• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

TECNOLOGIA PELA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA: OKTOBERFEST

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

As categorias temáticas do estudo foram selecionadas a partir das tecnologias adotas pela PMSC, sendo: RPA/DRONE; PMSC mobile; câmera filmadora individual; monitoramento externo; monitoramento interno; e, sistema de reconhecimento facial.

4.1 RPA/DRONES

Identificou-se o uso de drones por policiais militares habilitados para operar esses equipamentos de forma segura e eficiente no monitoramento aéreo do Parque Vila Germânica e nos desfiles que aconteceram na rua XV de novembro no centro da cidade durante a Oktoberfest. Também ocorreu treinamento do efetivo policial com capacitação teórica e prática sobre como funciona, como devem ser manuseadas e usadas aeronaves remotamente pilotadas (RPA). Na Figura 02 apresenta-se um registro da capacitação.

Figura 2 – Capacitação da PMSC para manuseio e uso de RPA

170

Além disso, na fase anterior ao evento foram feitos registros de todos os RPA (aeronaves remotamente pilotadas) pertencentes à PMSC nos Sistemas SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) e SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas).

Sabe-se que os serviços de apoio voltados para a promoção da segurança podem promover motivações de diferentes níveis da pirâmide. Demonstrar para o público visitante o aprimoramento tecnológico dos policiais para trabalhar em um evento como a Oktoberfest por meio da utilização de RPA/drones, por exemplo, certamente possui potencial de provocar sentimentos de segurança, pois demonstra sinais de desenvolvimento, modernização e ordem ao invés de caos (MASLOW, 1970).

4.2 PMSC Mobile

Observou-se que as ocorrências atendidas na parte externa do evento foram registradas pelo PMSC mobile, através de um smartphone ou tablet no local onde o incidente ocorreu. Esta ferramenta proporcionou agilidade aos procedimentos, já que foi utilizada durante o policiamento no local do fato, garantindo agilidade no atendimento e a satisfação do cidadão comunicante ou vítima. Todas as guarnições policiais estavam conectadas ao PMSC mobile, o que permitiu acompanhamento da ocorrência em tempo real por parte do comandante do policiamento, através de um programa intitulado PMSC gestão (Figura 03).

Figura 3 – PMSC Gestão

171 A manutenção do sentimento de segurança caracteriza, portanto, afirmação de cidadania (SAPORI, 2007), que se encontra nos níveis mais elevados da pirâmide proposta por Maslow. Para tal, é fundamental que ocorram investimentos e foco em melhorias constantes. A partir das práticas observadas no estudo, parece que o Brasil está alcançando um novo patamar, apesar dos apontamentos de Rolim (2007) sobre o apego à tradição e resistência incomum à inovação em serviços de segurança no país.

4.3 Uso de câmeras filmadoras individuais

Foi realizado treinamento para utilizar as câmeras filmadoras e sobre como acioná-las, sendo utilizadas 21 câmeras de uso individual durante a Oktoberfest. Esse equipamento traz proteção ao policial contra denúncias caluniosas, possibilitando transparência nas ações adotadas. As filmadoras individuais faziam parte do equipamento que constava na farda dos policiais, conforme pode ser observado na Figura 04.

Figura 4 – Filmadoras individuais

172

Retoma-se os estudos de pesquisadores como Ono e Lee (2013), Jakubow (2016), Pacek, Radclif e Brocway (2018), os quais têm contribuído com apontamentos acerca das associações entre ações do Estado e o bem-estar social. Para os participantes do evento, identificar que os policiais estavam equipados para garantir a segurança de todos é relevante para a promoção do bem-estar social.

4.4 Monitoramento externo por câmeras

Na parte externa ao Parque Vila Germânica foi instalada a base móvel do 10BPM (micro ônibus), por meio do qual foi realizado monitoramento por câmeras instaladas na sua própria estrutura, o que permitiu cobertura significativa e próxima ao trecho de maior fluxo de pessoas. O monitoramento feito com drones teve sua base nesse mesmo espaço para que se pudesse fazer uso de energia elétrica e internet. O ponto de decolagem e pouso das RPA estava localizado na lateral do micro ônibus (Figura 05). Observou-se que este local foi bastante visitado pelos participantes do evento, os quais demonstravam admiração pelo uso de ambos os equipamentos pela PMSC.

Figura 5 – Base móvel 10BPM

Fonte: Elaboração dos autores, 2018.

Esta é uma das ações adotadas pela PMSC que reflete inovação em práticas diárias, oportunizando que ocorra o fenômeno chamado por Rogers (1995) de take-off ou decolagem. Relembra-se que para que este processo ocorra, um grupo de agentes transformadores adota a inovação e passa a divulgá-la

173 amplamente, e quando 5% a 15% da população interessada no tema toma conhecimento, o processo será provavelmente irreversível. (ROGERS, 1995).

4.5 Monitoramento interno por câmeras

Em todos os pavilhões e demais áreas do Parque Vila Germânica foram instaladas 60 câmeras para o monitoramento interno e no posto de comando foram instalados equipamentos (monitor, computador e softwares específicos). Estas câmeras possibilitaram o acompanhamento da movimentação da festa e o deslocamento dos policiais para atender as ocorrências vistas pelas filmagens em tempo real, conforme pode ser observado na Figura 06.

Em um evento com potencial de atender diversos níveis de necessidades humanas e pela tendência a busca do bem-estar, gerando dividendos econômicos, financeiros, sociais e culturais, o papel da segurança foi crucial. Como evento turístico, a Oktoberfest pode contribuir para a finalidade divulgada pela Organização Mundial do Turismo (1999). A OMS (1999) considera que o turismo na sua promoção e no seu desenvolvimento tem como fim contribuir para o crescimento econômico, para a compreensão internacional, para a paz e a prosperidade dos países.

Figura 6 – Monitoramento Interno

174

4.6 SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL:

Foi instalado um sistema de reconhecimento facial dos acessos ao Parque Vila Germânica, por uma empresa de segurança privada. A partir deste sistema, fez-se um banco de dados com a identificação facial de todas as pessoas, e aquelas que criaram qualquer tipo de problema durante a festa foram colocadas para fora do evento. Esse banco de imagens poderá ser usado em novas edições ou outros eventos, com a finalidade de monitorar e/ou impedir a entrada de pessoas com registro de problemas. O sistema também oportunizará a geração de alertas quando pessoas cadastradas em festas anteriores estiverem entrando no evento. A cada ano, mais de 500 mil pessoas (OKTOBERFEST, 2018) visitam as edições da Oktoberfest, e contar com um sistema moderno e tecnológico ultrapassa a possibilidade de atendimento de segurança dos visitantes, passa a ser um serviço que pode ser estendido a novas possibilidades e ser adotado como uma etapa em outras operações de segurança. Assim, entende-se que além de atender níveis individuais, como o de felicidade. (ONO; LEE, 2013), serviços como este podem atender níveis coletivos de interesse, como por exemplo, melhorias de sistemas de gestão de segurança pública.