• Nenhum resultado encontrado

SÍNDROME DA REALIMENTAÇÃO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE UM QUADRO NEGLIGENCIADO

3 MATERIAL E MÉTODOS

Realizou-se uma pesquisa qualitativa obtida por meio da estratégia do grupo focal (entrevista aberta grupal), cujo objetivo consiste em captar percepções, angústias, ansiedades e ideias, fazendo emergir uma multiplicidade de pontos de vista e processos emocionais, pelo próprio contexto de interação criado (GATTI, 2005) com o propósito de valorização do universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes dos sujeitos, no seu ambiente

natural, cuja proposta permite entender, interpretar sentidos e significações que uma pessoa dá aos fenômenos (TURATO, 2011).

O local onde foi realizada a pesquisa foi uma Unidade de Terapia Intensiva de um Pronto Socorro municipal, localizado na cidade de Santos, São Paulo, onde são atendidos pacientes adultos e não cirúrgicos pelo SUS. Tal local foi estabelecido a partir da exigência do Mestrado Profissional, na qual a pesquisa de mestrado deveria ser desenvolvida onde o mestrando pesquisador exerce atividades profissionais. A pesquisa foi realizada com profissionais de saúde que atuam neste setor. Nesta unidade de saúde, a principal pesquisadora, médica nutróloga e especialista na área, administra e coordena a Terapia Nutricional (TN) desde 2010, ocasião que a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) foi construída no Departamento de Atendimento Pré-Hospitalar e Hospitalar (DAPHOS) da Secretaria de Saúde de Santos.

O projeto de pesquisa foi aprovado no Comitê de Ética da UNIFESP sob o nº CAAE 64690117.2.0000.5505, parecer nº 1.976.053. Foi analisado e aprovado pela Coordenadoria de Formação e Educação Continuada em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos. A realização dos grupos focais ocorreu nos meses de abril e dezembro de 2017.

O convite foi dirigido a 13 profissionais do local que atuavam diretamente na assistência aos pacientes da UTI, de diversas áreas, podendo fazer parte da EMTN ou não. No momento dos grupos focais, todos os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Foram realizados, dois grupos focais que tiveram a duração de aproximadamente uma hora. Participaram dos grupos: duas médicas, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, duas fisioterapeutas, dois nutricionistas, um psicólogo, dois ajudantes de cozinha. O tempo médio de experiência profissional dos participantes foi de 13,3 anos (mínimo de 4 anos e máximo de 29 anos). Quatro participantes eram membros da EMTN.

Os encontros foram conduzidos pela pesquisadora principal que foi a moderadora dos encontros, além de observadora que tinha a função de ajudar no registro das falas, observações gerais, bem como ajuda logística. Os grupos foram gravados com a concordância explícita dos participantes. Foi seguido um roteiro composto por três etapas com temáticas norteadoras: conhecimentos e dúvidas prévias dos participantes sobre desnutrição em adultos e SR; influência de fatores emocionais da equipe de saúde quanto a percepção, avaliação e conduta diante de um paciente em risco de desenvolver a SR.; críticas e sugestões sobre o trabalho da EMTN e sugestões para um processo de capacitação em EP.

Para aprofundar e explorar melhor a primeira temática, foi aplicada uma atividade estruturada utilizando cinco imagens em papel fotográfico, disponíveis na internet (Google imagens), de pessoas com vários tipos de desnutrição. As imagens foram identificadas apenas com números de um a cinco. Para cada imagem apresentada a moderadora solicitou que os participantes do grupo refletissem e registrassem silenciosamente e de forma anônima, em uma folha de papel em branco, a respeito de sua percepção do estado nutricional da pessoa apresentada na figura, se representava uma pessoa em desnutrição e se essa pessoa tinha risco de desenvolver SR.

A seguir, apresentamos um quadro com as figuras usadas, bem como uma breve descrição das mesmas.

Quadro 2 – Quadro descritivo das imagens utilizadas na atividade de grupo focal

Figura Imagem* Informações sobre a imagem**

1

Imagem de adulto com desnutrição tipo Marasmo (CID 10: E41):  magreza extrema;

 perda acentuada de gordura;

 perda acentuada de massa muscular.

2

Imagem de adulto com desnutrição tipo Kwashiorkor (CID 10: E40):  perda da coloração de pelos;

 perda de coloração da pele;

 cabelos finos, ralos e opacos;

 peso normal ou aumentado devido ao edema.

3

Imagem de adulto com desnutrição tipo mista (CID 10: E42):  diminuição de musculatura na região das coxas;

 edema de extremidades nas pernas e pés;

 aumento da pigmentação das áreas expostas ao sol;

 edema de face;

 edema de abdômen. 4

Imagem de adulto (idoso) com desnutrição:  perda de gordura;

 perda de massa muscular;

 pelos finos, com perda da coloração.

5

Imagem de adulto com desnutrição tipo Kwashiorkor:  edema em face;

 descoloração da pele e lábios;

 rarefação e despigmentação dos pelos, principalmente sobrancelha. **Informações não apresentadas inicialmente aos participantes dos grupos focais, apenas nas discussões sobre os casos. Fonte: *imagens disponíveis na internet (Google imagens)

Após o registro das impressões dos participantes e discussão sobre as imagens, foi revelado que todos os indivíduos das fotos são desnutridos e que as fotos de número dois e cinco são, na realidade, do mesmo indivíduo, cuja imagem está apresentada na Figura 1, a seguir, após três meses de tratamento, causando mais surpresa a todos os participantes.

Figura 1 – Imagem do indivíduo das figuras dois e cinco (apresentados para os participantes dos grupos focais), após três meses de tratamento, na qual observa-se recuperação da pigmentação da

pele, cabelos e lábios, bem como presença de pelos da sobrancelha

Fonte: imagem disponível na internet (Google imagens).

As gravações foram transcritas de forma literal e os dados foram analisados e categorizados segundo a técnica de Análise de Conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2011).