• Nenhum resultado encontrado

.TIZ .1 5, f, 213 Az

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share ".TIZ .1 5, f, 213 Az "

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

SKAw 's s e AA- 3 3TUrg_15, d/ 3

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO III EXÉRCITO - 5a RM/5a DE

COMANDO da 5a RM/5a DE

OFICIO Nº 10-E/2-75 CONFIDENCIAL

. h 5 I , Pie, )GPI.

A,viwuu.

(9smarth de raz7,, Oliveira PRESIDENTE

LUit PR, 22 JAN 75 Do Cmt da 5g HM e 5G DE Ao Sr Presidente da FUNAI

Assunto: Informação (presta) Ref: Of n9. 009/75-Pres de 15 Jan

75 do Presidente da FUNAI

1.

Atendendo a solicitação contida no expediste aci- ma referenciado, este Comando informa a V.S. o seguinte:

a. COLÔNIA MANGUEIRINHA - RESERVA DOS INDIOS - Loca- liza-se no Município de MANGUEIRINHA/PR abrangendo uma área

de

164.000 hectares dos quais apenas 74.000 estão sob juris dição da 4g Delegacia Regional da FUNAI, sendo destinada ao abrigo dos índios CAICANGUES e GUARANIS, cerca de 300 famí- lias em lamentável estado de decadência.

Na área existe um posto da FUNAI chefiado pelo Sr ARTUR GASTX0 GORRA, o qual denunciou as atividades de fir- mas madeireiras locais, particularmente a IMARIBO, PASSO LI SO e SLAVIEIRO.

A existência de área litigiosa propicia a intru- são dessas firmas que vem procedendo a derrubada de pinhei- ros, ocasionando choques às vezes armados entre seus prepos tos.

No momento, parte da arca, cerca de 90.000 hecta- res, está sob sequestro aguardando pronunciamento da Justi- ça, fugindo ao controle do Chefe do Posto da FUNAI.

Enquanto isso as firmas PASSO LISO e SLAVIEIROdis putam a posse da área litigiosa, procurando explorar os pi- nheirais existentes ainda em número considerável.

Consta a respeito que:

- O Sr ARTUR GASTX0 GORRA, Chefe do Posto da EU=

NAI, estaria ligado a um político da area l com quem negocia ria a venda da madeira da Reserva Indígena. Outro político da área, ligado por interesses maiores, permitiria que má- quinas do seu município sejam empregadas para a derrubada

6AI. NOM Em .2-` o rr9-5

(2)

.TIZ .1 5, f, 213 Az

(CONTINUAÇXO DO OFICIO Nº 10-E/2-75 da 5g RM e 5g DE - 1 2)

de pinheiros na Reserva dos Índios e em terras de terceiros.

- O Delegado especial nomeado para impedir a de- vastação da área, daria cobertura a firma IMARIBO. i-kfastado das funçoes, continuaria atuando na área.

IMARIBO, atuando no Município de MANGUEIRINHA / PR, contando com a conivência de político da area l estaria procedendo a derrubada de pinheiros na parte sul da Reserva dos Índios. Consta que podem haver interesses de políticos maiores na referida firma.

- SLAUIEIRO, teria se intitulada y proprietária da parte central da área, onde manteriam elementos armados que, não raro, atritam-se com outros intrusos e os próprios ín- dios.

b. COLÓNIA CHAU - RESERVA DOS 1NDIOS - Localiza- se no Município de LARANJEIRAS DO SUL/PR abrangendo uma área de 38.000 hectares, dos quais 16.000 estão sob jurisdição da 4g Delegacia Regional da FUNAI, sendo destinada ao abrigo dos Índios CAIGANGUES e GUARANIS, cerca de 1,200 em lamentável estado de decadência. Na área existe um posto da FUNAI che- fiado pelo Sr LEOSÍDIO FERMAUL, o qual alega não ter condi- çoes de exercer suas atividades face a precariedade dos meios - que dispõe.

A área foi levantada pelo INCRA, não sendo a- ceita pela FUNAI a demarcação feita, surgindo divergência

quanto a extensão da área.

Em vista disso, ocorre a intrusão no local de elementos estranhos que vem procedendo ao abate indiscrimina do de pinheiros.

No momento, parte da área, cerca de 22.000 hec tares, está sob sequestro aguardando pronunciamento da Juste ça, sendo depositário o Chefe do Posto da FUNAI.

Enquanto isso, uma firma de LARANJEIRAS DO SUL (vendedora), pertencente ao Sr M4RIO JOSÉ SESTEFANES, faz a derrubada fraudulenta de pinheiros, contando com maquinaria da INMSTRIA MADEIRIT DE GUARAPUAVA/PR (compradora).

Consta que o Sr LEOSIDIO FERMAUL, Chefe do Pos to da FUNAI, ligado ao Sr MARIO JOSÉ SESTEFANES, com quem es taria negociando a venda da madeira da RESERVA INDIGENA.

A Indústria MADEIRIT, de GUARAPUAVA/PR, teria grande atuação nos fatos, como também políticos influentes

(3)

-DT12,15, 4), 3/3

(CONTINUAÇXO DO OFICIO Nº 10-E/2-75

da Sg RN e 5g DE - fl 3)

na área e no Estado.

2. Finalmente, complemento a V.S. que todos os fatos acima narrados são informes obtidos em fontes diversas, care- cendo por isso um processamento detalhado para a comprovação de sua veracidade, não devendo portanto este documento ser conside rado como peça básica para abertura de Inquérito.

3. Aproveito a oportunidade para apresentar a V.S.

meus protestos de consideração e apreço.

GEN DIV SAMUEL AUGUSTO ALVES CORRÊA Comandante da 5g FUI e 5g DE

110

POR JELEGAÇXO:

aMIG1)14) ett,

NELSON SOUTO JORG Coronel Chefe do E 15

Referências

Documentos relacionados

Forma de pagamento: VISTA Destino: FOZ DO IGUAÇÚ

FÓRMULA INFANTIL DE PARTIDA (LACTENTES DE 0 A 6 MESES DE VIDA ) À BASE DE PROTEÍNAS LÁCTEAS ENRIQUECIDA COM VITAMINAS E MINERAIS - LATA DE

MANUTENÇÃO PREVENIVA E CORRETIVA COM ASSISTENCIA TECNICA 24 (VINTE E QUATRO)HORAS EM TODOS OS EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA DO MUNICIPIO E AFILIADAS AO MESMO, SENDO: Serviço de

EDUCAÇÃO - CRECHE SEMENTINHA DO

Manutenção em Sistemas: MANUTENÇÃO, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTABILIDADE (C++/JAVA) EM AMBIENTES LINUX//WINDOWS, SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA P/ SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS OFERTADOS AOS ESTAGIÁRIOS NO MUNICIPIO DE LARANJEIRAS DO

Forma de pagamento: 30 DIAS Destino: EDUCAÇÃO /DIVERSOS SETORES..

Forma de pagamento: 30 E 60 DIAS MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE NOTA FISCAL Destino: ENGENHARIA/ TOPOGRAFIA.. DE AÇÃO