• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA

2 JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

2.2 Fundamentação Legal

2.1.1 A contratação dos serviços objeto do presente Termo de Referência, encontra amparo e sustentação legal nos seguintes diplomas:

 Lei nº 8.666/1993 – Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências;  Lei nº 10.520/2002 – Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios,

nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências;  Instrução Normativa SLTI nº 2/2008 e suas alterações – Dispõe sobre regras e diretrizes

para contratação de serviços continuados ou não. Essa norma aplica-se subsidiariamente à IN/SLTI 4/2014;

 Instrução Normativa SLTI nº 4/2014 e suas alterações – Dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional;

 Decreto 7174, de 12 de maio de 2010 – Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União.

Gestão – MPOG - controlar e reduzir drasticamente gastos públicos de toda administração federal já previstos nos contratos de aquisição e serviços existentes de toda Administração Pública, e ainda suspender a realização de novas contratações, ora enumerados no seu artigo 3º.

2.1.2 A Ata de Registro de Preços seguirá o regulamento previsto no Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. Baseado nesse Decreto fica estabelecido que a utilização da ata de registro de preços por órgão ou entidades não participantes o quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independente do número de órgãos não participantes que aderirem. 2.1.2.1 Não serão aceitos participantes na Intenção de Registro de Preços, entretanto, serão

aceitas a adesões.

2.2 Necessidade e Motivação da Contratação

2.2.1 A Administração Pública tem buscado, cada vez mais, utilizar-se da tecnologia da informação como instrumento para a melhoraria da qualidade dos serviços prestados à sociedade civil, tanto no que se refere ao aumento da eficiência interna da Organização, quanto à ampliação dos meios de acesso do cidadão aos serviços e aos resultados das ações dos entes públicos.

2.2.2 A mesma tendência se verifica no CNPq, que possui, atualmente, a maior parte dos processos internos e fluxos de trabalho do CNPq informatizados e apoiados em sua infraestrutura de TI. O nível de informatização da Instituição lhe confere alta produtividade e eficiência na execução das ações que são de sua competência no âmbito da Admnistração Pública Federal.

2.2.3 O ganho alcançado pela Instituição com a informatização de seus processos de negócio gerou, por outro lado, uma alta dependência da Organização sobre a sua infraestrutura tecnológica, sistemas de informação e serviços de TI. Assim, a indisponibilidade dessa infraestrutura, pode colocar em risco o funcionamento da Instituição e impedir que a mesma preste os serviços públicos de sua responsabilidade.

2.2.4 O CNPq conta com uma complexa infraestrutura de TI composta por cerca de 100 servidores, uma Storage Área Network (SAN), com 3 storages no site principal e 1 no site backup, além de cerca de 90 switches de interconexão e 1.500 estações de trabalho. Essa infraestrutura de TI suportar os cerca de 50 sistemas de informação disponibilizados pelo CNPq aos seus usuários internos e externos. Entre esses sistemas podemos citar a

Sistema Contábil Financeiro e Orçamentário – CONFIO.

2.2.5 A Plataforma Integrada Carlos Chagas – PICC é um dos sistemas de missão crítica da Organização. Nela estão implementados os fluxos de trabalho de diversos processos de negócio da Organização ligados à atividade finalística, como o lançamento de chamadas públicas, o recebimento de propostas e pedidos, análise, julgamento, contratação das bolsas e auxílios, contratação, pagamento e prestação de contas sobre os recursos concedidos. O funcionamento da PICC depende de uma infraestrutura de servidores de aplicação, servidores de bancos de dados, balanceadores de carga, storages, entre outros componentes, que necessitam de um gerenciamento e operação de forma contínua e por pessoal especializado, de forma a garantir a disponibilidade dos serviços aos usuários internos e externos.

2.2.6 A Folha de Pagamento de Bolsas e o Sistema Contábil Financeiro e Orçamentário - CONFIO, são responsáveis pelo pagamento mensal dos cerca de 100 mil bolsistas e pesquisadores do CNPq. Esses sistemas estão integrados com outros sistemas de informação da Administração Pública Federal e com sistemas de instituições bancárias no país e exterior por meio de diversos componentes da infraestrutura de TI do Órgão.

2.2.7 A infraestrutura de rede, processamento e armazenamento centrais que suportam a Plataforma Lattes, requerem monitoramento, tunning e atualização frequentes dessa infraestrutura para atender a demanda crescente de usuários e de sua base de dados, que possui mais de 35 mil grupos de pesquisa e 4 milhões de currículos de pesquisadores, professores, orientadores e estudantes usuários do sistema. A Plataforma Lattes, atualmente, é um sistema de missão crítica não só para o CNPq, mas também para cerca de 200 instituições, universidades, institutos de pesquisa, fundações estaduais de amparo à pesquisa e Órgãos da Administração Pública Federal, como os Ministérios da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, entre outros, que se utilizam dos serviços da Plataforma para a execução diversas atividades internas às organizações.

2.2.8 A base de dados de documentos digitais da Instituição possui, atualmente, mais de 15 milhões de arquivos, entre propostas, solicitações de bolsas, termos de concessão, projetos de pesquisa e outros, armazenados em storage específico para este tipo de funcionalidade, que é monitorado e gerenciado por profissionais especializados. Esse mesmo grupo de profissionais também gerencia o site backup da Organização, onde são mantidas as replicas das bases de dados estruturados e de documentos digitais da Instituição.

2.2.9 Os portais web desenvolvidos e mantidos pelo CNPq, entre eles o Portal Corporativo do Órgão, o Portal da Plataforma Lattes, o Portal do Programa Ciência sem Fronteiras e o Portal de Estágios e Empregos, esses dois últimos vinculados à Presidência da República, receberam, nos últimos 12 (doze) meses, mais de 51 milhões de acessos, o que representa uma taxa diária de cerca de 140 mil acessos. Esse alto índice de acessos necessita de um constante monitoramento, tunning e evolução da infraestrutura que suporta essas aplicações, para que a performance não venha a ser comprometida.

2.2.10 Desta forma, a prestação dos serviços de suporte à infraestrutura de TI é fundamental para o adequado funcionamento do Órgão e a interrupção no fornecimento desses serviços, seja para a sustentação a infraestrutura existente ou para a adequação ou evolução dessa infraestrutura para o atendimento a novas necessidades, poderá gerar prejuízos diretos a mais de 100 mil bolsistas no país e exterior e pesquisadores do CNPq, além dos cerca de 4 milhões de usuários da Plataforma Lattes, em caso de falha ou inoperância em componentes dessa infraestrutura que venha a indisponibilizar o acesso aos sistemas e serviços eletrônicos providos pelo CNPq aos seus usuários internos, à Comunidade Científica e à sociedade em geral.

2.2.11 Assim, considerando a importância da sustentação e evolução da infraestrutura de TI para suporte aos sistemas de informação e serviços de TI do CNPq, aliado a inexistência de profissionais especializados nos quadros do CNPq, em quantitativo e qualificação necessários ao atendimento a essa demanda, torna-se essencial para o adequado funcionamento dessa infraestrutura, a contratação dos serviços objeto deste Termo de Referência.

2.2.12 O objeto da prestação dos serviços não contempla atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do CNPq, sendo assim uma contratação de mão de obra exclusiva.

2.3 Alinhamento entre a Contratação e o Planejamento de TI

2.3.1 A contratação está alinhada ao Planejamanto de TI, sendo fundamental para a execução das ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CNPq. As ações a serem implementadas com a contratação objetivam atender às necessidades de TI e cumprir os objetivos estratégicos da Organização, tais como:

2.3.2 Objetivo Estratégico do CNPq ID das Necessidades Elencadas no PDTI