• Nenhum resultado encontrado

5.2 UNIVERSO DA PESQUISA

5.2.4 Escola Estadual José Costa Soares

FIGURA 15 – WORKSHOP DO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO Fonte: Escola Estadual José Costa Soares, 2012

A Escola Estadual José Costa Soares86, criada pela Lei nº 862/96 de 22 de agosto de 1996, localiza-se à Rua 06 de Agosto nº 1367, Setor Guará, Guaraí – Tocantins. A escola adota os princípios norteadores da proposta pedagógica da escola de tempo integral, contando com 29 colaboradores, sendo doze professores: 05 professores licenciados em Pedagogia, 06 professores licenciadas em normal superior, 01 professor formado em Educação Física, o professor de Dança e Artes Marciais é graduado em Normal Superior. O horário de funcionamento é das 7h às 11h; 11he30min às 12he30min - horário de descanso; 12he30min às 15he30min. Atende, aproximadamente, 159 alunos do ensino fundamental anos iniciais, do 2º ao 5º ano e sala de recursos multifuncional, sendo 69 do sexo feminino e 90 do sexo masculino. Dezesseis alunos pertencem à sala de recursos multifuncional. A faixa etária dos alunos é de 7 a 12 anos.

A sala de recurso multifuncional é um serviço de apoio pedagógico especializado, no qual o professor realiza a complementação ou suplementação curricular, usando procedimentos e materiais específicos junto aos alunos com necessidades especiais. As atividades nestas salas seguem uma dinâmica de trabalho condizente com as dificuldades e necessidades dos alunos e dos recursos a serem adaptados. A sala de recurso funciona no período matutino e vespertino e _______________

86

atende alunos desta e de outras escolas (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES..., 2013, p.19).

Os alunos da Escola José Costa Soares são provenientes de classe social baixa e grande parte são filhos de pais analfabetos que, em sua maioria, transfere para o filho a responsabilidade de concluir os estudos e pouco participam das atividades escolares, ficando a responsabilidade de educar apenas sobre a incumbência da escola. Outro fator é a carente formação social dos alunos. Parte deles são filhos de pais separados, ficando o sustento a cargo matriarcal que, sendo obrigada a trabalhar, passa a maior parte do tempo fora de casa ficando os filhos sozinhos, ou aos cuidados de algum parente. Outros moram com avós, pessoas de idade elevada que não conseguem ter domínio nem controle sobre as ações dos menores (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES..., 2013).

A unidade de ensino possui uma área total de 2.490.40m2 distribuída entre cinco salas de aula, biblioteca, secretaria, laboratório de informática, uma quadra de esportes descoberta, um sanitário administrativo, três sanitários masculinos e três femininos, uma cozinha e uma área de fundo. A sala dos professores é improvisada. Tem disponível para uso pedagógico 04 televisões, 02 vídeos, 04 aparelhos de DVD, 01 aparelho de DVD Karaokê, 03 aparelhos de som, 01 microssistem, 04 aparelhos de retroprojetor, 15 computadores - dos quais apenas 09 estão em pleno funcionamento e 05 projetores de multimídia (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES..., 2013, p. 8).

A escola está localizada em área de risco, existem inúmeros bares o que possibilita o acesso e o convívio dos menores com bebidas alcoólicas e outras drogas socialmente aceitas pela sociedade. Mas, também, tudo indica que estão em convívio direto com drogas ilícitas. A prostituição infantil é fator elementar e que tem contribuído para que aconteça, em grandes proporções, gravidez na adolescência. Envolvimento de menores em furtos, entre outras situações, como encontrar alunos menores de idade trafegando em horário inadequado à idade pelas ruas da cidade é comum (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES, 2013).

No período 2012/2013 a unidade de ensino desenvolveu os seguintes projetos: Aula de Reforço e Mutirão de Leitura; Educasus (em parceria com o Município); Mãos em ação; Valores Humanos: a força do exemplo; Conectados fazemos a diferença e Consciência Alimentar. Os programas estaduais desenvolvidos nesse período foram: Programa Um Computador por Aluno, Sala de

Recurso Multifuncional, Evasão Nota Zero e Programa Mais Educação. Para o desenvolvimento dos projetos e programas contou com as seguintes parcerias: Faculdade de Guaraí, Conselho Tutelar, Patrulha Escolar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, entidades religiosas, empresários e comerciantes locais.

A escola desenvolve seus trabalhos seguindo a abordagem pedagógica sóciointeracionista, da qual “oportuniza uma sequência da aprendizagem informal e os alunos caminham rumo ao conhecimento com autonomia” (ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES..., 2013, p. 6). O currículo é composto pelas disciplinas do núcleo comum: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Ensino Religioso, Arte e Leitura. E as disciplinas da parte diversificada que compreendem: Artes Marciais, Artes Cênicas, Inglês, Xadrez, Educação Física, Dança, Experiência Matemática, Iniciação Musical, Informática e Estudo Dirigido. Todas essas disciplinas compreendem a estrutura das escolas de tempo integral.

Considera-se positivo a realização do planejamento participativo, que ocorre mensalmente, com toda a equipe pedagógica, líderes de sala e alunos monitores. O planejamento é realizado interdisciplinar e contextualizado, enfocando as principais dificuldades e necessidades do aluno que, colaborativamente, a equipe discute os possíveis projetos de intervenções que possam ser realizados em prol do desempenho do educando.

Em relação ao Projeto UCA, consta no Projeto Político Pedagógico (2013, p. 35) que a coordenadora do Projeto UCA na escola é responsável por orientar os professores na utilização dos laptops educacionais e, ainda facilitar a formação dos professores oferecida no ambiente virtual e-Proinfo. Todas as multimídias da escola também são de responsabilidade dessa coordenadora.

A escola promoveu workshops para socializar à comunidade local práticas pedagógicas desenvolvidas com a utilização do laptop educacional; alunos monitores do Projeto UCA realizaram visita itinerante em duas escolas da rede municipal de ensino de Guaraí, que não dispõem do Projeto UCA. Os alunos monitores explicaram e auxiliaram os discentes das unidades escolares visitadas como se utiliza os laptops educacionais na aprendizagem. Cada atividade desenvolvida com o laptop educacional gera um relatório, como pode ser visualizado no Anexo A o documento da aula extraescolar utilizando os laptops educacionais.