• Nenhum resultado encontrado

Quanto à Compreensão da Prova Brasil e IDEB no Município de Santa Terezinha de

3 POLÍTICA, GESTÃO, AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA

4.9 Município de Santa Terezinha de Itaipu: Caracterização, Indicadores Sociais e

4.9.1 Quanto à Compreensão da Prova Brasil e IDEB no Município de Santa Terezinha de

Esse segmento trata dos resultados da pesquisa realizada no município de Santa Terezinha de Itaipu. O formato de coleta de informações se diferencia dos demais municípios por solicitação da secretaria municipal de educação que optou responder as questões da entrevista de forma escrita. As questões da entrevista foram repassadas via e-mail, respondidas e retornadas via e-mail. As questões foram respondidas em nome da atual secretária municipal de educação que trabalhou na gestão municipal da educação desde os anos de 2005 até 2017. A entrevistada é identificada a partir desse momento como Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu.

As análises apresentadas na sequência tratam dos resultados que buscam compreender qual o entendimento que a gestão tem sobre a Prova Brasil e o IDEB considerando os conhecimentos sobre a estrutura de funcionamento, processo de realização e resultados do município.

O trecho a seguir trata da visão do Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu quanto ao conhecimento sobre o funcionamento da Prova Brasil e o IDEB.

No primeiro trecho a seguir o respondente destaca que a gestão municipal acompanha sistematicamente as políticas educacionais e que a avaliação externa como a Prova Brasil é um elemento importante para a tomada de decisões da secretaria municipal de educação. No segundo trecho o Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu descreve que conhece os elementos básicos da estrutura da Prova Brasil e o IDEB e que a matriz de referência está acessível aos professores e pesquisadores. Os instrumentos buscam, segundo o entrevistado avaliar a educação nacional a partir das redes, sistemas e alunos. Quanto ao instrumento prova descreve os elementos de sua composição. Quanto ao IDEB o entrevistado destacada que é um indicador de qualidade que em um

escalonamento analisa índices de aprovação e resultados dos alunos nas avaliações de matemática e língua portuguesa. Todos esses elementos, segundo o respondente, auxiliam na prática docente que podem através dos dados socioeconômicos podem compreender melhor a realidade dos alunos, famílias e sociedade. O terceiro trecho destacado a seguir demonstra a compreensão que o entrevistado tem sobre o processo realizado pela Prova Brasil e dos resultados por ela produzidas.

A secretaria de educação acompanha sistematicamente todas as políticas públicas que envolvem a educação, sendo a avaliação externa um indicador importante para tomadas de decisões e possíveis intervenções pedagógicas.

Professores e pesquisadores do Brasil possuem uma matriz de referência e a partir daí elaboram as questões que vão compor a Prova Brasil, no intuito de avaliar redes ou sistemas de ensino e não o educando individualmente. Os testes são de múltipla escolha, sendo que apenas uma está correta. São 22 questões em cada disciplina com duração de 2 horas e 30 minutos aproximadamente. E o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador da qualidade do ensino básico no Brasil, possui uma escala de 0 a 10 e analisa o índice de aprovação escolar e a aprendizagem em português e matemática. Os descritores de português e matemática auxiliam, direcionam a prática docente. Os formulários socioeconômicos também são importantes para conhecer o contexto nos quais os alunos estão inseridos.

A prova Brasil é aplicada a cada dois anos, nas turmas de 5os anos do ensino fundamental, tem por objetivo avaliar habilidades em Língua Portuguesa, com ênfase em leitura e resolução de problemas em matemática. (Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu).

Os trechos apresentados a seguir tratam das respostas do Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu sobre os resultados do município nas avaliações da Prova Brasil e do IDEB. No primeiro trecho o entrevistado descreve que as avaliações foram utilizadas como norma para mudanças da gestão da educação municipal. É dada ênfase no trabalho docente para o aumento significativo do IDEB e da qualidade da educação municipal. As respostas demonstram que os resultados do município na Prova Brasil e no IDEB são divulgados em reuniões com a comunidade escolar e com a impressa local. É possível visualizar também no site da prefeitura municipal elementos que tratam da divulgação dos resultados. O entrevistado narra no terceiro trecho a seguir que os problemas educacionais são enfrentados principalmente com a ação dos docentes e que para isso investe na formação dos professores buscando repensar as práticas escolares e o ensino-aprendizagem. O apoio é fundamentado em programas específicos nas escolas, com o apoio pedagógico da equipe da secretaria e para os alunos com programas específicos. O último trecho expõe que na formulação do Plano Municipal de Educação foram realizados vários eventos para discutir a educação municipal e que os resultados da Prova

Brasil, ANA, e IDEB foram essenciais para o processo, a formulação do documento e a definição de metas e estratégias.

As avaliações serviram de parâmetros para mudanças de paradigmas na educação municipal, principalmente nas práticas docentes contextualizadas e elevação do índice de qualidade educacional, ultrapassando a meta projetada para 2021, pois, seria 6,5 e estamos em 6,7.

Os resultados são divulgados através de reuniões com a comunidade escolar e pela imprensa local.

O município acredita que os problemas educacionais são enfrentados por intermédio da capacitação docente. A formação continuada dará suporte para o professor analisar e repensar a própria prática, realizando intervenções no processo ensino/aprendizagem. São oferecidos também programas específicos nas unidades educacionais, como Apoio Pedagógico, Apoio Paralelo e Sala de Recurso Multifuncional.

Na elaboração do Plano Municipal de Educação, durante os seminários, grupos de estudos, audiências públicas, muitas questões foram discutidas até a sistematização do plano, sendo os indicadores da Prova Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Provinha Brasil, relevantes nas construções das metas e estratégias do documento. (Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu).

Buscando realizar um fechamento das respostas dadas pelo Entrevistado – Secretário Municipal de Educação – Município Santa Terezinha de Itaipu é possível verificar que o município teve conhecimento quanto ao processo de aplicação da Prova Brasil e dos resultados do IDEB. A gestão municipal da educação acompanha sistematicamente as políticas educacionais e compreendem a necessidade do processo para acompanhar a qualidade da educação nacional. Segundo o respondente os resultados são divulgados para as escolas através de informativos, reuniões e formações e para a comunidade através da mídia e jornais. Quanto aos resultados da Prova Brasil e do IDEB destaca que são elementos úteis para o desenvolvimento de políticas municipais, formação dos professores e sistematização do plano municipal de educação.