• Nenhum resultado encontrado

2.5 POLÍTICA PÚBLICA DA IMPLANTAÇÃO DO PROUCA

2.5.1 No Brasil

2.5.1.3 No Estado do Tocantins

O Projeto UCA insere-se no Estado do Tocantins em um contexto de modernização dos serviços públicos e novas políticas de uso de tecnologias na educação, visando a melhoria do desempenho dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores.

Assim, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura selecionou uma escola da rede estadual de ensino da capital tocantinense para sediar o pré-piloto do Projeto UCA, no ano de 2007. O projeto foi entregue oficialmente à comunidade escolar em 31 de agosto de 2007, depois de passar por uma reestruturação física e estrutural. A escola promoveu uma adequação de todo o mobiliário escolar: carteiras, armários, criação de suporte ao Projeto UCA; adequação da sala de aula e implantação de laboratório de informática; reforma do prédio escolar.

Os critérios considerados para a entrada desta unidade de ensino no pré-piloto foram: escola pequena; escola com condições de trabalhar com os 400 laptops educacionais doados; adesão do professor e da equipe gestora (SANTOS, 2010, p. 41).

A participação do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday na fase I do Projeto UCA envolveu várias parcerias entre órgãos públicos e empresas privadas, como exemplos: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Ministério da Educação, Intel Semicondutores do Brasil, Serviço Federal de Processamento de Dados, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brite Tecnológica, Brasil

Telecom, RFS Telecomunicações, Cisco do Brasil, Metasys Tecnologia, Grupo Positivo e outros.

Para a viabilização no processo de implantação do experimento a Secretaria de Estado da Educação e Cultura nomeou uma Coordenadora Estadual do Projeto UCA; a Empresa Intel disponibilizou um técnico para dar suporte técnico; a Empresa Positivo Informática40, uma pedagoga para dar suporte pedagógico – essa pedagoga orientava os professores para o uso de sites e, particularmente, do Portal Aprende Brasil, disponibilizado também pela Empresa Positivo; a Secretaria da Educação e Cultura nomeou uma Coordenadora Pedagógica do Projeto UCA na unidade de ensino. A coordenadora do projeto na escola acompanhava os professores no planejamento com o uso do laptop educacional, orientava quanto à sua utilização e escrevia a memória do projeto na unidade de ensino (SANTOS, 2010, p. 41-45).

A preparação dos professores para inserção no Projeto UCA foi desenvolvida por meio de um curso semipresencial com carga horária de 120 horas, divididos em cinco módulos. O curso intitulado Multiplicadores do Projeto UCA foi coordenado pela equipe de formação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Teve como objetivo capacitar a equipe de Assessores de Currículo da Diretoria Regional de Ensino de Palmas (equipe extinta), equipe gestora do colégio pioneiro, técnicos do Centro de Tecnologia Aplicada à Educação e alguns servidores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, para atuarem como articuladores e multiplicadores no colégio pioneiro do Tocantins (RELATÓRIO FINAL..., 2008).

Os pesquisadores Santos (2010) e Mascarenhas (2009) relataram em suas dissertações de Mestrado, realizadas no piloto do Tocantins, que na fase I havia um descompasso entre o contexto escolar e o contexto externo. Os professores não tinham experiências pedagógicas com o uso do computador. Apesar das visíveis transformações sociais, movidas pelo avanço tecnológico, que também envolvem a escola, os profissionais ainda não haviam desenvolvido novas competências para trabalhar com a inserção das TIC na sala de aula, apesar de aceitar a inserção do projeto. No cenário da sala: conectividade, mobilidade, interação e comunicação, _______________

40 Positivo Informática é uma empresa brasileira, localizada em Curitiba, que faz parte do Grupo Positivo. Mais informações: http://www.positivoinformatica.com.br/www/empresas/.

porém reconhecida de forma tímida pelos docentes. Por outro lado vários problemas técnicos em relação ao laptop educacional, tais como: travamento, bateria descarregada rapidamente, falta de senha, sinal de internet baixo, entre outros. Todavia, a avaliação realizada pela política pública do experimento foi positiva, o que viabilizou a implementação do projeto no Estado do Tocantins. Ressalta-se, que o Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday passou a ser referência para a comunidade local e espaço de pesquisa. A utilização de laptops educacionais por alunos e professores foi objeto de cinco dissertações de mestrado: Mendes (2008), Mascarenhas (2009), Silva (2009), Santos (2010), Rosa (2010); uma tese de doutorado Neiva (2013); e um relatório para o Banco Mundial sobre o uso dos laptops educacionais em escolas públicas.

Na fase II do projeto foram selecionadas dez escolas para compor o piloto do Tocantins, sendo seis escolas da rede estadual e quatro da rede municipal de ensino, localizadas em municípios estratégicos do estado. As escolas selecionadas, conjuntamente, pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura e União dos Dirigentes Municipais de Educação, assinaram o Termo de Adesão ratificando o comprometimento com o projeto e confirmando as condições exigidas pela escola, tais como: ter energia elétrica para carregamento dos laptops; armário para o armazenamento dos equipamentos, disposição para fazer as adaptações necessárias para adequar os espaços, a capacidade da rede elétrica em todos os espaços da escola que possibilitasse a conectividade, propiciando segurança e desenvolvimento do projeto. Foram incluídos no PROUCA 204 professores e 4235 alunos (BORGES; FRANÇA; GONÇALVES; RAMOS, 2011). Os laptops educacionais foram entregues por etapas nas escolas selecionadas e por lotes diferentes, seguindo um cronograma que considerou a preparação da infraestrutura, formação e avaliação. As escolas do Estado do Tocantins foram beneficiadas no primeiro lote de entrega dos equipamentos, em razão de ter participado da fase Pré-piloto em 2007. O quadro 1 elenca as escolas que participaram da fase II do PROUCA no Estado do Tocantins.

Escola Município Localização

Colégio Estadual Sancha Ferreira Araguaína Urbana

Escola Municipal Willian Castelo Branco Martins Araguaína Urbana

Escola Estadual Joca Costa Dianópolis Urbana

Colégio Estadual José Costa Soares Guaraí Urbana

Escola Est.Girassol de Tempo Integral Pres. Costa e Silva

Gurupi Urbana

Escola Municipal Antônio de Almeida Veras Gurupi Urbana

Colégio Estadual Beira Rio Porto Nacional Rural

Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday Palmas Urbana

Escola Municipal Crispim Alencar Palmas Urbana

Escola Municipal Professora Luzia Tavares Paraíso do

Tocantins

Urbana

QUADRO 1- ESCOLAS DO PROUCA DO ESTADO DO TOCANTINS Fonte: BORGES; FRANÇA; GONÇALVES; RAMOS, 2011

Essa fase iniciou no ano de 2010 com término no ano de 2012. No período de 2010 a 2102, os envolvidos no Projeto UCA publicaram artigos em revistas científicas, apresentaram trabalhos em eventos nacionais e internacionais, organizaram o seminário estadual de socialização de práticas com uso do laptop com apresentação de 54 pôsteres das escolas, apresentaram trabalhos no III Web Currículo: comunicações orais, pôster, relatos de práticas - promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 2013 o PROUCA passou a integrar as ações do Projeto Governamental Tocantins Conectado, que tem como objetivo geral desenvolver políticas educacionais para o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação, visando a melhoria na qualidade da educação no Estado do Tocantins. Foi criado com o propósito de reunir todas as ações que envolvem as TIC nas escolas estaduais do Tocantins, tendo como foco especial as ações de formação continuada (PROJETO TOCANTINS CONECTADO, 2013).

Com a imersão do PROUCA no Tocantins Conectado, as escolas receberam um novo protótipo do laptop, desenvolvido pela empresa brasileira Positivo Informática. Todavia, os alunos não devolveram o anterior; possuem os dois equipamentos.

FIGURA 2 – Protótipo do Tocantins Conectado

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=modelo+do+laptop+utilizado+no+tocantins+cone ctado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=OUZdU84M9MqwBPnngdgF&ved=0CAYQ_AUoA Q&biw=1252&bih=572

Apesar de o Projeto Tocantins Conectado ser objeto de um novo estudo, vale ressaltar as suas principais ações: formação do PROUCA Tocantins, estudo dos padrões de competências em TIC/Censo tecnológico, formação Proinfo Integrado, formação aluno integrado, implantação dos centros de formação e apoio aos educadores e educandos – CFAE, formação em EAD, portal educacional e aquisição de equipamentos (notebook do professor, laptop educacional, projetor Proinfo, tablet e lousa digital) (PROJETO TOCANTINS CONECTADO, 2013). O Tocantins Conectado engloba as plataformas da era digital, desde a pioneira TV Escola ao Portal da Educação, programa notebook para professores, PROUCA e lousa digital.

Em outros países a proposta do laptop para cada aluno aparece com outras denominações, mas com propósitos semelhantes, por exemplo, nos países de Portugal e Uruguai.