• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL DO SÉCULO

1. A GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DO COMPROMISSO SOCIO-

1.4. Fundação Itaú Social

A Fundação Itaú Social é o desdobramento de várias iniciativas compromissadas com a responsabilidade social que se iniciaram em 1993; de 1999 para 2000 houve a constituição da Fundação Itaú Social. A Fundação apresenta anualmente relatórios de suas ações; nestes relatórios faz-se a apresentação de programas fomentados pela Fundação Itaú Social, de suas principais atividades; também são feitos demonstrativos financeiros. Com o sugestivo nome de governança, a fundação apresenta sua organização no próprio site da fundação. A fundação é organizada por um conselho curador, diretoria, conselho fiscal, Comissão de Integração, Controle Itaú e um grupo orientador (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017). A Fundação Itaú desenvolve ações que cobrem todo o território brasileiro e trabalha em parceria com o Unicef98. No mapa abaixo a Fundação Itaú apresenta sua ação no território Brasileiro.

Figura 3: Ação no território nacional da Fundação Itaú Social.

98 Trata-se de um organismo supranacional que oferece orientações na área educacional; como já citado, Zuleide Silveira desenvolveu importantes estudos sobre a influência de organismos supranacionais na educação.

Fonte: Fundação Itaú Social99.

A Fundação Itaú Social expressa o compromisso social do banco Itaú com a sociedade, foca principalmente em programas educacionais para a classe trabalhadora. A Fundação – além de várias outras atividades - oferece o Prêmio Itaú-Unicef, trata-se de uma iniciativa articulada ao Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef), sua intenção é ajudar ONGs a colaborarem com escolas para viabilizar educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; também é desenvolvido o programa, Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, trata-se de uma iniciativa que visa capacitar os professores para o ensino da leitura e escrita recorrendo para isso material de formação financiado e publicado pela fundação.

A Fundação Itaú Social também desenvolve tecnologias sociais para o melhoramento das escolas públicas; a própria fundação desenvolve seus programas e apoia iniciativas de outras organizações empresariais, também apoia pesquisas envolvendo assuntos referentes as práticas educacionais e políticas públicas. A Fundação assume compromisso social e é nestes termos que indica seu compromisso com a sociedade e a educação da classe trabalhadora:

a Fundação Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua forma de atuação está fundamentada na realização de programas próprios, na oferta de fomento a iniciativas realizadas por outras organizações do terceiro setor (organizações da sociedade civil, coletivos e outros institutos e fundações empresariais) e no desenvolvimento de pesquisas sobre práticas educacionais e políticas públicas em vigor (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

99 Disponível em: https://itausocial.org.br/.

A Fundação desenvolve projetos educacionais a partir de quatro eixos, são eles, Educação Integral, Gestão Educacional, Mobilização Social e Avaliação Econômica de Projetos Sociais. No que se refere a Educação Integral visa o desenvolvimento do ser humano a partir de experiências que acontecem dentro e fora da escola; nesse sentido, direciona suas ações para o apoio de organizações da sociedade civil que visam a composição da modalidade de educação integral; a fundação também oferece assessoria para a formulação de políticas públicas (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017). O eixo Gestão100 Educacional visa o “Fortalecimento das equipes técnicas e o aprimoramento da gestão dos sistemas de ensino público” (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017). A intenção é desenvolver a capacidade de liderança e o protagonismo dos profissionais no âmbito da gestão escolar. O objetivo de melhorar os índices educacionais implica considerar que

alcançar melhorias reais na aprendizagem dos alunos requer aprimoramentos que vão desde a macropolitica de educação até a sala de aula. Para promover melhorias significativas e sustentáveis de ensino e aprendizagem, é necessário o fortalecimento sistêmico de lideranças e o protagonismo dos técnicos, gestores públicos e educadores (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

A Mobilização Social é o principal eixo de ação da Fundação Itaú; trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de mobilizar pessoas para transformar e mudar as condições reais de vida; isso implica “colocar em prática a energia transformadora que leva as pessoas a participarem das mudanças que querem ver no mundo, indo além das obrigações estabelecidas pelos seus cotidianos” (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL 2017). A mobilização social envolve a participação de“[...] colaboradores, clientes e sociedade na busca compartilhada de soluções efetivas para as questões sociais, especialmente as relacionadas ao direito de crianças e adolescentes à educação”.

A Fundação demonstra interesse em fazer transformações sociais dentro da ordem estabelecida pelo modo de produção capitalista. O eixo de Avaliação Econômica de Projetos Sociais visa fazer avaliações que indiquem o impacto da ação educacional e o retorno econômico destas ações; nesta perspectiva

a avaliação de impacto quantifica resultados de uma intervenção e estabelece relações causais entre as ações do projeto e os indicadores de interesse, permitindo afirmar se as alterações ocorridas foram

100 Assim como várias outras empresas, o Itaú Social também está preocupado com melhorias na gestão da escola.

realmente resultado da intervenção ou se ocorreriam de qualquer forma (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

A Avaliação Econômica de Projetos Sociais é apresentada como possibilidade de cultura e prática para a sociedade civil e órgãos públicos; também são feitas “[...] avaliações econômicas de projetos sociais desenvolvidos pela própria Fundação Itaú Social, por organizações parceiras e, também, de políticas públicas voltadas para a educação” (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017). Algumas iniciativas e atividades promovidas pela Fundação Itaú se tornaram políticas do MEC, como a Olimpíada de Língua Portuguesa-Escrevendo o Futuro.

Assim, é possível indicar as PPPs que ocorrem não apenas com o MEC, mas também com outras instituições públicas, além de outras parcerias de caráter privado com as fundações empresariais101 ou organizações civis, são elas: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); Canal Futura/Fundação Roberto Marinho; Centro de Voluntários de São Paulo (CVSP); Comunitas; Conselho Britânico; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Fundação Victor Civita; Instituto Fonte; Instituto Inspirare; Instituto natura; Instituto Paulo Montenegro; New York Leadership Academy; Prêmio Escola Voluntária/Rádio Bandeirantes; Reed Andi Brasil; The London School of Economic and Political Science (LSE); Todos Pela Educação. Há parcerias com o poder público, parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de Florianópolis; Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Distrito Federal (DF); Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Goiás (GO); Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Mato Grosso (MT); Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Mato Grosso do Sul (MS); Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Rondônia (RO); Consócio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central – Tocantins; Estado do Ceará (CE); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do de Acaraú – CE; Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Águas de Lindóia – SP; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arcoverde – PE; Conselho Municipal dos Direitos da

101As empresas e suas iniciativas se articulam em prol de interesses comuns; nessa perspectiva, as parcerias não acontecem somente nos espaços institucionais de poder.

criança e do Adolescente de Bela Cruz – CE; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Oriente – MG.

Por meio destas parcerias, a Fundação Itaú executa vários programas, visando atingir não somente o público juvenil, mas, o público estudantil de diferentes faixas etárias; como é o caso do Itaú Criança que atua em parceria com várias secretarias municipais de educação. São eles: (i) o Programa Tutoria, dedicado ao desenvolvimento profissional de gestores pedagógicos e professores; este programa “reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar, ao contexto em que está atuando” (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017); (ii) o Programa, Relação Família– Escola102 que visa promover uma maior aproximação da família com as escolas; para atingir esse objetivo o programa desenvolveu uma metodologia para garantir a aproximação da família a escola. A ação também é apresentada como alternativa às secretárias de educação; (iii) o Programa Melhoria da Educação no Município103, uma iniciativa que visa oferecer formação continuada para técnicos e secretários de educação; (iv) o Programa Escrevendo o Futuro é desenvolvido com foco nos aprendizados da língua portuguesa.

Conforme dissemos anteriormente, esse último programa é resultado de parceria com o MEC e visa desenvolver competências em língua portuguesa. É neste sentido que a Fundação Itaú descreve programa:

O domínio da língua portuguesa e a capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita são fundamentais para o exercício da cidadania e para garantir as crianças, adolescentes e jovens o direito de aprender. A Fundação Itaú Social contribui para a expansão dessa habilidade por meio do Programa Escrevendo o Futuro, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e com o Ministério da Educação (MEC) (FUNDAÇÃO ITAÚ, 2017).

Enquanto o Programa Melhoria da Educação no Município

102 A Fundação Itaú apresenta alternativas e ações em todos as dimensões do processo escolar; inclusive em suas famílias; isso é muito significativo do nível de interesse e poder de ação do empresariado hoje.

103Segundo a Fundação Itaú (2017) o Programa Melhoria da Educação no Município é uma iniciativa

da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com coordenação técnica da Oficina Municipal. O programa oferece formação continuada para gestores públicos, o objetivo é garantir educação de melhor qualidade; o programa prevê a preparação dos gestores para elaborar um diagnóstico da situação local fazendo analise dos indicadores sociais; os resultados podem ser utilizados para o desenvolvimento e adoção do PME. Muitas ações empresariais estabelecem acontecem com apoio de municípios.

oferece formação continuada para gestores públicos e, assim, contribui para uma atuação mais efetiva na promoção da qualidade da educação. Sob esse propósito, a metodologia utilizada prevê que os gestores participantes sejam preparados para elaborar um diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais. Os resultados servem como insumos para o desenvolvimento e a adoção de Planos Municipais de Educação (PME) (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

O Ciclo de Debates em Gestão Educacional também é um programa voltado para a formação de gestores na área educacional; promove periodicamente, desde 2011, seminários considerando temas da área de gestão escolar. O seminário de 2011 foi dedicado as Diretrizes Curriculares, contou com a participação de um diretor de currículo e avaliação da Austrália; houve a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e da secretária de educação do Rio de Janeiro.

Participaram dos Debates, Barry McGraw, diretor da Agência de Currículo e Avaliação na Austrália, Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e Claudia Costin, à época, Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Em 2012 o seminário foi dedicado a Formação de Lideranças para a Gestão Escolar, contou com a participação da presidente da Academia de Lideranças de Nova Yok104 e do secretário de educação do Rio de Janeiro; vale ressaltar que o interesse pelo desenvolvimento de lideranças é frequente entre as organizações empresariais. Os participantes de destaque neste evento foram, Irma Zardoya, Presidente da Academia de Lideranças de Nova York, Maria Helena Guimarães de Castro, Coordenadora do Núcleo de Educação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Roseli Mori, Secretária de Educação do Município de Ferraz de Vasconcelos e Teca Pontual, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2015).

No seminário de 2013 foi abordado o plano de carreira do professor, contou com a presença de gestores públicos da área de educação, um pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGT), o diretor de Valorização dos Profissionais de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação. Alguns participantes do evento foram, Francisco Longo, diretor do Instituto de Governança e Administração Pública da Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE) em Barcelona na Espanha, Nelson Marconi, professor e pesquisador da

104 As práticas empresariais de capacitação de líderes estão se colocando enquanto pratica educacional comum.

Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Cleuza Repulho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Antonio Roberto Lambertucci, diretor de Valorização dos Profissionais de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação, Regina Silvia Pacheco, professora e pesquisadora da FGV- SP (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Já o seminário ocorrido em 2014 foi dedicado a formação de lideranças em reformas educacionais, contou com a presença de um professor de Harvard; também houve a presença de funcionários ligados a gestão pública de vários estados brasileiros; os participantes foram: Andrés Alonso, ex-secretário de Educação de Baltimore e professor de educação da Faculdade de Educação de Harvard, Ralph Gomes Alves, superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás; Nara Pereira, diretora do Núcleo Pedagógico da Subsecretaria de Ensino do Município de Trindade (GO); Nayra Karam, dirigente da Assessoria Técnica e de Planejamento do gabinete do Secretário Estadual de Educação de São Paulo; Edna Guellere, supervisora de ensino da Diretoria Regional Leste III de São Paulo (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Em 2015 o seminário abordou a “Formação de Lideranças escolares da Inglaterra105: reflexões para o Brasil”. Houve a presença de convidados estrangeiros e secretários da educação de vários municípios e estados brasileiros. Os participantes com os respectivos temas abordados no seminário foram indicados no site da fundação, são eles: Andy Reid, Diretor de inspeções institucionais do Ofsted (escritório de padrões na educação); Adrian Ingham e Maria Carolina Nogueira Dias, coautores da pesquisa “O sistema de formação de lideranças escolares na Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil”; Maria Cecília Amendola da Motta, Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) e representante da frente de Gestão Escolar do Consed; Aléssio Costa Lima, Secretário de Educação do Município de Tabuleiro do Norte (CE) e Vice Presidente da UNDIME Nacional (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Os seminários promovidos pelo Itaú Social indicam a colaboração, participação direta de representantes do MEC106, intelectuais orgânicos da própria fundação Itaú e profissionais vindos de vários países. Isso indica que o Estado reconhece, colabora e legitima as ações empresariais no campo da educação.

105 Interessante observar a presença frequente de profissionais de língua inglesa nestes eventos. 106 É interessante notar a relação tornada pública do MEC com as organizações empresariais.

O Itaú demonstra grande interesse em promover educação em tempo integral; é com esse objetivo que desenvolve o programa, “Políticas de Educação Integral”; trata-se de oferecer assessoria e suporte técnico para a efetivação de políticas públicas voltadas para a Educação Integral, o foco é garantir formação profissional. O programa oferece formação de profissionais para a educação em tempo integral, compartilha suas experiências com várias redes públicas. Alinhado a iniciativa de criar política educacional dedicada a educação em tempo integral a Fundação Itaú Social propõe articular as organizações da sociedade civil (OSCs) para atuarem coordenadamente em seus territórios. A Fundação apresenta suas pretensões nestes termos:

as Políticas de Educação Integral realiza assessoria na elaboração e implantação de diretrizes da educação integral na rede local; formação de profissionais envolvidos no desenvolvimento da política, como educadores, gestores de escolas públicas e organizações parceiras do poder público, e acompanhamento das propostas pedagógicas nas escolas e nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Esse programa vem abrangendo vários estados brasileiros; faz parceria com cinco secretárias municipais. Com esse programa e outros a Fundação Itaú Social demonstra sua capacidade de articulação política com a gestão pública e promove ações de abrangência nacional.

Outros programas da Fundação são dedicados ao desenvolvimento de ações que mobilizem voluntários de todo o Brasil a colaborarem a favor de ações educacionais que girem em torno dos programas educacionais da Fundação Itaú Social; os programas são: Uso Consciente do Dinheiro, TransformAção e Comitês Mobiliza Itaú. Os Comitês Mobiliza Itaú são formados por colaboradores voluntários que se dedicam a mobilizar as pessoas para as causas sociais da Fundação Itaú; estão presentes em todo o território nacional. O mapa indicado abaixo apresenta a política de mobilização – promovida pelo Itaú- de voluntários; o mapa indica os estados em que essa iniciativa empresarial se fez presente no ano de 2016.

Figura 4: Abrangência do programa Voluntário Itaú Unibanco Fonte: Itaú Social107

A Fundação Itaú também tem o programa, “Parceria”, esse programa possui a iniciativa, “Fundo Itaú Excelência Social”; trata-se de um fundo de investimento do banco para aplicar recursos em ações empresariais socialmente responsáveis; também dedica parte de seu recurso para projetos educacionais desenvolvidos por Organização da Sociedade Civil. Há outro programa que reflete o tipo de metodologia da Fundação Itaú conceber a educação e solucionar seus problemas, trata-se do programa, “Formação em Avaliações Econômicas de Projetos Sociais”; ele visa oferecer instrumentos de estudo e pesquisa aos gestores, educadores e acadêmicos. A intenção é convalidar e compartilhar uma metodologia de estudo dos problemas educacionais da Fundação Itaú Social para os gestores públicos; essa metodologia é baseada em avaliações econômicas. A Fundação Itaú Social

[...] acredita que a Avaliação Econômica de Projetos Sociais é um instrumento fundamental para aprimorar as ações e os investimentos sociais. Para provocar a reflexão e o debate sobre temas educacionais, a partir de resultados de avaliações de impacto de programas sociais e estudos quantitativos, a Fundação Itaú Social organiza Encontros Temáticos de Políticas Educacionais, voltados para técnicos e gestores de secretarias de Educação, professores e diretores de escolas, além de especialistas e acadêmicos. Também são realizados seminários com a

participação de especialistas da área e representantes do poder público e do terceiro setor. Esses encontros possibilitam ricas trocas e discussões acerca da Avaliação Econômica de Projetos Sociais e dos benefícios que sua aplicação pode trazer às iniciativas sociais (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

Há outro programa chamado, “Avaliações”, tem a intenção de oferecer ferramentas para avaliar economicamente projetos de caráter social; de acordo com esse programa, é apontando os indicadores que se qualifica economicamente os projetos sociais; propõe ser um suporte metodológico a ser utilizado por parceiros de políticas públicas.

A fundação Itaú Social possui um largo leque de instrumentos de pesquisa na área da educação; não se limita apena a propor algumas intervenções na educação; trata-se de propor integralmente uma alternativa de educação à classe trabalhadora a partir da utilização de instrumentos de pesquisa da própria fundação108.

A Fundação Itaú Social também desenvolve várias intervenções educativas para crianças. Em matéria publicada no site, “O Vale da Ribeira”, Camilo Aparecido de Almeida noticia uma ação da Fundação Itaú Social no estado de São Paulo. Em 2015 houve uma intervenção da Fundação Itaú na cidade de Registro, em uma creche da pré- escola da rede municipal; trotou-se de uma ação da Fundação Itaú Social que contou com a participação e presença do prefeito da cidade, Gilson Fantin - PSDB, participação da Secretária de educação Municipal, Simone Patrícia Cunha e do gerente da agência do Itaú. Na foto abaixo é registrado o momento em que a Fundação Itaú distribui material para crianças em uma creche da rede municipal da cidade de Registro (FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, 2017).

108O Itaú Social, assim como as demais iniciativas empresariais, também possui um amplo leque de ideias e projetos educacionais.

Figura 5: Ação da Fundação Itaú Social em creche da rede municipal Fonte: O Vale da Ribeira109