• Nenhum resultado encontrado

LISTA DOS TITULARES DE PARTICIPAÇÕES QUALIFICADAS A 31 DE DEZEMBRO DE

IV. Responsabilidade Social

3. RECURSOS HUMANOS

3.4. Formação e Desenvolvimento Pessoal

A formação tem sido, desde sempre, uma prioridade estratégica do Grupo Jerónimo Martins, que visa dotar os seus colaboradores das competências necessárias para responderem às necessidades actuais e futuras da Organização. Além disso, investir em formação tem um impacto considerável na eficiência e na produtividade, dois

factores críticos para a diferenciação das empresas num mercado cada vez mais competitivo.

3.4.1. Distribuição

Em Portugal, durante o ano de 2005, 4.680 colaboradores das várias Companhias do Grupo participaram em acções de formação. Das 50.532 horas de formação, 48% foram desenvolvidas e ministradas internamente, entre outras, nas áreas de Serviço e Atendimento ao Cliente, Gestão de Projectos, Informática, Legislação Laboral, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene no Trabalho, Liderança e Gestão de Equipas, Serviço e Apoio ao Cliente, Perecíveis, Controlo Operacional e Controlo de Qualidade.

Em Portugal, na sequência da admissão de 13 recém-licenciados, iniciou-se o plano de acolhimento e integração, com a duração de cinco meses e meio. Este plano, que inclui a transmissão de conhecimento sobre as estruturas e as estratégias de negócio das Companhias, através de formação em sala e de estágio em loja, visa facultar aos recém-licenciados as ferramentas, experiências e conhecimentos necessários ao desempenho das suas futuras funções.

Jerónimo Martins deu continuidade ao protocolo celebrado com a Novaforum - Formação de Executivos (Universidade Nova) - para o Curso Geral de Gestão. O programa, com a duração de dois anos, terminou em 2005, tendo contado com a participação de 10 Quadros Médios e Superiores, portugueses e polacos, das áreas de Operações, Comercial e de Recursos Humanos.

Ao longo do ano, 84 Quadros Médios e Superiores participaram em seminários sobre Legislação Laboral, Marketing, Segurança no Trabalho, Segurança Alimentar, Media Training e Normas Internacionais de Contabilidade. De realçar, ainda, que 28 Quadros Médios e Superiores integraram 13 acções, seminários e congressos no estrangeiro (HARVARD, BABSON COLLEGE, IMD, WHARTON, INSEAD, MCE, CIES, entre outras instituições de ensino). Paralelamente, o Grupo continuou a comparticipar a frequência de pós-graduações e de MBA’s em diversas áreas de especialização.

A Escola de Formação Jerónimo Martins

Em Janeiro de 2005, Jerónimo Martins inaugurou a sua Escola de Formação em Portugal. Esta estrutura de formação única, comum às Companhias do Grupo, nasce com o objectivo não só de dotar os colaboradores das competências necessárias à execução das suas funções, mas também de valorizar e difundir o capital de conhecimento existente internamente em todas as áreas de negócio. Ao longo do ano, a Escola de Formação recebeu 1.209 colaboradores oriundos das várias Companhias em 97 acções. No total, registaram-se 16.889 horas de formação. Das 97 acções de formação, 84 foram desenvolvidas e ministradas por formadores internos, traduzindo-se em 15.065 horas de formação com a presença de 1.118 formandos. Para este efeito, 70 colaboradores do Grupo tiveram a possibilidade de frequentar o Curso de Formação Pedagógica de Formadores.

De realçar, ainda, que decorreram na Escola de Formação Jerónimo Martins 13 acções ministradas por entidades externas para um universo de 91 participantes, que perfizeram um total de 1.824 horas de formação. Estas acções abrangeram

temáticas como Serviço e Atendimento ao Cliente, Gestão de Projectos, Gestão do Tempo, Inglês e Informática.

O plano de formação de 2005 na Polónia traduziu-se no investimento em 898.529 horas de formação para 28.336 colaboradores. De realçar que a maioria das acções foi desenvolvida e ministrada por formadores internos, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e competências no que se refere às áreas de Higiene e Segurança no Trabalho, Procedimentos Operacionais, Sistemas de Informação e cursos de línguas.

São, ainda, de destacar os programas de formação “Academia de Gestão”, “Executive MBA” e “Academia de Gestão Biedronka”. Assim, em 2005, a “Academia de Gestão” concluiu a sua primeira edição, tendo sido formados 112 Quadros, durante dois anos, em módulos de Gestão Avançada.

No programa “Executive MBA”, com a duração de um ano, 24 Gestores tiveram a possibilidade de frequentar acções nas áreas de Gestão Estratégica, Finanças, Marketing, Vendas, Gestão de Equipas e de Projectos.

Por fim, a “Academia de Gestão Biedronka” consiste num programa de formação de seis meses para Gerentes de Loja, que, em 2005, contou com a participação de 780 colaboradores em acções que visavam desenvolver conhecimentos e competências nas áreas da Gestão e Liderança.

Foi também facultada a 67 Quadros Médios e Superiores a possibilidade de frequentarem seminários/congressos sobre temáticas de Finanças, Recursos Humanos, Ambiente, Controlo de Qualidade, Sistemas de Informação, entre outras. Merece, ainda, destaque a participação de nove Quadros Médios e Superiores em acções de formação no estrangeiro.

Promovendo a partilha de informação

Consciente da importância da partilha de informação e do reforço do sentimento e do orgulho de pertença ao Grupo dos seus colaboradores, Jerónimo Martins continuou a editar três revistas internas:

ƒ “A Nossa Gente”, revista trimestral vocacionada para os colaboradores da Distribuição e Serviços em Portugal, que visa informar cerca de 20.000 colaboradores sobre a actualidade das actividades do Grupo;

ƒ “Nasza Biedronka”, revista trimestral, com uma tiragem de 13.000 exemplares, dirigida aos colaboradores da cadeia Biedronka na Polónia; ƒ “WorkOut” revista bianual e bilingue dirigida a Quadros Médios e Superiores

de todas as áreas de negócio, em Portugal e na Polónia.

Importa também assinalar, em 2005, a deslocação de 100 colaboradores polacos a Portugal, no âmbito da qual puderam conhecer o negócio do Grupo neste país e partilhar experiências com os colegas portugueses.

3.4.2. Serviços de Marketing, Representações e Restauração

Durante o ano de 2005, 17 colaboradores participaram em acções de formação, o que totalizou 312 horas de formação. Destacam-se acções relacionadas com a

Gestão de Produto, Store Wars e Vendas, bem como cursos de formação proporcionados pela Ben & Jerry’s e pela Subway.

3.4.3. Indústria

Em 2005, e no âmbito do Plano Nacional de Formação, proporcionou-se aos colaboradores do Grupo o acesso às denominadas acções internas (8), acções externas (21) e acções no estrangeiro (32), com o objectivo de melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o da Organização.

Assim, foram 446 os colaboradores que participaram em acções de formação internas, externas e no estrangeiro, num total de 10.260 horas de formação.

O programa de formação incluiu também cursos direccionados para unidades fabris e cursos internacionais, tendo-se registado 502 participações em 82 acções externas e 562 participações em acções internas.

Programa de Acolhimento de Recém-licenciados

As Companhias da área da Indústria prepararam um conjunto de iniciativas com vista à integração efectiva dos recém-licenciados recrutados, ao mesmo tempo que promoveram o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho de uma primeira função com responsabilidades de gestão. O programa foi concretizado da seguinte forma: curso de formação inicial; período alargado de estágio nas Companhias; dez meses de formação on the job; afectação dos recém-licenciados à função a desempenhar.