• Nenhum resultado encontrado

Grelha para seleção dos casos

No documento Processos de design e inovação social (páginas 124-129)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

ATIVIDADE DE DESIGN

1.3 Grelha para seleção dos casos

A partir dos dados encontrados pelos métodos desk research e inquérito por questionário foram considerados válidos sete casos em Portugal e seis casos no Brasil.

Para a seleção dos casos foi criada uma ficha de análise em formato simples 39 para reunir as seguintes informações: os objetivos da iniciativa; os principais utilizadores ou destinatários do projeto; a origem da iniciativa; a equipa de trabalho; a equipa de designers; os coordenadores de Design; as etapas com atividades de Design; as entregas de Design; a caracterização da Inovação Social no projeto; o ponto de situação da iniciativa; e uma fotografia para ilustrar a iniciativa.

O modelo da ficha de análise em formato simples está disponível no Apêndice D.

Cada caso foi organizado em uma ficha de análise individual , que resultou 40 da convergência dos dados do questionário, dos dados do desk research e da interpretação da investigadora.

Os casos distinguem-se em três principais agrupamentos, de acordo com a sua natureza:

i) casos profissionais de Design; ii) casos de investigação em Design; iii) casos de ensino em Design.

No primeiro grupo, casos profissionais de Design, foram reunidos os casos em que a atividade de Design é realizada profissionalmente, o designer é remunerado, atua em equipa multidisciplinar, e responde às diretrizes de uma organização. Neste grupo, o designer ora está na liderança das equipas e é responsável por orientar o projeto, ora é contratado para executar atividades já delineadas. Foram agrupados nesta seção oito casos, sendo quatro casos realizados em Portugal e quatro desenvolvidos no Brasil, respectivamente A Avó veio Trabalhar, ColorADD, Vintage for a Cause, Remix, Instituto Mani, Estaleiro Liberdade, Rede Design Possível, e A Gente Transforma.

No segundo grupo, casos de investigação em Design, foram reunidos os projetos que desenvolvem atividades de investigação científica de Design. Esses projetos são liderados por investigadores de Design, sendo alguns compostos por equipas multidisciplinares e outros exclusivos do campo de conhecimento do Design. Nesta seção foram reunidos três casos realizados em Portugal e dois casos desenvolvidos no Brasil. Os casos portugueses são O que Comemos, Oportunidades para a Inovação Social e Empreendedorismo na Região de Aveiro, e ColorADD . Os casos brasileiros são Informal, Formal 41

and Collaborative e Comunidades Criativas das Geraes . 42

No terceiro grupo, casos de ensino em Design, foram reunidos os projetos desenvolvidos em âmbito académico e que visam o desenvolvimento de competências dos discentes in loco. Esta seção foi composta por dois casos, um realizado em Portugal e outro no Brasil, nomeadamente 2 de Maio Todos os Dias e Programa de Educação Sócio Ambiental para as Escolas Municipais de Canoas, respectivamente. Ambos os casos que compõem esta seção são A ficha de análise em formato simples de cada caso está disponível em: Apêndice E, Apêndice F,

40

Apêndice G, Apêndice H, Apêndice I, Apêndice K, Apêndice K, Apêndice L, Apêndice M, Apêndice N, Apêndice O, Apêndice P, Apêndice Q.

O caso ColorADD é peculiar porquê foi inicialmente identificado como um caso de investigação por

41

ter início com a investigação de mestrado do designer Miguel Neiva, porém posteriormente tornou-se um empreendimento social.

O último caso mencionado é identificado a partir da ficha de análise do empreendimento social

42

Instituto Mani. O Instituto Mani é uma iniciativa particular criada por uma aluna de mestrado que integrou o projeto académico Comunidades Criativas das Geraes, fundamentado na teoria de Design para Inovação Social.

multidisciplinares, e o Design não configura-se como a atividade central dos projetos. Esses casos são projetos de aplicação prática do ensino de Design em cursos de licenciatura de Design.

Para definir a mostra de estudo de caso múltiplo foi elaborada uma ferramenta de instrumentalização, uma grelha de análise, onde procuraram- se as seguintes evidências nos projetos situados nos países Brasil e Portugal: — Evidência 1 (E1): resposta inovadora a um desafio social. A primeira evidência visa identificar se o projeto oferece uma resposta inovadora a um desafio social existente ou conjecturado, manifesta em soluções materiais e imateriais.

— Evidência 2 (E2): impacto positivo em mais de um grupo social. A segunda evidência procura identificar os projetos que objetivam atender mais de um grupo social, caracterizando-os como propostas com impacto social amplo em múltiplos setores.

— Evidência 3 (E3): uso de métodos e técnicas de Design no processo. A terceira evidência identifica se o caso utiliza métodos e técnicas específicas de Design no processo de Inovação Social.

— Evidência 4 (E4): colaborativo. A quarta evidência sinaliza quais os casos desenvolvidos em modo colaborativo com distintos setores da sociedade, desde cidadãos, organizações privadas, instituições públicas, intermediários, etc.

— Evidência 5 (E5): apoio de instrumento político. A quinta evidência identifica os projetos que receberam algum tipo de apoio oriundo de instrumentos políticos.

— Evidência 6 (E6): disponibilidade da equipa em fornecer dados sobre o caso para a presente investigação.

1.3.1 Casos selecionados

Os cinco casos que não receberam apoio de instrumentos políticos foram eliminados na composição do estudo de caso múltiplo, assim como o caso

Remix, que foi aquele que menos elementos da grelha atendeu.

Oa casos que mais preencheram os requisitos de acordo com a grelha foram em ordem: Programa de Educação Sócio Ambiental para as Escolas Municipais de Canoas; Comunidades Criativas das Geraes; Oportunidades para a Inovação Social e Empreendedorismo na Região de Aveiro; 2 de Maio Todos os Dias.

O projeto O que Comemos responde praticamente a todas as evidências que compõe a grelha, porém não optamos por este projeto porquê é coordenado pela mesma investigadora do projeto Oportunidades para a Inovação Social e Empreendedorismo na Região de Aveiro.

Os projetos Vintage for a Cause e A Avó veio Trabalhar são similares na sua proposta. O projeto Vintage for a Cause leva-nos a crer pelas fontes de informação que seria o precursor, entretanto, o projeto A Avó veio Trabalhar apresenta com mais nitidez o pensamento de Design, além de demonstrar estar mais estruturado em termos de respostas à comunidade portuguesa. O preenchimento da grelha está apresentado na figura 15.

Figura 15

Grelha de seleção dos casos

Por fim, foram selecionados seis projetos para compor o estudo de caso múltiplo. Foram direcionados dois casos, um do Brasil e um de Portugal, para cada uma das categoria de análise. Para a categoria casos profissionais de Design foram selecionados os projetos A Avó Veio Trabalhar (Portugal) e A Gente Transforma (Brasil). Para a categoria casos de investigação em Design foram selecionadas as iniciativas Oportunidades para a Inovação Social e Empreendedorismo na Região de Aveiro (Portugal) e Comunidades Criativas das Gerais (Brasil). E para a categoria casos de ensino em Design foram selecionados os projetos 2 de Maio Todos os Dias (Portugal) e Programa de Educação Sócio Ambiental para as Escolas Municipais de Canoas (Brasil) (fig. 16).

Figura 16

No documento Processos de design e inovação social (páginas 124-129)