• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4. O contexto internacional

4.1.1 A Europeana

Não obstante o elevado financiamento da União Europeia a projetos de investigação e intro- dução de tecnologias de ponta no setor cultural79, o incentivo para a digitalização do patrimó- nio, por parte da Comissão Europeia, é também sobejamente notório em iniciativas próprias, nomeadamente, através da Europeana, que começou por ser, inicialmente, financiada na sua totalidade pela Comissão Europeia, no âmbito do programa eContentplus80 e posteriormente, por programas similares, sendo atualmente co-financiada pela mesma entidade. Não será de somenos importância notar que, dentro do âmbito da Europeana, existem também vários pro- jetos que foram co-financiados pela Comissão Europeia, os quais apresentaram contributos para o respetivo desenvolvimento no que respeita a soluções tecnológicas encontradas (cria- ção de novas ferramentas e serviços para a reutilização criativa de dados; desenvolvimento funcional do website), e em termos de conteúdos digitais disponibilizados (referentes a patri- mónio arquitetónico, biodiversidade, história natural, moda, fotografia, artes performativas,

art nouveau, videos históricos, material áudio, objetos digitais, jornais, manuscritos, material

televisivo, instrumentos musicais).

78 O programa Horizon2020 está disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/ (Consultado a

14-12-2017).

79 Onde se incluem os projetos para a digitalização, modelação e projeção de objetos em 3D; estudos relativos a questões técnicas e metodológicas de aquisição de imagens e modelos 3D para restauro de obras de arte; e re- construção de locais patrimoniais, tais como: Digital Michelangelo (1997-2003); Digital Minerva (2000-2008); Sculpteur - Semantic and content-based multimedia exploitation for European benefit (2002-2005); VIHAP3D - Virtual heritage high quality 3D acquisition and presentation (2001-2004); o Museo delle Pure Forme (2001- 2004); entre outros estudos (Mignonneau, Sommerer, 2005; Antlej et al. 2011; Bühler et al. 2011; Scopig- no et al. 2011; Arbace et al. 2012).

80 O programa eContentplus está disponível em: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=uri- serv:l24226g (Consultado a 14-12-2017).

Lançado o seu protótipo (versão beta) em 2008, a Europeana - plataforma digital81 Europeia para o património cultural, inclui o denominado: “material cultural” estipulado pela UNESCO através da Carta para a Preservação do Património Digital (UNESCO, 2003), adotado pela Comissão Europeia na Recomendação da Comissão sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (Comissão Europeia, 2011). Este “mate- rial cultural” abrange livros, revistas, jornais, fotografias, objetos de museu, documentos de arquivo, material sonoro e audiovisual, bem como monumentos e sítios arqueológicos, os quais podem ser encontrados sob os formatos de texto, imagem, vídeo e som. Encontrando-se atualmente no website denominado Europeana Collections82, e apresentando-se como a maior coleção online de arte, cultura e ciência, disponibiliza83 o acesso online a mais de 53M de itens digitalizados. A Europena Collections agrega informação relativa a obras de arte (pintu- ra, escultura), artefactos, livros, manuscritos, diários, mapas, pautas musicais, videos e sons oriundos de mais de 2.500 organizações europeias de património cultural e entidades particu- lares - bibliotecas, museus, galerias e arquivos da Europa. Adicionalmente, nesta plataforma digital, poderão visitar-se as coleções temáticas (Europeana Coleção História da Arte e Euro- peana Coleção de Música), exposições virtuais e o blogue.

81 As plataformas tecnológicas de software permitem a agregação, análise e divulgação dos dados, assim como a comunicação entre os intervenientes (Fernandes, 2011).

82 A Europeana Collections está disponível em: http://www.europeana.eu/portal/. Informação adicional disponí- vel em: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/new-europeana-collections-site-brings-people-closer- culture (Consultado a 14-12-2017).

83 Os itens digitalizados que o utilizador encontra na Europeana Collections permanecem residentes na institui- ção cultural de origem. A Europeana Collections coleta informações contextuais - ou metadados - sobre estes itens, incluindo uma fotografia, e o utilizador realiza a sua pesquisa sobre esta informação contextual. Uma vez encontrado o item desejado, ao clicar sobre o mesmo, o utilizador acede ao conteúdo completo do item, sendo

Figura 18 - Página inicial do website oficial da Europeana

Fonte: http://www.europeana.eu/portal/pt

A Europeana Strategy 2015-202084, elaborada pela diretora executiva da Fundação Europea- na, Jill Cousins, pelo presidente do conselho, Bruno Racine - presidente da Bibliothèque nati-

onale de France, e pelo presidente da rede Europeana, Nick Poole - chefe executivo da Col- lections Trust, leva a assinatura de uma equipa que se assume como representante fiável das

organizações culturais que protegeram o património cultural durante centenas de anos, que o organizaram, estruturaram e tornaram acessível, sempre com elevado cuidado e zelo, demons- trando-se empenhada em garantir que os dados digitais obtidos são autênticos e dignos de confiança.

Segundo o que podemos ler nesta estratégia, encontramos a Europeana como uma rede para o setor patrimonial cultural da Europa, de onde podemos extrair a base ideológica na qual esta rede subjaz, como sendo, a ideia de que a cultura é um catalisador para a mudança social e económica: “we believe culture is a catalyst for social and economic change”. Tendo como missão: “we transform the world with culture” e como metodologia: “we use cultural innova- tion to improve the status quo of society, to transform people’s lives and through them, the world”, esta rede, que se apresenta como: “a big political idea to unite Europe through culture by making our heritage available to all”, deixa transparecer uma ideia política do património cultural, onde podemos denotar uma estratégia para a coesão social: “culture unites Europe, and making it more accessible promotes understanding and new economies.“ Nesta retórica

84 A Europeana strategy 2015-2020 está disponível em: http://strategy2020.europeana.eu. Esta foi atualizada pelo Europeana 2020 strategic update, disponível em: http://strategy2020.europeana.eu/update/ (Consultado a 14-12-2017).

denotamos uma estratégia económica: “digital heritage plays a crucial role in developing and understanding of ourselves and of each other and it can help fuel a booming creative eco- nomy,” economia esta que beneficiaria de um esperado aumento de turismo cultural, bem como um aumento da qualidade da investigação.