• Nenhum resultado encontrado

Apresentação e análise dos resultados do estudo piloto

Parte III Biotecnologia e problemáticas associadas 1.1 importância da

4.1. Apresentação e análise dos resultados do estudo piloto

Tendo como referência os objetivos enunciados na metodologia (secção 3.4.), apresentam-se de seguida, os resultados do estudo piloto, bem como a respetiva análise.

Relativamente ao objetivo “implementar uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada na perspetiva de EPP, num contexto real de sala de aula, no âmbito do ensino secundário”, salienta-se que, a professora colaboradora e a investigadora planearam, com a devida antecedência, algumas linhas de orientação dos trabalhos em sala de aula (apresentadas na secção 3.4. da metodologia). Seguindo as referidas orientações, foi viável a implementação da estratégia EPP, respeitando o programa da disciplina de biologia e geologia de 10.º ano, bem como as orientações provenientes do departamento curricular.

A principal limitação do estudo piloto residiu no facto de não terem sido atingidos os momentos de comunicação e de avaliação final. O tempo dedicado ao estudo revelou-se escasso e, por razões alheias à investigadora, não foi possível dar continuidade aos trabalhos no ano letivo seguinte. Esta situação encontra-se devidamente esclarecida na introdução, secção “Limitações do estudo”.

Após leitura atenta de todos os cra (cadernos de registos dos alunos), a investigadora escolheu um cra de cada grupo. A escolha recaiu no cra que melhor traduzia o percurso desenvolvido pelo grupo. Para facilitar a sua análise, decidimos compilar os dados de cada um dos cra numa tabela, acrescentando ainda o conteúdo dos contatos via correio eletrónico entre os alunos e a investigadora. A tabela 30 apresenta um excerto da referida tabela.

Tabela 30. Excerto retirado da tabela construída com base no caderno de registos e nos contactos via correio eletrónico, entre os alunos e a investigadora

Momentos

EPP Registos conhecimento Tipo de

P Problema: De há uns anos para cá o número de espécies tem diminuído no Rio Zela.

Ideias de abordagem:

- análise da água da fonte e ao longo dos anos; - análise das características de espécies;

- verificação de factores ambientais e variação das espécies a nível global;

- tentativa de estabelecimento das fontes de poluição existentes ao longo do rio;

- observação geológica.

p)

Mp Pesquisa na Internet sobre o rio Zela.

sites com alguma informação p)

Md http://pt.wikipedia.org/weki/vouzela

É sobre Vouzela e tem um link para o Rio Zela mas ainda está em construção.

http://olhares.aeiou.pt/no_rio_zela/foto907963html Tem uma foto fantástica.

http://www.cm-

vouzela.pt/portal/page?_pagerd=544,3120453&_schema=PORTAL Tem um mapa com os rios de Vouzela. Percurso do Zela com mapa. Clima e rede hidrográfica (Vouzela, a terra, os homens e a alma). Página 18.

Percurso:

Adsamo – ao lado de Silvite – Casal Bom – Vila Nova – Vouzela.”

c)

Nota. A classificação dos conhecimentos foi adaptada de Pozo e Gómez (2004) e de Pro Bueno (2007); conhecimento

115 Mediante a análise dos registos, a investigadora identificou o momento EPP correspondente e associou o tipo de conhecimento que considerou implícito, mediante uma classificação de conhecimentos (conceptuais, procedimentais e atitudinais) adaptada de Pozo e Gómez (2004) e de Pro Bueno (2007).

Tal como Cachapuz et al. (2002) descrevem, os momentos EPP, não foram sequenciais e repetiram-se ao longo de todo o percurso investigativo desenvolvido pelos alunos.

Relativamente à análise dos conhecimentos desenvolvidos, nos diferentes momentos de EPP, foram identificados conhecimentos de diferentes tipos. No que se refere ao momento de problematização, os alunos enunciaram o problema; formularam hipóteses ou colocaram questões mais específicas que o problema inicial e manifestaram dúvidas sobre a hipótese de trabalho; ou seja, os alunos mobilizaram conhecimentos do tipo procedimental. O seguinte excerto exemplifica uma situação de problematização:

Discussão de alternativas à lontra. Reflexão sobre prós e contras de todos. Estudo do clima e a sua relação com a extinção e diminuição de espécies. Estudo mais aprofundado da lontra. (Frase do dia: quem disse que investigar é fácil) (cra)

Os momentos de planeamento e de desenvolvimento parecem ter sido aqueles em que os alunos demonstraram mais à vontade, planificando e desenvolvendo as atividades a que se propunham. A estes momentos estiveram associados conhecimentos do tipo procedimental e, nalguns casos, de desenvolvimento, conhecimentos conceptuais e procedimentais. Os seguintes excertos são exemplificativos de planeamento e desenvolvimento: “o que fazer: Distinguir açudes de barragens; localizar no rio; ir a S. Pedro do Sul recolher um bom mapa do Zela (R)” e

Zela – ribeira da Beira Alta que nasce próximo de Vouzela, a uma altitude de 986 m, corre para o Norte, passa a Oeste de Vouzela e vai desaguar na margem esquerda do rio Vouga, com cerca de 10 km de curso. Grande enciclopédia portuguesa e brasileira (cra)

De entre os momentos do EPP que foi possível analisar, a avaliação parece ter sido aquele em que os alunos revelaram mais dificuldades. Nalguns casos, este momento esteve associado a conhecimentos conceptuais, procedimentais e atitudinais, o que destaca a sua importância. De facto, este momento EPP apareceu, geralmente, associado aos contatos com a professora e/ou investigadora, o que leva a crer que contatos deste tipo, poderão ser uma ferramenta muito positiva, tanto para o grupo como para o professor, no sentido deste ter o feedback necessário à implementação de uma avaliação contínua e formativa. Como exemplo de uma situação de avaliação, destacamos:

fomos à câmara ver que informações nos poderiam ceder (…) sugeriram que investigássemos o guarda-rios, um pássaro que funciona como bio-indicador, avaliando o grau de pureza da água do rio (…) Contudo, e embora a sua presença prove que o rio não está poluído, excluindo assim essa hipótese, a questão inicial não está ainda resolvida (cra)

Mediante a análise dos resultados do estudo piloto, verificámos a manifestação de conhecimentos conceptuais mais específicos (factos e conceitos), no entanto, os mais gerais

116

(princípios) não foram evidenciados. Em relação aos conhecimentos procedimentais, foram evidenciados conhecimentos de natureza diversa: técnicos (como o uso de técnicas informáticas), básicos (como o recurso à categorização de dados) e de investigação (como o planeamento e desenvolvimento de atividades com vista à resolução de um problema). Não foram manifestados conhecimentos procedimentais de comunicação. Relativamente aos conhecimentos atitudinais, apenas foi possível identificar algumas atitudes, essencialmente relacionadas com o respeito pelo meio ambiente e com as dificuldades associadas à atividade científica.

Há ainda a salientar que, no caderno de registos há hipóteses de trabalho que foram levantadas, mas que o grupo concluiu não serem viáveis. Este é um aspeto inerente à atividade científica com o qual, muitas vezes, os alunos não são confrontados (nem lhes são proporcionados estes momentos) e que, nos parece ser de grande importância para a formação científica dos cidadãos.

Relativamente às classificações dos diferentes tipos de conhecimentos, destacamos que estas foram sendo adaptadas e aperfeiçoadas, por forma a traduzirem melhor os conhecimentos manifestados pelos alunos. Já em relação à reflexão solicitada à professora colaboradora, verificou-se que a falta de itens orientadores conduziu a uma reflexão superficial e genérica, não focando aspetos essenciais da análise que nos propomos efetuar nesta investigação.

Síntese

Foi concebida, planeada e implementada uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada na perspetiva de EPP. A referida estratégia incidiu sobre a temática curricular “diversidade na biosfera” ao nível do 10.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de diferentes materiais de recolha de dados, nomeadamente, através do “caderno de registos”. Desta forma foi possível identificar e descrever os momentos EPP, bem como identificar diferentes tipos de conhecimentos (conceptuais, procedimentais e atitudinais).

A importância do estudo piloto refletiu-se, não só ao nível da exequibilidade da estratégia EPP, como também, ao nível do treino da investigadora relativamente aos procedimentos envolvidos neste tipo de investigação.

117