• Nenhum resultado encontrado

OFÍCIOS CIRCULARES DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR

Foto 36 — Café da manhã com a família

5 O CURRÍCULO PRESCRITO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO

5.2 OFÍCIOS CIRCULARES DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR

As orientações curriculares que a Secretaria de Educação propõe para as escolas da rede são divulgadas em ofícios circulares que são enviados para os gestores via e-mail. Destacamos dois deles (em anexo) que interferiram diretamente na organização da prática pedagógica das instituições: 1 - Ofício circular n° 13/2018 de 23 de janeiro de 2018, que tratou da organização do período de adaptação para as crianças de 0 a 5 anos; 2 - Ofício circular nº 17/2018 de 30 de janeiro de 2018, que orientou a apresentação da temática anual para todas as escolas da rede municipal.

O ofício n° 13/2018 especifica uma prática de organização do período de

adaptação das crianças às instituições de educação infantil. A adaptação refere-se a um período delicado em todas as escolas que trabalham com educação infantil, pois para muitas crianças, é o primeiro contato com outro grupo diferente da família; algo que mobiliza o emocional e o social da criança, a constituição de vínculos importantes para a aprendizagem e para a vida72.

Na Prefeitura do Recife, esse momento é tratado com atenção diferenciada. Inicialmente, são estabelecidos horários e dias para o atendimento nas instituições,

72 Sobre as relações de apego e constituição de vínculo da criança, ver a teoria do apego do psicanalista inglês John Bowlby (1907-1990).

objetivando que os funcionários possam dar maior atenção às crianças e aos pais nesse período, uma vez que a adaptação atinge as crianças, mas também as famílias que passam pelo processo, às vezes com a mesma insegurança e emoção vivida pelas crianças. As famílias, nesse processo, também receberam atenção, tanto quanto as crianças. Dessa forma, as orientações em torno das ações e encaminhamentos para o trato com as crianças e suas famílias são sustentadas na literatura e nas pesquisas publicadas sobre o tema. Algumas importantes orientações constaram no Ofício circular nº 13/2018, vejamos:

 As mães, pais e/ou responsáveis devem receber atenção especial para ganhar a confiança e familiarizar-se com toda a equipe da unidade educacional;

 As crianças de Berçário e Grupo I têm direito à presença de um de seus familiares na unidade educacional durante o período de adaptação, por um período mais longo do dia;

 A rotina e horários devem ser flexibilizados para as crianças com dificuldades na adaptação;

 Crianças que demonstrarem insegurança, muito choro, apatia ou estiverem assustadas merecem atenção e carinho especial da equipe de educadores da unidade educacional.

Há uma orientação para que os funcionários, previamente habilitados para esse momento, auxiliem os pais que acompanham os filhos nos primeiros dias na instituição. Atenção especial estende-se às reações das crianças, que expressam de várias formas seus sentimentos de insegurança, medo, euforia; algumas choram, outras ficam apáticas e não participam das atividades. Enfim, não existe um modo único de reação das crianças, tampouco dos familiares. Existem a organização da instituição, o planejamento específico para esse período, a segurança e a confiança da equipe gestora; professores(as) e auxiliares fazem a diferença para amenizar um período instável para todos da instituição.

As orientações mostraram o respeito à criança e ao seu nível de desenvolvimento, assim como a especificidade desse conteúdo da prática pedagógica institucional. (SOUZA, 2009). Desse modo, percebe-se a adaptação, como um conteúdo pedagógico, que faz parte da base de funcionamento de uma escola de educação infantil em particular.

O Ofício nº 17/2018 anuncia o encaminhamento para a dinâmica da

No ano de 2018, a temática eleita foi “Ler para sonhar, escrever para criar”, escolhida entre as cinco opções: 1. Ler para sonhar, escrever para criar; 2. Recife

autor, alfabetizar por amor; 3. Ler, escrever e contar: escrevendo histórias na cidade do Recife; 4. Recife: cidade leitora. Você leu? Então me conta; 5. 2018: o ano da leitura. Tu leu? Então me conta. A votação aconteceu em uma plataforma online, em

que todos os funcionários da Secretaria de Educação e estudantes com idade a partir de 11 anos votaram73.

O tema eleito objetivou “mobilizar estudantes e professores para juntos descobrirem o exercício da leitura e da escrita como construção coletiva, compartilhada, significativa e prazerosa, contribuindo com o processo de formação do leitor e do escritor.” (OFÍCIO CIRCULAR Nº 17/2018).

O tema faz parte das orientações da Secretaria de Educação para a construção das atividades coletivas vividas nas escolas. O documento norteia os planejamentos da instituição e consequentemente dos(as) professores(as) e, ainda, sugere pautas para as reuniões de planejamento, como posto no Ofício circular nº 17/2018:

Considerando a importância das discussões coletivas, a necessidade das definições das ações específicas do espaço escolar, no que se referem às questões pedagógicas e administrativas [...] que tem repercussões para a prática de sala de aula, orientações curriculares e direcionamentos das políticas educacionais, a Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica convida os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino a participar das referidas atividades, conforme detalhamento a seguir:

1. Apreciar detalhes da nova turma e sua avaliação do ano anterior poderá contribuir com as ações planejadas para 2018, a fim de garantir os Direitos de Aprendizagem das crianças;

2. A rotina nas Creches e Creches-escolas, bem como a organização de espaço, tempo e materiais, deve ser sempre observada;

3. Contemplar a Política de Ensino da Rede Municipal, nas suas especificidades;

4. Observar Perfil de Construção dos Processos de Alfabetização e Letramento na Educação Infantil, documento em anexo74 [...].

Vale salientar que, no preâmbulo desse ofício circular, é ressaltado que ele foi fundamentado na Matriz Curricular da Política de Ensino e elaborado com a participação de representantes da equipe técnico-pedagógica, coordenadores e

73 Resultado apresentado em Ofício circular nº 296/2017.

74 O tópico nº 04 do ofício chama a atenção, pois se trata de um documento que traz objetivos selecionados específicos da Língua Portuguesa (oralidade, leitura, escrita, tecnologia da escrita, consciência fonológica), detalhado por grupo etário.

professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, demonstrando um esforço de participação da gestão na política curricular.

Dentre as orientações da Secretaria de Educação, destacam-se as ocasiões de planejamento nas instituições, especialmente quando expõem que: “o planejamento pedagógico favorece novas oportunidades para que a comunidade escolar pense junto ações para o ano letivo”. Há sugestões de leitura e aprofundamento do tema do ano letivo. São orientações que influenciam diretamente a prática pedagógica da instituição e constituem o movimento do currículo no CMEI. Desta feita, o tema eleito para o ano letivo serve de base para os projetos elaborados e encaminhados pelas escolas, pensados para serem vivenciados ao longo do ano, subdivididos em temas bimestrais para cada turma.

No CMEI Juntos Somos Fortes, as temáticas foram discutidas e escolhidas em reuniões coletivas com a gestora, a coordenadora e os(as) professores(as). As temáticas ficaram assim distribuídas, conforme o quadro nº 04, a seguir:

QUADRO 04 ─ TEMAS BIMESTRAIS POR SALA DO CMEI

Fonte: Elaboração da autora

No primeiro semestre, ocorreram dez reuniões para planejamento, sempre realizadas no exercício do princípio coletivo, sejam como Planejamento Institucional75, sejam como planejamento das atividades do CMEI com as professoras e a equipe gestora.

Para o Planejamento Institucional (PI), foi reservado, no calendário letivo, um dia no semestre, enquanto as reuniões entre o corpo docente, a gestão e coordenação (em torno de duas por mês) acontecem ao final do expediente, convocadas pela gestão escolar. Nestas últimas, tratou-se de questões pedagógicas

75 No Planejamento Institucional (P.I.), todos os funcionários do CMEI participam, inclusive os terceirizados da limpeza e da cozinha. A metodologia utilizada para a organização da reunião foi divisão em subgrupos por segmento, discutiram-se questões específicas para cada segmento e posteriormente discutiu-se, entre todos os funcionários, aspectos mais gerais que dizem respeito à gestão do CMEI.

Temas bimestrais Berçário Grupo 01 Grupo 02 Grupo 03

I bimestre: contos clássicos da Literatura infantil Chapeuzinho vermelho Três porquinhos Cachinhos dourados João e o pé de feijão II bimestre: Poemas e poesias Poemas de Cecília Meireles e Vinícius de Morais Poemas de Cecília Meireles Vinícius de Morais Poemas de Cecília Meireles e Vinícius de Morais Poemas de Cecília Meireles e Vinícius de Morais

ao se avaliar e discutir os projetos propostos - baseados no tema do ano letivo, o qual norteou as ações da Rede municipal no ano de 2018. Questões administrativas foram discutidas, tendo em vista o bom funcionamento do CMEI: infraestrutura, avisos aos pais, festividades e comemorações que envolviam a comunidade.

A forma como a gestão e a coordenação conduziram a organização pedagógica/administrativa, temporal e espacial, revelou o caráter participativo de acompanhamento, cooperando para a organização e segurança na condução da dinâmica do CMEI. Em todos os eventos, houve uma reunião para planejamento coletivo e, ao término da atividade, outra para avaliação.

Apesar de o nosso objeto de investigação - observação, análise e discussão - englobar atividades que focam a relação docente-discente na sala de aula, convém esclarecer que essas relações estavam inseridas em uma prática pedagógica institucional e plural que refletiu e organizou a ação na sala de aula.

Quanto ao planejamento semanal, realizado pelas professoras e revisitado pela coordenação, teve articulação com os projetos bimestrais descritos anteriormente. A intencionalidade das professoras, quanto ao plano diário, foi percebida diante das especificidades da faixa etária, do tipo de atividade para cada grupo de crianças, objetivando o desenvolvimento infantil.