• Nenhum resultado encontrado

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.3 Método e materiais

Para cumprir o objetivo específico: Descobrir os desafios e as condições (inovativas,

estratégicas e educacionais) enfrentadas no desenvolvimento dos maiores portos mundiais, foi realizada pesquisa bibliográfica, através de bases de dados de publicações

científicas do Portal de Periódicos da CAPES.

Foram escolhidos os vinte maiores portos. A escolha baseou-se na posição de liderança que ocupam na movimentação de cargas (UNCTAD, 2009a). A Tabela 1, página 24 apresentou os vinte primeiros sistemas portuários, os quais se encontram dispersos geograficamente.

Por isso e pela concentração dos maiores portos ocorrer na Ásia, foi adotado a escolha de dois portos em cada continente: dois na Ásia, dois na Europa e dois nas Américas de forma a obter compreensão do fenômeno do desenvolvimento portuário a partir de três ambientes culturais diferentes, tanto empresarial quanto nacionalmente.

Além disso, foi estudada a literatura sobre portos, inovação, tecnologia, redes, alianças estratégicas e educação e desenvolvimento para reunir um arcabouço conceitual, dando suporte, mais tarde, à análise dos dados empíricos.

Foram utilizados publicações de autores do meio nacional e internacional, das áreas de gerenciamento, logística, redes, estratégia, alianças estratégicas e educação. Utilizou-se ainda, o sítio na Internet da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o qual disponibilizou documentos e estatísticas relativas à logística, a portos e à indústria naval.

Empregou-se artigos de bases de dados de revistas internacionais e nacionais, bem como artigos, dissertações e teses nacionais e estrangeiras. Esta fase constituiu uma pesquisa documental, bem como um estudo de publicações relativas aos portos de Cingapura, Hong Kong, Coréia, Antuérpia, Roterdã, Nova York e Nova Jersey, São Francisco, Portos da Espanha e do Canadá, para desvendar como tais sistemas portuários conquistaram posições de excelência ou como lidaram com suas tensões operacionais e relacionais.

Foram utilizados dados de artigos nacionais e internacionais, bem como dos documentos oriundos dos sítios de Internet de tais portos, escolhidos por sua posição de destaque em inovação e utilização de tecnologias. A escolha deu-se ainda em função de tais portos encontrarem-se entre os vinte maiores em movimentação de carga, sendo escolhidos dois portos de cada continente, a saber: Ásia, Europa e América do Norte.

Para conseguir o objetivo específico: Identificar os elementos que contribuíram

para o desenvolvimento dos maiores sistemas portuários utilizou-se a revisão da literatura

para descobrir e identificar as categorias de ações efetivas pelas quais os maiores portos trilharam para conseguir posição de destaque em âmbito internacional.

Através da análise dos dados documentais foram classificadas as ações tomadas por autoridades portuárias, empresas, governos e organizações orientadas para a pesquisa e ensino, para aumentar a eficiência das operações portuárias e acelerar o desenvolvimento dos sistemas portuários tomados como referência.

Além disso, foram utilizados artigos e dissertações referentes a desafios e soluções que portos nacionais e internacionais enfrentaram e solucionaram em suas trajetórias, tanto operacionais quanto como ambiente social.

Para estabelecer resultados do objetivo específico: Propor fatores críticos para o

desenvolvimento do hinterland de Suape foi utilizada a técnica de entrevista roteirizada com

pessoas de destaque nos setores objeto de análise. Com tais dados, verificou-se a concordância com os resultados obtidos dos dados secundários.

Os resultados foram interpretados logo após a transcrição textual. Os sujeitos escolhidos para as entrevistas puderam indicar outros respondentes especialistas, tal qual se faz amostragem por bola-de-neve (MERRIAM, 1998).

Entretanto, o pesquisador escolheu previamente e intencionalmente os respondentes, criando uma lista inicial. Contudo, tais escolhas não foram influenciadas pela oportunidade ou relacionamento prévio do pesquisador com os futuros respondentes.

Tais atores foram escolhidos pela participação em trabalhos diretamente relacionados ao Complexo Industrial Portuário de Suape, empresas operantes no complexo, planos e ações governamentais e por representarem consultorias e instituições de ensino no Estado de Pernambuco.

Os resultados das entrevistas foram combinados com os fatores obtidos da revisão da literatura e dos referenciais teóricos, fornecendo insights para o pesquisador, dando origem à solução do problema de pesquisa.

Para a escolha dos respondentes desta fase, criou-se uma lista de possibilidades considerando-se empresas, órgãos ou representações de governos, instituições de ensino ou de pesquisa, associações ou federações relacionadas, localizadas no Estado de Pernambuco.

A relação intencional de possíveis respondentes deu origem a trinta entidades e seus representantes. O Quadro 8 apresenta a relação inicial em ordem alfabética (entidade).

Setor Entidade e representante

Centro de Estudos de Sistemas Avançados (CESAR) – Cientista chefe CEPLAN Consultoria – Diretor

Datamétrica Consultoria – Diretor

Estaleiro Atlântico Sul S/A (EAS) – Diretor de Planta Petroquímica Suape S/A – Presidente

Prima Consultoria – Diretor

Empresa (13) Rapidão Cometa Logística S/A – Diretor Refinaria Abreu e Lima S/A –Presidente Revista Caisdoporto.com – Diretora Tecon Suape S/A – Presidente TGI Consultoria – Diretor

Transnordestina S/A – Gerente Comercial Windrose Logística – Gerente de Logística

Curso Superior de Gestão Portuária – Coordenador Diretor acadêmico de IES particular – Diretor Instituições,

organizações ou

Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de Pernambuco – Diretor

serviços FIEPE – Vice-presidente de ensino ou IBP – Diretor

Pesquisa e IFPE – Reitor Associações ITEP – Presidente

(10) Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPE – Coordenador

SEBRAE/PE – Diretora Técnica SENAI PE – Gerente de Unidade

Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco ADDIPER – Diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Arranjos Produtivos Autoridade Portuária do Porto de Suape – Diretor

CONDEPE/FIDEM – Chefe do Núcleo de Logística

Governo (7) Delegação Comercial Holandesa em Pernambuco – Delegada

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio ambiente de Pernambuco – Secretário

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca/PE – Secretário Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Cabo de Santo Agostinho/PE – Secretário

Quadro 8 (4): Relação inicial de possíveis respondentes. Fonte: elaboração própria.

Diante da quantidade elencada inicialmente, optou-se pela escolha intencional de dez dos respondentes inicialmente elencados e mais próximos do objeto do estudo e que estavam disponíveis aos encontros, pois alguns dos eleitos deixaram a organização, encontravam-se indisponíveis, não foram localizadas ou houve bloqueio ao contato por órgãos de comunicação das entidades. Assim, tomou-se um subconjunto, totalizando dez entrevistas, listadas na ordem alfabética (Quadro 9).

As entrevistas foram realizadas entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011. A duração média de cada entrevista foi de 75 minutos e cada transcrição durou, em média, quatro horas e 22 minutos. O Quadro 9, a seguir, apresenta as entidades representadas pelos entrevistados:

Entidades representadas pelos respondentes

ƒ Autoridade Portuária de SUAPE. ƒ Empresa de Consultoria.

ƒ Empresa de logística em Suape.

ƒ Empresas de operações portuárias em Suape. ƒ FIEPE.

ƒ Governo Estadual. ƒ Governo Municipal.

ƒ IES, Coordenador de curso superior, professor e diretor acadêmico. ƒ SENAI Pernambuco.

Quadro 9 (4): respondentes da pesquisa. Fonte: dados da pesquisa.

Registre-se que o pesquisador pretendia entrevistar todos os respondentes em busca da saturação teórica das respostas, entretanto, fatores extrínsecos, reduziram a possibilidades. Das grandes empresas estruturadoras, a gestão da comunicação impediu o acesso ao respondente eleito. Em outros casos, o respondente entendeu que não se sentia confortável com o tema. Finalizando, outros eleitos não marcaram o encontro em tempo hábil para a conclusão da pesquisa. Entretanto, a partir da sétima entrevista percebeu-se saturação teórica.