• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO DE TRABALHO

Desenvolvimento de projetos de trabalho

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO DE TRABALHO

A 1ª fase de um Projeto de Trabalho corresponde à definição da PROBLEMATIZAÇÃO, e para isto os seus passos fundamentais são:

Importante

Você não pode esquecer que existem diferentes formas de aprender aquilo que queremos ensinar. Por isto, não sabemos o que aprenderão, mas é importante deixar claro que os Projetos de Trabalho enriquecerão a obtenção do conhecimento, além de servir para a valorização do trabalho feito pelo aluno.

Muitas vezes, os conhecimentos alcançados vão muito além dos objetivos traçados. Esquema 1: Solução de Problemas PROBLEMAS ANÁLISE DO PROBLEMA ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES SÍNTESE DAS ALTERNATIVAS DO PROBLEMA SOLUÇÃO DO PROBLEMA

O primeiro passo implica na escolha do TEMA, ou seja, a definição do problema a ser investigado é a tarefa-chave. É importante deixar claro que o projeto visa à resolução de uma questão relevante, motivadora e contextual.

O segundo passo, tomando por base o esquema definido na página seguinte, é a utilização de um recurso capaz de motivar o grupo, que denominaremos de DETONADOR. Este poderá ser um filme, uma notícia de revista ou jornal, um fato importante (político, social ou esportivo) ou uma imagem que esteja na mídia.

Este detonador é fundamental para instigar os alunos a se envolverem com o tema. Neste passo deve ser levantado “o que se sabe” e “o que se deseja

saber” sobre o assunto.

Na realidade, o segundo passo leva a um inventário ou mapeamento conceitual sobre as questões junto aos alunos acerca do tema. Além dos conhecimentos prévios obtidos no inventário, é fundamental se estabelecer os objetivos e as

expectativas do grupo com relação ao problema.

O terceiro passo é a própria organização do Projeto de Trabalho. O professor deve buscar a construção de um ÍNDICE.

A construção do Índice inicia com o próprio professor ao planejar o projeto. Ele deve estabelecer um índice, imaginando como deve ser trabalhado o assunto.

Em sala de aula, o professor deverá buscar a construção em duas partes, sem intervir com o modelo de índice planejado para o trabalho: a primeira,

Importante

Lembre-se ao planejar qualquer atividade ou tarefa, atribuímos passos e durações que são previsões que podem não ocorrer na realidade. Se de antemão, tivéssemos certeza de como as coisas irão acontecer na prática, seríamos ganhadores da loteria. Você não acha? O planejamento é o caminho (direção a ser seguida).

estabelecendo a construção individual, de modo que leve a todos a pensarem no assunto, e

posteriormente, o desenvolvimento do índice

coletivamente. Nesta construção coletiva, pode ser até que venha partir a turma em vários grupos para visão de etapas ou características diferentes do projeto.

O índice adquire suma importância em virtude de ser à caminhada para se alcançar os objetivos traçados. Eles devem ser atualizados (mantidos ou alterados) sempre em reunião do grupo (avaliação e consenso) a cada etapa realizada.

A 2ª fase de um Projeto de Trabalho é a do

DESENVOLVIMENTO (ver o esquema 1: idéia de

trabalho), e este compreenderá a pesquisa (de campo e bibliográfica), as entrevistas e os debates.

A Pesquisa é um importante princípio metodológico para se buscar as respostas às questões postas na primeira fase. Ela desenvolverá no aluno as competências e habilidades suficientes para obter e interpretar dados e informações de:

 livros;  jornais;  revistas;  vídeos;  filmes;  software;  estatísticas;  experiências de laboratórios;  mapas;  palestrantes;  gráficos; e outras.

Temos que destacar que o aluno terá a oportunidade nesta fase de desenvolver o “como”

Dica do professor

Queremos lembrar que o Professor deve procurar alinhar com os alunos:  O que é uma pesquisa?  Definir procedimentos metodológicos, bem como esclarecer como se faz apontamentos e registros para utilização futura das informações e dados de terceiros;  Métodos e técnicas que preparação e execução de entrevistas, debates e questionários devem ser abordados e trabalhados. Em resumo, evitando ser prolixo e exagerado, despertar no aluno o interesse pela investigação e as suas metodologias de trabalho.

preparar, elaborar e implementar entrevistas, bem como adquirir a postura para preparação e participação em debates. Entretanto, para o sucesso desta empreitada, o papel mediador do professor é imprescindível. Para este último, cabe propor as situações didáticas e pedagógicas que permitirão ao aluno estabelecer as relações entre as informações originais e os seus conhecimentos prévios comparando- os com os do grupo.

O professor deve definir as ESTRATÈGIAS a serem usadas, preferencialmente em parcerias com o grupo.

O professor ao planejar as aulas deve definir como acompanhará as etapas da execução do projeto, a saber:

1º- Se os alunos (individualmente) estão produzindo o que foi planejado;

2º- Se esta produção individual está sendo registrada e interpretada;

3º- Se o próprio aluno está construindo o seu

Portfólio;

4º- Se a capacidade de selecionar e organizar as informações e dados, para a construção da SÍNTESE de seu projeto, está coerente, e de acordo com o esperado (planejado);

5º- Se o aluno consegue se integrar e defender em grupo suas idéias na construção de projetos coletivos. Aqui, se busca desenvolver a capacidade de trabalho em grupo;

6º- Se a APRESENTAÇÃO foi elaborada com lógica e de acordo com a problematização estabelecida quando da escolha do tema.

Na realidade a SÍNTESE é a 3ª fase do Projeto. E a partir dela e da Apresentação dos alunos, é que o professor desenvolverá toda a AVALIAÇÃO FINAL.

Importante Lembrete: O professor deve incentivar a realização de:  Fichamentos de leituras;  Esquemas e gráficos das estatísticas elaboradas, lidas ou construídas;  Resumos, de acordo com o índice. A interpretação do aluno a tudo que faz e a comparação com a sua realidade (contextualização) é imprescindível para a obtenção dos objetivos de aprendizagem. Não se pode negligenciar nestes pontos. A avaliação se o aprofundamento do aluno foi adequado é importante.

O leitor pode estar intrigado com a expressão Avaliação Final, mas cabe esclarecer que durante todo o processo, aula após aula, o professor tem a obrigação de avaliar continuamente o processo (alunos e projeto) sob pena de resultados catastróficos.

A avaliação deve estar voltada para verificar:

a) o que o aluno aprendeu em relação ao que se pretendia ensinar;

b) quais competências e habilidades foram aprendidas;

c) que conceitos foram utilizados; d) que atitudes foram vivenciadas;

e) O que não foi visto com relação ao índice e ao pretendido;

f) que questões novas surgiram com relação ao índice construído coletivamente no início do trabalho.

A etapa final do Projeto de Trabalho implica em se ouvir as experiências dos alunos, as suas dificuldades e, principalmente valorizar o projeto executado. Não é usar elogios ou referências que possam vir a criar uma competitividade negativa ou exclusão em grupos, mas valorizar a todos pelo esforço, destacando a virtude apresentada por cada um.

Jamais comente pontos negativos individuais em grupo, mas o faça diretamente e ao aluno.

Na folha seguinte tem um esquema que sintetiza todo o trabalho de projeto (adaptado de Hernández- 1998a e 1998c).

Caro aluno, você verificou que se trabalhar com Projeto de Trabalho é complexo porque exige grande integração da escola na construção do Projeto Político-Pedagógico e dos currículos dos cursos, pois o processo se dá de forma integrada entre disciplinas. Entretanto, é fundamental deixar claro que

Importante

Testes e provas As provas e testes não precisam ser desconsideradas, mas é importante destacar que a sua utilização tem que atender ao princípio que a compreensão de cada um é que leva ao

1ª Fase: PROBLEMATIZAÇÃO DETONADOR ORGANIZAÇÃO DO PROJETO 2ª Fase: DESENVOLVIMENTO

ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR OBJETIVOS

REALIZAÇÃO DO PROJETO

3ª Fase: SÍNTESE