• Nenhum resultado encontrado

Apresentam-se, de seguida, as hipóteses formuladas com vista à prossecução dos objetivos de investigação e traduzidas de acordo com a estruturação dos três estudos que constituem o plano principal de investigação.

O primeiro estudo da nossa investigação procura avaliar, quantitativamente, os resultados e efeitos, ao nível das crianças, decorrentes da aplicação do projeto de promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar. Nesse sentido, este estudo procura testar as seguintes quatro hipóteses:

Hipótese 1 - Prevê-se uma diferença estatisticamente significativa entre o momento de pré e pós intervenção no grupo sujeito à intervenção de promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar (grupo experimental), no sentido de uma melhoria dos resultados nas dimensões inerentes às competências empreendedoras desenvolvidas, conforme se detalha nas seguintes sub-hipóteses:

H1 (a) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à orientação para a resolução proactiva de tarefa, após a intervenção.

H1 (b) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à orientação emocional e relacionamento interpessoal, após a intervenção.

H1 (c) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à capacidade de organização e focalização na tarefa, após a intervenção.

H1 (d) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à assunção de comportamentos de risco, após a intervenção.

H1 (e) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à necessidade de realização, após a intervenção.

H1 (f) - Prevê-se que haja um aumento dos valores das dimensões inerentes à orientação social, após a intervenção.

Hipótese 2 - Prevê-se uma diferença estatisticamente significativa entre o momento de pré e pós intervenção no grupo sujeito à intervenção de promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar (grupo experimental), no sentido de uma melhoria dos resultados nas dimensões inerentes ao desenvolvimento vocacional.

Hipótese 3 - Prevê-se uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nas dimensões relativas às competências empreendedoras desenvolvidas, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção (grupo experimental), conforme se detalha a seguir nas sub-hipóteses:

H3 (a) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões inerentes à orientação para a resolução proactiva de tarefa, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

H3 (b) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões inerentes à orientação emocional e relacionamento interpessoal, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

H3 (c) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões inerentes à capacidade de organização e focalização na tarefa, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

H3 (d) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões inerentes à assunção de comportamentos de risco, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

H3 (e) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões à necessidade de realização, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

H3 (f) - Prevê-se que haja uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nos valores das dimensões inerentes à orientação social, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

Hipótese 4 - Prevê-se uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo, ao nível dos resultados nas dimensões inerentes ao desenvolvimento vocacional, no sentido de melhores resultados para o grupo submetido à intervenção.

O segundo estudo da nossa investigação destina-se a realizar uma análise exploratória da forma como decorreram as sessões do projeto de promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar (“(Des)Envolver Empreendendo”), objetivando a avaliação do processo de intervenção, utilizando uma metodologia predominantemente qualitativa. Nesse sentido, pretende-se analisar a natureza e frequência das reações das crianças às sessões efetuadas e inscritas nos seus portefólios, bem como perspetivar alterações ao nível da construção de (novos) significados inerentes à eventual mudança de tonalidade afetiva e de complexidade das respostas dos alvos da intervenção em função das sessões realizadas, ou seja, analisar a variação inter-sessões ao nível dos significados produzidos. Essa análise será extensível à avaliação de processo realizada pelos técnicos que implementaram o projeto.

Coloca-se como hipótese deste estudo a verificação, ao nível das crianças, da produção de uma reação gradativamente positiva às sessões e ao projeto, bem como a concretização de uma maior diversidade e complexidade dos significados produzidos em torno dos conceitos do empreendedorismo, das competências empreendedoras e da ação dos indivíduos em contexto, como elementos transformadores da sua própria realidade.

O terceiro estudo da nossa investigação procura avaliar o impacto do projeto “(Des)Envolver Empreendendo” ao nível dos produtos da intervenção, procurando analisar, simbólica e categorialmente, os projetos de grupo desenvolvidos pelos alunos e todos os elementos associados a essa produção, para além de procurar determinar os principais impactos percebidos pelos professores resultantes da aplicação da intervenção, com vista a determinar os (novos) significados produzidos ao nível da promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar.

Pretende-se comprovar a hipótese de o projeto implementado ter contribuído para a implementação de dinâmicas de aprendizagem significativas e de propostas de ação inovadoras e criativas, passíveis de replicação e aprofundamento.