• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa aqui proposta é de caráter empírico (teórico-prático), uma vez que se baseia na observação de uma realidade e participação na sua construção – o estabelecimento e consolidação do serviço de apoio aos alunos nos cursos de mestrado a distância oferecidos via LED.

A natureza da pesquisa é qualitativa, pois tem o ambiente natural onde acontecia o processo investigado como fonte direta dos dados e no pesquisador o instrumento principal deste processo, assim como para a análise indutiva das informações pesquisadas. Enquanto pesquisa qualitativa este trabalho envolveu a coleta de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos, obtidos por meio de contato direto do pesquisador com a situação que está sendo estudada. O pesquisador procura compreender os fenômenos sob a perspectiva dos sujeitos participantes da situação estudada (GODOY, 1995).

Adotar-se-á uma abordagem baseada na pesquisa-ação, onde será privilegiada a descrição do processo que leva à solução do problema de pesquisa pela exploração, interpretação e avaliação da realidade.

A pesquisa-ação é compreendida como aquele tipo ou forma de pesquisa que privilegia a ação como componente da pesquisa e do processo de pesquisa (BENNET, apud HALE, 1999). Esta abordagem está bastante presente nas Ciências Sociais, normalmente voltada para a promoção de mudança, onde o pesquisador ou pesquisadores e os “participantes representativos” estão realmente envolvidos na situação problema de forma participativa e colaborativa (THIOLLENT, 1986, p. 14).

Autores como Kember (1998) apontam para a necessidade de promover a pesquisa-ação na área educacional, como investimento no crescimento dos

profissionais envolvidos, professores e designers instrucionais, pois a partir da observação da própria prática, em ciclos contínuos de planejamento, ação, observação e reflexão, é possível (des-re) construir esta prática, com desenvolvimentos positivos. Kember (op. cit, p.171), destaca que “[O] objetivo é ”empodeirar” os participantes para que reflitam, monitorem e tenham responsabilidade de melhorar a sua prática”.

A opção por uma abordagem baseada em pesquisa-ação se justifica pelo fato da pesquisadora estar diretamente envolvida no processo de implantação dos serviços de apoio ao aluno nos cursos de pós-graduação do LED, sendo responsável por esta área desde sua criação. Assim sendo, o processo de criação e implementação deste serviço, identificado como monitoria, registrado, acompanhado e avaliado, até aqui utilizado para o desenvolvimento do processo, torna-se, no período definido como objeto de estudo desta tese, oportunidade de sistematização.

Para realizar a coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de observação, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário.

Segundo Merriam (1998) a observação torna possível que se identifique e registre comportamentos e/ou eventos no momento em que estes estão acontecendo. O seja, o uso desta técnica permite que o pesquisador observe a realidade em primeira mão, utilizando seus conhecimentos e sua expertise para analisar os eventos observados, sem precisar recorrer à percepção de outrem sobre o problema em questão. Para a autora a observação é uma das mais importantes técnicas de coleta de dados disponíveis para a pesquisa qualitativa e, quando combinada com outras técnicas como questionários e análise de documentos, “permite uma interpretação holística do fenômeno sendo investigado” (MERRIAM, 1998, p. 111).

A observação do processo de construção da monitoria como serviço de apoio no âmbito do LED e o fortalecimento do papel do monitor permitiu que esta pesquisadora-autora, como participante do processo investigado, registrasse os principais eventos e, ao mesmo tempo, participasse de forma ativa do processo, num movimento que caracteriza a pesquisa-ação: observação – ação – reflexão – ação (KEMBER, 1998). A observação também possibilitou, devido a experiência da

pesquisadora-autora, a verificação da pertinência das informações levantadas na análise dos documentos e na pesquisa bibliográfica.

A pesquisa bibliográfica possibilitou a compreensão do estado-da-arte sobre os serviços de apoio ao aluno na educação a distância, permitindo identificar as áreas ainda carentes de pesquisa e a delimitação do problema, assim como o acesso a diferentes conceitos e abordagens de estudiosos das áreas relacionadas ao trabalho – EAD, qualidade na educação e qualidade em serviços. Ou seja, esta técnica foi utilizada na contextualização e na revisão da literatura.

Segundo Gil (1994, p.71), “[A] principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”.

A realização de pesquisa documental foi fundamental para garantir a recuperação de informações relevantes produzidas no âmbito do objeto pesquisado – o serviço de apoio ao aluno do LED/UFSC. A pesquisa documental vai se diferenciar da pesquisa bibliográfica somente no que se refere à natureza das fontes a serem pesquisadas. Na pesquisa documental são utilizados materiais “(...) que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa” (GIL, op. cit., p. 73). Neste sentido, foram utilizados como fontes da pesquisa documental os diários dos monitores, a correspondência trocada com alunos, as anotações das reuniões da equipe, relatórios de avaliação de disciplinas e cursos, etc.

A aplicação de questionário foi utilizada com o intuito de confirmar a importância e/ou validar um conjunto de informações identificadas pela pesquisadora-autora a partir da revisão bibliográfica e da pesquisa documental.

Os dados e as informações utilizados neste trabalho provêm de fontes diversas, como destacado anteriormente, mas serão agrupados e analisados segundo critérios determinados pelo referencial teórico, ou seja, segundo a sua importância para a diminuição da sensação de distância, para a mediação pedagógica e para o aumento das oportunidades de interação entre os diversos agentes envolvidos no apoio ao aluno.

A estratégia da pesquisa-ação, juntamente com técnicas como a pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários e a apreciação de dados quantitativos e qualitativos de origem secundária, possibilita o alcance dos objetivos propostos, contribuindo para a definição do perfil e do papel do monitor-pesquisador7 e da monitoria como serviço de apoio ao aluno a distância, subsidiando a implementação deste modelo em diferentes cenários de EAD.