• Nenhum resultado encontrado

Como a utilização do ambiente computacional GeoGebra e dos Modelos Concretos influenciam nas práticas efetivas dos estudantes, mediante a aplicação de tarefas pré-

RESULTADOS ANUAIS CD

4) Como a utilização do ambiente computacional GeoGebra e dos Modelos Concretos influenciam nas práticas efetivas dos estudantes, mediante a aplicação de tarefas pré-

estabelecidas com suas técnicas em torno do estudo do Centro de Massa, em Cálculo Diferencial e Integral II, no Curso de Engenharia Civil?

Essas questões foram necessárias para traçarmos os objetivos a seguir, que nortearam o desenvolvimento de nossa pesquisa, frente ao objeto matemático CM.

1.3. OBJETIVO GERAL

Investigar, a partir de mudanças na organização didática, o aprendizado do objeto matemático Centro de Massa, através da utilização de tecnologias, e as contribuições ocorridas durante o processo de reflexão das práticas efetivas dos estudantes no curso de Engenharia Civil do IFBA, campus Eunápolis, em Cálculo Diferencial e Integral.

A partir desse objetivo geral, apresentamos a seguir os objetivos específicos que almejamos alcançar ao longo do desenvolvimento de nossa pesquisa.

1.3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Realizar análise institucional acerca do objeto matemático de referência Centro de Massa/Centroide, nos espaços uni e bidimensional, considerando corpos pontuais e superfícies planas, a partir dos documentos oficiais, das autoanálises de erros dos estudantes e do livro didático indicado pela instituição de referência (Curso de Engenharia Civil);

· Identificar e analisar a relação institucional do ambiente computacional GeoGebra, bem como da utilização de Materiais Concretos, frente às dificuldades/facilidades de interface desses instrumentos tecnológicos em relação ao nicho ecológico do Centro de Massa;

· Investigar as técnicas instrumentais, referentes às tecnologias (GeoGebra e MC), que intervêm no desenvolvimento de tarefas, em uma praxeologia modelada, e na aprendizagem dos estudantes da instituição de referência e aplicação;

· Analisar as práticas institucionais dos estudantes do Curso de Engenharia Civil, na disciplina de Cálculo II (Instituição de Referência e Aplicação), acerca do processo de aprendizagem frente aos estudos dos conceitos de Centro de Massa/Centroide;

· Analisar os tipos de representações semióticas referentes aos conceitos de Centro de Massa, bem como os objetos ostensivos e não-ostensivos correspondentes, mobilizados pelos estudantes durante a execução de suas práticas efetivas na instituição de aplicação.

Com vistas a atingir os nossos objetivos traçados, fizemos inicialmente uma breve revisão de literatura sobre o objeto matemático CM, apoiando-nos no quadro teórico constituído por três teorias articuladas, que apresentaremos posteriormente, e nos ancoramos na metodologia da Análise Institucional & Sequência Didática (AI&SD). Agora, daremos continuidade ao nosso trabalho apresentando sequencialmente sua organização.

1.4. ESTRUTURA DO TRABALHO DE TESE

Envoltos nas informações apresentadas até aqui e de posse dos conhecimentos adquiridos em pesquisas, leituras e discussões, em meio a orientações e participações de eventos na área, apresentaremos, nesta parte, a estrutura do nosso trabalho de tese, divido em sete capítulos.

No primeiro capítulo, temos a Introdução, onde já descrevemos nossas inquietações, principalmente a partir da experiência do doutorando, pesquisador principal do trabalho, enquanto professor atuante no Ensino Superior, em disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, bem como as questões que respondemos sobre o estudo proposto e os objetivos da pesquisa, além da organização geral do nosso trabalho, contemplando sua estrutura.

O segundo capítulo destina-se à apresentação de uma breve Revisão de Literatura, em torno do estudo do Centro de Massa e das principais abordagens nas IES, em especial nos cursos de ciências exatas, em artigos científicos e trabalhos acadêmicos em geral, que englobam a utilização didática de tecnologias para esse objeto.

Apresentamos uma breve Abordagem Histórica-Epistemológica no terceiro capítulo, trazendo pontos relativos ao nosso objeto matemático do saber, o Centro de Massa.

O quarto capítulo reservamos para a apresentação do Quadro Teórico, no qual nos alicerçamos no universo das teorias em Didática da Matemática, buscando notadamente os elementos da Abordagem Instrumental (ABIN), de Pierre Rabardel, da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard, e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), cuja autoria é de Raymond Duval, para a análise e compreensão do objeto matemático de estudo, Centro de Massa, na instituição de referência e aplicação.

No quinto capítulo, apresentamos a Metodologia da Pesquisa que escolhemos, a Análise Institucional & Sequência Didática (AI&SD), proposta por Henriques (2016), assim como o percurso metodológico que trilhamos nesse trabalho.

O sexto capítulo direciona a pesquisa para a Análise Institucional em torno do nosso objeto matemático de referência, o Centro de Massa, apresentando as análises de elementos

institucionais escolhidos, como o documento oficial para a IES, o Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso de Engenharia Civil, do IFBA, campus Eunápolis, com destaques do Parecer Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes curriculares para implantação de cursos de engenharia, bem como de dois Livros Didáticos (LD), sugeridos nas ementas da disciplina de CDI1002. Além disso, trazemos uma breve abordagem da análise de erros cometidos pelos estudantes, no tratamento de tarefas ligadas ao estudo do CM, oriundas do Cálculo Diferencial e Integral, nos semestres letivos decorridos nos anos de 2016 e 2017 na instituição de referência. Terminamos o capítulo com as análises do ambiente computacional GeoGebra e dos Modelos Concretos (MC) com o intuito de envolver a utilização de tecnologias nos estudos matemáticos do nosso objeto.

No sétimo capítulo, apresentamos nossa Sequência Didática (SD), elaborada com base na análise institucional do capítulo anterior, envolvendo a utilização de artefatos tecnológicos ligados ao software GeoGebra e MC. A SD é constituída de Dispositivos Experimentais aplicados aos estudantes em cinco sessões. Com efeito, discorremos nesse mesmo capítulo sobre a análise a priori das tarefas que compõem esses dispositivos, visando a inferir sobre os resultados obtidos durante a aplicação da SD, considerando os recortes dos manuscritos de práticas e das opiniões dos estudantes ligados à instituição CDI1002. Além disso, fechamos esse momento com a análise de um instrumento aplicado, após a SD, sobre o CM.

Por fim, no oitavo capítulo, apresentamos as Considerações Finais, com o levantamento crítico sobre todo o trabalho. Após esse momento, trazemos as Referências, os

Anexos e os Apêndices dessa produção acadêmica.

Considerando essa organização, entramos a seguir numa breve apresentação da revisão de literatura, mergulhando na leitura de algumas pesquisas atuais voltadas ao estudo do Centro de Massa nas IES.