• Nenhum resultado encontrado

CONSTRUÇÃO E DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO PARA RECOLHA DE DADOS

No documento A Implementação da (páginas 103-118)

“Antes de empreender uma colheita de dados, o investigador deve perguntar-se se a informação que quer colher com ajuda de um instrumento de medida em particular é exactamente a que tem necessidade para responder aos objectivos da sua investigação.”

Para a recolha de dados foi adotada a técnica de inquérito por questionário, de administração direta. Como já foi descrito anteriormente, procedeu-se à elaboração de dois questionários, um dirigido às PME já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança (Anexo II) e, outro para PME não certificadas (Anexo III), do Norte de Portugal.

Na seleção desta técnica de recolha de dados, teve-se em consideração a sua adequação aos objetivos da investigação, o tamanho da amostra e o intervalo temporal disponível para recolha de dados. Assegurou-se também o anonimato, não infuenciando, portanto, os inquiridos no momento da recolha de dados. Assim, esta técnica adequa-se à investigação pois:

“Permite atingir em pouco tempo vastas populações, sendo ainda de fácil tratamento estatístico a informação recolhida”

Rodrigues & Esteves, 1993.

O instrumento de recolha de dados foi especificamente concebido para esta dissertação. A estrutura global dos dois questionários é semelhante, de forma a ser possível identificar mais facilmente a existência de semelhanças e diferenças entre as diversas PME, relevantes para a presente dissertação.

4.5.1 Questionário Aplicado nas PME Certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança

O questionário proposto às PME Certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança (Anexo II), encontra-se dividido em cinco grupos, perfazendo um total de quatorze questões:

 Grupo I – Caracterização da empresa;

 Grupo II – Motivações gerais que podem influenciar na implementação de um

sistema de responsabilidade social;

 Grupo III – Vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de

responsabilidade social;

 Grupo IV – Principais obstáculos que podem influenciar na implementação de um

sistema de responsabilidade social;

 Grupo V – Sistemas de gestão.

Optou-se pela tipologia de questionário do tipo fechado (as respostas encontram-se propostas no próprio enunciado) e todas as questões têm um sentido positivo (Coutinho, 2005). Para a elaboração das perguntas do questionário, recorreu-se às informações provenientes da consulta e análise da revisão bibliográfica efetuada para esta dissertação, à legislação, normas e restantes regulamentos aplicáveis, assim como, à bibliografia existente no âmbito da metodologia de investigação.

Procedeu-se à construção e aplicação do questionário de perguntas fechadas (tipo escala de Likert) para recolha de dados quantitativos, tendo em conta os objetivos do estudo. Como a recolha de dados se realizou num único momento, o estudo pode classificar-se de transversal. Um

estudo transversal produz um “retrato” instantâneo de uma população, num determinado momento

(Cohen e Manion, 1990).

A primeira parte do questionário é composta por seis questões. A primeira e a quarta perguntas, são passíveis de resposta numérica, e fazem referência à idade da empresa (em anos) e ao número de efetivos da empresa. A segunda (sub-região onde se localiza a empresa), terceira (principal setor de atividade da organização) e quinta questão (volume de negócios ou balanço total da organização, em euros), são de resposta concreta, de forma a caracterizar-se a organização. A sexta pergunta (indicadores que devem estar presentes numa organização) é uma pergunta de ação, na qual foi solicitado aos participantes que atribuíssem, em cada um dos três quadros apresentados, um grau de importância distinto para cada uma das afirmações, em que 1 corresponde à “menos relevante”, 2 “relevante” e 3 à “mais relevante”. Esta escala permite identificar qual a importância que cada organização atribui aos indicadores apresentados.

Para Marcone & Lakatos (2003), as perguntas de ação referem-se a atitudes ou decisões tomadas pelo indivíduo. São objetivas e podem despertar desconfiança por parte do informante, influenciando o seu grau de sinceridade.

O setor de atividade da organização encontra-se definido de acordo com a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas, de 2007, Revisão 3 (CAE Rev.3).

O Grupo I teve como objetivos a atingir: caracterizar a população, enquadrar a organização enquanto PME (nomeadamente como micro, pequena ou média empresa) e identificar a importância de quais os indicadores que devem estar presentes na organização, relativamente à responsabilidade social.

Tabela 4 - Variáveis relativas ao Grupo I (caracterização da empresa).

Variáveis Objetivos a atingir

Idade da empresa em anos

Caracterizar a população. Sub-região onde se localiza a empresa

Principal setor de atividade da organização Número de efetivos da empresa

Enquadrar a organização (enquanto micro, pequena ou média empresa).

Volume de negócios ou balanço total da organização, em euros

Tabela 5 - Variáveis relativas ao Grupo I (indicadores de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

A organização promove a sua participação, com o intuito de melhorar as condições de trabalho

Identificar os principais indicadores,

relativamente à responsabilidade social, que devem estar presentes nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança. A organização assegura a existência de

procedimentos que permitem e garantem o respeito pelos direitos de personalidade, de maternidade e de paternidade, assim como, a existência de normas e processos de denúncia e combate a qualquer forma de discriminação A organização assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores

A organização assegura que não são atingidos os limites legalmente estabelecidos em termos de número de horas de prestação de trabalho suplementar

A organização assegura a existência de procedimentos internos que avaliem

periodicamente a política remuneratória e de benefícios e o desenvolvimento da carreira profissional dos colaboradores

A organização assegura a prestação de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho aos seus colaboradores e assegurar formação em SHT, para além do legalmente definido

A organização assegura o respeito pelas normas legais e convencionais, em matéria de contratos de trabalho

A organização tem em consideração as preferências pessoais dos seus colaboradores na sua tomada de decisão, nomeadamente em questões de mobilidade

A organização encontra com os seus

colaboradores, formas de redução de despesa que não passem pela cessação de contratos de trabalho

O segundo grupo (Grupo II) é relativo às motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social. Nesta questão (n.º 7) de estimação ou avaliação (Coutinho, 2005), solicitou-se aos participantes, que atribuissem um grau de intensidade, entre 1 a 5, em que 1 corresponde a “Discordo totalmente” e 5 corresponde a “Concordo totalmente”.

Assim, foi selecionada a escala de Likert adaptada, pois esta é recomendada em instrumentos que

pretendam medir opiniões, crenças ou atitudes (DeVellis, 2003). A escala é composta por 5 respostas possíveis:

1. Discordo totalmente; 2. Discordo;

3. Nem discordo, nem concordo; 4. Concordo

5. Concordo totalmente.

O principal objetivo deste grupo é identificar as motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal.

Tabela 6 - Variáveis relativas ao Grupo II (motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

Respeito do proprietário/dirigente da

organização pelos valores ou compromissos éticos, com vista à melhoria das condições de trabalho

Identificar as motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança. Aumento da fidelização dos consumidores

Melhoria das relações públicas com a

comunidade local e com as diversas autoridades públicas

Melhoria da relação da organização com clientes e outros parceiros de negócio

Benefícios internos, relativamente ao aumento de nível de satisfação e motivação dos colaboradores

Pressões externas dos clientes para a implementação da responsabilidade social

Os terceiro e quarto grupos são semelhantes ao Grupo II. O grupo III respeita às vantagens que podem surgir para a organização após a implementação de um sistema de responsabilidade social. O principal objetivo a atingir é identificar as vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal.

Tabela 7 - Variáveis relativas ao Grupo III (vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

Melhoria da qualidade da gestão

Identificar as vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de

responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança. Reunião de mais informação relativamente à

comunidade e ao ambiente

Melhoria do conhecimento e do cumprimento da legislação

Aumento da capacidade de aprendizagem e de inovação

Redução de custos operacionais (energia; economia de materiais; redução da poluição; etc.)

Incentivar ao aumento da produtividade e à melhoria dos resultados

Melhoria da “performance económica”

Aumentar o nível de satisfação e envolvimento dos colaboradores

Diminuir a taxa de absentismo e dos conflitos laborais

Estímular o aumento das qualificações e competências

Melhoria da imagem da organização e credibilização da sua “marca”

Melhoria das relações entre a organização e os seus clientes

Estímulo para o crescimento de vantagens competitivas (consumidores/clientes)

Possibilidade da organização se diferenciar da concorrência

Tal como o grupo anterior, o grupo IV foi constituído por questões que permitem determinar quais os principais obstáculos que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social. O principal objetivo a atingir é determinar os principais obstáculos na implementação de um sistema de responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal.

Tabela 8 - Variáveis relativas ao Grupo IV (principais obstáculos que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

Reduzida sensibilização/informação relativa à responsabilidade social das empresas (RSE)

Determinar os principais obstáculos na implementação de um sistema de

responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança. Inexistência de relação entre as atividades RSE

aplicadas e a estratégia da organização

Dificuldade em avaliar o impacto das práticas de responsabilidade social

Falta de tempo e de recursos financeiros (custos do processo de certificação)

Incapacidade negocial para influenciar as práticas de responsabilidade social (os

consumidores/fornecedores ainda não levam em conta os critérios de responsabilidade social, no momento da aquisição dos seus

produtos/serviços)

Cumprimento da regulamentação/legislação aplicável

Por ultimo, o Grupo V, referente aos sistemas de gestão, é composto por cinco questões (n.º 10-14).

A questão número 10 trata-se de uma questão de escolha múltipla, em que os respondentes optam por selecionar um ou mais campos de resposta, de acordo com o(s) referencial(ais) de sistemas de gestão, no qual(ais) a organização se encontra certificada.

As duas perguntas seguintes (n.º 11 e 12) são questões de opinião, e procuram saber se a organização pensa implementar a curto prazo um sistema de gestão da responsabilidade social e, em caso afirmativo, se o sistema de responsabilidade social a implementar/certificar é a SA 8000.

A décima terceira pergunta respeita aos aspetos que promovem ou não uma maior reflecção dentro da organização, na implementação de um sistema de gestão de responsabilidade social. Por último, a décima quarta questão, questiona os participantes relativamente aos contributos que podem advir da implementação de um sistema de responsabilidade social. Desta forma, para estas questões de estimação ou avaliação, solicitou-se aos participantes, que atribuissem um grau de intensidade, entre 1 a 5, em que 1 corresponde a “Discordo totalmente” e 5 corresponde a “Concordo totalmente”, tal como aconteceu nos grupos anteriores (II, III e IV).

Neste grupo, os principais objetivos são: identificar diferentes referenciais de sistemas de gestão, nos quais as PME do Norte de Portugal analisadas já se encontram certificadas; identificar se as PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança, pensam implementar/certificar algum sistema de gestão da responsabilidade social;

identificar diferentes metodologias de implementação da responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança e ainda, identificar os principais contributos da implementação de um sistema de responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança.

Tabela 9 - Variáveis relativas ao Grupo V (sistemas de gestão).

Variáveis Objetivos a atingir

Referencial(ais) de sistemas de gestão, no qual(ais) se encontra certificada

Identificar diferentes referenciais de sistemas de gestão, nos quais as PME do Norte de Portugal analisadas já se encontram certificadas. Pensa implementar a curto prazo um sistema de

gestão da responsabilidade social

Identificar se as PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança, pensam

implementar/certificar algum sistema de gestão da responsabilidade social.

Se sim, o sistema de responsabilidade social a implementar/certificar é a SA 8000

Trabalho infantil

Identificar diferentes metodologias de

implementação da responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança.

Motivação dos colaboradores Trabalho forçado

Gestão dos perigos/riscos através da definição de objetivos, metas e responsabilidades

Liberdade de associação e Direito à negociação coletiva

Confiança dos clientes, acionistas, comunidade e restantes partes interessadas

Discriminação

Estratégia de desenvolvimento sustentável Práticas disciplinares

Diálogo com as partes interessadas da organização

Horário de trabalho

Encorajamento efetivo da comunicação interna e externa

Remuneração

Variáveis Objetivos a atingir O aumento do progresso económico da

organização

Identificar os principais contributos da implementação de um sistema de

responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, já certificadas em sistemas de gestão de qualidade e/ou ambiente e/ou segurança. A melhoria do desenvolvimento social da

organização

O aumento do progresso ambiental da organização

A melhoria do desenvolvimento sustentável da organização

O aumento da competitividade da organização A redução de custos da organização

O incentivo à inovação na organização A melhoria das relações entre colaboradores, gerentes, clientes, consumidores, fornecedores e restantes partes interessadas

A melhoria das condições de trabalho da organização em geral

4.5.2 Questionário Aplicado nas PME Não Certificadas em Sistemas de Gestão

O questionário dirigido às PME Não Certificadas em Sistemas de Gestão (Anexo III) encontra-se também estruturado em cinco grupos, com um total de quinze questões:

 Grupo I – Caracterização da empresa;

 Grupo II – Motivações gerais que podem influenciar na implementação de um

sistema de responsabilidade social;

 Grupo III – Vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de

responsabilidade social;

 Grupo IV – Principais obstáculos que podem influenciar na implementação de um

sistema de responsabilidade social;

 Grupo V – Sistemas de gestão.

Tal como no questionário proposto às PME Certificadas em Sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente e/ou Segurança, todas as questões têm um enunciado positivo e optou-se pela tipologia de questionário do tipo fechado. Da mesma forma, para a elaboração das perguntas do questionário, recorreu-se às informações provenientes da consulta e análise da revisão bibliográfica efetuada para esta dissertação, à legislação, normas e restantes regulamentos aplicáveis, assim como, à bibliografia existente no âmbito da metodologia de investigação.

A primeira parte do questionário é composta por seis questões. A primeira e a quarta perguntas, são passíveis de resposta numérica, e fazem referência à idade da empresa (em anos) e ao número de efetivos da empresa. A segunda (sub-região onde se localiza a empresa), terceira

(principal setor de atividade da organização) e quinta questão (volume de negócios ou balanço total da organização, em euros), são de resposta concreta, de forma a caracterizar-se a organização. A sexta pergunta (indicadores que devem estar presentes numa organização) é uma pergunta de ação, na qual foi solicitado aos participantes que atribuíssem, em cada um dos três quadros apresentados, um grau de importância distinto para cada uma das afirmações, em que 1 corresponde à “menos relevante”, 2 “relevante” e 3 à “mais relevante”. Esta escala permite identificar qual a importância que cada organização atribui aos indicadores apresentados.

Tal como no questionário anterior, o setor de atividade da organização, encontra-se definido de acordo com a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas, de 2007, Revisão 3 (CAE Rev.3).

O Grupo I teve como objetivos a atingir: caracterizar a população, enquadrar a organização enquanto PME (nomeadamente como micro, pequena ou média empresa) e identificar a importância de quais os indicadores que devem estar presentes na organização, relativamente à responsabilidade social.

Tabela 10 - Variáveis relativas ao Grupo I (caracterização da empresa).

Variáveis Objetivos a atingir

Idade da empresa em anos

Caracterizar a população. Sub-região onde se localiza a empresa

Principal setor de atividade da organização Número de efetivos da empresa

Enquadrar a organização (enquanto micro, pequena ou média empresa).

Volume de negócios ou balanço total da organização, em euros

Tabela 11 - Variáveis relativas ao Grupo I (indicadores de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

A organização promove a sua participação, com o intuito de melhorar as condições de trabalho

Identificar os principais indicadores,

relativamente à responsabilidade social, que devem estar presentes nas PME do Norte de Portugal, não certificadas em sistemas de gestão.

A organização assegura a existência de procedimentos que permitem e garantem o respeito pelos direitos de personalidade, de maternidade e de paternidade, assim como, a existência de normas e processos de denúncia e combate a qualquer forma de discriminação A organização assegura o equilíbrio entre a formação profissional e a vida pessoal dos colaboradores

A organização assegura que não são atingidos os limites legalmente estabelecidos em termos de número de horas de prestação de trabalho suplementar

A organização assegura a existência de procedimentos internos que avaliem

periodicamente a política remuneratória e de benefícios e o desenvolvimento da carreira profissional dos colaboradores

A organização assegura a prestação de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho aos seus colaboradores e assegurar formação em SHT, para além do legalmente definido

A organização assegura o respeito pelas normas legais e convencionais, em matéria de contratos de trabalho

A organização tem em consideração as preferências pessoais dos seus colaboradores na sua tomada de decisão, nomeadamente em questões de mobilidade

A organização encontra com os seus

colaboradores, formas de redução de despesa que não passem pela cessação de contratos de trabalho

O segundo grupo (Grupo II) é relativo às motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social. Nesta questão de estimação ou avaliação (n.º 7), solicitou-se aos participantes, que atribuissem um grau de intensidade, entre 1 a 5, em que 1 corresponde a “Discordo totalmente” e 5 corresponde a “Concordo totalmente”.

O principal objetivo deste grupo é identificar as motivações gerais que podem influenciar a implementação de um sistema de responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal.

Tabela 12 - Variáveis relativas ao Grupo II (motivações gerais que podem influenciar na implementação de um sistema de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

Respeito do proprietário/dirigente da

organização pelos valores ou compromissos éticos, com vista à melhoria das condições de trabalho

Identificar as motivações gerais que podem influenciar a implementação de um sistema de responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, não certificadas em sistemas de gestão.

Aumento da fidelização dos consumidores Melhoria das relações públicas com a

comunidade local e com as diversas autoridades públicas

Melhoria da relação da organização com clientes e outros parceiros de negócio

Benefícios internos, relativamente ao aumento de nível de satisfação e motivação dos colaboradores

Pressões externas dos clientes para a implementação da responsabilidade social

Os terceiro e quarto grupos são semelhantes ao Grupo II. O grupo III respeita às vantagens que podem surgir para a organização após a implementação de um sistema de responsabilidade social. O principal objetivo a atingir é identificar as vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de responsabilidade social, nas pequenas e médias empresas no Norte de Portugal.

Tabela 13 - Variáveis relativas ao Grupo III (vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de responsabilidade social).

Variáveis Objetivos a atingir

Melhoria da qualidade da gestão

Identificar as vantagens que podem surgir após a implementação de um sistema de

responsabilidade social, nas PME do Norte de Portugal, não certificadas em sistemas de gestão.

Reunião de mais informação relativamente à comunidade e ao ambiente

Melhoria do conhecimento e do cumprimento da legislação

Aumento da capacidade de aprendizagem e de inovação

Redução de custos operacionais (energia; economia de materiais; redução da poluição; etc.)

Incentivar ao aumento da produtividade e à melhoria dos resultados

Melhoria da “performance económica”

Aumentar o nível de satisfação e envolvimento dos colaboradores

Diminuir a taxa de absentismo e dos conflitos laborais

Estímular o aumento das qualificações e competências

Melhoria da imagem da organização e credibilização da sua “marca”

Melhoria das relações entre a organização e os

No documento A Implementação da (páginas 103-118)