• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL DO SÉCULO

1. A GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DO COMPROMISSO SOCIO-

1.5. Instituto Inspirare

O Instituto Inspirare é criado em 2011 pelos empresários, Victor Gradin, Bernardo Gradin, Miguel Gradin e Ana Mari de Almeida Gradin; a sede fica na cidade de Salvador; trabalha em parceria com a prefeitura municipal de São Miguel dos Campos – AL; Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; também faz parceria com a Faculdade Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Fundação Lemann, Instituto Unibanco e outras organizações empresariais. “Sua missão é inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil” (INSTITUTO INSPIRARE, 2017). O Instituto possui um Estatuto; no primeiro capítulo do estatuto consta os principais interesses do instituto no campo da educação e indica a concepção política que norteia suas ações. No artigo. 2º constam os seguintes elementos:

109 Disponível em: http://www.ovaledoribeira.com.br/2015/10/2780-alunos-creches-pre-escolas-registro- sp-livros-fundacao-itau-social.html.

a) estimular a consolidação de uma sociedade mais justa, democrática, ética e pacifica, incentivando o pleno exercício da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais, favorecendo, sobretudo, a inclusão social, no sentido da afirmação da vida seja qual for a sua expressão. b) promover a melhoria da educação no Brasil, bem como o incentivo às artes e à cultura brasileiras mediante ações, patrocínios e doações em favor de artistas, projetos e eventos; c) Apoiar a capacitação e formação de agentes e profissionais, visando à execução de políticas e programas em prol da educação, mediante termos de parceria, convênios e contratos de qualquer natureza com entes públicos e privados. d) Promover atividades cientificas, com ênfase nos objetivos anteriormente delimitados; e) Defender os transindividuais vinculados ao seu objeto social; f) Participar em entidades congêneres sempre visando o alcance de seus objetivos; g) Promover a cultura, inclusive com a realização de projetos culturais enquadrados nas leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

A partir da concepção de uma educação integral inovadora o Instituo Inspirare reconhece vários fenômenos e subjetividades110 que demandam por novos procedimentos educacionais, novas práticas escolares; indica que a atual geração possui uma subjetividade diferente da geração anterior e por conta dessa especificidade o atual modelo educacional esgotou suas potencialidades, não atende os interesses dessa geração. O Instituto Inspirare reconhece que

as novas gerações apresentam subjetividades muito distintas daquelas que as antecederam. Distinguem - se das gerações anteriores em relação a crenças, valores, posicionamentos e visões de mundo, na forma como pensam, agem, se relacionam e também como aprendem e lidam com o conhecimento. O modelo educacional vigente não dialoga com essas novas subjetividades e já se mostra esgotado (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

O Instituto possui vários programas que objetivam a inovação na educação; inovar é a tônica das ações educacionais do instituto. Há a iniciativa, “Educação Integral Inovadora”; trata-se de uma concepção que parte do pressuposto de que o estudante no contexto do século XXI possui uma nova subjetividade. O Instituto indica que o atual modelo de educação não dialoga com as questões do momento. De acordo com a “Educação Integral Inovadora” o aluno deve ser desenvolvido considerado suas várias dimensões; a escola deve levar em conta os interesses do estudante. O instituo propõe fundamentar uma nova concepção de educação. É com esse propósito que

110 Valorizar a subjetividade do estudante é uma tendência dos estudos educacionais atuais; fala-se muito em o estudante ser o centro da relação ensino aprendizado.

o Inspirare acredita que uma nova concepção de educação precisa ser repensada. A Educação Integral Inovadora defendida pelo Instituto tem como principais propósitos a promoção do desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões e a resposta às demandas do mundo contemporâneo e ao perfil e interesses das crianças, adolescentes e jovens do século 21(INSTITUTO INSPIRARE, 2017).

A proposta educacional do instituto coloca o aluno no centro do processo educacional dando “[...] oportunidades educacionais que façam sentido e engajem os estudantes, além de fazê-los refletir sobre o que e como estão aprendendo” (INSPIRARE INSTITUTO, 2017). O instituto111 também desenvolve ações no campo das políticas públicas; seus vários programas visam apresentar à sociedade e governo novas tendências e inovações, propõe apresentar uma alternativa inovadora de educação. A Educação Integral Inovadora propõe desenvolver competências para a vida no século 21; também indica novas demandas pedagógicas que atendam as demandas dessas novas subjetividades; como por exemplo, a capacidade do indivíduo ser resiliente, aberto ao novo, e vários outros aspectos. É seguindo essa perspectiva que o Inspirare lista uma série de pretensões:

a Educação Integral Inovadora contempla o desenvolvimento de competências para a vida no século 21, incluindo: Capacidade intelectual para pensar criticamente, pesquisar, compreender o universo, as ciências, a sociedade e resolver problemas; Capacidade emocional para se autoconhecer, estabilizar suas emoções, ser resiliente, coerente, sociável, aberto ao novo e responsável; Capacidade de construir sua identidade cultural e de estar aberto, apreciar, apropriar-se e produzir cultura; capacidade física e de cuidado com seu bem estar e qualidade vida; capacidade de construir e viver em um mundo sustentável (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

O Instituto Inspirare possui vários programas dedicados a educação; um deles é o Porvir; trata-se de um portal de notícias com conteúdos referentes a renovação em educação; oferece orientação para educadores, gestores e empreendedores112. É oferecida ferramentas e metodologias inovadoras que visam mudar as práticas pedagógicas; também é ofertada uma farta publicação envolvendo assuntos educacionais; o portal oferece guias temáticos e apresenta um pouco suas ações no campo da educação:

111 O instituto assim como as demais organizações empresariais apresenta maior ênfase em uma determinada concepção. Nesse caso, trata-se de adequar os processos de ensino e aprendizado as peculiaridades subjetivas.

112Interessante notar que o Inspirare apresenta projetos educacionais para serem reproduzidos por outros empresários e gestores públicos.

o Porvir utiliza estratégias de comunicação e mobilização social para informar a sociedade sobre tendências e inovações educacionais e orientar práticas educacionais inovadoras. Iniciativas empreendedoras fomenta, fortalece e articula empreendedores e negócios de impacto social que propõem soluções educacionais inovadoras. Laboratórios Educativos articula poder público, comunidades e escolas para experimentarem inovações educacionais e inspirarem novos modelos e práticas pedagógicas. Educação Pública Inovadora incide sobre políticas públicas e apoia redes de ensino no desenvolvimento e implantação de inovações educacionais (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

Apresenta ferramentas para empreendedores da educação desenvolverem trabalhos de inovação nos processos educacionais; também apresenta conceitos e termos para identificar as tendências educacionais. O instituto desenvolve várias ações, entre 2012 e 2015 foram realizados vários encontros, a intenção era inspirar gestores públicos, empreendedores e profissionais da educação. Com a intenção de oferecer alternativas de processos educacionais tanto para empreendedores quanto gestores que

a Série de Diálogos o Futuro se Aprende promoveu, entre 2012 e 2015, encontros presenciais com o intuito de inspirar e orientar interlocutores estratégicos, como gestores públicos, investidores sociais, empreendedores, especialistas e profissionais da educação. Esses momentos de troca e debate são propositivos e geram conteúdos e propostas para melhorar a educação brasileira (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

O programa, “Iniciativas Empreendedoras” cria condições para aproximar empreendedores da educação, também promove encontros. O Inspirare desenvolveu o estudo, “Oportunidades no setor de educação para negócios focados na população de baixa renda”, esse estudo foi feito em parceria com a Potência Ventures; em outro estudo realizado, “Negócios de Impacto social – da estrutura da empresa nascente a sua aproximação com o poder público”, foi elaborado em parceria com a FGV (INSPIRARE INSTITUTO, 2017). O Inspirare articula ação em educação (planos de impacto social) com práticas de empreendedorismo.

o Inspirare também investiu no fomento e fortalecimento do empreendedorismo em educação apoiando programas da Artemisa, como a Aceleradora, o Choice e o Artemisia Lab. Ainda com esse objetivo, lançou a plataforma Apreender – empreender na aprendizagem, atualmente incorporada ao Porvir, que oferece informações e orientações para negócios de impacto social em educação. O guia disponibiliza conteúdos e ferramentas sobre a Jornada Empreededora, dicas para interação com educadores e implementação de soluções nas escolas, um glossário com a descrição dos atores que atuam no ecossistema de negócios sociais e casos reais de

empreendedores que compartilham suas experiências e aprendizagens (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

No dia 3 de Setembro de 2016 ocorreu na Escola Municipal Educandário Dom Duarte, na cidade de São Paulo, o workshop, Apender na Prática; esse encontro foi marcado pelo encontro entre empreendedores e educadores; o propósito foi o de pensar e agir em prol de inovações nas escolas públicas. Os eventos são promovidos com a intenção de garantir possibilidades de trocas entre empreendedores113.

Para o empreendedor Luiz Bissoli, da Escribo, o espaço permite que empreendedores e educadores se encontrem para um bate papo franco e aberto sobre inovação na escola. “Iniciativas como essa deveriam ser mais exploradas. O principal valor gerado no âmbito pessoal foi a de poder comparar a minha visão sobre alguns temas e conceitos de forma aberta com outros empreendedores (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

O Inspirare também fez parcerias com a Fundação Lemann no mês de Outubro de 2015. O Inspirare contribuiu com o programa de apoio a startusps de edtech (Start-Ed Lab), vinculada a Fundação Lemann: “O programa, direcionado a empreendedores com produtos em fase inicial, oferece formação, orientação, interação com profissionais da área de educação, e busca formar uma rede colaborativa entre os empreendedores” (INSPIRARE INSTITUTO, 2017). Há também o programa, “Laboratórios Educativos”; promove iniciativas intersetoriais dedicados as inovações educacionais; trata-se de experimentação de inovações educacionais em escolas e comunidades que possibilitem a criação de novos modelos e práticas educacionais. Dois locais estão sendo o campo de experiência do Laboratório Educativo; um fica no bairro da cidade de Salvador, Rio Vermelho e outro na cidade de São Miguel dos Campos em Alagoas, “a proposta é transformar o Rio Vermelho no primeiro bairro educador da cidade de Salvador, inspirando outros territórios e o poder público a fomentar experiências educacionais pautadas na parceria entre escolas e comunidades” (INSPIRARE INSTITUTO, 2017).

O programa, “Educação Pública Inovadora”, participa de discussões envolvendo políticas públicas; oferece apoio às redes de ensino no que se refere a implantação de inovações educacionais com o objetivo de ampliar a qualidade da educação da rede pública. O Inspirare participa de grupos de trabalho com o objetivo de orientar políticas públicas e criar as condições para a inovação nas escolas. É objetivando criar recursos

113 Os empreendedores são apresentados como parceiros e contribuintes para a inovação nas escolas; essa é uma característica da ação do Inspirare.

renovadores na escola que o Instituto Inspirare, juntamente com outras empresas, participa do movimento pela Base Nacional Comum Curricular114; além de apoiar as iniciativas gerais do movimento, o Inspirare ajuda a compor a liderança de um Grupo de Trabalho que se dedica a pensar o Desenvolvimento Integral.

O Inspirare Instituto propõe mudanças em várias dimensões da escola, propõe tornar a escola adequada as necessidades do século 21. De acordo com o instituto a escola precisa permitir fazer mudanças inovadoras, mudanças em relação ao currículo, em relação as suas práticas curriculares, aos agentes, tecnologias, gestão, avaliação e certificação, mudanças nos espaços e recursos (INSPIRARE INSTITUTO, 2017). O Instituto fez um esquema apresentando as principais mudanças a serem feitas; indica em uma tabela a situação hoje das escolas e o que é proposto pela educação Integral Inovadora do Instituto Inspirare. Dentre os vários elementos abordados, serão apresentados alguns desses elementos, se referem ao currículo, são eles, aulas expositivas, o papel do professor, diploma de etapas de ensino, espaço físico da escola, a escola como única alternativa de educação e financiamento do setor educacional. A abordagem desses assuntos evidência a abrangência do interesse do Instituto Inspirare pela escola pública e pela formação da classe trabalhadora nos dias de hoje; aborda aspectos variados do currículo e da gestão escolar. O quadro abaixo apresenta de um lado o atual cenário da educação e as intenções de mudanças almejadas pelo Inspirare, sinaliza para o papel de mediador115 do professor, para sua capacidade de fazer a mediação do aluno com o conhecimento; também indica a certificação via portfólio, propõe mudanças nos processos escolares.

EDUCAÇÃO HOJE EDUCAÇÃO INTEGRAL INOVADORA

Currículo

Educação desconectada dos grandes temas e demandas da contemporaneidade

Educação sintonizada com os desafios e as demandas do século 21: Educação Integral Inovadora é aquela que responde às demandas do mundo contemporâneo e se conecta com o perfil e os interesses dos estudantes do século 21. Aquela que desenvolve a capacidade das novas gerações de lidar com os grandes temas da atualidade e que as prepara para um mundo em constante mudança. Uma educação

114 Trata-se de um movimento que pretende alterar as bases do currículo no ensino médio.

115Reportar o papel do professor como mediador implica colocar o aluno e sua individualidade em primeiro plano; essa perspectiva está se estabelecendo enquanto orientação nas políticas educacionais do MEC.

conectada com as novas subjetividades, que considera a forma como a atual geração pensa, sente, age, interage e aprende.

Práticas Pedagógicas

Ensino majoritariamente teórico, via aulas expositivas

Múltiplas formas de ensino aprendizagem baseadas em Vivências práticas: Estudos neurológicos demonstram que a atividade cerebral dos estudantes é mais intensa quando vivenciam atividades educativas mais interativas e práticas do que quando assistem a aulas expositivas. Alunos mais dispersos e hiperativos têm ainda mais dificuldade de aprender da forma convencional. Educadores mais inovadores já utilizam estratégias pedagógicas diversificadas para promover o engajamento.

A personalização e a aprendizagem de grupos diversos de estudantes. Mais do que garantir a aquisição de conhecimentos, muitas dessas estratégias permitem que os alunos saibam como aplica-los em sua vida cotidiana. O uso de objetos digitais permite que o aprendizado aconteça via vídeo aulas, games, aplicativos, animações, infográficos, áudios, entre muitas outras possibilidades. O ensino híbrido combina momentos de aprendizado on-line e off-line, em que os alunos acessam informações via tecnologias e utilizam o momento presencial para problematizar, experimentar, debater e sistematizar o conhecimento com seus professores e seus pares. Aulas invertidas criam oportunidade para que alunos assistam vídeo aulas pelo computador como lição de casa e façam os exercícios na escola, com apoio do professor e dos colegas. A gamificação transpõe o universo do jogo para o ambiente escolar, transformando a aprendizagem em uma aventura em que testar e errar fazem parte natural do processo de evolução. Criar projetos, produtos, robôs ou programas também são estratégias cada vez mais utilizadas para desenvolver capacidades acadêmicas e nao-acadêmicas. Movimentos como makers e fabrication apostam no aprendizado via prototipagem em laboratórios repletos de ferramentas modernas, como impressoras 3-D. Robótica e programação desenvolvem criatividade, raciocínio lógico, além de conhecimento em várias disciplinas tradicionais. O uso de realidade virtual faz com que conceitos teóricos ganhem materialidade; através da

educomunicação, alunos aprendem enquanto

produzem peças e campanhas de comunicação para informar e mobilizar outras pessoas.

Trilhas educativas permitem que os estudantes aprendam em diferentes lugares e com diferentes pessoas, seja percorrendo as ruas e equipamentos da sua cidade, seja navegando em sites que os aproximam de locais, culturas e conhecimentos aos quais ainda não tiveram acesso presencial. Projetos de intervenção estimulam os alunos a aprender enquanto buscam solução para problemas locais e globais.

Agentes

Professores atuando como transmissores de conteúdo

Professor atuando como mediadores da aprendizagem e do desenvolvimento integral: A transmissão de conteúdos disciplinares tradicionais já não é mais de domínio exclusivo do professor. Alunos têm acesso direto a Informações cada vez mais qualificadas e confiáveis por meio da internet. Ao invés de ameaçar os educadores, essa nova realidade abre espaço para que desempenhem papel Cada vez mais relevante na vida dos estudantes. Na Educação Integral Inovadora, os professores atuam como curadores de conteúdos cada vez mais abundantes e difusos e como designer da aprendizagem, relacionando Interesses e necessidades dos seus alunos com as múltiplas estratégias e ferramentas de aprendizagem disponíveis. Também é sua responsabilidade facilitar processos educativos, estimulando, apoiando e criando as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça.

O professor também atua cada vez mais como mentor formal e informal dos seus alunos, seja orientando os seus percursos pedagógicos, seja atuando como adulto de referência para o seu desenvolvimento.

Avaliação e Certificação

Certificação apenas via diploma de conclusão de etapas de ensino.

Certificação via portfólio de vivências educativas e realizações: Na Educação Integral Inovadora, conhecimentos e habilidades são desenvolvidos de forma modular e por meio de diferentes experiências pedagógicas, como aprendizado híbrido, estágios em laboratórios, realização de projetos, entre outros. Os produtos e resultados de aprendizagem dessas diferentes vivências devem gerar mini-certificações e compor um portfólio, que, ao final de cada etapa escolar, principalmente do Ensino Médio, pode evidenciar as competências específicas adquiridas pelo aluno, inclusive para facilitar o seu ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho.

Espaços

Escolas com espaços físicos convencionais, com baixo

Espaços educativos sustentáveis, acolhedores, criativos e funcionais dentro e fora da escola: A

nível de acolhimento,

funcionalidade e

sustentabilidade

adoção de múltiplas formas de aprendizagem requer que as escolas repensem seus ambientes educativos. As salas de aula devem ser gradualmente substituídas por grandes espaços multiuso e laboratórios de vivências com internet wi-fi, que gerem bem-estar, agucem a criatividade, permitam a realização de atividades diversas e simultâneas. A construção, adaptação e manutenção dessas áreas deve levar em conta princípios de sustentabilidade. As atividades pedagógicas também devem ocupar espaços disponíveis na cidade, como museus, centros culturais, praças, empresas, clubes, entre muitas outras possibilidades.

Escola como única alternativa de educação formal

Múltiplas alternativas de educação formal para atender a diferentes contextos e perfis de alunos: Alguns alunos, especialmente de Ensino Médio, aprendem melhor por meio de processos educativos menos “escolarizados”. Na Educação Integral Inovadora, estudantes com este perfil terão a oportunidade de criar seu próprio percurso educativo, apoiados por um intenso processo de coaching, plataformas tecnológicas e vivencias em diferentes espaços da cidade. Famílias e comunidades também poderão se organizar para criar modelos próprios de educação que respondam às demandas de aprendizagem, mas percorram caminhos que não necessariamente passem pela escola convencional. Para assegurar que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, os processos de avaliação seguem os mesmos critérios, seja para os que estão aprendendo na escola, seja para os que estão aprendendo fora dela.

Recursos

Educação financiada com recursos exclusivos do setor educacional

Educação financiada com recursos intersetoriais: Os recursos para a Educação Integral Inovadora devem advir de diferentes setores do governo (saúde, esporte, cultura, assistência) e da sociedade civil (investidores privados, empresas, startups, organizações e indivíduos da comunidade), por meio de arranjos educativos intersetoriais ou locais. Quadro 3: Educação Integral Inovadora

Fonte: Instituo Inspirare 116

O Inspirare apresenta uma série de mudanças para a escola pública; objetiva melhorar a qualidade do ensino e aprendizado valorizando as especificidades dos estudantes; propõe fazer mudanças na organização curricular e colocar o professor como

116 Disponível em: http://inspirare.org.br/ .

um facilitador de conteúdos, propõe mudanças no espaço físico da escola. Isso indica que o projeto de educação fomentado pelo Instituto Inspirare considera várias dimensões do processo de formação escolar.