• Nenhum resultado encontrado

2. Enquadramento institucional, legal e funcional do estágio

2.3. A Escola Cooperante

A EC situa-se em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e faz parte das escolas da Região Autónoma dos Açores. Criada pelo Decreto Regulamentar Regional nº6ª/86/A, de 31 de Março, foi construída com um design do arquiteto Farelo Pinto e enriquecida no Séc. XXI, ao nível do espaço envolvente. A escola é servida por um complexo desportivo com grandes potencialidades e está rodeada de jardins e zonas de lazer.

O seu logótipo é da autoria do prof. João Pedro Vaz de Medeiros e o seu hino, “Programando o Futuro”, do músico Aníbal Raposo e de Helena Lavouras (voz), tendo sido aprovado pela assembleia da escola em 2004. Dadas as suas condições técnico-funcionais e as suas características arquitetónicas, a EC foi galardoada, em 2000, com o prémio de excelência pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE).

Em termos de infraestruturas, a escola tem dois andares, nos quais as salas de aula se distribuem. No primeiro andar existem ainda cinco espaços para trabalho docente. Relativamente aos espaços públicos é de destacar: A biblioteca, que funciona no primeiro piso. Por cima, no segundo piso, tem uma sala de leitura, que funciona junto a um núcleo de Educação Especial, ao Serviço de Psicologia, à Coordenação de cursos do PROFIJ, à coordenação do Programa Oportunidade e à equipa de saúde escolar. O anfiteatro, com 200 lugares, dispõe de acesso independente da entrada principal do edifício e serve a comunidade, em geral. O refeitório, utilizado por toda a comunidade educativa, proporciona, em média, 140 refeições diárias e acolhe eventos para a angariação de fundos para projetos dos alunos e para assinalar datas comemorativas. O pátio interior é destinado, principalmente, ao convívio dos alunos nos intervalos das aulas. A área exterior, com uma horta e espaços descobertos com jardins e árvores, permitem o contacto permanente com a natureza. O Complexo Desportivo das Laranjeiras, contíguo à escola, integra diferentes espaços e equipamentos desportivos e tem uma gestão é autónoma. O complexo desportivo, cedido pelo Serviço de Desporto de São Miguel, é utilizado para as

22

aulas de Educação Física (EF) e de Desporto e nos tempos extracurriculares serve toda comunidade.

A EC funciona em regime diurno, proporcionando anualmente oportunidades educativas a mais de setecentos alunos. Atualmente apresenta uma oferta formativa que se foca no ensino regular (3º ciclo e secundário), PROFIJ (empregado de mesa/bar, operador informático, operador agrícola, cozinheiro, cozinha e informática) e cursos profissionais (gestão desportiva, animador sociocultural e técnico de apoio de saúde).

A unidade orgânica conta ainda com um pessoal não docente e com um corpo docente estáveis e empenhados, visando uma ação educativa eficaz. O corpo docente da escola organiza-se e distribui-se por oito departamentos curriculares, de entre eles: 1) Departamento de Artes e Tecnologias; 2) Departamento de Ciências Físico- Químicas e Geográficas; 3) Departamento de Ciências Naturais; 4) Departamento de Ciências Sociais e Humanas; 5) Departamento de Educação Física e Desporto; 6) Departamento de Línguas Germânicas; 7) Departamento de Línguas Românicas; 8) Departamento de Matemática.

De acordo com o projeto curricular da EC3, “a escola debate-se com as

baixas expectativas dos estudantes, quanto à própria formação, com a sua desmotivação, em relação ao estudo, e com o seu desinteresse face ao conhecimento, traduzindo-se em comportamentos desadequados, em situações de indisciplina e na indesejável diluição de uma cultura de cidadania. Acresce- se a tudo isto situações sociais e familiares complexas e problemáticas e relações interpessoais muitas vezes intolerantes e agressivas. Há ainda a referir o pouco envolvimento das famílias no processo educativo dos seus educandos e a modesta participação e colaboração dos pais e encarregados de educação na vida da comunidade educativa” (p. 2).

23

2.3.1. As Instalações desportivas

O Complexo Desportivo das Laranjeiras é um espaço multifuncional anexo à escola, integrado no Parque Desportivo Regional, que está disponível para as aulas de EF durante o horário diurno (das 08h30m às 17h45m). A riqueza deste complexo desportivo expressa-se quer na quantidade, quer na qualidade das instalações e equipamentos de que dispõe, nomeadamente: 1) Pavilhão desportivo, com as dimensões 44x22 metros com bancada e ar condicionado; 2) Sala de ginástica, com as dimensões de 21x21 metros; 3) Sala de judo, com as dimensões de 12x12 metros; 4) Piscina de 25 metros com água aquecida, ar condicionado e bancada; 5) Polidesportivo exterior em piso de relva sintética; 6) Pista de atletismo, em piso sintético, com 6 corredores em volta de um campo de futebol relvado natural e com bancadas ao redor; 7) Sala de treino físico.

Figura 1 - Pavilhão polidesportivo da EC Figura 2 - Sala de Ginástica da EC

24

2.3.2. O departamento de Educação Física e Desporto

O corpo docente que compõe o Departamento de Educação Física e Desporto é constituído por treze professores, sendo alguns efetivos, outros contratados e outros afetos. Destes treze professores, oito são do sexo masculino e cinco são do sexo feminino. De entre todos estes membros existem professores com experiência no atletismo, na natação, no basquetebol, no ténis e na ginástica, mas, a maioria dos professores, apresenta mais experiência no futebol pois três deles exercem atualmente as funções de treinador de futebol de formação e dois deles já a exerceram. Este grupo de professores apresenta conceções distintas no que respeita à prática desportiva e à EF. Relativamente à competição, alguns focam-se mais na obtenção de resultados desportivos, outros focam-se mais no desenvolvimento de valores de cidadania. Relativamente à EF, uns utilizam modelos bastante diretivos, outros utilizam modelos mais abertos. Independentemente das suas conceções e experiências, todos os professores respeitam o documento orientador do departamento designado documento de organização e gestão (DOG). É de salientar que, embora alguns não concordem com parte das diretrizes inscritas no documento, são um grupo de professores que adota posturas coerentes e agem de acordo com os princípios e decisões tomadas no seio do grupo.

O DOG resulta da conjugação do disposto nos “Deveres Profissionais” do Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com o explicitado nos descritores do parâmetro 5.2 “Exercício de Cargos” do Formulário e Relatório de Avaliação do

25

Desempenho Docente, pelas competências atribuídas ao departamento curricular, aprovadas no Decreto Legislativo regional n.º 13/2013/A, de 30 de agosto, e com o identificado nos campos de análise dos domínios do referencial para uma escola de excelência do Modelo de Autoavaliação da Qualidade nas Escolas, legalmente enquadrado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2005/A, de 6 de dezembro, e o estabelecido no Regulamento de Gestão Administrativa e Pedagógica dos Alunos (RGAPA), Portaria n.º 75/2014, de 18 de novembro da Secretaria Regional da Educação e Formação.

Este documento estabelece as normas gerais e os procedimentos a observar pela EC na matéria referente às características, organização e gestão da EF e do desporto escolar. Dele fazem parte as normas para a implementação das opções de organização curricular a serem cumpridas por todos os professores no que respeita às modalidades, formas de avaliação e a sua transformação em classificação final, tanto no ensino regular, como no profissional, no PROFIJ e nos programas especializados. Também faz parte deste documento a bateria de testes de condição física a implementar, as atividades de enriquecimento curricular, as regras gerais das aulas de EF e as normas de utilização dos espaços. O plano curricular do curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva também está bem explícito, tal como a bibliografia referenciada e adotada, o desporto escolar, o regimento do departamento, o plano de formação do pessoal docente e as fichas de autoavaliação.