• Nenhum resultado encontrado

Uma inovação na educação superior: o curso de licenciatura em ciências da natureza da each-usp

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo foi inaugurada em janeiro de 2005 e se localiza na região leste da cidade de São Paulo, não possui uma organização departamental e funciona como uma única unidade. A EACH foi pensada dentro de uma proposta de inclusão social para favorecer o aumento de matrículas no Ensino Superior e com um projeto interdisciplinar para os dez cursos novos oferecidos pela unidade.

Atualmente os cursos da EACH são: Ciências da Atividade Física; Gerontologia; Gestão Ambiental; Gestão de Políticas Públicas; Lazer e Turismo; Licenciatura em Ciências da Natureza; Marketing; Obstetrícia; Sistemas de informação, Tecnologia Têxtil e Moda. Dentro da proposta inovadora da EACH, o ciclo básico constitui um diferencial:

O Ciclo Básico para todos os cursos, com disciplinas que respondem, de certa maneira, à demanda de discussões pós-modernas, como o multiculturalismo, feminismo, violência, direitos humanos e questões étnicas, à semelhança do movimento das escolas americanas. (Santos; Infante-Malachias, 2008)

Dentro da proposta do ciclo básico são oferecidas disciplinas que tentam criar um diálogo entre diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, Ciências da Natureza; Tratamento e Análise de Dados e Informações; Sociedade, Multiculturalismo e Direitos; Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos; Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania; Arte, Literatura e Cultura no Brasil; Estudos Diversificados. Dentro das disciplinas oferecidas pelo ciclo básico a grande inovação, com duração de um ano letivo, foi à criação da disciplina “Resolução de Problemas”, na qual os estudantes são convidados a desenvolver projetos, com o auxílio de docentes que atuam como tutores. A disciplina Resolução de Problemas na EACH se inspira na proposta de Problem Based

Learnig (PBL), mas se constitui em uma abordagem que reúne elementos da

problematização de Paulo Freire e da produção do conhecimento científico. Dentre os cursos oferecidos pela EACH o curso Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) se propõe a formar profissionais com preparo pedagógico adequado e uma visão abrangente das ciências da natureza (Ciências do Universo, da Terra, da Vida, Física e Química). Os graduandos estudam as relações entre os processos biológicos e os conceitos físicos e químicos presentes na natureza. O profissional é preparado para promover nas escolas, a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de emitir julgamento sobre as ações humanas no desenvolvimento da sociedade, no que diz respeito às relações com a natureza, o ambiente e a tecnologia (Infante-Malachias; Guridi, 2010).

Para Infante-Malachias e Guridi (2010), o profissional que se forma no curso pode lecionar ciências entre o sexto e o nono anos do ensino fundamental, atendendo à enorme demanda no Brasil de professores dessa disciplina. O professor formado pelo curso de LCN pode atuar na educação não formal em programas interdisciplinares de educação ambiental; na produção de material educativo e de divulgação científica e em atividades educacionais em museus, centros de ciência e organizações não governamentais, entre outros.

A estrutura curricular do curso de LCN apresenta uma característica comum a todos os cursos de graduação da EACH: 60% das atividades letivas do 1º ano estão vinculadas ao Ciclo Básico (CB). O CB tem como objetivo aumentar a capacidade de compreensão das questões complexas da sociedade do conhecimento. Disciplinas específicas e introdutórias ao campo específico de conhecimento do curso de LCN compõem os 40% restantes das atividades letivas do 1º ano. A partir do segundo ano, o curso desenvolve-se contemplando simultaneamente disciplinas de caráter pedagógico e disciplinas vinculadas à área específica de conhecimento relacionado às ciências naturais (Infante- Malachias; Guridi, 2010).

Na organização da grade curricular do curso existe uma evidente preocupação em expor o estudante aos conteúdos de diferentes campos do

conhecimento, como exemplo, citamos as disciplinas que compõem o terceiro semestre: Astronomia do Sistema Solar; Atividades Acadêmicas, Científico Culturais; Modelagem Matemática; História Natural; Linguagem Química e Reações Químicas; Psicologia da Educação e Laboratório de Física. As disciplinas pedagógicas fazem parte da formação dos professores de ciências, a partir do primeiro semestre e as mesmas estão distribuídas ao longo do curso. Por outra parte, existe um acompanhamento que permite repensar e reorganizar tanto o conteúdo das disciplinas quanto a sua localização dentro da grade do curso. A organização diferenciada do projeto de estágio curricular distribuído em blocos foi idealizada pelo grupo de professores das disciplinas pedagógicas do curso e busca proporcionar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com o ensino de ciências na realidade escolar, mediante a elaboração de um projeto de estágio realizado ao longo de três semestres (6°, 7º e 8º semestres) em uma única escola pública (Barreyro et al, 2010).

A proposta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo se constitui em uma proposta inovadora, não apenas pelo desafio de formar profissionais com uma ampla visão com relação à ciência e a educação, como indicam Barreyro et al. (2010):

[...] Além disso, almeja-se que estes professores tenham consciência e conscientizem seus alunos sobre a importância de uma perspectiva de sustentabilidade como alternativa frente aos graves problemas que enfrenta a humanidade; e que vejam a ciência, assim como outras produções culturais, como uma atividade humana que está sempre inserida em um contexto histórico-social, sofrendo suas interferências. Em outras palavras, é fundamental ter clareza sobre a natureza do conhecimento científico, especialmente no que se refere à característica temporária e dinâmica das verdades científicas paradigmáticas. Além dos aspectos relacionados especificamente com o ensino de ciências, este curso tem a intenção de formar professores que sejam capazes de compreender a instituição escolar de uma maneira mais ampla. Pretende-se que as suas atuações em sala de aula sejam coerentes com os diferentes contextos que possam encontrar em sua trajetória profissional. (Barreyro et al, 2010)

O principal desafio do curso de LCN é tentar superar e dialogar com as barreiras epistemológicas impostas tanto pela formação dos profissionais de diversas áreas envolvidos no curso quanto pela visão limitada que alguns setores da sociedade têm sobre a formação de professores no Brasil.

Finalmente, é possível o ensino interdisciplinar das ciências