• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos de geração dos dados

CAPÍTULO 5 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.4. Procedimentos de geração dos dados

O primeiro contato que tive com a professora da Unicamp foi no início de 2008, por e- mail,43 oportunidade em que a professora foi convidada a participar da pesquisa. Esse e-mail teve o objetivo de verificar, primeiramente, se havia interesse na colaboração, e avisar que a geração de dados não ocorreria em seguida, mas alguns meses depois. Isso porque a pesquisadora desejava ter tempo para fazer leituras sobre a entrevista de instrução ao sósia e sobre os pressupostos que a embasavam. A professora enviou um e-mail aceitando a colaboração. No dia 31 de julho de 2008, outro e-mail foi enviado,44 às 10:52, solicitando que o encontro fosse agendado para a primeira ou segunda semana de agosto. Nesse e-mail, a pesquisadora esclareceu que “o procedimento de coleta a ser utilizado será um tipo de entrevista chamada instrução ao sósia (utilizada pela Ergonomia da Atividade e Clínica de Atividade da França), que será gravada”. No mesmo dia, às 11:15, a professora respondeu o e- mail, confirmando o interesse em participar da pesquisa e explicando que no mês de agosto seria difícil agendar o encontro, pois nesse mês iria participar do Congresso da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (Alfal) em Montevidéu e depois de um evento no

43 Infelizmente, esse primeiro e-mail do convite não foi salvo. 44 No Anexo I encontram-se os e-mails trocados com a professora.

Rio de Janeiro, voltando na primeira semana de setembro. Além disso, estaria “preparando os trabalhos dos dois eventos, encontrando alunos etc.” para poder se ausentar. Desse modo, ficou combinado entre ambas que o encontro seria agendado em setembro. Somente no dia 15 de outubro outro e-mail foi enviado para agendar o encontro, sendo, enfim, marcado para o dia 29 de outubro de 2008 às 15:00 na residência da professora.

Considerando que a entrevista de instrução ao sósia era pouco conhecida por mim nessa época, uma preparação para o encontro foi necessária visando à elaboração de perguntas adequadas que possibilitassem o acesso a representações sobre o trabalho docente real. Porém, lembrei-me de que o professor de pós-graduação desenvolve várias atividades, de ensino, extensão e pesquisa e, assim, seria difícil me preparar, considerando as várias atividades prescritas ao professor mencionadas no Capítulo 2.

Resolvi, então, no dia 26 de outubro, enviar outro e-mail para confirmar o encontro, no qual fiz uma solicitação à professora:

Já iniciando a pesquisa, eu gostaria que você me enviasse, se possível, as suas atividades de trabalho que você deverá realizar nos quatro dias posteriores ao dia 29, dia do nosso encontro, para que o nosso diálogo seja dirigido da melhor forma.

Foram solicitadas as atividades de três ou quatro dias por considerar que, nesse intervalo de tempo, haveria um número de atividades razoável para que a professora pudesse dar as instruções na entrevista, fornecendo dados suficientes para a pesquisa. A professora respondeu o e-mail no mesmo dia listando as atividades e informando que, no semestre em pauta (2o semestre de 2008), ela estava em licença-prêmio,45 e que, por isso, estava ministrando somente uma disciplina, chamada Investigação Científica, que funcionava como orientação de alunos de graduação em projetos de pesquisa.

As atividades elencadas pela professora foram são apresentadas na Tabela 5.1.

45 Licença-prêmio é um direito do funcionário público a ficar afastado do trabalho, com remuneração, a cada cinco anos ininterruptos de trabalho a título de prêmio por assiduidade.

TABELA 5.1 – As atividades elencadas no e-mail pela professora da Unicamp

Data Atividades

Com data e horário marcado:

05/11/200846

17:00 hs. às 20:00 hs.

 Encontro com alunos de graduação da disciplina Investigação Científica.

Sem horário marcado

 Elaboração de pareceres para CNPq e Fapesp.47

 Inscrição em um congresso (preparação do resumo e envio).  Leitura de textos prévios de dissertação de mestrado de duas

orientandas.

 Leitura de textos de dois orientandos de Iniciação Científica.  Elaboração de programa da disciplina de graduação do semestre

seguinte.

 Preparação do encontro com os alunos da disciplina Investigação Científica.

Fonte: elaborada pela autora.

Após receber essa lista, elaboramos um tipo de roteiro com questões que poderiam ser feitas para cada atividade, com base nos pressupostos de autores Clínica da Atividade (CLOT, 2001; CLOT, 2006; CLOT; FAÏTA, 2000), como forma de preparação para o encontro.

Ao elaborar essas questões, consideramos que o pesquisador deve se colocar em primeira pessoa (eu) ao pedir as instruções ao professor, o que leva este ao uso da segunda pessoa (você) nas instruções que dá. No roteiro, elaboramos, sobretudo, perguntas visando obter 1. detalhes sobre formas de proceder na realização da atividade, por exemplo “Como devo fazer para encerrar a aula?”; e 2. possíveis dificuldades na realização da atividade (evidenciadas pela oração condicional), como, por exemplo, “E se eu perceber que um orientando não está entendendo nem os pontos centrais da teoria que seguimos, o que fazer?”. Assim, esse roteiro foi uma forma de reflexão sobre possíveis tipos de perguntas que poderiam ser feitas no momento da entrevista.

Porém, essa preparação mostrou que, a partir dos tipos de possíveis perguntas, embora pudéssemos ter acesso a interpretações sobre o trabalho real, considerando as atividades

46 Na entrevista, a professora informou que no dia 30/10/2008 faria uma viagem pessoal, já que estava de licença-prêmio, retornando no dia 04/11/2008. Por este motivo, a data da primeira atividade a ser listada no e- mail é o dia 05/11/2008.

possíveis, planejadas, desejadas e as dificuldades no trabalho, talvez isso não possibilitasse evidenciar o ponto de vista da professora sobre os problemas pelos quais o docente de pós- graduação vem passando, como discutido na Introdução. Desse modo, planejamos deixar um espaço aberto para a professora fazer qualquer comentário que considerasse relevante:

547C.: bom, Clara,48 para a gente terminar, eu queria deixar um espaço

aberto para você falar alguma coisa sobre o seu trabalho ou fazer algum comentário... se você gostaria de fazer...

Consideramos, então, que tivemos uma entrevista aberta encaixada na entrevista de instrução ao sósia.

No dia do encontro, antes do início da entrevista, foi apresentado brevemente o tipo de pesquisa que nós, integrantes do grupo Alter-CNPq, desenvolvemos. Em seguida, foi esclarecido brevemente em que consistia a entrevista de instrução ao sósia: a professora- instrutora deveria supor que a pesquisadora-sósia iria substituí-la em seu trabalho nos dias seguintes à entrevista. Assim, ela deveria dar instruções detalhadas para que a pesquisadora pudesse realizar o seu trabalho.49

O texto oral foi gravado em um aparelho MP5 e transcrito de acordo com as normas estabelecidas pelo Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo (Nurc/SP) apresentadas em Koch (1997).50