uma carteira diversifi cada de títulos e valores mobiliários. Qual é o ben efício disso? Redução dos diversos riscos inerentes às aplicações financeiras.

Risco de crédito, por exemplo. Quando compra um CDB, o cliente concentra em um único emissor o risco deste título não ser pago no vencimento.

Através de um fundo, esse risco se dilui porque a carteira é constituída por diversos títulos, de emissores diferentes, selecionados segundo critério de avaliação de risco de um gestor profissional.

2.3 Liquidez 2.3 Liquidez

Você aprendeu na Parte 3 deste programa de treinamen to a importâ ncia da LIQUIDEZ na decisão de investimentos. Pois bem, essa é uma das maiores vantagen s de investir em fundos de investimento.

Os fundos abertos, os mais comuns do mercado, oferecem liquidez diária. Isso significa que o investidor pode resgatar seu dinheiro com rendimento, parcial ou totalmente, a qualquer momento, bastando solicitar resgate de suas cotas. Perceba que o investidor tem direito a rentabilidade sobre todo o período decorrido, deduzidos os impostos, exceto que o fundo exija carência para creditar rendimentos. A Poupança, por exemplo, embora admita o resgate a qualquer momento, não pagará o rendimento entre a data do último aniversá rio e o dia do saque caso esse ocorra fora da data de aniv ersá rio da conta.

Vamos conhecer agora algumas das vantagens de investir no mercado financeiro e no mercado de capitais através de Fundos de Investimento.

No documento CPA-20 Apostila Internet.pdf (páginas 138-142)