• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

No documento A Implementação da (páginas 126-177)

Após realizar-se o apuramento dos resultados, torna-se necessário proceder-se à sua leitura e análise. Como já foi dito anteriormente, os dados foram recolhidos entre os meses de Janeiro e a primeira semana de Março de 2014, em PME já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança e em PME não certificadas em sistemas de gestão, todas localizadas no Norte de Portugal.

Marcone & Lakatos (2003) salientam que a análise e interpretação dos dados são duas atividades distintas, mas estritamente relacionadas. A análise (ou explicação) respeita à tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenómeno estudado e outros fatores. A interpretação é a atividade intelectual que procura atribuír um significado mais amplo às respostas, vinculando-as a outros conhecimentos.

“Uma vez manipulados os dados e obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação destes, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa.”

Marcone e Lakatos, 1999.

Depois de recebidas e validadas as respostas aos inquéritos, procedeu-se à análise de dados em separado, para as PME já certificadas em sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiente e/ou segurança (conforme Anexo IV: Tabelas com os dados do SPSS – questionários das PME certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança) e para as PME

não certificadas em sistemas de gestão (ver Anexo V: Tabelas com os dados do SPSS

questionários das PME não certificadas em sistemas de gestão), de forma a melhor percepcionar os resultados obtidos.

Para tal, empregou-se metodologias de análise estatística descritiva, das quais se destacam gráficos e tabelas de distribuição de frequências.

Relativamente aos dados recolhidos através do questionário fechado:

“Só fazem sentido quando tratados de modo estritamente quantitativo, que consiste em comparar as categorias de respostas e em estudar as suas correlações”

Quivy & Campenhoudt, 2008.

Neste sentido, vai apresentar-se de seguida, os resultados obtidos neste estudo, para ambas as PME (já certificadas em sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiente e/ou segurança e não certificadas), do Norte de Portugal.

5.2.1 Questionários das PME certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança

Relativamente à variável Idade da empresa (em anos), como se trata de uma

variável contínua, optou-se apenas por se estudar a média de idade.

Do total das 30 PME já certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança, verificou-se que a idade média das empresas é de 14,27 anos.

Relativamente à variável Sub-região onde se localiza a empresa constataram-se os seguintes resultados (Gráfico 1).

Gráfico 1 - Estudo das frequências para a variável Sub-região onde se localiza a empresa.

De acordo com o gráfico 1, a maioria das PME já certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança, que participaram neste estudo, encontravam-se no Grande Porto (9). 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fr e q u ê n ci as

O gráfico seguinte (Gráfico 2) apresenta os resultados obtidos para a variável Principal setor de atividade da organização.

Gráfico 2 - Estudo das frequências para a variável Principal setor de atividade da organização.

Quanto à variável Principal setor de atividade da organização e pela leitura do gráfico 2, observou-se que a maioria das organizações estudadas (9) encontram-se ligadas às Indústrias transformadoras.

No que concerne à variável Número de efetivos da empresa, os resultados obtidos foram muito díspares, pelo que, optou-se por estudar a média do número de efetivos existentes nas PME estudadas. Assim, a média de efetivos é de 40,13.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fr e q u ê n ci as

Para a variável Volume de negócios ou balanço total da organização, em euros, obtiveram-se os seguintes resultados (Gráfico 3).

Gráfico 3 - Estudo das percentagens para a variável Volume de negócios ou balanço total da organização, em euros.

Em relação ao Volume de negócios ou balanço total da organização, em euros e de acordo com o gráfico 3 constatou-se que em 50,00% dos casos é Não superior a 10 milhões (volume de negócios) ou não superior a 10 milhões (balanço total) e em 3,33% é Superior a 50 milhões (volume de negócios) ou excede os 43 milhões (balanço total).

No que concerne aos indicadores que devem estar presentes numa organização, os resultados para o Quadro 1 do questionário (em anexo), encontram-se abaixo demonstrados (Gráficos 4, 5 e 6).

Gráfico 4 - Estudo das percentagens para a variável A organização promove a sua participação, com o intuito de melhorar as condições de trabalho – Quadro 1.

Para a variável A organização promove a sua participação, com o intuito de melhorar as condições de trabalho (A), pode observar-se pela análise do gráfico 4, que 36,67% das organizações considera esta variável como Relevante e como Mais Relevante.

40,00%

50,00%

6,67% 3,33% Não excede os 2 milhões

(volume de negócios) ou não excede os 2 milhões

(balanço total)

Não superior a 10 milhões (volume de negócios) ou não superior a 10 milhões (balanço total)

Não excede os 50 milhões (volume de negócios) ou não excede os 43 milhões (balanço total) Superior a 50 milhões (volume de negócios) ou excede os 43 milhões (balanço total) 26,67% 36,67% 36,67% Menos Relevante Relevante Mais Relevante

Gráfico 5 - Estudo das percentagens para a variável A organização assegura a existência de procedimentos que permitem e garantem o respeito pelos direitos de personalidade, de maternidade e de paternidade, assim como, a existência de normas e

processos de denúncia e combate a qualquer forma de discriminação – Quadro 1.

No gráfico 5 observa-se que 40,00% das organizações considera como Relevante a variável A organização assegura a existência de procedimentos que permitem e garantem o respeito pelos direitos de personalidade, de maternidade e de paternidade, assim como, a existência de normas e processos de denúncia e combate a qualquer forma de discriminação (B).

Gráfico 6 - Estudo das percentagens para a variável A organização assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores – Quadro 1.

Pela leitura do gráfico 6, pode constatar-se que 40,00% das organizações considera como Menos Relevante a variável A organização assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores (C).

Assim, relativamente aos indicadores que devem estar presentes numa organização,

36,67% dos inquiridos considera a variável A organização promove a sua participação, com o intuito de melhorar as condições de trabalho (A) e 36,67% a variável A organização assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores (C), como sendo a Mais Relevante do Quadro 1 do questionário (em anexo); a variável A organização assegura a existência de procedimentos que permitem e garantem o respeito pelos direitos de personalidade, de maternidade e de paternidade, assim como, a existência de normas e processos de denúncia e combate a qualquer forma de

discriminação (B) como Relevante (40,00%) e como Menos Relevante a variável A organização

assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores (C) (40,00%). 36,67% 40,00% 23,33% Menos Relevante Relevante Mais Relevante 40,00% 23,33% 36,67% Menos Relevante Relevante Mais Relevante

No que respeita ao Quadro 2 do questionário (em anexo), os resultados foram os seguintes (Gráficos 7, 8 e 9).

Gráfico 7 - Estudo das percentagens percentagens para a variável A organização assegura que não são atingidos os limites legalmente estabelecidos em termos de número de horas de prestação de trabalho suplementar – Quadro 2.

Pela análise do gráfico 7 observou-se que 46,67% das PME estudadas considera

Relevante a variável A organização assegura que não são atingidos os limites legalmente

estabelecidos em termos de número de horas de prestação de trabalho suplementar (A).

Gráfico 8 - Estudo das percentagens percentagens para a variável A organização assegura a existência de procedimentos internos que avaliem periodicamente a política remuneratória e de benefícios e o desenvolvimento da carreira profissional dos

colaboradores – Quadro 2.

Pela leitura do gráfico 8 constatou-se que existem diferentes opiniões relativamente à variável A organização assegura a existência de procedimentos internos que avaliem periodicamente a política remuneratória e de benefícios e o desenvolvimento da carreira profissional dos colaboradores (B). Assim sendo, observou-se que 43,33% considera a variável como Relevante.

26,67% 46,67% 26,67% Menos Relevante Relevante Mais Relevante 36,67% 43,33% 20,00% Menos Relevante Relevante Mais Relevante

Gráfico 9 - Estudo das percentagens percentagens para a variável A organização assegura a prestação de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho aos seus colaboradores e assegurar formação em SHT, para além do legalmente

definido – Quadro 2.

Pela observação do gráfico 9 verificou-se que a maioria das PME estudadas considera

Mais Relevante (53,33%) a variável A organização assegura a prestação de serviços de segurança,

higiene e saúde no trabalho aos seus colaboradores e assegurar formação em SHT, para além do legalmente definido (C).

Desta forma, para as variáveis do Quadro 2 do questionário (em anexo), observou-se

que 53,33% das PME estudadas considera Mais Relevante a variável A organização assegura a

prestação de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho aos seus colaboradores e assegurar

formação em SHT, para além do legalmente definido (C); 46,67% como Relevante a variável A

organização assegura que não são atingidos os limites legalmente estabelecidos em termos de número

de horas de prestação de trabalho suplementar (A) e 36,67% como Menos Relevante a variável A

organização assegura que não são atingidos os limites legalmente estabelecidos em termos de número de horas de prestação de trabalho suplementar (A) e a variável A organização assegura a existência de procedimentos internos que avaliem periodicamente a política remuneratória e de benefícios e o desenvolvimento da carreira profissional dos colaboradores (B).

36,67% 10,00% 53,33% Menos Relevante Relevante Mais Relevante

Para o Quadro 3 do questionário (em anexo), apuraram-se os resultados abaixo discriminados (Gráficos 10, 11 e 12).

Gráfico 10 - Estudo das percentagens para a variável A organização assegura o respeito pelas normas legais e convencionais, em matéria de contratos de trabalho – Quadro 3.

Relativamente à variável A organização assegura o respeito pelas normas legais e

convencionais, em matéria de contratos de trabalho (A) constatou-se pela observação do gráfico 10 que, entre as PME estudadas predomina a ideia de que esta variável é Mais Relevante (53,33%).

Gráfico 11 - Estudo das percentagens para a variável A organização tem em consideração as preferências pessoais dos seus colaboradores na sua tomada de decisão, nomeadamente em questões de mobilidade – Quadro 3.

No gráfico 11 verificou-se que a maioria (66,67%) das PME, já certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança que participaram neste estudo,

entende como Relevante a variável A organização tem em consideração as preferências pessoais

dos seus colaboradores na sua tomada de decisão, nomeadamente em questões de mobilidade (B). 26,67% 20,00% 53,33% Menos Relevante Relevante Mais Relevante 13,33% 66,67% 20,00% Menos Relevante Relevante Mais Relevante

Gráfico 12 - Estudo das percentagens para a variável A organização encontra com os seus colaboradores, formas de redução de despesa que não passem pela cessação de contratos de trabalho – Quadro 3.

Quanto à variável A organização encontra com os seus colaboradores, formas de

redução de despesa que não passem pela cessação de contratos de trabalho (C) (Gráfico 12), a

maioria dos participantes considerou-a como Menos Relevante (63,33%).

No Quadro 3 do questionário (em anexo), a variável A organização assegura o

respeito pelas normas legais e convencionais, em matéria de contratos de trabalho (A) foi

considerada como Mais Relevante (53,33%); a variável A organização tem em consideração as

preferências pessoais dos seus colaboradores na sua tomada de decisão, nomeadamente em questões de mobilidade (B) como Relevante (66,67%) e como Menos Relevante (63,33%) a variável A organização encontra com os seus colaboradores, formas de redução de despesa que não passem pela cessação de contratos de trabalho (C).

No que concerne às motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de gestão, obtiveram-se os seguintes resultados referenciados abaixo por ordem decrescente de total concordância com as afirmações (Gráficos 13, 14, 15, 16, 17 e 18).

Em relação à variável Respeito do proprietário/dirigente da organização pelos valores ou compromissos éticos, com vista à melhoria das condições de trabalho (A), a maioria dos questionados (33,33%) concorda totalmente com a afirmação; 30,00% dos inquiridos está em total

concordância com a variável Benefícios internos, relativamente ao aumento de nível de satisfação e

motivação dos colaboradores (E); 30,00% com a variável Melhoria da relação da organização com

clientes e outros parceiros de negócio (D); 26,67% com o Aumento da fidelização dos consumidores

(B); 26,67% com a Melhoria das relações públicas com a comunidade local e com as diversas

autoridades públicas (C) e 23,33% com a variável Pressões externas dos clientes para a

implementação da responsabilidade social (F). 63,33% 13,33%

23,33% Menos Relevante

Relevante Mais Relevante

Gráfico 13 - Estudo das percentagens para a variável Respeito do proprietário/dirigente da organização pelos valores ou compromissos éticos, com vista à melhoria das condições de trabalho.

Gráfico 14 - Estudo das percentagens para a variável Benefícios internos, relativamente ao aumento de nível de satisfação e motivação dos colaboradores.

Gráfico 15 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria da relação da organização com clientes e outros parceiros de negócio.

23,33%

43,33% 33,33%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 20,00% 50,00% 30,00%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 33,33% 36,67% 30,00%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Gráfico 16 - Estudo das percentagens para a variável Aumento da fidelização dos consumidores.

Gráfico 17 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria das relações públicas com a comunidade local e com as diversas autoridades públicas.

Gráfico 18 - Estudo das percentagens para a variável Pressões externas dos clientes para a implementação da responsabilidade social.

No que toca às vantagens que podem surgir após a implementação de um

sistema de responsabilidade social, pode analisar-se nos gráficos seguintes os resultados encontrados, por ordem decrescente, para cada uma das variáveis estudadas (Gráficos 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 e 32). 3,33% 23,33% 46,67% 26,67% Discordo Totalmente

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 3,33% 33,33% 36,67% 26,67% Discordo

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 30,00% 46,67% 23,33%

Nem concordo nem discordo

Concordo

A Melhoria das relações entre a organização e os seus clientes (L) é a variável em estudo com maior percentagem de inquiridos (36,67%) a concordar totalmente. Segue-se a variável Melhoria da imagem da organização e credibilização da sua “marca” (K) (33,33%); a variável Melhoria do conhecimento e do cumprimento da legislação (C) (30,00%); a variável Melhoria da qualidade da gestão (A) (16,67%); a variável Diminuir a taxa de absentismo e dos conflitos laborais (I) (16,67%); a

variável Possibilidade da organização se diferenciar da concorrência (N) (13,33%); a variável

Incentivar ao aumento da produtividade e à melhoria dos resultados (F) (13,33%); a variável

Aumentar o nível de satisfação e envolvimento dos colaboradores (H) (13,33%); a variável Aumento

da capacidade de aprendizagem e de inovação (D) (13,33%); a variável Reunião de mais informação

relativamente à comunidade e ao ambiente (B) (13,33%); a variável Estímular o aumento das

qualificações e competências (J) (10,00%); a variável Redução de custos operacionais (energia;

economia de materiais; redução da poluição; etc.) (E) (6,67%); a variável Estímulo para o crescimento

de vantagens competitivas (consumidores/clientes) (M) (6,67%) e a variável Melhoria da

“performance económica” (G) (6,67%).

Gráfico 19 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria das relações entre a organização e os seus clientes.

Gráfico 20 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria da imagem da organização e credibilização da sua “marca”.

6,67%

56,67% 36,67%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 20,00% 46,67% 33,33%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Gráfico 21 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria do conhecimento e do cumprimento da legislação.

Gráfico 22 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria da qualidade da gestão.

Gráfico 23 - Estudo das percentagens para a variável Diminuir a taxa de absentismo e dos conflitos laborais.

Gráfico 24 - Estudo das percentagens para a variável Possibilidade da organização se diferenciar da concorrência.

13,33%

56,67% 30,00%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Concordo Totalmente

13,33%

70,00%

16,67% Nem concordo nem

discordo Concordo

Concordo Totalmente

26,67%

56,67%

16,67% Nem concordo nem

discordo Concordo Concordo Totalmente 13,33% 73,33% 13,33%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Gráfico 25 - Estudo das percentagens para a variável Incentivar ao aumento da produtividade e à melhoria dos resultados.

Gráfico 26 - Estudo das percentagens para a variável Aumentar o nível de satisfação e envolvimento dos colaboradores.

Gráfico 27 - Estudo das percentagens para a variável Aumento da capacidade de aprendizagem e de inovação.

Gráfico 28 - Estudo das percentagens para a variável Reunião de mais informação relativamente à comunidade e ao ambiente.

26,67%

60,00% 13,33%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 33,33% 53,33% 13,33%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 3,33% 36,67% 46,67% 13,33% Discordo

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 53,33% 33,33% 13,33%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Gráfico 29 - Estudo das percentagens para a variável Estímular o aumento das qualificações e competências.

Gráfico 30 - Estudo das percentagens para a variável Redução de custos operacionais (energia; economia de materiais; redução da poluição; etc.).

Gráfico 31 – Estudo das percentagens para a variável Estímulo para o crescimento de vantagens competitivas (consumidores/clientes).

Gráfico 32 - Estudo das percentagens para a variável Melhoria da “performance económica”.

16,67%

73,33% 10,00%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 3,33% 30,00% 60,00% 6,67% Discordo

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 40,00% 53,33% 6,67%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 46,67% 46,67% 6,67%

Nem concordo nem discordo

Concordo

Quanto aos principais obstáculos que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social, retiveram-se os seguintes resultados, por ordem decrescente, para cada uma das variáveis estudadas (Gráficos 33, 34, 35, 36, 37 e 38).

Verificou-se que 83,33% das PME estudadas concorda totalmente com a variável Dificuldade em avaliar o impacto das práticas de responsabilidade social (C); 73,33% com a variável Reduzida sensibilização/informação relativa à responsabilidade social das empresas (RSE) (A); ambas as variáveis Falta de tempo e de recursos financeiros (custos do processo de certificação) (D)

e Cumprimento da regulamentação/legislação aplicável (F) obtiveram 56,67%; 53,33% concorda

totalmente com a variável Inexistência de relação entre as atividades RSE aplicadas e a estratégia da

organização (B) e 46,67% com a variável Incapacidade negocial para influenciar as práticas de

responsabilidade social (os consumidores/fornecedores ainda não levam em conta os critérios de responsabilidade social, no momento da aquisição dos seus produtos/serviços) (E).

Gráfico 33 - Estudo das percentagens para a variável Dificuldade em avaliar o impacto das práticas de responsabilidade social.

Gráfico 34 - Estudo das percentagens para a variável Reduzida sensibilização/informação relativa à responsabilidade social das empresas (RSE).

16,67% 83,33% Concordo Concordo Totalmente 26,67% 73,33% Concordo Concordo Totalmente

Gráfico 35 - Estudo das percentagens para a variável Falta de tempo e de recursos financeiros (custos do processo de certificação).

Gráfico 36 - Estudo das percentagens para a variável Cumprimento da regulamentação/legislação aplicável.

Gráfico 37 - Estudo das percentagens para a variável Inexistência de relação entre as atividades RSE aplicadas e a estratégia da organização.

Gráfico 38 - Estudo das percentagens para a variável Incapacidade negocial para influenciar as práticas de responsabilidade social (os consumidores/fornecedores ainda não levam em conta os critérios de responsabilidade social, no momento da

aquisição dos seus produtos/serviços).

3,33%

40,00% 56,67%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 3,33% 3,33% 36,67% 56,67% Discordo

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 10,00% 36,67% 53,33%

Nem concordo nem discordo Concordo Concordo Totalmente 3,33% 3,33% 46,67% 46,67% Discordo

Nem concordo nem discordo

Concordo

Relativamente à variável Referencial(ais) de sistemas de gestão, no qual(ais) se encontra certificada, obteve-se os seguintes resultados (Figura 10).

Figura 10 - Estudo das percentagens para a variável Referencial (ais) de sistemas de gestão, no qual (ais) se encontra certificada.

Após uma atenta análise à figura 10, depreende-se que das PME estudas, todas (100,00%) tinham certificação na área da qualidade (ISO 9001); 13,33% na ISO 14001 (ambiente); nenhuma em sistemas de gestão de segurança e saúde do trabalho (OHSAS 18001/NP 4397); 3,33%

encontrava-se certificada na UNE 53626 (Ligações Flexíveis em Malhas de Aço Inox) – UNE 60713

(Tubos Extensíveis em Aço Inox para Ligação de Gás) e 3,33% na NP 4457 (Sistemas de Gestão da Inovação, Desenvolvimento e Inovação).

100,00%

A organização encontra-se certificada em qual/quais Sistemas de Gestão? ISO 9001

(Qualidade)

Sim

13,33%

86,67%

A organização encontra-se certificada em qual/quais Sistemas de Gestão? ISO 14001

(Ambiente)

Sim Não

100,00%

A organização encontra-se certificada em qual/quais Sistemas de Gestão? OHSAS 18001/NP 4397 (Segurança e Saúde do Trabalho) Não 3,33% 3,33% 93,33% Outro, qual? UNE 53626 -UNE 60713 NP 4457 Sem resposta

Para a variável Pensa implementar a curto prazo um sistema de gestão da responsabilidade social, verificou-se o resultado seguinte (Gráfico 39).

Gráfico 39 - Estudo das percentagens para a variável Pensa implementar a curto prazo um sistema de gestão da responsabilidade social.

No que toca à variável Pensa implementar a curto prazo um sistema de gestão da

responsabilidade social, a esmagadora percentagem (93,33%) das PME estudadas, referiu que não pensa implementar a curto prazo um sistema de gestão da responsabilidade social.

No que concerne à variável Se sim, o sistema de responsabilidade social a

implementar/certificar é a SA 8000, obteve-se o gráfico seguinte (Gráfico 40).

Gráfico 40 - Estudo das percentagens para a variável Se sim, o sistema de responsabilidade social a implementar/ certificar é a SA 8000.

Quando questionados sobre esta variável 6,67% dos inquiridos respondeu sim, pelo que, pode concluir-se que as organizações que pretendem implementar a curto prazo um sistema de gestão da responsabilidade social (gráfico 40) optariam por implementar/certificar a SA 8000.

Dos aspetos que promovem ou não uma maior reflecção dentro da organização, na implementação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, desenharam-se os gráficos seguintes, os quais são apresentados por ordem decrescente quanto à intensidade da

No documento A Implementação da (páginas 126-177)