• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O ENSINO RELIGIOSO ADVENTISTA E A DIVERSIDADE RELIGIOSA

3.4 DIVERSIDADE RELIGIOSA DISCENTE E O AMBIENTE ESCOLAR

3.4.1 Ensino Religioso

A disciplina Ensino Religioso é oferecida nos três colégios adventistas em 2h/aula semanais. A presença é obrigatória para todos os alunos indistintamente, como em qualquer outra disciplina. Além disso, a disciplina é estruturada por meio de um “cronograma de conteúdos”, com temas, atividades sugestivas e até mesmo

32, 68% 38, 46% 30% 17% 8, 17% 3 ,3 3 % 11, 11% 13, 46% 6, 66% 5, 22% 9, 61% 8, 33% 7, 19% 10, 10% 8, 33% 10, 45% 7, 21% 20% 13, 72% 8, 65% 18, 33% 2, 61% 3, 36% 5% C O L É G I O A D V E N T I S T A D E D I A D E M A C O L É G I O A D V E N T I S T A D E S A N T O A N D R É C O L É G I O A D V E N T I S T A D E S Ã O C A E T A N O D O S U L 8 anos ou mais 7 anos 6 anos 5 anos 4 anos 3 anos 2 anos 1 ano

relação de semanas especiais com vistas a possibilitar um panorama geral sobre a fé cristã, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.97

Importante considerar que em todos os colégios adventistas pesquisados – Diadema, Santo André e São Caetano – apresentam objetivos e princípios comuns para a disciplina. A partir do Plano Escolar (2014), lê-se:

A Educação, em seu sentido mais amplo, é um meio de restaurar os seres humanos a seu relacionamento original com Deus. Operando juntos, lar e escola cooperam no preparo dos estudantes para uma cidadania responsável, consciente, pensante e participativa. [...] Objetivos: conhecer e compreender os princípios bíblicos e os fundamentos da fé cristã; compreender e analisar os pressupostos éticos do cristianismo na sociedade; conhecer e compreender os processos de revelação da doutrina cristã; reconhecer e analisar as implicações éticas, individuais e coletivas, da mensagem cristã.

Pelos objetivos da disciplina Ensino Religioso para os anos do Ensino Médio é fácil identificar que as disciplinas têm como finalidade abordar as crenças e fundamentos da fé cristã, sem a pretensão de serem ecumênicas.

É possível verificar também em relação à formação acadêmica dos professores de Ensino Religioso para o Ensino Médio nas três unidades pesquisadas possuem, de acordo com o Plano Escolar de cada instituição, formação em Pedagogia, História e Ciências Biológicas. Assim, nenhum tem formação em Teologia ou em Ciências da Religião, indicando um preparo mais denominacional que acadêmico. E qual a análise que os discentes fazem das aulas de Ensino Religioso?

Tabela 40 – Pontos positivos da Disciplina Ensino Religioso98

Média Geral (N=419)

Estudo da Bíblia 15,31% (57)

Fala sobre amor de Deus 21,66% (94) Comunhão/ oração / reflexão 4,59% (19) Debates / Dinâmicas 6,12% (27)

97 Vale ressaltar novamente que o Ensino Religioso é apresentado desde a educação infantil, por meio de músicas e histórias bíblicas, de acordo com informações da coordenação pedagógica. 98 Para resguardar a imagem dos professores responsáveis pela disciplina em cada escola, os dados apresentados foram estabelecidos de forma coletiva (e assim será feito até a tabela 44), e não individualizada como feito nos quadros anteriores.

Aula Relax / Descanso 3,28% (12) Valores e Ensinamentos 17,28% (76) Aprende e respeita outras religiões 4,59% (20) Não impõe doutrina 0,65% (3)

Firma a fé 1,53% (6)

Outros pontos diversos99 11,43% (42)

Nenhum 13,56% (63)

Fonte: Pesquisa de campo

Com base nas informações desta tabela é possívei perceber que as escolas pesquisadas, de modo geral, apresentam número baixo de alunos que afirmaram não encontrar “nenhum” ponto positivo nas aulas da disciplina Ensino Religioso, em média 13,56%. Isto chama a atenção pelo número, principalmente se for considerado que 75,89% dos alunos pesquisados (318 entre os 419 alunos) se identificaram como “não adventistas”.

Vale considerar também o grupo de alunos que destacaram o estudo da Bíblia como ponto positivo da disciplina, o estudo Bíblia e o tema do amor de Deus (ambos somando 36,03%) nos colégios da região do ABCD Paulista. Aspecto relevante para esta pesquisa, tendo em consideração toda a importância que o texto bíblico tem para o protestantismo, inclusive em sua esfera de atuação educacional, especificamente no que diz respeito à prática e discurso adventista.

Os aspectos negativos apontados merecem ser destacados pois ajudam a completar a compreensão da relação entre diversidade religiosa e o ambiente confessional proporcionado pelo ensino religioso adventista.

Tabela 41 – Pontos negativos da Disciplina Ensino Religioso

Média Geral (N=419)

Conteúdo repetitivo 2,57% (11)

Trabalhos extraclasse 5,15% (22)

Aula de cristianismo 3,72% (16)

Brigas por opiniões divergentes 4,29% (18) Professor não é habilitado em religião / despreparo

intelectual

1,43% (6)

99 Foram mencionados ainda com baixo percentual: Música, seminários, professor capacitado, filmes cristãos, entre outros.

Adventista é a única certa / não aceita outras opiniões / Professor defende as crenças adventistas

10,60% (45)

Criticam minha religião / abominam quem não guarda o sábado

2,29% (10)

Absurdo ter nota 0,85% (4)

Tempo perdido 2,86% (12)

Devia ser um curso à parte 2,29% (10)

Bagunça dos alunos 1,71% (7)

Pouco uso da Bíblia 1,43% (6)

Outros pontos100 21,27% (89)

Nenhum 39,54% (166)

Fonte: Pesquisa de campo

Com o maior percentual (39,54%), encontramos os alunos que afirmaram não encontrar pontos negativos nas aulas de ensino religioso (mais uma vez vale ressaltar que no universo pesquisado 318 alunos declararam não serem adventistas enquanto 166 alunos indicaram não encontrarem pontos negativos nas aulas de ensino religioso). Obviamente que esta informação não significa que a relação ocorre sem entraves.

Os pontos que chamam a atenção para os pressupostos desta pesquisa são encontrados pelas seguintes respostas: “o professor tenta me converter ao adventismo”, “só fala da Igreja Adventista”, “professor parcial para sua religião”, “criticam minha religião”, “abominam quem não guarda o sábado” “não aceita opiniões diferentes” entre outras afirmações, o que reafirma o índice de 9% que destacam negativamente brigas e discussões em razão de opiniões divergentes.

Tendo em vista ainda que a maioria dos discentes estuda no colégio há vários anos (ver dados informados no gráfico 20), é compreensível a opinião de repetição de temas e assuntos estudados na disciplina.

Por fim, convém destacar que os alunos indicaram como ponto negativo um excesso de trabalhos e atividades extraclasse que sobrecarregam as atividades acadêmicas (5,15%), gerando animosidade nesta relação. Além de que, alguns alunos sugerem que a disciplina compusesse um curso à parte do horário regular de

100 Foram mencionados ainda: falta dinamismo, interatividade e criatividade, só brincadeiras, cansativo, professor não deixa dormir, não deixa comer durante a aula, tem a mente fechada, entre outros.

aulas, tendo em vista o pouco interesse em assuntos religiosos, mas também acadêmicos exclusivamente do último ano do Ensino Médio fizeram a crítica de que poderiam ter melhor preparo para o vestibular se o horário destinado às aulas de Ensino Religioso fosse investido no estudo disciplinas preparatórias para o vestibular (2,86%), tendo inclusive alunos adventistas101 manifestado posicionamento desfavorável às aulas de Ensino Religioso.