• Nenhum resultado encontrado

O ENSINO RELIGIOSO E AS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Problemas da vida

O ENSINO RELIGIOSO E AS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Quando verificamos anteriormente qual o sentido atribuído ao Ensino Religioso pelos Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), observamos uma alteração do perfil da disciplina. O Ensino Religioso passou a ter que lidar com a realidade plural do fenômeno religioso:

O Ensino Religioso tem agora que lidar como o fenômeno religioso dentro da dimensão das perguntas que o “ser humano faz si mesmo”. Temas como vida e morte devem ser tratados de forma plural, possibilitando respostas do “inventário cultural” da O conhecimento resulta das respostas oferecidas às perguntas que o ser humano faz a si mesmo e ao informante. Às vezes para fugir à insegurança, resgatando sua liberdade, ele prefere respostas prontas, que apaziguam a sua ansiedade. A raiz do

fenômeno religioso encontra-se no limiar dessa

liberdade e dessa insegurança. O homem finito, incluso, busca fora de si o desconhecido, o mistério: transcende.

Esse fenômeno religioso é a busca do Ser frente à ameaça do Não-ser. E, a humanidade tem quatro respostas possíveis como norteadoras do sentido da vida além morte: a ressurreição, a reencarnação, o ancestral e o nada.

Dica de leitura

ALVES, Rubem. O que é religião? 6ª Ed. São Paulo: Editora Loyola, 2005. Dica de leitura Para aprofundar o tema de Inventário cultural ler: GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1995.

humanidade que tem selecionado como possíveis respostas: “a ressurreição, a reencarnação, o ancestral e o nada.”

Você precisa entender diante disto, que a que se ter competência não só pedagógica, como também ter aptidão acadêmica. O Ensino Religioso, assim adentra ao âmbito das chamadas Ciências da Religião, que no Brasil já tem se configurado como campo de estudos em nível de Pós-graduação a mais de 30 anos. A disciplina de Introdução as Ciências da Religião nos cursos de Ciências da religião tem se preocupado em se identificar como estudo que:

A competência considerada aqui é aquela da multidisciplinaridade para lidar com o objeto complexo da religião. Antônio Gougêa Mendonça diz que “as ciências da religião exigem do pesquisador aquela erudição multidisciplinar que lhe permite usar vários instrumentos necessários” (MENDONÇA, 2001. p.149). Nesta mesma linha vai Luiz Dreher que diz é “um objeto de estudo extremamente complexo, que exige uma formação multifacetada e que resiste a simplificações” (DREHER, 2001, p.155).

Esta mesma carga teórica se evidência quando posta em paralelo com outras iniciativas acadêmicas do mesmo naipe realizadas no contexto brasileiro. Que permitem dizer que as Ciências da religião têm por objetivo:

Analisa o fenômeno religioso sob o ponto de vista da multidisciplinaridade e da busca do método ou dos métodos adequados. Discute o status epistemológico das Ciências. http://www.metodista.br/posreligiao/disciplinas/ introducao-as-ciencias-da-religiao/. Acessado em 27/05/2009 Dica de leitura TEIXEIRA, Faustino. (s) ciência(s) da Religião no Brasil. Afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2001

E mais, em função da importância do fenômeno religioso: “a complexidade do objeto de estudo exige uma equipe interdisciplinar” (SUNG Apud SANT´ANNA, 2008. 136). Interdisciplinar entendido aqui como “metáfora de interconexão e ‘colaboração´ (...) dentro de projetos que envolvem tantos as diferentes disciplinas como práticas não científicas... (LEFF, 2000, p.22).

Quer na perspectiva pluri, multi e inter se requer do cientista da religião uma fundamentação que lhe permita participar de uma agenda de discussão e debates se dão diante do complexo fenômeno religioso.

Agora o aspecto da capacitação para pesquisa religiosa deve ceder à dimensão substantiva de que as Ciências da Religião devem analisar o fenômeno religioso. Sendo assim, Ensino Religioso deve se acercar do cabedal de conhecimentos que diversos pesquisadores têm buscado à elucidação deste representa um dos grandes temas deste século.

Atender a demanda de conhecimentos sobre o tema da religião, estimulando a reflexão sistemática e a produção de pesquisas numa perspectiva pluridisciplinar e não-confessional.

http://www.ufjf.br/ppcir/curso. Acessado em 28/05/2008

Investigar as manifestações do religioso, em uma perspectiva multidisciplinar, e de acordo com metodologias consagradas desta área de conhecimento. Os objetivos do programa são:

• Promover estudos, pesquisas, trabalhos e análises sobre as manifestações do religioso, em especial no plano brasileiro e latino-americano, dentro de uma abordagem interdisciplinar;

(...)

http://www.pucsp.br/pos/cre/index.php?p=2.Acessa do em 28/05/2009

O Ensino Religioso terá tratar de temas relacionados ao estudo do fundamento do fenômeno religioso que se manifesta em sociedade, considerando as suas principais teorias. Como é também tarefa das ciências das religiões.

O Ensino Religião terá que lidar também com a religião a partir do centro, construída histórica- socialmente, tal como recebida no contexto da latinicidade e sua vinculação mediterrânea sem se orientar por ela. Isto porque também considerar os fenômenos religiosos a partir de contextos não alinhados às grandes tradições religiosas ocidentais e seu impacto na sociedade brasileira.

Diante disto, no primeiro momento, o Ensino

religioso terá de lidar com todas as possibilidades de se entender o que são as religiões e os fenômenos religiosos. O que se mostra algo extremamente difícil.

Otto Maduro propõe uma definição que lhe útil para a sua sociologia da religião, mas que no interesse de nossa aula será como uma referência mínima para que você perceba qual amplo pode ser o fenômeno religioso, e quão desperto o Ensino Religioso deverá estar para diversas possibilidades:

Incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores(as) para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.

http://www.cpgss.ucg.br/home/secao.asp?id_secao =106&id_unidade=7. Acessado em 28/05/2009.

Um estrutura de discursos e práticas comuns a um grupo social referentes a algumas forças (personificadas ou não, múltiplas ou unificadas) tidas pelos crentes como anteriores e superiores ao seu ambiente natural e social, frente às quais os cren-

Ainda que esta definição de Otto Maduro possa ser considerada reducionista, ou em algum sentido padecendo de um essencialismo. O que Maduro propõe é antes, um modelo teórico para o pesquisador que se decide lidar como os fenômenos religiosos na América Latina.

O Ensino Religioso forçosamente terá tratar em grande espectro todas as cores ligadas à variedade, multiplicidade, dialética e complexidade do fenômeno religioso (ELIADE, 1993, p.38). Assim terá que abordar os grandes temas das religiões: seus mitos, seus símbolos, ritos e conhecimentos e suas experiências.

Além de tudo isto, no Ensino Religioso, as

questões de foro das Ciências da Religião precisam ser integradas àqueles de interesses pedagógicos. Como aquelas que foram enfatizadas pelo II Encontro

Acadêmico do Curso de Ciências da Religião - 12 Anos Licenciatura em Ensino Religioso, realizado na

Universidade Regional de Blumenal- FURB em maio de 2009, com objetivo de:

As abordagens e interações pedagógicas articuladas ao fenômeno religioso são temas de discussão própria ao Ensino Religioso como fundamento para uma militância na área das Ciências da Religião. Assim uma disciplina afim às Ciências das Religiões

Conhecer e discutir concepções de Fenômeno Religioso e identificar diferentes abordagens e interações pedagógicas no contexto escolar.

http://www.fonaper.com.br/noticia.php?id=844 Acessado em 27/05/200

crentes expressam certa dependência (criados, governados, protegidos, ameaçados e diante das quais se consideram obrigados a um certo comportamento em sociedade com seus semelhantes.

participa do entroncamento interdisciplinar oferecendo o que é peculiar: uma “pedagogia das religiões”.

Por isto que o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) encaminhou um texto de proposições ao Conselho Nacional de Educação/CNE, em dezembro de 2008, na busca do estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso. O texto que fora anteriormente discutido versa dentro dos seguintes vieses que podem ser aqui resumidos:

Diretrizes para Capacitação Docente 1.1. INTRODUÇÃO

O Artigo 210 da Constituição Federal, ao mandar fixar conteúdos mínimos para o ensino fundamental de maneira a assegurar a formação básica comum, abre espaço para o Ensino Religioso.

A publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 em 20/12/96 pelo seu Artigo 33 comprometeu seriamente o dispositivo legal. “Esse dispositivo desencadeou na sociedade brasileira um processo significativo em prol do Ensino Religioso, esclarecendo de vez seu papel e sua importância na educação e corrigindo distorções históricas não redimidas no texto da lei. Desta forma, pela primeira vez no Brasil são criadas oportunidades de sistematizar o Ensino Religioso como disciplina escolar que não seja doutrinação religiosa e nem se confunda com o ensino de uma ou mais religiões. Tem como objetivo a compreensão da busca do Transcendente e do sentido da vida, que dá critérios e segurança ao exercício responsável de valores universais, base da cidadania. Esse processo antecede qualquer opção por uma religião”. (Pe. Roque in “A nova lei de Ensino Religioso - voto do relator - Câmara dos Deputados, discurso em 17/06/97).

Assim, a nova redação do Artigo 33 da referida Lei estabelece o Ensino Religioso na categoria de disciplina, integrante da formação do cidadão e faculta a habilitação de professores, para que em seu desenvolvimento seja “assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada quaisquer formas de proselitismo”.

Dica de leitura Contendo na integra o texto propositivo encaminhado pelo FONAPER ao Conselho Nacional de Educação/CNE, Revista Diálogo Aborda Formação Docente para o Ensino Religioso A edição nº 54 (mai/jul) 2009

Com a política dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constrói-se os referidos Parâmetros para o Ensino Religioso, pressupondo assim a respectiva formação/capacitação do profissional dessa área.

Considerando as orientações discutidas com os Conselhos Estaduais de Educação as normas para habilitação e admissão de professores de Ensino