• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 – Análise da participação dos GPEDs nas CGVs

2.1. Aspectos metodológicos

2.1.5. Descrição dos dados

Estamos interessados em analisar a integração das grandes economias em desenvolvimento nas CGVs. Para isso, foi utilizada a base de dados WIOD (World Input- Output Database) atualizada em 2016.

O banco de dados WIOD combinou tabelas nacionais de insumo-produto com dados bilaterais do comércio internacional para construir as matrizes de insumo-produto globais22. As matrizes são expressas em dólares americanos correntes usando taxas de câmbio oficiais do FMI e as tabelas são expressas em preços básicos, que é um conceito de preço que exclui os impostos líquidos e as margens de comércio e transporte23. Essas margens foram alocadas no setor de comércio e transporte. Em serviços de varejo, o valor adicionado relacionado à entrega do produto, da fábrica para o consumidor final não faz parte da cadeia de valor do produto (Los, Timmer e Vries, 2015).

Neste trabalho serão analisadas as sete maiores economias24 em desenvolvimento (GPEDs): Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia. Estes países foram selecionados para fins de comparação internacional devido a relativa compatibilidade em termos de grandeza populacional e desenvolvimento econômico, a despeito das particularidades de cada um. Além disso, considera-se que nas grandes economias em desenvolvimento o mercado doméstico tende a ser mais relevante e diversificado do que nas pequenas, provavelmente afetando o grau de integração nas CGVs e os benefícios decorrentes desta.

Primeiramente, serão analisados os anos de 2000 a 2008 e posteriormente os anos de 2010 a 2014. A separação entre esses dois períodos se justifica não somente para excluir o ano de 2009, ápice dos efeitos da crise financeira internacional, como também porque interpreta-se que entre esses períodos houve uma mudança estrutural do cenário global. Como os dados das matrizes insumo-produto internacionais de WIOD estavam disponíveis apenas até 2014, a análise ficou limitada até este ano.

22 Para detalhes sobre os dados oficiais disponibilizados por cada país e como foram realizadas as estimações dos

dados indisponíveis ver Timmer et al. (2016, Apêndice B).

23 Para mais detalhes ver Miller e Blair (2009).

O período de 2000 a 2008 corresponde a um período de rápido crescimento global, especialmente para os países em desenvolvimento25 que cresceram 6,5% a.a. em média, conforme exposto no Gráfico 3. Mesmo os países avançados apresentaram um crescimento médio de 2,1% a.a., o que não é um crescimento baixo para seu histórico. Esse período é caracterizado pelo boom das commodities e por uma brutal expansão econômica e comercial da China, por isso o período de 2000 a 2008 será referido, neste trabalho, por período de rápida expansão global.

Gráfico 3 – Taxa de crescimento anual do PIB dos Países em Desenvolvimento, PIB dos Países Avançados e das Exportações mundiais de bens e serviços (2000 a 2014)

Nota: A categoria de países em desenvolvimento engloba todos os países do mundo considerados nesta condição pelo FMI. Fonte: FMI e Banco Mundial. Elaboração própria.

Na segunda metade de 2008 ocorre o estopim para a crise financeira internacional se alastrar pelo globo e seus efeitos são largamente sentidos pelo mundo em 2009. Apesar de o crescimento do comércio internacional ter se recuperado em 2010, percebemos que as taxas de crescimento do comércio não se mantiveram nos anos posteriores e que as consequências da crise se estenderam por vários anos, conforme Gráfico 3. Assim, o período pós crise financeira internacional é de menor crescimento global e menor crescimento do comércio.

De 2010 a 2014, os países em desenvolvimento cresceram em média, 5,4% a.a. e os países avançados, 1,6% a.a., ou seja, um ritmo de crescimento bastante inferior ao período de 2000 a 2008. Dessa forma, o intervalo de 2010 a 2014 será referido neste trabalho como

25 A categoria de países em desenvolvimento no Gráfico 3 se refere a todos os países em desenvolvimento do

período de desaceleração global. Esse período se caracteriza pela adoção de medidas anticíclicas adotadas em grande parte dos países para recuperar suas economias, e de maneira geral, é marcado por uma tendência à valorização do mercado interno em detrimento do externo que culminou no menor crescimento do comércio internacional e no declínio da sensibilidade do comércio à renda conforme visto no capítulo 1.

Como também abordado no capítulo 1, estudos apontam que a integração dos países nas CGVs cresceu nos anos 2000, mas no período posterior à crise financeira global, encontram evidências de que a integração às CGVs decresceu.

Na próxima seção pretende-se avaliar como foi a inserção dos GPEDs nas CGVs, tanto no período de rápida expansão global (2000/2008) quanto no período de desaceleração global (2010/2014).

É importante notar que, neste trabalho, além de comparar as diferentes maneiras que os GPEDs participam das CGVs para frente e para trás de maneira agregada, pretende-se identificar quais setores por nível de intensidade tecnológica e intensidade do conhecimento são mais integrados às CGVs. Dessa forma, no capítulo 2 são expostos primeiramente os resultados agregados para todos os países da amostra sem diferenciação entre segmentos de atividade econômica; num segundo momento são apresentados os resultados das estimações dos indicadores de participação nas CGVs para frente e para trás por país e segmento de atividade.

Para a análise das indústrias por intensidade tecnológica e dos serviços por intensidade do conhecimento, os 56 setores divulgados por WIOD foram agregados em 12 segmentos conforme adaptação própria da metodologia utilizada pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat)26 para a classificação NACE Rev. 2, conforme Tabela 2.

Tabela 2 – Classificação setores WIOD conforme intensidade tecnológica e do conhecimento

Código NACE

Rev. 2 Descrição setor WIOD Release 2016

Numeração classificação própria

Classificação própria baseada em Eurostat

A01 Crop and animal production, hunting and related service activities 1 Produção Primária

A02 Forestry and logging 1 Produção Primária

A03 Fishing and aquaculture 1 Produção Primária

B Mining and quarrying 1 Produção Primária

C10-C12 Manufacture of food products, beverages and tobacco products 2 Indústria de baixa tecnologia C13-C15 Manufacture of textiles, wearing apparel and leather products 2 Indústria de baixa tecnologia

C16 Manufacture of wood and of products of wood and cork, except furniture;

manufacture of articles of straw and plaiting materials 2 Indústria de baixa tecnologia

C17 Manufacture of paper and paper products 2 Indústria de baixa tecnologia

C18 Printing and reproduction of recorded media 2 Indústria de baixa tecnologia

C31_C32 Manufacture of furniture; other manufacturing 2 Indústria de baixa tecnologia C19 Manufacture of coke and refined petroleum products 3 Indústria de média-baixa tecnologia C22 Manufacture of rubber and plastic products 3 Indústria de média-baixa tecnologia C23 Manufacture of other non-metallic mineral products 3 Indústria de média-baixa tecnologia

C24 Manufacture of basic metals 3 Indústria de média-baixa tecnologia

C25 Manufacture of fabricated metal products, except machinery and

equipment 3 Indústria de média-baixa tecnologia

C33 Repair and installation of machinery and equipment 3 Indústria de média-baixa tecnologia C20 Manufacture of chemicals and chemical products 4 Indústria de média-alta tecnologia

C27 Manufacture of electrical equipment 4 Indústria de média-alta tecnologia

C28 Manufacture of machinery and equipment n.e.c. 4 Indústria de média-alta tecnologia C29 Manufacture of motor vehicles, trailers and semi-trailers 4 Indústria de média-alta tecnologia

C30 Manufacture of other transport equipment 4 Indústria de média-alta tecnologia

C21 Manufacture of basic pharmaceutical products and pharmaceutical

preparations 5 Indústria de alta tecnologia

C26 Manufacture of computer, electronic and optical products 5 Indústria de alta tecnologia D35 Electricity, gas, steam and air conditioning supply 6 Eletricidade, gás e saneamento básico

E36 Water collection, treatment and supply 6 Eletricidade, gás e saneamento básico

E37-E39 Sewerage; waste collection, treatment and disposal activities; materials

recovery; remediation activities and other waste management services 6 Eletricidade, gás e saneamento básico

F Construction 7 Construção

G45 Wholesale and retail trade and repair of motor vehicles and motorcycles 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento G46 Wholesale trade, except of motor vehicles and motorcycles 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento G47 Retail trade, except of motor vehicles and motorcycles 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento H49 Land transport and transport via pipelines 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento H52 Warehousing and support activities for transportation 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

H53 Postal and courier activities 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

I Accommodation and food service activities 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

L68 Real estate activities 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

N Administrative and support service activities* 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

R_S Other service activities* 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

T Activities of households as employers; undifferentiated goods- and

services-producing activities of households for own use 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento U Activities of extraterritorial organizations and bodies 8 Serviços pouco intensivos em conhecimento

H50 Water transport 9 Serviços intensivos em conhecimento

H51 Air transport 9 Serviços intensivos em conhecimento

J58 Publishing activities 9 Serviços intensivos em conhecimento

M69_M70 Legal and accounting activities; activities of head offices; management

consultancy activities 9 Serviços intensivos em conhecimento

M71 Architectural and engineering activities; technical testing and analysis 9 Serviços intensivos em conhecimento

M73 Advertising and market research 9 Serviços intensivos em conhecimento

M74_M75 Other professional, scientific and technical activities; veterinary activities 9 Serviços intensivos em conhecimento

J59_J60

Motion picture, video and television programme production, sound recording and music publishing activities; programming and broadcasting activities

10 Serviços de alta tecnologia

J61 Telecommunications 10 Serviços de alta tecnologia

J62_J63 Computer programming, consultancy and related activities; information

service activities 10 Serviços de alta tecnologia

M72 Scientific research and development 10 Serviços de alta tecnologia

K64 Financial service activities, except insurance and pension funding 11 Serviços financeiros K65 Insurance, reinsurance and pension funding, except compulsory social

security 11 Serviços financeiros

K66 Activities auxiliary to financial services and insurance activities 11 Serviços financeiros

O84 Public administration and defence; compulsory social security 12 Administração pública, saúde e educação

P85 Education 12 Administração pública, saúde e educação

Q Human health and social work activities 12 Administração pública, saúde e educação

* Como esses setores não estão subdivididos na base WIOD, optou-se por classificá-lo inteiramente como serviços pouco intensivos em conhecimento. Contudo, segundo Eurostat esses setores envolvem também atividades intensivas em conhecimento.