• Nenhum resultado encontrado

III- Enquadramento da Prática Profissional

4.4. A avaliação das aprendizagens

4.4.1. Indicadores da avaliação patentes no DOG

No que respeita à avaliação diagnóstico, o DOG estabelece um conjunto de objetivos que se prendem sobretudo com a avaliação do nível de prestação inicial dos alunos e as suas possibilidades de desenvolvimento nas várias matérias da EF, nomeadamente identificar alunos “críticos” e matérias prioritárias, recolher informações que permitam desenhar um plano de turma e orientar a formação de grupos caso a heterogeneidade assim o permita. Segundo este documento, “as situações de avaliação diagnóstica devem ser entendidas (para os alunos) como situações de aprendizagem "normais", pelo que os alunos devem passar por elas várias vezes ao longo do período de avaliação diagnóstica. Como se trata de uma avaliação de características prognósticas, deve ser um processo de ensino/aprendizagem "normal" para que possam ser também equacionados os diversos ritmos de aprendizagem. Nesse sentido, além da recolha de informação necessária, o professor deve acompanhar as situações de aprendizagem emitindo feedbacks, tentando que os alunos melhorem” (p. 7). Foi neste contexto que realizei um conjunto de avaliações diagnóstico utilizando algumas vezes uma aula apenas para uma matéria e em outras ocasiões utilizando uma aula para mais de uma matéria (duas ou três matérias). Estas avaliações foram realizadas na primeira aula de cada unidade didática. Em todas as aulas destinadas à avaliação diagnóstico, a partir de uma lista de verificação, retirei ilações sobre o comportamento geral dos alunos da turma e registei alguns casos específicos que me permitiram delinear alguns objetivos transversais em algumas matérias, principalmente no que respeita à dimensão sócio-afetiva, pois algumas delas apresentavam conteúdos semelhantes e, portanto, uma aprendizagem transferível.

Na EC, o DOG refere todas as diretrizes que devem ser respeitadas pelos professores relativamente às avaliações. No que respeita à transformação dos dados da avaliação em classificação final, o documento prevê a seguinte distribuição de cotação para os domínios cognitivo-operatório e atitudinal- comportamental (Tabela 8):

123

Tabela 8 - Avaliações do 3º ciclo definidas no DOG

Domínios Áreas 3.ºCiclo Total

Domínio cognitivo operatório

Atividades físicas 60% 80% Aptidão física 10% Conhecimentos 10% Domínio atitudinal / comportamental Participação efetiva 5% 20% Empenhamento 5% Comportamento 5% Atividades de crédito (Atividades da escola) 5%

Relativamente às referências para o sucesso veiculadas nos PNEF, no que respeita às atividades físicas, e adaptado no DOG, a referência para o sucesso afere-se pelos níveis plasmados no programa (Introdutório, Elementar ou Avançado) ou nível não introdutório, que o aluno consegue atingir em cada uma das matérias lecionadas. Assim, considera-se que um aluno se situa no nível não introdutório se não realiza pelo menos metade dos conteúdos definidos para o nível introdutório; no nível introdutório quando realiza pelo menos metade dos conteúdos definidos para este nível; no nível elementar quando realiza pelo menos metade dos conteúdos definidos para este nível e todos os elementos do nível introdutório e no nível avançado quando realiza pelo menos metade dos conteúdos definidos para este nível, bem como todos os elementos dos níveis anteriores. A transformação dos níveis numa escala classificativa faz-se do seguinte modo: se numa determinada matéria o aluno se enquadrar no nível não introdutório tem zero pontos; se for no nível introdutório tem um ponto; se for no nível elementar tem dois pontos; se for no nível avançado tem três pontos. No final de cada período contabiliza-se o total de pontos que o aluno acumulou nas quatro melhores matérias e no final do ano letivo é contabilizado o total de pontos que o aluno acumulou nas sete melhores matérias. Atendendo a este processo, a classificação final do período e do ano letivo, na área das atividades físicas, é determinada tendo por base a escala apresentada nas Tabelas 9 e 10.

124

Tabela 9 - Transformação dos dados em classificação final do período para o 9ºano

Tabela 10 - Transformação dos dados em classificação final do ano letivo

De referir ainda que no final dos dois primeiros períodos são selecionadas as quatro melhores matérias independentemente da categoria a que pertencem. No final do ano são selecionadas as sete melhores matérias, tendo obrigatoriamente de existir uma matéria de cada categoria, exceto da categoria A, que pode contribuir com duas matérias (futebol/andebol e voleibol/basquetebol).

Tabela 11 - Opções de organização curricular para o 9º ano

Matérias NUCLEARES ALTERNATIVAS

Categorias A B C D E F Especificação Desportos

Coletivos Ginástica Atletismo Natação

Desportos de Combate Outras 9.º Ano FUTEBOL ANDEBOL VOLEIBOL BASQUETEBOL Avaliação – o melhor (fut e and ou volei e basquete) Solo Aparelhos Acrobática Avaliação – a melhor 100m 4x100m Triplo salto Dardo Meio fundo Avaliação – Média entre todas Consolida ção 8º ano Judo Badminton Escalada Danças Sociais Corfebol Beisebol Golfe, Etc.

9.º ano – final do período

Total de pontos Níveis de classificação

0 1

até 3 2

4 ou 5 3

6 4

7 5

9.º ano – final do ano

Total de pontos Níveis de classificação

6 1

7 2

8 3

9 4

125

Após ter questionado os alunos que matéria preferiam, os que emitiram opinião mostraram-se interessados em aprender badmínton, pelo que foi esta a matéria alternativa escolhida.

Relativamente à aptidão física, foi aplicada nos três períodos a bateria de testes composta por quatro exercícios proposto pelo Fitnessgram: teste de força superior, teste de força média, o sit and reach e o teste da milha ou teste do vai- vem. Os resultados dos alunos são comparados com as respetivas tabelas de referência. Se o aluno estiver abaixo da zona saudável de aptidão física tem zero pontos, se estiver dentro da zona saudável de aptidão física tem um ponto e se estiver acima da zona saudável de aptidão física recebe dois pontos. Após realizar os quatros testes contabiliza-se o número total de ponto e atribui-se uma nota em função do descrito na tabela 12:

Tabela 12 - Transformação da pontuação obtida para a aptidão física em classificação final

Total de pontos Classificação do 3.º ciclo

0-1 1 2 1,5 2,5 2 3 2,5 4 3 5 3,5 6 4 7 4,5 8 5

Para finalizar a avaliação do domínio cognitivo-operatório, O DOG define que os conhecimentos são avaliados através de um teste teórico por período e, caso o professor pense ser necessário, a partir da realização de um relatório ou trabalho, bem como pela utilização na prática dos conhecimentos, designadamente no que se refere aos regulamentos.

Quanto ao domínio atitudinal/comportamental, o DOG prevê a atribuição de cinco ponto se o aluno realizar sempre um determinado comportamento, quatro pontos se realizar quase sempre determinado comportamento, três pontos se realizar a maioria da vezes determinado comportamento, dois pontos se realizar algumas vezes determinado comportamento, um ponto se raramente realizar determinado comportamento e zero ponto se nunca realizar um

126

comportamento. Essa avaliação é feita a partir de uma avaliação formativa implícita e contínua realizada em todas as aulas. Após determinar o valor para cada comportamento é determinada a média do total de pontos obtidos nos quatro comportamentos, sendo esse o valor que corresponderá a vinte por cento da classificação final.

Em situações particulares, nomeadamente quando um aluno apresenta um atestado médico que refere que está impedido de realizar exercício físico nas aulas de EF, a avaliação assume outra configuração. Esta foi uma situação com que me deparei, pelo que considerei pertinente evidenciá-lo neste relatório. A Tabela 13 ilustra como é calculada a classificação final de um aluno que apresenta condições particulares:

Tabela 13 - Avaliação para alunos com condições particulares

Domínios Áreas 3.ºCiclo Total

Domínio cognitivo operatório

Teste (s) 30%

80%

Trabalho (s) 20%

Aplicação prática dos

conhecimentos 30% Domínio atitudinal comportamental Participação 5% 20% Empenhamento 5% Comportamento 5% Atividades de crédito 5%