• Nenhum resultado encontrado

Esclarecimentos gerais relativos à apresentação dos resultados

Parte III Biotecnologia e problemáticas associadas 1.1 importância da

3.10. Esclarecimentos gerais relativos à apresentação dos resultados

No sentido de facilitar a apresentação e a análise dos dados, foram atribuídos códigos aos diferentes conhecimentos e aos conteúdos mobilizados. O critério seguido baseou-se na utilização de um número e uma letra (e nalguns casos outro número) relativamente a cada conhecimento procedimental e atitudinal. No caso dos conhecimentos conceptuais, o código foi atribuído com uma letra (ou mais que uma) seguido de um número. Os códigos atrás mencionados são os que constam das respetivas tabelas.

Em diversas situações, a apresentação dos resultados foi feita com recurso a um histograma. O histograma é um gráfico de barras que permite retratar os dados encontrados numa distribuição de frequência de categorias (histograma de distribuição de frequência) (Levin, 1987). Nos gráficos de barras em que a variável observacional é categórica, isto é, de nível nominal, as barras apresentam-se separadas, por não existir continuidade (Levin, 1987). Quando nos foi possível salientar a evolução dos alunos, antes e depois da implementação da estratégia EPP (mais concretamente com dados provenientes da fd), optámos por juntar as barras, traduzindo desta forma a evolução das respostas dos alunos. Quanto à disposição no gráfico das categorias resultantes de variáveis nominais, Levin (1987) refere que estas podem ser dispostas em qualquer ordem, ao longo do eixo horizontal. Quando a variável é contínua, é convencional usar-se a ordem crescente (Levin, 1987).

Sempre que se optou pela apresentação de dados em histograma, o número de alunos apresentado no eixo das ordenadas, foi de 16. Tal escolha ficou a dever-se à divisão do eixo ser de dois em dois e ao facto do número total de alunos ser 15; para além disso, esta opção permitiu uma certa uniformidade de critérios na apresentação dos resultados, facilitando o estabelecimento de relações e/ou comparações. A ausência de um aluno à aula, o abandono escolar ou a análise da frequência de subcategorias de resposta foram situações que nos motivaram a incluir, nas legendas dos gráficos, o valor de N (número total de sujeitos). Para além disso, optou-se por incluir, nas legendas dos gráficos e tabelas, o material de recolha de dados que possibilitou a respetiva recolha de informação e, sempre que possível, o grupo em causa.

Houve situações em que optámos pela apresentação dos dados sob a forma de uma tabela, realçando categorias, variáveis, frequências ou percentagens (Levin, 1987). Nos gráficos e nas tabelas onde se optou por incluir a %, o arredondamento foi feito às décimas.

Como referem Sampieri et al. (2006), o enfoque qualitativo requer flexibilidade, devendo existir sempre um plano de análise, que não deverá ser rígido ou inalterável. Também neste estudo foi evidente o amadurecimento de determinados ideias com o decorrer da investigação, que se

111 refletiram numa dinâmica permanente na forma como os objetivos, inicialmente definidos, foram abordados.

Tendo como finalidade contribuir para uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem e das sinergias dos ambientes de aprendizagem gerados com vista a propor um quadro teórico sustentado sobre o ensino por pesquisa, levámos a cabo um estudo de caso. Em articulação com os objetivos definidos para a presente investigação, definimos alguns parâmetros de análise dos dados recolhidos. Na tabela 29, apresentamos os objetivos da investigação, os parâmetros em análise e os materiais de recolha de dados que permitiram a referida análise.

Tabela 29. Relação entre os materiais de recolha de dados e os parâmetros em análise que contribuíram para a consecução dos objetivos da investigação

Principais fontes de

dados Objetivos do estudo Parâmetros em análise

fd cr mce aa1ºP goc rcp cri 1.º objetivo Analisar os resultados de implementação de uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada na

perspetiva de ensino por pesquisa.

análise da estratégia EPP ao nível dos produtos - momentos EPP

- número de ocorrências - autonomia na abordagem - conhecimentos

- diferentes tipos de conhecimentos manifestados;

- aplicação de conhecimentos

(importância atribuída à biotecnologia; abordagem a situações polémicas) análise da estratégia EPP ao nível do processo

- meios de pesquisa e critérios de seleção - características funcionais do TG

- distribuição de tarefas - resolução de conflitos - comunicação no grupo

- comunicação grupo – professora - sugestões para melhorar o desempenho

- dificuldades associadas ao TP - vantagens associadas ao TP - noção de percurso

avaliação final da estratégia EPP

fd rpc aa1ºP cri rip dg 2.º objetivo Explorar obstáculos e potencialidades associadas à implementação de uma estratégia de ensino e de aprendizagem baseada na

perspetiva de ensino por pesquisa, em articulação com o programa de biologia de 12.º

ano.

análise da estratégia EPP ao nível da sua articulação com o programa da disciplina de biologia de 12.º ano

- cumprimento do programa ao nível da biotecnologia

- conhecimentos manifestados - terminologia associada ao TP - tempo gasto versus conhecimentos desenvolvidos

- ferramentas metodológicas - instrumentos de avaliação - identificação de obstáculos à implementação da estratégia EPP - identificação de potencialidades

decorrentes da implementação da estratégia EPP

112

A apresentação dos resultados, que integra o capítulo seguinte, é feita mediante os objetivos definidos para este estudo. A abordagem ao primeiro objetivo faz-se a dois níveis: em relação aos produtos, mediante uma análise aos momentos EPP e aos conhecimentos (conceptuais, procedimentais e atitudinais) manifestados pelos alunos e em relação ao processo, mediante uma análise aos meios de pesquisa e critérios de seleção, às características de natureza funcional do TG e à noção de percurso. Para a consecução deste objetivo tivemos em consideração a informação recolhida por diferentes materiais de recolha de dados (cra, mce, cri, aa1ºP, goc e rip), implementados em diferentes momentos EPP. Assumimos que através da manifestação de conhecimentos conceptuais, procedimentais e atitudinais, nos aproximamos daquilo que será o desenvolvimento, por parte dos alunos, de conceitos, procedimentos e atitudes.

No que concerne ao segundo objetivo, analisaram-se as informações provenientes da fd, rpc, aa1ºP, cri e rip. Desta forma, foi possível analisar a estratégia EPP em função do cumprimento do programa de biologia de 12.ºano, nomeadamente, ao nível dos conhecimentos, da terminologia associada ao TP, do tempo despendido, das ferramentas metodológicas e dos instrumentos de avaliação. Foi ainda possível identificar obstáculos e potencialidades associadas à implementação da estratégia EPP.

Síntese

As abordagens de cariz qualitativo, com qualidade e rigor, têm vindo a revelar-se mais eficientes em termos de análise de dados em educação. Neste estudo pretendeu-se, com recurso a um estudo de caso, analisar a implementação de uma estratégia de ensino e de aprendizagem, em contexto real de sala de aula, em toda a sua globalidade e complexidade. Através da implementação de diferentes materiais de recolha de dados, foi possível recolher informação a proceder a uma análise de conteúdo.

113

4. Resultados

Sumário

Neste capítulo, apresentam-se, analisam-se e discutem-se os resultados obtidos na investigação por nós desenvolvida. Os resultados são apresentados e analisados, mediante os objetivos previamente definidos.

Numa primeira parte (secção 4.1.) é feita a apresentação e análise aos resultados do estudo piloto, que permitiram algumas tomadas de decisão relativamente ao estudo posteriormente desenvolvido.

Na segunda parte (secção 4.2.) apresentam-se e analisam-se os resultados do estudo relativamente aos produtos decorrentes da implementação da estratégia EPP.

Na terceira parte (secção 4.3.) apresentam-se e analisam-se os resultados do estudo relativamente ao processo de implementação da estratégia EPP.

Na quarta parte (secção 4.4.) apresentam-se e analisam-se os resultados do estudo relativamente à articulação feita entre a nossa investigação e o programa de biologia de 12.º ano.

114