• Nenhum resultado encontrado

Práticas de Animação Sociocultural com e para os seniores na Junta de

Capítulo VI – Práticas de ASC com e para os Seniores na JFR

6.2. Práticas de Animação Sociocultural com e para os seniores na Junta de

6.2.1.Projeto Ramalde Solidário, através de ações que promove, pretende

fomentar uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Neste âmbito desenvolvemos uma campanha de recolha e distribuição de vestuário, brinquedos, livros, roupa de cama, etc., bem como são servidas diariamente refeições quentes a pessoas carenciadas, por um grupo de voluntárias seniores.

Fazem parte deste projeto várias campanhas de recolha de bens, tais como:

- Campanha de recolha de bens alimentares para uma “Páscoa com Amor” junto dos cidadãos mais carenciados da Freguesia.

- Contribuir para um “Natal mais Feliz” dos cidadãos mais carenciados de Ramalde, em especial as crianças, os idosos e os doentes.

6.2.2.Colónia Balnear Intergeracional, desde há muito tempo que esta autarquia

promove colónias balneares para crianças carenciadas e seniores da freguesia.

Uma vez que habitualmente crianças e seniores iam para a mesma praia, mas com programas diferentes, decidiu-se juntar as duas colónias para que fosse possível promover atividades em conjunto entre seniores e crianças e cada um fosse capaz de dar sugestões para o que poderiam fazer na praia.

Desta forma os seniores podem compartilhar experiências com as crianças e as crianças podem ensinar aos seniores os jogos balneares que tão bem sabem.

6.2.3.Visitas Temáticas, têm como principal objetivo dar a conhecer aos

seniores os diferentes espaços culturais existentes na área metropolitana.

Muitos dos seniores nunca tiveram acesso à cultura e visita de espaços culturais da cidade do Porto, desta forma pretende-se colocar os seniores em contacto com estes espaços para que todos se sintam com acesso à cultura.

146

6.2.4.Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta semana, promovida

pela Lipor, e em que a Junta sempre participa, devido à forte adesão por parte dos Centros de Dia/Convívio da Freguesia através das Oficinas Presépios de Natal tentando- -se chamar a atenção da comunidade para a importância do desenvolvimento sustentável da nossa cidade e do Planeta Terra.

Diversas atividades são realizadas, tais como: ações de sensibilização para a importância da re-utilização de materiais e jogos alusivos ao tema, entre outros, para além da construção de Presépios de Natal Ecológicos, sendo o material primordial o papel usado e seus derivados.

6.2.5.Carnaval, o mote desta iniciativa é proporcionar aos seniores um regressar

à infância e puderem brincar ao Carnaval, com muita música e animação.

O regressar à infância não significa infantilizar os seniores, mas proporcionar-lhes formas de diversão e para poderem também ser os próprios a construir e idealizar os seus fatos de carnaval.

Habitualmente o tema prende-se com a Reciclagem, temática para a qual todos os seniores e a população em geral devem estar devidamente alertados.

Cada sénior elabora a sua máscara nos ateliers de preparação da iniciativa do Carnaval.

6.2.6.Magustos, esta iniciativa tem como intuito comemorar-se o Dia de São

Martinho, para o qual todos os Centros de Dia/Convívio destinam um dia para a comemoração do mesmo e onde consta a preparação de um programa (teatro, poemas, músicas, entre outras) para partilhar com todos aqueles que participam no referido evento.

6.2.7.Coro Sénior, foi criado no dia 26 de Maio de 2009. Este projeto visa

desenvolver experiências musicais promotoras do bem-estar físico e emocional para pessoas em idade sénior.

147 Através desta experiência musical pretende-se oferecer a oportunidade de criar relações interpessoais importantes para os cidadãos da freguesia, bem como oferecer uma atividade para ocupação dos seus tempos-livres.

Este coro integra vários cidadãos de ambos os géneros da nossa Freguesia, utentes dos Centros de Dia/Convívio da Freguesia e do Gabinete de Serviço Social e Psicologia. A direção musical do Coro Sénior está sob a responsabilidade das Professoras Sandra Tavares e Ana Daniela Oliveira.

6.2.8.Universidade + Sénior, a abertura de uma universidade Sénior é uma

aposta na educação prolongada dos mais velhos e é sempre um motivo de orgulho tanto para quem a promove como para quem a vai desfrutar – e isto porque é um exemplo de que a sede do conhecimento humano deve ser sempre saciada desde a infância até à idade adulta.

6.2.9.Encontros Intergeracionais, estes encontros são um estímulo à

comunicação Intergeracional através do intercâmbio de vivências e experiências entre as crianças das escolas EB1 e os seniores dos Centros de Dia/Convívio da Freguesia.

6.2.10.Encontros Intercentros, estes encontros pretendem ser um espaço de

convívio entre os seniores que frequentam os diferentes Centros de Dia/Convívio e em que os mesmos possam partilhar momentos de convívio, partilha e trocas de experiências.

6.2.11.Peddy-paper Intergeracional, enquadrada nas Jornadas Europeias do

Património, esta iniciativa pretende que os participantes consigam responder às perguntas que constam no questionário, sobre locais de interesse histórico e paisagístico da freguesia., o percurso estabelecido tem passagem pelos locais mais emblemáticos e mais importantes da Freguesia.

148 Para responderem às perguntas é fornecido um documento de apoio e em cada local que visitem têm alguns dos jogos os quais ajudam a obter as respostas certas, o que dá um cunho divertido e lúdico à iniciativa.

Esta ação permite não só conhecer melhor a nossa freguesia, como é uma forma excelente espaço de divertimento e convívio entre diferentes gerações.

6.2.12.Voluntariado – Um contributo de Cidadania, uma das apostas da

autarquia de Ramalde é a promoção de uma sociedade civil mais ativa e participativa. Tendo por base sentimentos de partilha e de respeito pelos outros consegue-se criar uma rede de voluntários.

A doação de cada um de nós “aos outros” tem inerente uma vocação que assenta na valorização humana, no estreitamento de laços, no combate à exclusão e ao isolamento e na partilha de saberes e experiências.

6.2.13.Exposição de Trabalhos dos Seniores de Ramalde, esta iniciativa tem o

intuito de dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido pelos Centros de Dia/Convívio da Freguesia.

Durante todo o ano os Centros de Dia/Convívio fazem nos respetivos locais atividades de trabalhos manuais e todos esses trabalhos são depois expostos nesta exposição para que sejam vendidos à comunidade em geral para que o dinheiro angariado com esta venda possa apoiar outras iniciativas de índole cultural nos respetivos centros.

6.2.14.Sardinhada de S. João, o principal objetivo desta iniciativa é comemorar

o S. João, com um lanche típico deste dia (sardinhas, caldo verde, broa e vinho tinto) e é promovida uma tarde de jogos tradicionais, entre outros, para os seniores participarem e para que se criem momentos de partilha entre todos os participantes.

149

6.2.15.Dia Internacional dos Museus, esta iniciativa pretende promover uma

visita a um museu existente na Freguesia de Ramalde, para que os seniores possam ter contacto com a cultura da freguesia e possam conhecer espaços importantes na história da mesma.

6.2.16.Dia do Sénior, o objetivo desta iniciativa é envolver os seniores num

espírito de comemoração, habitualmente neste dia os seniores gostam de ouvir música, ir à discoteca, dançar, entre outras coisas.

Dessa forma os dias do sénior em Ramalde têm sido comemorados assim na Freguesia de Ramalde.

150