• Nenhum resultado encontrado

3 DA DIDÁTICA VIVA À PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: VISLUMBRANDO

4.6 Aspectos legais – procedimentos

Falar em educação, em qualquer que seja o âmbito focalizado, remete inevitavelmente aos conhecimentos, aos espaços formativos onde eles acontecem, bem como a necessidade de sua produção. Reside aí a relevância de se fundamentar toda a atividade educacional a ser desenvolvida em uma sólida plataforma epistemológica, tendo em vista que é a partir da utilização das ferramentas do conhecimento que a prática educacional garante a sua

93

consistência e fecundidade. Desse modo, intencionando propiciar a “qualidade técnico- científica, consistência teórica, legitimidade ética e sensibilidade política”, como defende Severino (2012), e vislumbrando uma melhor compreensão da docência universitária no estado do Piauí foram realizados os procedimentos descritos a seguir.

A presente pesquisa foi encaminhada ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para análise, tendo sido aprovado através do Parecer Nº 3.433.192. Entendemos que isso assegura uma conduta ética, além de proporcionar um maior conforto aos participantes desta tese, uma vez que toda pesquisa pode incorrer em riscos e/ou desconfortos. Importa ressaltar, que a pesquisa está vinculada ao grupo de estudos e pesquisas “Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas” da UFU, instituição na qual a autora está vinculada.

Ferreira (2013) nos chama a atenção ao fato de que, trabalhar com pesquisas que envolvem sujeitos é inserir-se no contexto de outros seres humanos, por isso a questão da ética é fundamental, tendo em vista que, na maioria das vezes, os sujeitos pesquisados participam voluntariamente da pesquisa, em razão disso, é importante que eles conheçam bem a natureza dela, os riscos e obrigações que os envolvem. O pensamento da autora é complementado por Severino (2012, p. 47), ao afirmar que:

[...] no contexto histórico-social da atualidade, a legitimidade ética de nosso agir está intimamente marcada pela sensibilidade política, ou seja, o ético só se legitima pelo político. Em que pese o desgaste que tal perspectiva vem sofrendo em decorrência do uso banalizado e cínico dessas categorias, é preciso insistir no compromisso ético-político do pesquisador, em geral, e do pesquisador em educação, em particular.

A compreensão dos autores acerca da ética na pesquisa remete à importância do agir ético e político dos pesquisadores em educação, o que incorre, não tão somente em seguir as legislações pertinentes sobre a temática, mas, sobretudo, ao imprescindível respeito à dignidade da pessoa humana. Nesta tese, antes de colocarem-se enquanto participantes, os sujeitos tomaram conhecimento de todos os aspectos intrínsecos à pesquisa e conscientizados de que não haverá riscos pessoais envolvidos. Somado a isso, foram situados de que os riscos que corriam seriam menores que os benefícios propiciados pela pesquisa, conforme subscrevemos.

Quanto ao possível risco de interrupção temporária da pesquisa, existe a possibilidade de não contarmos com a participação imediata de uma amostra significativa, uma vez que cabe aos professores a escolha por participarem ou não da pesquisa. Caso isso ocorra, será feito o reenvio do convite a estes, com o intuito de lembrá-los da importância de sua

94

participação. Enviaremos e-mail a todos os professores do curso de Pedagogia das instituições públicas do estado do Piauí e, desta forma, mesmo que muitos não aceitem participar, entendemos que conseguiremos atingir um número significativo de professores participantes.

Acerca dos possíveis riscos aos participantes da pesquisa,não há riscos pessoais envolvidos no procedimento como um todo, e, especificamente, nenhum fator que se indisponha com a ética e/ou com princípios morais e sociais. Os avaliadores da pesquisa terão acesso à opinião dos participantes, mas de nenhuma forma guardarão aspectos individualizados quanto à concepção da opinião dos sujeitos. Ainda assim, a guarda dos formulários será de uso restrito à análise de dados, preservando as opiniões concedidas dos sujeitos da pesquisa e IES envolvidas.

Porquanto, a primeira etapa da pesquisa se constituiu na busca em site da web o relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a divulgação das estatísticas do Censo Educacional de 2011 (BRASIL, 2011), das duas universidades públicas do estado do Piauí que oferecem o Curso de Licenciatura em Pedagogia, ou seja, a Universidade Federal do Piauí, UFPI – 05 campus e Universidade Estadual do Piauí, UESPI – 11 campus (Quadro 01).

Após a primeira coleta, buscamos nos sites oficiais das universidades os contatos telefônicos das diretorias dos campi de ensino, com o intuito de obter os contatos dos coordenadores do Curso de Pedagogia. Nessa fase, o desafio foi o contato telefônico com os diretores, pois, principalmente nos campi mais distantes da capital, em uma das instituições pesquisadas, grande parte desses estavam sem esse tipo de serviços, em decorrência da falta de pagamento. Entretanto, à medida que conseguíamos contatos com outros diretores, foram solicitadas ajuda, no sentido de fornecer contatos de telefonia móvel, permitindo, desse modo, a comunicação.

Dando prosseguimento à pesquisa, no período de julho a setembro de 2018, foram identificados os participantes da pesquisa, com seus respectivos e-mails, através das páginas de internet das universidades públicas do Piauí. Daí, realizamos os contatos por telefones e e- mails, com os professores que trabalharam ou estivessem trabalhando com a disciplina de Didática no curso de Pedagogia e Licenciaturas nas respectivas instituições de ensino.

Nesse estágio, observamos coordenadores que, mesmo conscientes da relevância da pesquisa e da insistência em obter os dados não forneceram as informações, nesses casos, foram enviados memorandos aos diretores dos campus, reforçando o pedido, esses se prontificaram a ajudar conversando e repassando aos coordenadores a solicitação e, ainda assim, não fomos atendidos.

95

Houve um município próximo da capital em que os professores da disciplina de Didática eram os mesmos da capital, esses se deslocavam em um determinado tempo do período letivo para atender as turmas que ofereciam a disciplina. Em um município, três professores eram responsáveis pela disciplina, entretanto apenas um era efetivo, assim, tivemos que eliminar os outros participantes da pesquisa, que embora tivessem se colocado à disposição para participar do estudo, não atendiam aos critérios estabelecidos. Conforme informações prestadas pela coordenação, o concurso para a contratação de professores já havia sido realizado e os aprovados estavam aguardando a contratação por parte do estado.

Na última fase de coletas de dados que ocorreu no interstício de setembro a dezembro de 2018, os contatos foram mais intensos, tratamos de conversar com os professores, participantes potenciais do estudo, o que foi realizado através de e-mails e contato telefônico onde tomaram conhecimento sobre a pesquisa e sua relevância no contexto educativo no estado do Piauí, bem como foram sensibilizados para a importância da sua colaboração.

Nas diversas instituições de ensino superior, tanto os e-mails quanto as ligações telefônicas foram efetivadas repetidas vezes, essas foram acompanhadas de lembretes remetendo a participação.

Tendo em vista que mesmo com esses argumentos alguns professores não atendiam as solicitações, nos municípios mais próximos, buscamos falar pessoalmente com esses professores, obtendo, dessa maneira, um melhor retorno. Somado a isso, a participação em congressos, seminários, palestras e outros eventos científicos, realizados pelas IES no estado do Piauí, constituíram-se como oportunidades de encontros e diálogos que em muito contribuíram para a adesão a pesquisa.

Após a realização da investigação estatística dos dados, que ocorreu de janeiro a março de 2019, iniciamos a análise qualitativa dos dados, para tal, tomamos como base a análise de conteúdo, que sob a ótica de Bardin (1979, p. 42).

Se configura em um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, através de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdos das mensagens, indicadores que permitam inferir conhecimentos relativos às condições de produção/ recepção dessas mensagens.

Baseada na concepção da autora, percebemos a importância do conteúdo das mensagens dos participantes da pesquisa para uma melhor compreensão acerca da docência universitária no estado do Piauí, que, confrontados à luz do referencial teórico e a construção de uma visão crítica, permitirá a partir do desvelamento das categorias concepções de ensino e dimensões didáticas, produzir conhecimentos que contribuam para a formação e prática dos

96

docentes que ministram a disciplina Didática, que se refletirá na melhoria da qualidade do ensino.

97

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesta seção, apontaremos os resultados e a discussão da pesquisa realizada para esta tese, mediante o instrumento de pesquisa aplicado, tomando como base o referencial teórico que trata da temática docência universitária.

Nesse âmbito, está inserida a Pedagogia, curso que se ocupa da formação e da atuação do pedagogo, cuja matriz curricular encontra a disciplina de Didática, na qual vigora como disciplina fundamental para a formação profissional dos docentes, servindo-se de instrumento na organização e efetivação das atividades de ensino, em função da aprendizagem e do desenvolvimento integral do estudante. Para tanto, esta seção foi estruturada da seguinte forma: 5.1 Dados gerais sobre os participantes da pesquisa; 5.2 Categorias de análise: concepções de ensino e dimensões didáticas; 5.3 Correlação estatística entre as categorias estudadas; 5.4 Questão aberta.