• Nenhum resultado encontrado

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

PÚBLICA: UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INOVADOR PARA O AVANÇO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

3. REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Repositório Institucional (RI) é um ambiente eletrônico que armazena em formato digital a produção cientifica de uma instituição. Possibilita a gestão, armazenamento, disseminação e preservação dos conteúdos disponíveis para acesso via web. (SILVA, 2014). Para Guimarães, Silva e Noronha (2009) existem duas principais estratégias na qual desempenha papel fundamental os RIs: (1) serviço de gestão e informação; (2) atua como apoio ao movimento de acesso livre com vistas a visibilidade da produção científica.

Além de preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual de instituições de pesquisa, os Repositórios Institucionais inferem aspectos estratégicos para a promoção e qualidade das instituições, potencializam a sua visibilidade, servindo como indicador tangível de produtividade. Permitem a reforma do sistema de comunicação científica, expandindo o acesso aos resultados da investigação. (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2007).

57 O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação possibilitou a troca de informações em nível global e em tempo real. Ao final da década de 90, com o movimento Open Archives Iniciative (OAI) – Iniciativa dos Arquivos Abertos - registrou-se um marco no desenvolvimento da comunicação científica. Os Repositórios Institucionais surgem como uma estratégia eficaz para melhoria das condições de disponibilidade e acesso à produção técnica, acadêmica e científica dos centros produtores de conhecimento. (SILVA, 2014). As TICs podem beneficiar diversas áreas, destacamos aqui a segurança pública e a qualificação dos serviços prestados para a comunidade. Para Oliveira e outros (2016, p. 46, grifo nosso) as TICs

podem contribuir com as organizações que prestam serviços de segurança pública, principalmente na gestão administrativa e operacional desses órgãos, uma vez que a inovação tecnológica oportuniza a adoção de vários sistemas de comunicações, [...] além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, traz motivação ao funcionários, resultando em aumento da produtividade nas áreas administrativas e operacionais das empresas públicas encarregadas da prestação de serviços de segurança.

Os Repositórios Institucionais apresentam-se como uma oportunidade de fortalecimento institucional, por meio da visibilidade da sua produção. A publicação na Web não é apenas uma ferramenta para a comunicação cientifica, mas também é um meio de alcançar públicos maiores e, em geral, uma reflexão sobre o desempenho das instituições. (SILVA 2014).

Para exemplificar a importância e benefícios de um Repositório Institucional com informação em Segurança Pública, a seção irá discorrer sobre o Repositório Institucional da Universidade do Sul de Santa Catarina (RIUNI6),

lançado em dezembro de 2016. A UNISUL oferta cursos tecnólogos e/ou de especialização na área de segurança pública, inteligência de segurança, segurança privada e gestão pública, disponibilizando no RIUNI, os trabalhos de conclusão de curso dos respectivos cursos citados. A figura 1 exemplifica a coleção do curso de Especialização Gestão Integrada da Segurança Pública e suas produções.

6 Repositório Institucional da Universidade do Sul de Santa Catarina. Disponível em: www.riuni.unisul.br

58

Figura 1- Especialização Gestão Integrada da Segurança Pública x produções

Fonte: Elaboração dos autores, 2018.

O RIUNI tem como objetivo armazenar, preservar, organizar dar acesso, disseminar e prover a gestão da produção intelectual e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo ensino, pesquisa e extensão da UNISUL. Como diferencial, o RIUNI atua com a metodologia do autoarquivamento, para disponibilização dos documentos, sendo o processo realizado cem por cento pelo autor. (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016).

A coordenadora do RIUNI, Luciana Mara Silva, em entrevista concedida ao Jornal Unisul Hoje7, destaca que a partir dos resultados obtidos em números

de submissões, foi possível comprovar que o autoarquivamento foi bem aceito pela comunidade acadêmica, impulsionando bons resultados a cada semestre. O processo de otimização da disponibilidade dos resultados de pesquisa, ocorre com a prática do autoarquivamento, no qual o autor do trabalho tem a autonomia de depósito.

O gráfico 1 ilustra a evolução das submissões no RIUNI, por meio do autoarquivamento, contabilizando os números de trabalhos depositados por semestre.

7 Matéria do Jornal Unisul Hoje, com o depoimento da coordenadora do Repositório Institucional da UNISUL (RIUNI). Disponível em: http://hoje.unisul.br/repositorio-comemora-resultados- positivos/

59 Gráfico 1 – Submissões de documentos no RIUNI por semestre letivo.

Fonte: Elaboração dos autores, 2018. A partir de dados coletados do RIUNI.

Um facilitador e propulsor da maximização dos resultados de pesquisas autoarquivadas nos Repositórios Institucionais é o processo de interoperabilidade dos sistemas, por meio do protocolo Open Archives Initiative

Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) “a visibilidade se efetiva quando

a pesquisa está disponível e acessível, sendo recuperada, lida ou citada, favorecendo a promoção da informação científica”. (SILVA, 2014, p. 42).

É por meio do protocolo OAI-PMH que os metadados ficam disponíveis para serem recolhidos por serviços especializados em indexação de recursos científicos e passam a constituir outras bases de dados potencializando a visualização dos trabalhos e da Instituição. (SILVA, 2014). É possível evidenciar essa interoperabilidade de dados, a partir do exemplo citado do RIUNI. Atualmente, está indexado em nove bases de dados conforme expõe a figura 2:

60

Figura 2- Demonstrativa da interoperabilidade de dados

Fonte: Unisul, 20188.

As formas de competição da comunidade científica se combinam no ciberespaço, “as citações nos grupos de discussões e nas páginas da Web, os links numa página da Web [...] o conjunto organizado desses índices representa um refinamento das formas tradicionais de citação e, portanto, de competição cooperativa na comunidade científica” (LÉVY, 2001, p. 104).

Infere-se que quanto maior a divulgação das pesquisas, mais notoriedade para o autor, para a instituição. A ferramenta mais utilizada para concepção de Repositórios Institucionais é o Dspace9, um software livre, que pode ser

customizado de acordo com a necessidade de cada organização. O Dspace viabiliza as estatísticas de acesso e downloads por documentos e/ou coleções do repositório. A figura 3, exemplifica a estatística da coleção do curso de Especialização Gestão Integrada da Segurança Pública:

8 Disponível em: http://hoje.unisul.br/riuni-ranking-webometrics-2/ 9 Disponível em: https://duraspace.org/dspace/

61 Figura 3- Estatística de uso da coleção

Fonte: Elaboração dos autores, 2018.

A ampla divulgação dos conteúdos e dos Repositórios Institucionais fomentam positivamente as instituições de pesquisa na web. O Webometrics10 é

um ranking que destaca a visibilidade das instituições de ensino a partir da sua produção intelectual na Web. A seguir, apresentamos o gráfico da colocação da Unisul no Ranking das Universidades no Brasil, que ocupava o 82º no ranking em 2016, data anterior ao lançamento do RIUNI, e, a partir do funcionamento do repositório, a sua posição no referido ranking vem subindo progressivamente, segundo o Webometrics web of Universities.

62

Gráfico 2- Posição da UNISUL no Webometrics web of Universities

Fonte: Elaborado pelos autores, 2018. A partir de dados coletados do RIUNI.

Nesse contexto, Repositórios Institucionais tornaram-se facilitadores de acesso a produção intelectual, estão amparados a instituições reconhecidas, sendo uma fonte de informação confiável. No amplo ambiente da web tornam-se um instrumento poderoso para as instituições, pois maximizam a visibilidade de suas produções. (SHINTAKU; ROBREDO; BAPTISTA, 2011, apud SILVA, 2014). Contudo, cabe destacar a importância da engrenagem humana e tecnológica para o sucesso de um Repositório institucional como sistema de informação de uma instituição privada e/ou governamental. Resultados positivos estão atrelados ao engajamento das pessoas com os objetivos propostos pelo repositório. Dessa forma, haverá a possibilidade dos repositórios cumprirem o seu papel com sucesso: gestão, preservação e visibilidade da produção intelectual das instituições de pesquisa. Repositórios, então, tornaram-se parte de uma sociedade pautada cada vez mais na economia do conhecimento. (SILVA, 2014).

63

4. REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO SERVIÇO DE