• Nenhum resultado encontrado

Política de Investimento Política de Investimento

No documento CPA-20 Apostila Internet.pdf (páginas 144-150)

3. Política de Investimento

MA3

MA3

Prazo médio da carteira superior

superior a 365 dias Prazo médio da carteira

igual ou inferior

igual ou inferior a 365 dias

Fundo de Longo Prazo Fundo de Longo Prazo Fundo de Curto Prazo

Fundo de Curto Prazo

Atenção Atenção! O prazo médio da carteira do Fundo determinará a alíquota do Imposto de Renda devida pelo cotista em função do tempo de permanência no Fundo

10

10

Curso Preparatório para Certificação ANBID –CPA20 © Bankrisk 2005

Você deve estar querendo saber COMO você e seu cliente ficam sabendo qual é o objetivo de investimento do fundo, sua política de investimento, os riscos potenciais da carteira. Pois bem, você vai conhecer agora os instrumentos oficiais de divulgação dessas informações: o regulamento e o prospecto do fundo.

3.4 Instrumentos de Divulgação da Política de Investimento 3.4 Instrumentos de Divulgação da Política de Investimento 3.4.1 Termo de Adesão

3.4.1 Termo de Adesão

Todo cotista ao ingressar no fundo deve atestar, mediante termo próprio, que: I – recebeu o regulamento e, se for o caso, o pro specto;

II – tomou ciência dos riscos envo lvidos e da políti ca de investimento;

III – tomou ciência da possibilidad e de ocorrência de patrimônio líquido negat ivo, se for o caso, e, neste caso, de sua responsabilidade por conseqüentes aportes adicionais de recursos.

O administrador deve manter à disposição da CVM o termo contend o essas declarações, devidamente assinado pelo investidor, ou registrado em sistema eletrônico que garanta o atendimento dessa exigênci a.

3.4.2 Regulamento 3.4.2 Regulamento

Cada fundo tem um regulamento, registrado em cartório, que conté m principalmente o objetivo, política de investimento, taxas e todas as demais informações sobre o seu funcionamento, determinado a partir de regras estabelecidas pelo órgãos reguladores.

O regulamento deve, obrigatoriamente, dispor sobre: I – qualificação do administrador do fundo;

II – quando for o caso, referênc ia à qualificação do ges tor da carteira do fundo; III – qualificação do custodiante;

IV – espécie do fundo, se aberto ou fechado;

V – prazo de duração , se determinado ou inde terminado;

VI – política de inve stimento, de forma a caracterizar a classe do fundo , em conformidade com o disposto na Seção II do Capítulo VIII;

VII – taxa de administração , fixa e expressa em percentual anual do patrimô nio líquido (base 252 dias);

VIII - taxas de performanc e, de ingresso e de saída, se houver; IX – demais despesas do fundo, desde que devidamente autorizadas;

X – condições para a aplicação e o resgate de cotas; XI – distribuição de resultados;

XIII – referência ao estabelecimento de intervalo par a a atualização do valor da cota, quando for o caso;

XIV – exercício social do fundo;

XV – política de divulgação de informações a interessados, inclusive as relativas à composição de carteira; e

XVI – política relativ a ao exercício de direito do voto do fundo, pel o administrador ou por seus representantes legalmente constituídos, em assembléias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participação.

3.4.3 Prospecto 3.4.3 Prospecto

O prospecto deve conter todas as informações relevantes para o investidor relativas à política de investimento do fundo e aos riscos envolvidos. O prospecto deve conter, em linguagem clara e acessível ao público alvo do fundo, informações sobre as informações consideradas relevantes, tais como: I – metas e objetivos de gestão do fundo, bem como seu público alvo; II – política de investimento e faixas de alocação de ativ os, discriminando o processo de análise e seleção dos mesmos;

III – relação dos prestadores de serviços do fundo;

IV – especificação, de forma clara, das taxas e demais desp esas do fundo; V – condições de compra de cotas do fundo, comp reendendo limites mínimos e máximos de investimento, bem como valores mínimos para movimenta ção e permanência no fundo;

VI – condições de resgate de cotas e, se for o caso, prazo de carênc ia; VII – identificação dos risc os assumidos pelo fund o e informação sobre a política de administração dos riscos assumidos pelo fundo, se for o caso. VIII - política de divulgação de informações a interessados, inclusive as de composição de carteira, que deverá ser idêntica para todos que solicitarem. IX - quando houver, identificação da agência classificadora de risco do fundo, bem como a classificação obtida.

Prospecto Prospecto Obrigatório Obrigatório em todos os Fundos de

Investimento excetoexceto os distribuídos

exclusivamente a Investidor Qualificado.

12

12

Curso Preparatório para Certificação ANBID –CPA20 © Bankrisk 2005

3.5 Prestação de Contas ao Cotista 3.5 Prestação de Contas ao Cotista

3.5.1 Divulgação de Cota e Rentabilidade 3.5.1 Divulgação de Cota e Rentabilidade O administrador do fundo está obrigado a:

I – divulgar, diariamente , o valor da cota e do patrimônio líquido do fundo aberto;

II – remeter mensalmente aos cotistas extrato de conta contendo, dentre outras informações: §Saldo e valor das cotas no início e no final do período e a movimentação ocorrida ao longo do mesmo;

§Rentabilidade do fundo auferida entre o último dia útil do mês anterior e o última dia útil do mês de referência do extrato;

§A composição da carteiracomposição da carteira, mensalmente, prazo e teor das informações, de forma equânime entre todos os cotistas.

Caso o fundo possua posições em curso que possam vir a ser prejudicadas pela sua divulgação, o demonstrativo da composição da carteira poderá omitir a identificação e quantidade das mesmas, registrando somente o valor e sua percentagem sobre o total da carteira, e deverá divulgá-las no prazo máximo de 90 dias.

3.5.2 Periodicidade de Balanços

3.5.2 Periodicidade de Balanços e Demonstrações Contábeise Demonstrações Contábeis

§O fundo deve ter escrituração contábil própria, devendo as contas e demonstrações contábeis do mesmo serem segregadas das do administrador.

§O exercício do fundo deve ser encerrado a cada 12 (doze) meses, quando serão levantadas as demonstrações contábeis do fundo relativas ao período findo.

§As demonstrações contábeis devem ser colocadas à disposição de qualquer interessado que as solicitar ao adminis trador, no prazo de 90 (noventa) dias após o encerramento do período. §As demonstrações contábeis do fundo devem ser auditadas anualme nte por auditor independente registrado na CVM, observadas as normas que disciplinam o exercício dessa atividade.

3.5.3 Das Informações de Venda e Distribuição 3.5.3 Das Informações de Venda e Distribuição

§O material de divulgação do fundo, assim como as informações a ele referentes, não podem estar em desacordo com o prospecto, o regulamento, ou com os demais documentos protocolados na CVM.

§Nenhum material de divulgação pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou isenção de risco para o investidor.

§Qualquer divulgação de informação sobre os resultados do fundo só pode ser feita, por qualquer meio, após um período de carência de 6 (seis) mese s, a partir da data da primeira emissão de cotas.

3.5.4 Assembléia Geral 3.5.4 Assembléia Geral Da Competência

Da Competência: Compete privativamente à Assembléia Geral de Cotistas deliberar sobre:

I – as demonstrações contábeis apresentadas pelo administra dor; II – a substituição do administrador, do gestor ou do custodiante do fundo; III – a fusão, a incorporação, a cisão, a transformação ou a liquidaç ão do fundo; IV – o aumento da taxa de administração;

V – a alteração da pol ítica de investimento do fundo; VI – a emissão de novas cotas, no fundo fechad o;

VII – a amortização de cotas, caso não es teja prevista no regulamento; e VIII – a alteração do regulamento.

Da Convocação e Instalação Da Convocação e Instalação

• A convocação da assembléia geral deve ser feit a por correspondênciapor correspondência encaminhada a cada cotista e deverá enumerar, expressamente, na ordem do dia, todas as matérias a serem deliberadas, com antecedência mínima de 10 dias da data da realização.

• Anualmente a assembl éia geral deverá deliberar sobre as demons trações contábeis do fundo, fazendo-o até 120 dias após o término do exercício social e somente pode ser realizada no mínimo 30 dias após estarem disponíveis aos cotistas as demonstrações contábeis auditadas relativas ao exercício encerrado. • Além dessa Assembléia que se realiza anualmente, obrigatoriamente, o administrador, o gestor, o custodiante ou cotista ou grupo de cotistas que detenham, no mínimo, 5% do total de cotas emitidas, poderão convocar a qualquer tempo assembléia geral de cotistas, para deliberar sobre ordem do dia de interesse do fundo ou dos cotistas.

A Assembléia Geral se instalará com a presença de qualquer número dese instalará com a presença de qualquer número de cotistas cotistas. Convocação é feita por correspondência sendo admitido correio eletrônico Das Deliberações Das Deliberações

As deliberações da assembléia geral serão tomad as por maioria de votos, cabendo a cada cota 1 voto.

O regulamento poderá dispor sobre a possibilidade de as deliberaçõespossibilidade de as deliberaçõesda assembléia serem adotadas mediante processo de consulta formalprocesso de consulta formal, semsem necessidad

necessidade de reunião e de reunião dos cotistasdos cotistas.

O regulamento poderá estabelecer quorum qualificado para as deliberações. Somente podem votar na assembléia geral os cotistas do fundo inscritos no registro de cotistas na data da convocação da assembléia, seus representa ntes legais ou procuradores legalmente constituídos há menos de 1 ano.

Os cotistas também poderão votar por meio de comunicação escrita ou eletrônica, desde que recebida pelo administrador antes do início da assembléia, observado o disposto no regulamento.

Não podem votar

Não podem votar nas assembléias gerais do fundo: I – seu administrador e seu gestor;

II – os sócios, diretores e funcionár ios do administrador ou do gestor; III – empresas ligadas ao administrador ou ao gestor, seus sócio s, diretores, funcionários; e

IV – os prestadores de serviç os do fundo, seus sócios, direto res e funcionários. Às pessoas mencionadas nos incisos I a IV não se aplica a vedaçã o prevista neste artigo quando se tratar de fundo de que sejam os únicos cotistas, ou na hipótese de aquiescência expressa da maioria dos demais cotistas, manifestada na própria assembléia, ou em instrumento de procuração que se refira especificamente à assembléia em que se dará a permissão de voto.

O resumo das decisões da assembléia geral deverá ser enviado a cada cotista no prazo de até 30 dias após a data de realização da assembléia, podendo ser utilizado para tal finalidade o extrato de conta. Caso a assembléia geral seja realizada nos últimos dez dias do mês, a comunicação aos cotistas poderá ser efetuada no extrato de conta relativo ao mês seguinte ao da realização da assembléia.

Observe quem não pode votar nas

Assembléias Fique ligado! Novidade da IN 409

14

14

Curso Preparatório para Certificação ANBID –CPA20 © Bankrisk 2005 Quando aplicável, informa também:

3.6 Informações Relevantes (

3.6 Informações Relevantes (d is cl ai m er s ))

Observe os avisos que os órgãos reguladores exigem que sejam divulgados no prospecto, documento elaborado conforme o código de auto-regula ção da ANBID, que promove a venda do serviço de administração de recursos de terceiros.

Existe uma série de informações e alguns documentos que o investidor precisa conhecer antes de aderir ao Fundo de Investimento que escolheu.

Você já deve ter ouvido e lido inúm eras vezes, alguns avis os que são obrigatoriamente inseridos em todas as publicações, propaganda, especialmente quando são divulgadas as rentabilidades alcançadas pelos fundos. Vamos conhecê-los.

As informações contidas nesse prospecto estão em consonância com o regulamentoregulamentodo fundo de investimento, porém não o substituiporém não o substitui. É recomendada a

leitura cuidadosa, tanto deste prospecto, quanto do regulamento, com especial atenção para as cláusulas relativas ao objetiv o e à política de inve stimento do fundo

de investimento, bem como às disposições do prospecto que tratam dos fatores de risco a que este est á exposto.

A rentabilidade obtida no passado não representa garantia

de rentabilidade futura.

O fundo de investimento de que trata este prospecto não conta com garantia de seu administrador não conta com garantia de seu administrador, gestor

gestor da carteira, ou de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos -

FGC FGC.

O investimento neste fundo apresenta riscosriscos. ainda que seu

gestor de carteira mantenha sistema de gerenciamento degerenciamento de

risc

riscos, os, não não háhá garantiagarantia de completa eliminação da possibilidade de perdas, possibilidade de perdas,tanto

para o fundo de investimento e para o investidor.

Puxa!

Depois de tantas advertências você deve estar pensando: “Quem vai querer comprar isso”!?! É mais ou menos a mesma situação quando compramos um remédio. A bula contém as indicações, a dosagem certa para cada tipo de paciente, mas, também, as contra -indicações, e ainda, os efeitos colaterais.

Quando o assunto é investimentos há inúmero s riscos que precisam ser encarados. Você já aprendeu que não há investimento sem risco. Aprendeu também que para obter mais rentabilidade terá de, necessariamente, se expor a riscos maiore s.

Pois bem, é exatamente à esses “perigos” que os avisos relevante s se referem. O objetivo aqui não é amedrontar o investidor mas, simplesmente, revelar com clareza e transparência todos esses fatores.

E lembre-se: Risco dev e ser visto como uma opo rtunidade de Ganho também e não somente como possibilidade de Perda!

Para avaliação da performance do fundo de investimento, é recomendável uma aná lise de

período de, no mínimo, 12 meses. derivativosderivativos como parte integrante de sua política deEste fundo de investimento utiliza estratégias com investimento. tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas

4.1 Aplicação de Recursos e Compra de Ativos por parte dos 4.1 Aplicação de Recursos e Compra de Ativos por parte dos Gestores

Gestores

Os recursos financeiros dos cotistas são direcionados para o Fundo de Investimento e o gestor compra os ativos financeiros que devem compor a carteira do Fundo de acordo com a política de investimento determinado no regulamento de cada fundo.

4.2 Resgate de Recursos e Venda de Ativos por

4.2 Resgate de Recursos e Venda de Ativos por parte dosparte dos

Gestores Gestores

O cotista pode resgatar suas cotas, de acordo com as regras estabelecidas em cada fundo. O gestor venderá ativos da carteira para gerar recursos financeiros (caixa) para gerar liq uidez suficiente para cumpri r as ordens de resgate.

4.3 Prazo de Cotização 4.3 Prazo de Cotização

Cada fundo estab elece um prazo para conv ersão de cotas, tanto na aplicação quanto no resgate. A CVM determina que a conversão de cotas poderá ocorrer em D0 ou D+1, de acordo com o regulamento do fundo.

O cotista deve consultar o prospecto ou regulamento do fundo para saber o critério aplicável no caso do Fundo de Investimento que está interessado em aderir.

4.4 Prazo de Liquidação Financeira 4.4 Prazo de Liquidação Financeira

Nem sempre a data da liquidação fina nceira – data em que o pagamento do resgate é processado – é o mesmo da data de conversão. A CVM admite que o prazo de pagamento do resgate seja processado em até 5 dias úteis. No caso dos Fundos de Ações, por exemplo, a conversão de cota é, normalmente, em D+1 e o pagamento do resgate em D+3 (após conversão).

4.5 Cota de abertura e Cota de Fechamento 4.5 Cota de abertura e Cota de Fechamento

Cota de fechamento Cota de fechamento

O valor da cota do dia é apurado no encerramento do dia. Ela reflete as oscilações de preço do dia, positivas ou negativas.

Como o valor da cota é calculado somente no encerramento do dia e divulgado no dia útil seguinte, o cotista não conhece exatamente o valor da cota que está sendo utilizada para converte seu capital em cotas (na aplicação) ou vice-versa – para converter suas cotas em capita l (no resgate).

Cota de Abertura Cota de Abertura

O valor da cota do dia é calculado a partir do patrimônio líquido do dia anterior, devidamente atualizado por um dia.

Neste caso o cotista conhece, no momento da aquisição de cotas, o valor da cota que irá converter seu capital em cotas e conhece, portant o, a quantidade de cotas que adquiriu. O mesmo acontece no momento do resgate.

Somente algumas classes de Fundos estão autorizadas a utilizar cota de abertura na conversão de cotas: Curto Prazo, Referenciado e renda Fixa. Emissão e Resgate de

Emissão e Resgate de Cotas

Cotas

Na conversão de cotas será utilizado o valor da cota de D0 ou D+1, de acordo com o regulamento do fundo.

Pagamento do Resgate Pagamento do Resgate Em até 5 dias úteis a contar da data de conversão de cotas, com ou sem carência para auferir rendimentos, de acordo com o regulamento.

No documento CPA-20 Apostila Internet.pdf (páginas 144-150)