• Nenhum resultado encontrado

Organizações selecionadas para realização dos estudos de caso

Esta seção aborda a descrição das organizações contempladas nos estudos de caso e ressalta os critérios utilizados para seleção da amostragem.

Conforme amplamente relatado na metodologia deste trabalho (ver capítulo 1), a seleção das empresas para realização dos estudos de caso ocorreu em dois momentos distintos: (1) seleção da empresa onde foi realizado o estudo de caso piloto, e (2) seleção das dez empresas onde foi realizado o estudo de casos múltiplos.

Em suma, a amostragem foi do tipo casual simples, tendo os seguintes critérios de seleção: (1) a empresa deveria ser real; (2) a empresa deveria estar em atividade; (3) a

empresa deveria concordar com a realização do estudo e com a divulgação científica dos resultados, mesmo que o seu nome não fosse revelado; e (4) a empresa deveria oferecer as condições para aplicação do método, o qual correspondeu à necessidade de participação direta de representantes da alta direção e autorização para o envolvimento de outros colaboradores em atividades de entrevista, discussão, análise e apresentação dos resultados.

Dessa forma, considerando-se o compromisso firmado com essas organizações assim como a relevância das informações divulgadas para elas, por questões de privacidade e sigilo, será utilizado um nome fictício para apresentar cada organização, e não serão reveladas algumas informações obtidas a partir dos estudos de caso.

As organizações abordadas no estudo de caso encontram-se distribuídas em áreas diferentes de atuação. O Quadro 5-1 apresenta a relação dessas organizações, juntamente com as suas respectivas áreas de atuação, selecionadas para a realização do estudo de caso múltiplo. Mais detalhes sobre cada organização em que foram realizados os estudos de caso serão apresentados na seqüência.

Empresa Área de atuação

Organização de TI Zeta (estudo de caso piloto) Serviços – TI

Organização Pública Ômega Setor público federal

Organização de TI Lambda Serviços – TI para siderurgia

Corretora de Seguros Alpha Serviços – Corretagem de seguros

Organização de TI Kappa Serviços – TI

Cooperativa de Laticínios Tau Indústria – Laticínios

Organização de TI Beta Serviços – TI

Cooperativa de TI Eta Serviços – TI

Laboratório Farmacêutico Delta Indústria – Saúde

Grupo Bancário Sigma Serviços – Setor bancário

Indústria e Comércio Gamma Indústria e comércio de acessórios de moda (relógios

e outros)

Quadro 5-1 - Organizações selecionadas para realização do estudo de caso múltiplo

A Organização de TI Zeta, empresa selecionada para realização do estudo de caso piloto, consiste em uma organização brasileira que atua no mercado de tecnologia para a área de mineração. Fornece soluções de gerenciamento e otimização – baseadas em software e hardware – para extração de recursos naturais. A empresa conta com cerca de 120 funcionários e, atualmente, possui uma base de clientes composta de 25 empresas mineradoras de recursos naturais, 23 das quais se encontram no Brasil e 2 no exterior. Tais

números levam à empresa a prestar serviços para 8% do mercado mundial e 83% para o mercado nacional.

A Organização Pública Ômega consiste em um órgão integrante do Ministério Público da União – MPU. Trata-se de uma instituição permanente com sede em Brasília e composta de oito órgãos distribuídos em várias partes do país, sendo essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Tem por finalidade zelar pela observância da Constituição Federal, das leis e dos atos emanados dos poderes públicos.

A Organização de TI Lambda é uma organização inserida em um grupo de empresas que atua no setor de siderurgia. Atualmente, conta com cerca de 500 colaboradores e possui como clientes as empresas do Brasil e da América Latina pertencentes ao grupo que a controla. O foco da empresa consiste no fornecimento de serviços de Tecnologia da Informação, tendo como objetivo o alinhamento dos serviços oferecidos com o negócio de siderurgia.

A Corretora de Seguros Alpha atua na prestação de serviços de corretagem e administração de seguros. Possui entre seus produtos ofertas de seguros das principais companhias seguradoras do mercado, intermediando e distribuindo diversos produtos de seguros referentes a pessoas e veículos. A empresa conta com cerca de 90 colaboradores, possui foco em apólices coletivas e tem entre seus principais clientes entidades de classe, associações de funcionários e empresas privadas e estatais.

A Organização de TI Kappa, empresa focada em consultoria e prestação de serviços em TI, tem sede na cidade de Belo Horizonte/MG, e atua em três setores: (i) desenvolvimento de sistemas; (ii) segurança da informação e redes; e (iii) administrativo e vendas. A empresa conta atualmente com 11 colaboradores e possui como principais clientes empresas dos setores automobilístico, público e de logística.

A Cooperativa de Laticínios Tau consiste em uma organização do ramo cooperativo focada na industrialização e na comercialização de produtos agropecuários derivados de leite e soja. A empresa surgiu a partir da necessidade das cooperativas, que hoje a compõem, de escoarem parte de sua produção leiteira. A organização atua em todo o território nacional, tendo como principais clientes redes de supermercados de pequeno a médio porte.

A Organização de TI Beta é uma empresa provedora de soluções tecnológicas corporativas, atuando nas áreas de projetos de software e de infra-estrutura, gestão de aplicações, central de serviços e na integração de sistemas de telecomunicações. Atualmente,

conta com cerca de 160 colaboradores e possui como principais clientes empresas dos setores alimentício, tecnológico, energético, logístico, de saúde e de construção.

A Cooperativa de TI Eta caracteriza-se como uma organização que atua nas áreas de elaboração, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas livres para setores da academia, indústria, comércio e de serviços. Formada em 2006, com o apoio de uma universidade federal, ela é composta de 20 cooperados, incluindo professores, graduados e estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da universidade. Além da universidade, a organização tem como principais clientes empresas do setor de serviços, tecnológico e agropecuário.

O Laboratório Farmacêutico Delta consiste em uma organização focada na produção de medicamentos, cosméticos e produtos hospitalares. Localizado na região Centro-Oeste brasileira, o Laboratório possui atualmente cerca de 1.500 colaboradores e atua em todo o território nacional.

O Grupo Bancário Sigma é uma organização do setor financeiro e de seguros, configurando-se como um banco múltiplo que oferece serviços de banco comercial, banco de investimento (incluindo colocação, distribuição e corretagem de valores mobiliários), crédito ao consumidor e outros. Atua no segmento de varejo, tendo a sua estrutura comercial dividida em três focos: (1) Pessoa Física, (2) Pessoa Jurídica e (3) Segmento Empresa. Atualmente, a organização conta com cerca de 2.800 colaboradores e mais de 160 pontos de atendimento que se encontram distribuídos predominantemente na região Sudeste do Brasil.

A Indústria e Comércio Gamma atua na fabricação e na comercialização de acessórios de moda, dividindo-se em dois segmentos: (1) bolsas e (2) relógios. Para o segmento de relógios, a empresa possui marcas próprias e representa no Brasil três marcas internacionais. Para o segmento de bolsas, a organização representa no território brasileiro uma marca internacional. Possuindo uma fábrica montadora em Manaus, distribui seus produtos em uma rede de lojista de mais de 5.000 pontos, cobrindo todo o Brasil. Além disso, presta serviços de assistência técnica por meio de rede própria e terceirizada.