• Nenhum resultado encontrado

Capítulo VI – Práticas de ASC com e para os Seniores na JFR

6.1. Junta de Freguesia de Ramalde

6.1.1.Evolução histórica da Freguesia de Ramalde

A Freguesia de S. Salvador de Ramalde é mencionada pela primeira vez com o nome arcaico de Rianhaldy, nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258. Porém já aparece citada anteriormente, como lugar, num documento de 1222 em que a Rainha D. Mafalda faz uma doação ao Mosteiro de Arouca.

A origem e crescimento do povoado de Rianhaldy perde-se nos tempos, antes da fundação da monarquia Portuguesa, provavelmente entre 920 e 944, data em que chegaram ao território os monges de S. Bento. Assim começaria a História do Julgado de Bouças e do seu antiquíssimo mosteiro beneditino. Este território pertenceu ao Padroado Real de D. Sancho I que depois o doou, em 1196, a sua filha D. Mafalda.

Na época de D. Sancho II o território denominava-se Ramunhaldy e era constituído por cinco lugares: Francos, Requezendi, Ramuhaldi Jusão e Ramuhaldi Susão (atualmente Ramalde do Meio).

Entre 1230 e 1835 pertenceu ao concelho de Bouças, no qual se integrava também S. Mamede de Infesta, Matosinhos, Foz do Douro e um conjunto de vinte povoacções.

Em 1895 foi integrada no Concelho do Porto, como Freguesia. Os seus limites ficaram assim definidos: a Norte o concelho de Matosinhos (Bouças); a Sul Lordelo do Ouro; a levante Paranhos e Cedofeita e a poente Aldoar.

142

6.1.2. Caracterização da Junta de Freguesia de Ramalde

Segundo o atual Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, Dr. Manuel Maio, a atividade autárquica desta Junta de Freguesia de Ramalde tem em conta as necessidades vivenciadas por toda a população de Ramalde, procurando minimizá-las.

As Juntas de Freguesia desempenham um papel preponderante em diferentes âmbitos, na medida em que são órgãos descentralizados do estado e são, por conseguinte, as instâncias mais próximas dos problemas concretos, o que leva a que tenham um melhor conhecimento das diversas situações.

A freguesia é reconhecidamente a autarquia que se encontra mais próxima da população respetiva, e constitui-se como um espaço facilitador da sua identificação e concretizador, das suas aspirações, anseios e interesses, podendo deste modo contribuir para a resolução dos problemas quotidianos que a afetam.

Desta forma, a Junta de Freguesia de Ramalde, coloca ao dispor da população vários recursos, de modo a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e por isso a Junta de Freguesia de Ramalde não é só um órgão de administração pública mas também uma instituição de desenvolvimento social.

A mesma, é constituída por vários gabinetes, de forma a dar resposta às necessidades da sua população. Faremos uma breve descrição e caracterização dos diversos gabinetes para que depois nos seja possível referir quais as atividades que são promovidas pelo GSC da Junta de Freguesia de Ramalde, no âmbito dos seniores.

1 – Secretaria, atendimento personalizado e em tempo útil, com administração

do processo de gestão “filas” que permite uma racionalização e gestão dos tempos e especialidades e procura dar resposta aos problemas da população a diferentes níveis, no que se refere a, canídeos (licenças para animais domésticos), certidões e atestados (como por exemplo, transferência de bens e insuficiência económica), e existe ainda um posto dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) e também um posto da Segurança Social.

2 – Serviços Administrativos, cuja função principal passa pela gestão

143

3 – Biblioteca Museu Agostinho da Silva, local onde estão expostos os

trabalhos realizados pelos seniores dos Centros de Dia/Convívio da Freguesia e onde todos os cidadãos de Ramalde podem ter acesso a livros de vários temas.

4 – O Gabinete Económico/ Jurídico e Auditoria Interna que tem como

principais funções dar seguimento a todas as questões relacionadas com o âmbito jurídico (interno e externo), bem como assessoria ao nível económico.

5 – Gabinete de Inserção Profissional (GIP), o principal objetivo deste

Gabinete é promover a inserção de pessoas no mundo do trabalho, dar respostas às dificuldades que os jovens sentem atualmente no que diz respeito ao mercado de trabalho, orientar, encaminhar e apoiar na procura de emprego para desempregados, ajudar a responder a anúncios de emprego, proceder à divulgação de oportunidades de emprego, ajudar na elaboração de curriculum e cartas de candidatura, bem como fornecer informações relativamente a cursos profissionais.

6 – Gabinete de Desporto, Educação e Juventude (GDEJ), que é responsável

pelas atividades desportivas e educativas junto das crianças e jovens. De entre todas as atividades que realiza, destaca-se o programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) nos diferentes agrupamentos da Freguesia.

7 – Gabinete de Serviço Social e Psicologia (GSSP), este gabinete é

responsável pelo aconselhamento e apoio psicossocial às famílias, sinalização e monitorização de casos sociais problemáticos e respetivo acompanhamento, acessoria técnica ao Presidente e outros elementos do executivo, entre outras.

8 – Gabinete Sociocultural (GSC), tem como principal função trabalhar com e

para os seniores, quer os que pertencem aos Centros de Convívio/Dia e Lares, quer os que vivem em habitações próprias e residem na Freguesia.

9 – Gabinete de Contabilidade e Tesouraria, tem como principal função a

gestão financeira da Junta.

10 – Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), tem como principal função a

elaboração de todos os materiais de divulgação de iniciativas e de toda a comunicação com os órgãos de comunicação social e afins.

144

11 – Cemitério, este gabinete tem como principal função a gestão do cemitério.

12 – Observatório de Ramalde, tem por objetivo monitorizar permanentemente

a situação da freguesia em diversas áreas, nomeadamente o ambiente, urbanismo, mobilidade e segurança.

13 – Gabinete de Recursos Humanos, gestão dos processos individuais de

todos os funcionários/colaboradores, gestão das assiduidades e colaboração no processamento de salários, controle dos contratos de trabalho, prestação de serviços e protocolos, gestão das candidaturas espontâneas recebidas, gestão dos concursos públicos de admissão, Articulação com o gabinete jurídico de todas as questões de natureza legal e gestão do processo do SIADAP.

14 – Gabinete de Mediação e Conflitos (GMC), é uma forma alternativa de

resolução de conflitos, em que se dá oportunidade a dois ou mais sujeitos em conflito para que se reúnam com os mediadores, a fim de falar do problema e tentar chegar a um acordo. É um processo privado e confidencial.

15 – Gabinete de Apoio aos Utentes (GABUR), Consultadoria económica e

jurídica.

16 - Cultura e Associativismo, o movimento associativo é também uma das

referências culturais mais importantes da freguesia de Ramalde, produto da capacidade empreendedora e solidária dos Ramaldenses. Há por parte da Junta um apoio às coletividades de Ramalde no âmbito cultural, quer ao nível do teatro, folclore entre outros e a Junta também prima pela organização de colóquios, exposições, debates entre outros.

145

6.2. Práticas de Animação Sociocultural com e para os seniores na Junta de