• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL DO SÉCULO

1. A GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DO COMPROMISSO SOCIO-

1.3. Fundação Paulo Lemann

A Fundação Paulo Lemann iniciou suas atividades em 2002; foi criada pelo Empresário Jorge Paulo Lemann; trata-se de uma iniciativa empresarial dedicada ao desenvolvimento de projetos educacionais para a solução dos problemas escolares. A fundação investe na capacitação de profissionais e faz intervenções diretas nas escolas públicas de todo o Brasil. Com informações obtidas em 2017, no site da fundação, consta que a organização administrativa da fundação Paulo Lemann é formada por um conselho composto pelo próprio empresário, Jorge Paulo Lemann (presidente), Susanna Lemann, Peter Graber, Professor, Dr. Peter Nobel e por um assistente do conselho, Dr. Cristoph Peter; há também uma equipe formada por 64 membros, trata-se de profissionais com

diferentes formações acadêmicas e experiências profissionais; vale ressaltar que poucos desses profissionais possuem formação acadêmica na área de educação (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

De acordo com a própria Fundação Paulo Lemann (2017), tem-se desenvolvido várias pesquisas sobre escolas públicas; os resultados dessas pesquisas é o amplo aproveitamento por gestores públicos e profissionais da educação. A fundação possui um site na internet onde é apresentado relatórios e resultados de pesquisas. Um dos objetivos da fundação é formar pessoas para intervir na realidade social, pessoas que desenvolvam capacidade de liderança. Um dos objetivos é

colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e formar líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A fundação Paulo Lemann tem vários parceiros empresariais nacionais e internacionais; também faz parcerias com instituições não estatais, são eles, Person of the year – Brazilian American; Elos educacional; Falconi; VIVO; Gusmão & Labrunte; Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa; Instituto Natura; Instituto península; Ismart; Itaú; MEREO; Merit; Pereira Neto – Macedo – advogados; Porvir; PWC; RIOT; Sincroniza educação; Ulhõa Canto; undime e unidime-SP; há articulações com outras organizações privadas.

Jorge Paulo Lemann se apresenta como um dos empresários brasileiros mais interessados em assuntos educacionais hoje; de acordo com uma matéria publicada em 04 de Abril de 2017, no site da revista FORBES, sobre o empresário; matéria de autoria de Lucas Borges Texeira, indica que Paulo Lemann é o 22º homem mais rico do mundo, é sócio da AB inbev e outras empresas. Jorge Paulo Lemann organizou a Fundação Lemann com a intenção de fomentar programas educacionais voltados para o ensino privado e público; a intenção é resolver os principais problemas educacionais. Sofia Cerqueira em matéria publicada no site da revista Veja,90 no dia 4 de Março de 2017, com uma matéria intitulada, “Lemann e o sonho de transformar a educação brasileira” aponta que o empresário defende um amplo acesso a educação de qualidade para todos os

90Os empresários aparecem na grande mídia anunciando publicamente seu interesse em intervir na educação. Os canais de comunicação não se eximem em exaltar tais iniciativas, este favorecimento midiático aponta para um consenso entre as frações burguesas.

trabalhadores e trabalhadoras Para a fundação o enfretamento dos problemas educacionais se dará fundamentalmente com a formação de gestores. A matéria indica os investimentos da Fundação Lemann para a formação de gestores públicos; fala nestes termos:

[...] mas seus planos de impacto nacional, como deve ser, abarcam também a rede pública. Desde 2002, quando criou a Fundação Lemann, mantida com recursos de sua fortuna pessoal e sem fins lucrativos, o bilionário apoia projetos, desenvolve pesquisas, capacita lideranças e oferece bolsas no exterior com foco em gestão pública (CERQUEIRA, 2017).

A Fundação Lemann (2012) propõe desenvolver um projeto político educacional compromissado com o desenvolvimento do Brasil; trata-se de “Um Brasil justo e avançado, onde todos têm a oportunidade de ampliar o seu potencial para fazer escolhas e criar impacto positivo no mundo” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). Trata-se de formar indivíduos aptos a desenvolver suas capacidades individuais para, a partir de suas ações, fazer a diferença na sociedade. Trata-se de uma disposição moral que no seu cerne guarda elementos empresariais. A ideia de impacto positivo também é próprio da linguagem empresarial.

O site da fundação é uma plataforma com recursos didáticos e pedagógicos para escolas de nível básico, é oferecida uma vasta gama de cursos, programação e assuntos que caem no ENEM; também disponibiliza cursos oferecidos por várias universidades do mundo. O site oferece o recurso, “aprenda online”; nele há várias plataformas dedicadas a educação; as plataformas são, Khan Academy, site de matemática, disponibiliza centenas de vídeo aulas, trata-se de uma plataforma com vários games propondo desafios aos estudantes; YouTube Edu, possui diversos vídeo aulas; EDU.app também possui milhares de vídeo aulas; o Programaê oferece meios para o aprendizado de programação; Codemademy é uma plataforma que ensina programação de forma interativa e gratuita; o Code.org também ensina programação, oferece atividades de programação; Scratch é uma plataforma que ensina a lógica da programação; Cousera oferece cursos de várias universidades, incluindo USP e Unicamp; o Gatólolis é um aplicativo91 que propõe alfabetizar e também indica o nível de alfabetização do estudante; Remind é um aplicativo para celular que viabiliza a comunicação rápida de professores com os alunos. O site

91 A Fundação Lemann valoriza muito a aplicação das tecnologias nas atividades educacionais; a própria fundação propõe vários procedimentos educacionais pela Internet.

também apresenta recurso exclusivo para a formação de profissionais da área de educação, é voltado para professores e gestores de escolas públicas (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

Boa parte da ação empresarial na educação acontece no meio virtual. A Fundação Paulo Lemann desenvolve vários trabalhos no campo da educação fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no site; são recursos que orientam processos de aprendizados e formação de professores. Além de disponibilizar material didático para as matérias básicas do currículo básico, também disponibiliza aplicativo para celular.

A Fundação Paulo Lemann desenvolve várias pesquisas na área educacional; ao longo de alguns anos vem apresentando ao governo e à sociedade vários resultados de pesquisas realizadas. As pesquisas abordam os estudantes e seus desempenhos escolares, também considera os resultados das políticas públicas no campo da educação básica. A fundação desenvolveu uma pesquisa intitulada, “Projeto de vida – o papel da escola na vida dos jovens”; esta pesquisa apresentou alguns resultados sobre a formação educacional dos estudantes, um destes resultados é que “Faltam competências, tais como, comunicação, raciocínio lógico e resolução de problemas; além de habilidades socioemocionais e saber utilizar as tecnologias” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). A conclusão sobre a qualidade do ensino básico na rede pública é indicada com a seguinte avaliação:

o que se descobriu foi que mesmo estes jovens tendo tido um bom resultado no Enem, de acordo com seus empregadores e professores universitários eles têm dificuldades em conteúdos básicos: não conseguem escrever textos simples como e-mails e não conseguem interpretar matemática básica para calcular trocos (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

Em 2012 a Fundação Paulo Lemann junto ao Itaú BBB apresentou o primeiro relatório da pesquisa, “Excelência com equidade”; em 2015 outro relatório foi apresentado, agora contando com mais um parceiro, Credit Suisse Hedging-Griffo; o relatório da pesquisa focou no Ensino Fundamental do 6º ao 9º. A pesquisa, “Excelência com equidade – os desafios dos anos finais do ensino fundamental” teve como problemática inicial, a existência de escolas com bons resultados; a pesquisa apresentou algumas escolas que obtiveram bons resultados escolares na rede pública. De acordo com a Fundação Paulo Lemann e o Itaú, algumas escolas conseguem driblar92 os problemas

que afetam o sistema público de educação; indica que, “Algumas escolas, enfrentando os mesmos desafios que todas as escolas do sistema público para os anos iniciais, são capazes de driblar suas dificuldades e oferecer uma educação excelente, com equidade” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). O governo do Estado do Ceará aproveitou os resultados dessa pesquisa como conteúdo de concursos para diretores de escolas da rede estadual. Isso evidencia que o poder público estabelece relações com organizações empresariais. A Fundação Paulo Lemann indica que a

secretarias de educação solicitaram apresentações sobre os achados do estudo para os educadores de sua rede. A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, inclusive, recomendou a leitura da pesquisa aos candidatos de um concurso de diretores escolares promovido pelo órgão (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A Fundação Paulo Lemann (2017) apresenta interesse em vários aspectos da vida escolar. A fundação realizou outra pesquisa intitulada, “Conselho de Classe”, é uma pesquisa feita a partir de uma encomenda do IBOPE Inteligência; essa pesquisa contou com o apoio de outra organização empresarial, o Instituto Paulo Montenegro, a pesquisa foi realizada pela primeira vez em 2014 e abrangeu vários aspectos da relação do professor com a escola, considerou aspectos relacionados as suas dificuldades cotidianas e questões relacionadas a Base Nacional Comum Curricular; a pesquisa também abordou questões relacionadas as políticas públicas para a educação. É nestes termos que a Fundação apresenta os resultados da pesquisa:

a pesquisa abrangeu desde as satisfações e dificuldades do cotidiano escolar até políticas públicas que afetam a qualidade da educação, como o uso de tecnologias em sala de aula e Base Nacional Comum. Os professores falaram sobre defasagem, falta de acompanhamento psicológico para os alunos que precisam, relação com a família, formação continuada, entre outros (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A fundação Paulo Lemann juntamente com o Itaú BBS desenvolvem suas próprias pesquisas e também abrem edital para pesquisas envolvendo temas educacionais; em 2013 foi disponibilizado um milhão de reais para projetos que ajudassem a responder a seguinte questão, “Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula?” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). De

acordo com a fundação93, a motivação para investir em pesquisas na área da educação se deve ao fato de haver poucas pesquisas que se destaquem pelo rigor metodológico. A Fundação explica que

a iniciativa do edital nasceu da constatação de que embora sejam feitos cada vez mais estudos sobre políticas educacionais, são raras as pesquisas que se destacam tanto pelo uso de metodologias rigorosas como pela compreensão aprofundada da realidade educacional. Nesse contexto, a Fundação Lemann e o Itaú BBA disponibilizaram o valor total de R$1 milhão para financiar de dois a cinco projetos que combinassem alto rigor metodológico e aplicabilidade prática, resultando em pesquisas com conclusões e orientações de política que se atentassem à realidade institucional e aos desafios, riscos e oportunidades de implementação. Assim, para selecionar as pesquisas e definir as diretrizes do edital foi montado um Conselho Consultivo de altíssimo nível com os principais pesquisadores de educação do país (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

Um dos projetos aprovados, “Atratividade da carreira docente”, é de autoria de três professoras do curso de pedagogia da Universidade Federal Fluminense. A participação de professores do ensino superior evidencia que a classe social não é definida apenas em termos da origem econômica do intelectual, mas sobretudo pela consciência de classe. Nesta perspectiva, as referidas professoras podem ser vistas como intelectuais orgânicas do capital.

A fundação também possui uma organização chamada Lemann Center – for

Educational Entrepreneurship and innovation in Brazil, localizada em Stanford; é

formada pelos professores, Paulo Blikstein, Martin Carnoy, Eric Bettinger e David Plank. Sua proposta é apresentar soluções e alternativas de inovações para a promoção de avanços na área educacional.

93 O interesse é melhorar o desempenho dos professores; garantir seu desempenho envolve uma relação de comprometimento com o trabalho.

A Fundação Paulo Lemann também compõe o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular; sua participação é motivada pelo lema, “Juntos por uma educação

de qualidade para todos os alunos e alunas” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A Fundação Lemann atua em várias frentes, inclusive na implementação de equipamentos tecnológicos nas escolas, tem um plano de implantação de internet de alta velocidade nas escolas, trata-se do projeto “Internet na Escola”. É nestes termos que o projeto é apresentado:

o Plano Técnico de Conectividade nas escolas, que está em revisão este ano, tem como objetivo oferecer subsídios e recomendações técnicas aos governos, assim como uma série de ações estratégicas para superar os gargalos de infraestrutura e melhorar a oferta de internet às instituições de ensino (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A Fundação ainda possui o QEdu, um grande banco de dados94 sobre educação; o QEdu é um portal aberto e gratuito, contém todas as informações públicas sobre a qualidade do aprendizado em cada escola do município e estado brasileiro. Em parceria com a Fundação Itaú Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Itaú BBA e Todos Pela Educação oferece orientações aos secretários de educação; esse projeto tem a seguinte descrição: “Conviva Educação: uma plataforma virtual gratuita criada para apoiar os dirigentes e as equipes técnicas na gestão das secretarias municipais de educação” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). A plataforma é direcionada para um melhor desempenho da gestão escolar.

Em parceria com a Porvir, Inspirare e Instituto Península foi organizado o projeto, transformar; o projeto parte do pressuposto de que as formas tradicionais de ensino não correspondem mais as necessidades dos jovens do século XXI95; como indicado, a Fundação Lemann recorre as tecnologias para fundamentar suas experiências de ensino e aprendizado. É nestes termos que a Fundação Lemann explica o projeto transformar:

nessa busca por soluções, o Transformar reúne, anualmente, pessoas engajadas e projetos educacionais dos mais pulsantes que já estão em andamento dentro e fora do país. Alguns dos palestrantes foram Mitchel Resnick, diretor do grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab; Ben Nelson, fundador do Projeto Minerva; Peter Vesterbacka, diretor da Rovio, empresa criadora do jogo Angry Birds; e Alison Elizondo, professora que usa o ensino híbrido em uma escola pública em Milpitas, distrito de baixa renda na Califórnia (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

A Fundação também se preocupa em formar quadros de lideranças, pessoas com a capacidade de intervir e fazer mudanças na sociedade, há vários projetos com esse objetivo; a intenção é “fortalecer lideranças comprometidas com as transformações sociais no Brasil em diversas áreas; é parte importante da missão da Fundação Lemann” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). Os projetos fomentados pela fundação que objetivam formar lideranças são, Lemann Fellowship, Talentos da educação, rede de cientistas, dentre outras iniciativas. Um dos objetivos da iniciativa, Lemann Fellowship é “oferecer oportunidades excepcionais de desenvolvimento pessoal e profissional a indivíduos com alto potencial” (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017). “Talentos da Educação” o também é um projeto da Fundação Lemann que surgiu em 2014 e hoje conta com mais de 90 pessoas com algum tipo de vínculo com a educação. A Fundação indica que:

a rede Talentos da Educação valoriza a diversidade com pessoas de diferentes áreas de atuação, experiências e trajetórias. Do norte ao sul do país, a rede busca líderes que compartilham da mesma visão e valores, a fim de apoiá-los em seu desenvolvimento e estimular a troca de experiências para o aperfeiçoamento profissional e geração de impacto (FUNDAÇÃO PAULO LEMANN, 2017).

95 O ministro da educação do governo Michel Temer, José Mendonça também difunde a mesma ideia, o ensino médio não é atrativo aos jovens.

A Fundação também promove a Rede de Cientistas Brasileiros; trata-se de uma iniciativa em parceria com a Rede SciBr Foundation que visa “apoiar a conexão de cientistas e pesquisadores formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação de nossos principais problemas sociais” (FUNDAÇÃO LEMANN, 2017). A Fundação também oferece o programa, “Bolsas de Estudos”, faz a oferta de bolsa de estudos96 para brasileiros e estrangeiros que queiram, de acordo com certos pré- requisitos, fazer estudos – a nível de mestrado - em universidades americanas; financia estudos em assuntos relacionados a Saúde, políticas públicas e cursos de treinamento na área de medicina.

Na foto/figura 3, Paulo Lemann visita uma escola no estado do Ceará com o intuito de conhecer a realidade das escolas públicas e ajudar a resolver seus problemas; o empresário visitou a escola com a intenção de apresentar alternativas de práticas escolares com base no que é desenvolvido na Fundação Paulo Lemann.

Figura 2: Empresário Jorge Paulo Lemann visita rede municipal de ensino em Sobral Fonte: Blog de Sobral Cultural 97

96A Fundação Lemann concede bolsas para estudantes com potencial com base na meritocracia. 97 Disponível em: http://blogsobralcultural.blogspot.com.br/2016/11/empresario-jorge-paulo-lemann- visita.html .