• Nenhum resultado encontrado

Ambiente externo e relacionamentos interorganizacionais

4.2 O HUPAA: situação atual

4.2.2 Ambiente externo e relacionamentos interorganizacionais

Esta seção traz a caracterização do ambiente externo ao HUPAA a partir de dimensões definidas por Hall (2004): condições legais, condições demográficas. Além disso, serão identificadas algumas das organizações e instituições com as quais o hospital mantém relacionamento.

são determinantes no desenvolvimento de suas atividades. No âmbito da assistência, o Hospital vinculado ao Ministério da Saúde, visto que integra o Sistema Único de Saúde como referência para a região metropolitana de Maceió e representa uma estrutura de saúde de atendimento ao VII Distrito Sanitário de Maceió na capital alagoana.

Outras formas de vinculação do HUPAA ao Ministério da Saúde (MS) são o projeto Piloto Hospital Sentinela/ANVISA e a participação no Pólo de Educação Permanente em Saúde e no programa Expande.

O HUPAA recebe também pacientes vindos de municípios vizinhos de Maceió e até de outros Estados, por meio de contatos com as respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

Em sua vertente de ensino e pesquisa, o HUPAA reporta-se ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente, também é um dos participantes do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino, instituído pelos Ministérios da Educação e da Saúde. As ações estratégicas desse Programa definem as principais condições legais e políticas às quais o HUPAA está submetido.

O relacionamento do HUPAA com os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação tem repercussões que podem ser também sentidas na parte financeira do hospital. Cerca de 50- 60% do valor total da folha de pessoal do hospital (pagamento de servidores e residentes concursados) é pago pelo MS. São repassados para o HUPAA recursos através do Programa Interministerial de Manutenção e Reforço dos Hospitais Universitários Federais.

O HUPAA presta serviço ao SUS do Estado, por meio da contratualização feita com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Único de Saúde — SUS, já comentada em seções anteriores.

Há também relacionamento do HUPAA junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia por meio de vários projetos.

Em sua relação com a Universidade Federal de Alagoas, o HUPAA tem assento no Comitê de Bioética e Ética em Pesquisa; o Setor de Recursos Humanos do HUPAA mantém parceria em várias ações com a Pró-reitoria de Administração e Recursos Humanos da Universidade; além disso, participa das reuniões da Comissão Interna de Educação Permanente para o SUS de Alagoas/UFAL (CIEPS/UFAL). De forma mais ampla, o HUPAA encontra-se subordinado ao ordenamento jurídico da UFAL, é parte dela; o que significa dizer que a Universidade não faz parte do ambiente externo ao hospital.

A interface do HUPAA com a sociedade se dá através de projetos como: Projeto Filhos da Fome, Projeto Mutante, Projeto Gerartes, Projeto Materno Infanto-Juvenil. O hospital também presta serviços à comunidade indígena do Estado. A importância desse hospital para a comunidade alagoana pode ser evidenciada em dados como os que se seguem:

“O fechamento do hospital teria impactos negativos. Porque deixaria de ser base para o ensino de pelo menos sete cursos de graduação, para cerca de 50 pesquisas que utilizam o HU como objeto de estudo, para outros tantos projetos de extensão que têm como suporte a estrutura do HU, deixaria de atender centenas de pessoas que têm aqui como referência para o seu atendimento médico-hospitalar, outras tantas que tiram daqui o sustento de suas famílias” (“L”).

“Greve pára HU e pode provocar caos” (ASSUMPÇÃO, 2005).

Apesar de ter sua origem vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, o HUPAA mantém convênios com outras instituições de ensino do Estado de Alagoas para realização de atividades de formação.

Ademais, desde 2001 o HUPAA participa junto à Secretaria de Finanças do Estado de Alagoas do Programa de Arrecadação Fiscal Cidadão Nota 10, no qual o Hospital concorre ao prêmio com mais os dezesseis hospitais em todo o Estado.

Há também alguns aspectos da dinâmica interna do hospital que sofrem influência de leis e regulamentações definidas pelo Ministério Público de Alagoas, Tribunal de Contas da União, Sindicatos, Conselho Tutelar, Associações e Conselhos de classe. Sendo um hospital

de relevância em Alagoas, é intenso também o contato do HUPAA com os princípios veículos de comunicação do Estado — jornais e televisão.

O hospital possui uma carteira de fornecedores nas áreas de medicamentos, gasoterapia, materiais médico-cirúrgicos, material de consumo em geral, biomédica, material permanente, entre outros. A figura 9(4) procura ilustrar a relação do HUPAA com seu ambiente externo, destacando as principais forças que o compõem:

O ambiente externo em que o HUPAA se insere apresenta complexidade, dinamicidade, previsibilidade e ausência de competitividade. Em seu relacionamento com outros órgãos públicos como, por exemplo, o MS e o MEC, há a definição prévia do papel do HU para esses dois Ministérios, de forma a ajustar possíveis diferenças ou incompatibilidades.

H

HHUUUPPPAAAAAA

Ministério da Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Maceió Sindicatos, Associações e Conselhos de classes Ministério da Ciência e Tecnologia Governo do Estado de AL Instituições de Ensino do Estado MEC Fornecedores Comunidade (pacientes, associações de moradores, igrejas) Mídia

Figura....: o HUPAA e as principais forças que compõem o ambiente externo ao hospital

Trata-se de relações cooperativas monitoradas e formalizadas, em que são compartilhados serviços, recursos, informações, com ascendência sobre a dinâmica interna do HUPAA.

4.2.3 Caracterização do agente organizacional e relacionamentos