• Nenhum resultado encontrado

5.1 BASES METODOLÓGICAS

5.1.1 Etapas da pesquisa

Esta pesquisa envolveu, inicialmente, um levantamento do estado da arte referente ao Projeto UCA no Brasil e nos países do Uruguai e Portugal. Por meio de uma pesquisa estado da arte realizou-se um levantamento de pesquisas em bancos de dados. Nesse processo de levantamento buscou-se localizar pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2007 a 2013, utilizando como palavras-chave formação de professores, TIC, UCA e AVA77. As fontes foram o banco de dados e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a base de artigos e periódicos Scientific Electronic Library (SCIELO).

Para a fundamentação da temática foram selecionadas, inicialmente, leituras de teóricos como, Behrens (2010), Tardif (2006), García (1999), Castells (2003), Lévy (1999), Sancho (2006), Kenski (2008), Brito e Purificação (2008), Almeida e Valente (2011). Com o desenvolvimento da pesquisa uniram-se outros teóricos, entre eles: Torres (2004), Cortelazzo (2008), Amante (2011), Matos e Fialho (2004)

_______________ 77

e Lankschear e Knobel (2008), Bandeira-de-Mello (2006), Bardin (2009) centradas no estudo das TIC, formação docente e pesquisa em educação.

A primeira etapa desta investigação objetivou mapear as escolas e os professores que comporiam este estudo, uma vez que a formação do Projeto UCA da rede estadual era ministrada, juntamente, com os docentes da rede municipal de ensino. Feito isso e, tendo começado a formação docente no ambiente virtual, iniciou-se a análise netnográfica das postagens dos professores na plataforma e-Proinfo no item fórum. Na estrutura da plataforma há outros recursos, mas considerou-se importante trabalhar esse item por ser um espaço de discussão em grupo.

Assim, o primeiro contato com os professores foi por meio do ambiente virtual e-Proinfo, do qual esta pesquisadora participava como observadora, não sendo possível participar das discussões, mas apenas acompanhar as postagens dos professores.

A segunda etapa consistiu em visitar os professores em suas respectivas escolas. Apresentou-se o projeto desta pesquisa e os professores do ensino fundamental anos iniciais foram convidados a participarem deste estudo, os quais confirmaram com a assinatura do termo de consentimento livre. Para Lankshear e knobel (2008, p. 95), é particularmente importante que o consentimento seja informado. Os participantes devem estar conscientes dos objetivos gerais do estudo e do que ele vai envolver.

Essa visita objetivou, também, conhecer a infraestrutura da escola, o funcionamento do Projeto UCA, arquivos do histórico do Projeto UCA e o Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino. Foi organizado um acervo de fotografias dos ambientes das unidades de ensino. Partindo da análise netnográfica e da primeira visita in loco foi possível selecionar outros instrumentos para coleta de dados: questionário semiestruturado, análise documental e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas.

Na terceira etapa aplicou-se um questionário para os professores e foram realizadas entrevistas com alguns docentes por meio de áudio e vídeo. O questionário (Apêndice B) dispunha de perguntas abertas e fechadas. Foi entregue ao professor para responder de acordo com sua disponibilidade. Em função das perguntas abertas, alguns professores preferiram devolver o formulário a esta pesquisadora no último dia da pesquisa na escola.

Foram realizadas duas entrevistas com professores da Escola Joca Costa e uma da Escola José Costa Soares envolvendo vários doentes. A aplicação desse instrumento de pesquisa ocorreu em função do desejo de uma professora da Escola Joca Costa em registrar em vídeo o seu envolvimento com o Projeto UCA. O vídeo é a técnica que “pode identificar as pessoas que falam e captar os gestos que acompanham a fala, que lhes proporcionam inflexão e possibilitam extrair um maior significado dos dados verbais” (LANKSHEAR; KNOBEL 2008, p. 170), podendo traduzir temas complexos. As entrevistas foram transcritas como foram ouvidas e encontram-se no Apêndice D.

Nessa mesma etapa observou-se o trabalho dos professores no interior das salas de aula. Os momentos na escola foram registrados em diário de bordo e registro de imagens. Os registros de imagens foram por meio de gravação em vídeo e fotografias, focalizando aspectos da formação docente e transposição didática. Estão sendo utilizadas, ainda, fotografias já existentes nas escolas e imagens de domínio público.

O uso da fotografia vem sendo utilizada no campo da pesquisa em diversas áreas da ciência para descrever, comprovar, narrar, inventariar, compartilhar ou subsidiar a coleta de dados. Para Bogdan e Biklen (1994), o investigador educacional ao utilizar-se da fotografia como fonte de dados, deve ter claro que as fotografias não são respostas, mas ferramentas para chegar às respostas.

Considerando as distâncias da capital até as cidades onde se localizam as escolas pesquisadas, foram realizadas 6 visitas em cada escola, distribuídas em duas viagens, perfazendo um total de 6 dias, com 8h diárias, exceto o Colégio Estadual Sancha Ferreira e a Escola Estadual Beira Rio. O Colégio Estadual Sancha Ferreira não foi revisitado porque não oferecia mais o ensino fundamental anos iniciais. A Escola Estadual Beira Rio que fica há, aproximadamente, 20 km da capital foi visitada mais vezes; foram realizadas dez visitas. Para convencer a maioria dos professores dessa escola a participar deste estudo foi preciso fazer um trabalho de base e conscientização, assim como correr atrás do arco-íris. A maioria dos professores apresentava-se inseguro em dar informações acerca do projeto, assim como, os arquivos do Projeto UCA não foram disponibilizados pelo coordenador do Projeto UCA na escola.

Na quarta etapa foi realizada uma análise documental e análise dos dados da pesquisa. Os documentos utilizados para a análise documental foram os projetos

políticos pedagógicos da escola e os documentos do Projeto UCA. Foi solicitado ao Setor de Tecnologias Aplicadas à Educação/Seduc78 o histórico dos projetos tecnológicos desenvolvidos nas escolas do Estado do Tocantins, bem como, do Projeto UCA. Porém, o referido setor não tem arquivada a memória documental dos projetos tecnológicos desenvolvidos em nível de Estado.

Utilizou-se o software Atlas.ti para análise de dados das postagens do fórum do ambiente virtual e-Proinfo, o que permitiu estabelecer palavras-chave ou rótulos a segmentos do texto, com o objetivo de encontrar automaticamente ou de permitir uma recuperação posterior ao trabalho. Também possibilitou atrelar segmentos de dados, com o objetivo de estabelecer categorias, teias ou redes de informação. Apenas as respostas dos módulos do curso de formação, postadas pelos professores, foram inseridas no Atlas.ti. Foram extraídas mensagens do módulo I, III, IV e V. O módulo II não tinha mensagens postadas em consequência de problema com a plataforma, o que ocasionou a perda daqueles dados.

Destaca-se que este estudo não possui participantes de duas escolas pesquisadas, visto que a Secretaria da Educação e Cultura realizou o reordenamento e transferiram os alunos do ensino fundamental anos iniciais para a rede municipal de ensino e os respectivos professores foram lotados em outras unidades de ensino. A outra escola não ministrava aulas para o ensino fundamental anos iniciais até o ano de 2012; só passou a ministrar aulas para esse nível de ensino a partir de 2013 com a implantação da escola de tempo integral. As unidades de ensino, cujos professores não participaram deste estudo foram Colégio Estadual Sancha Ferreira e Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, respectivamente. Todavia, os professores dessas duas escolas participaram da formação continuada.

Destaca-se ainda, que os professores que estão atuando no ensino fundamental anos iniciais na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva fizeram questão de preencher o questionário aplicado para a pesquisa. Porém, esses questionários não foram utilizados porque que esses docentes estão participando da formação do Tocantins Conectado e não participaram da formação do PROUCA, entre o período 2010/2012.

_______________ 78

Ressalta-se que os professores do Colégio Dom Alano que haviam participado da pesquisa de mestrado desta pesquisadora são participantes deste estudo; exceto uma que está substituindo uma licença. Para melhor visualização do contexto do Projeto UCA no Estado do Tocantins, descreve-se na sequência o universo investigado.