• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2. METODOLOGIA DE PESQUISA

2.2 AVENTURANDO-SE COM O AVENTURAS CURRÍCULO+

O Aventuras Currículo+29 é uma iniciativa da Secretaria de Educação do

Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), do Centro de Estudos e Tecnologia Educacionais (CETEC) e do Programa Currículo+30, com apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores de São Paulo (EFAP).

O projeto tem como foco o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Currículo Oficial do Estado31

e na matriz de avaliação do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), tendo sido originalmente concebido como um projeto de recuperação de aprendizagem, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental a 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Isso porque a avaliação da educação básica do Estado de São Paulo, realizada pelo SARESP, apontou que os resultados obtidos pelos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática mereciam ser objetos de discussão e de tomada de decisão por parte da SEE-SP, na tentativa de melhorar esses números.

Por esse motivo, o Aventuras apresenta atividades relativas à leitura e à escrita e aos conhecimentos matemáticos, que foram desenvolvidas por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP) da Rede Estadual de São Paulo, coordenados por especialistas, professores universitários e pesquisadores da área de ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, também autores das atividades, tendo contado com o apoio financeiro dos Institutos Inspirare e Natura e com o apoio tecnológico da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

29

Site oficial Aventuras Currículo+. Disponível em: http://aventuras.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: 29 out. 2018.

30

Lançada em 2014, Currículo+ é uma plataforma de objetos digitais que integra o Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo, que disponibiliza conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, áudios, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo. Com o intuito de ampliar o incentivo e articular propostas de atividade à utilização desses recursos, o material do Aventuras Currículo+ foi concebido para promover maior participação dos alunos no processo educativo e o desenvolvimento de competências e habilidades em relação à leitura e à escrita. Site oficial da plataforma Currículo+. Disponível em: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: 29 out. 2018.

31

Conforme indicado na 2ª edição do documento oficial, o Currículo adota como competências a desenvolver aquelas formuladas no referencial teórico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, 1998), que são entendidas como desdobramentos da competência leitura e escritora. O foco, portanto, estaria no letramento da letra para atender às competências relacionadas à leitura e à escrita indicadas no documento.

Implementado em 2015, o material é considerado uma ação dentro das estratégias de reforço da Secretaria da Educação com o objetivo de garantir uma aprendizagem de qualidade a todos os alunos durante o percurso escolar de forma mais igualitária, ao mesmo tempo em que incentiva a integração das tecnologias digitais às práticas em sala de aula, objetivando maior interação do estudante com o material e sua participação no processo educativo32

.

Na 1ª edição do Projeto, o ingresso ocorria nas escolas estaduais por meio da livre adesão pelas escolas. A adesão ao Aventuras acontecia por meio da Resolução SE 11, de 17/3/2015 (SÃO PAULO, 2015, s/p) e o curso era oferecido aos estudantes em período diverso do horário normal das aulas, contando com um professor especialmente contratado para isso, que desenvolvia o projeto para turmas de, no máximo, quinze alunos. Em outras duas edições do projeto, as atividades foram propostas ao conjunto total de alunos e mediadas pelo próprio professor de Língua Portuguesa das turmas regulares nos horários das próprias aulas33.

A última atualização do material foi realizada em maio de 2017. Portanto, o Aventuras+ teve três edições, sendo a 3ª edição objeto de análise do presente trabalho. Para divulgar essa última edição, foram propostas duas frentes de atuação: I. Ofertar cursos de mediação do Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa – 3ª edição de Aventuras Currículo+: Matemática – 3ª edição, destinados aos Professores de Educação Básica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das respectivas disciplinas34

;

32

Fonte: BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Regulamento Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa. São Paulo: maio, 2017. Disponível em:

http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/142/1Ed_2017%20-

%20Regulamentos/Aventuras%20Curriculomais_1ed_2017_L%C3%ADngua%20Portuguesa_vf.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

33

O curso de mediação não foi o objeto de estudo da presente pesquisa, apenas o material do professor que acompanha o material do aluno no Aventuras. Ainda assim, é importante indicar que houve um curso de mediação para a análise das condições de desenvolvimento do projeto e preparar o professor para atuar como mediador. Essa informação é digna de nota dada a mudança radical de condições de desenvolvimento do programa, pois, inicialmente, era para até quinze alunos por turma, mediado por outros professores em aulas no contra turno. Na 3º edição, quando o material deixa de ser utilizado apenas para recuperação e passa a ser utilizado no curso regular, passa para até quarenta alunos por turma, mediados pelo professor da sala nos horários convencionais, sem que adaptações significativas tenham sido feitas nas atividades.

34

O curso de mediação foi implantado a partir da 2ª edição do Projeto e tinha como objetivo incentivar os professores a apropriarem-se de seu papel de mediador, reconhecendo suas próprias limitações e utilizando seus conhecimentos, além de propor desafios, sistematização e/ou aplicação. Embora indicado na descrição, o curso de mediação não será objeto de análise. Somente os materiais e as orientações para professores no AVA é que serão analisados.

II. Ofertar as atividades do Aventuras Currículo+ aos alunos regularmente matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das séries do Ensino Médio, para ser desenvolvido durante o período regular das aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática pelos(as) seus(uas) respectivos(as) docentes.

Assim, essa edição do Aventuras ofereceu curso de formação aos professores de modo a capacitá-los a utilizar o material do Aventuras e, assim, desenvolver as atividades com os alunos que, na 3º edição, deixou de ser utilizado apenas na recuperação intensiva e passou a ser usado no período regular com o objetivo de criar novas estratégias para o aprendizado de conteúdos e o desenvolvimento das habilidades indicadas.

O material está ambientado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA-Moodle) e pode ser acessado diretamente pelo site oficial ou por meio de um

link na plataforma Currículo+. Além da navegação por meio do AVA-Moodle, o

material apresenta em sua proposta editorial-pedagógica orientações de uso para os professores, premissas elaboradas a partir da criação de um universo narrativo, presença da estratégia de gamificação e atividades que supõem o uso de objetos de aprendizagem (OA) e/ou de ferramentas digitais, que também estão disponíveis na plataforma Currículo+. Usar os OA disponíveis na plataforma foi, inclusive, uma das demandas para a elaboração do material.

A plataforma do Currículo+, enquanto inciativa da SEE de São Paulo, assume função de referatório35

e, de modo a incentivar o uso desses objetos, as atividades do Aventuras, ainda que ambientadas no AVA-Moodle, fazem uso de OA, que podem ser acessados por meio de hiperlinks, que sempre remetem primeiro ao

site do Currículo+ e, depois, ao site da publicação do OA.

A página de entrada do Aventuras traz um trailer do vídeo36

de abertura do Programa e área para login. Para acessar, é necessária a identificação de usuário e senha, que são solicitados na página principal:

35

Referatório é um site na Web que não faz o armazenamento de objetos de aprendizagem e outros recursos educacionais, mas indica os repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto, como um “agregador” de fontes de informação que indica os locais mais prováveis para encontrar uma informação desejada. Fonte: ABED. Referatório. Site oficial da Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em:

http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/referatorio/. Acesso em: 21 jul 2018.

36

Figura 6 – Página de entrada do Aventuras com trailer e espaço para inserir usuário e senha. Fonte: Site oficial do Aventuras Currículo+ de Língua Portuguesa, 2018.

Ao efetuar o login com sucesso, os cursos disponíveis para o perfil são apresentados na tela. Ao fazer login, o aluno tem acesso apenas à versão do material do aluno do seu respectivo ano/série sem respostas e orientações para mediação das atividades e também uma tela que traz o vídeo37

e o texto de convocação (ver Anexo I):

Figura 7 – Tela de Convocação para Alunos, dos 6 e 7 anos (texto na íntegra, ver Anexo I). Fonte: Site oficial do Aventuras Currículo+ de Língua Portuguesa, 2018.

37

Vídeo disponível no AVA: http://aventuras.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=5, em plataforma de compartilhamento de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iAVxYMFENtE. Acesso em: 29 out. 2018.

Ao fazer login, o professor pode visualizar o material “Língua Portuguesa – Professores” e os materiais do aluno com orientações e respostas. Para acessar os materiais dos alunos, deve-se selecionar o boxe correspondente ao ano/série de ensino:

Figura 8 – Cursos do Aventuras disponibilizados por ano/série – visualização do professor. Fonte: Site oficial do Aventuras Currículo+ de Língua Portuguesa, 2018.

No perfil dos professores, além de estarem disponíveis os materiais dos alunos com respostas e orientações, aparece o material “Língua Portuguesa – Professores”, que apresenta: convocatória exclusiva para os professores (convidando-os, na Missão 0, a fazer parte da narrativa e das missões criadas, ver

Anexo II)38

, regulamento39

, tutorial de navegação, introdução ao Aventuras

Currículo+ (com objetivos e pressupostos, organização das atividades, premissas

das atividades, orientações sobre gestão de aula e aprendizagem), os materiais

Aventuras Língua Portuguesa (missões, orientações gerais para a mediação das

atividades e específicas para atividades de leitura, de produção de texto e para a

38

Vídeo disponível no AVA: http://aventuras.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=3, em plataforma de compartilhamento de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iAVxYMFENtE. Acesso em: 29 out. 2018.

39

O regulamento está no AVA: http://aventuras.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=15 e, também, fora dele, no link: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/142/1Ed_2017%20- %20Regulamentos/Aventuras%20Curriculomais_1ed_2017_L%C3%ADngua%20Portuguesa_vf.pdf. Acessos em: 29 out. 2018.

condução do jogo), patentes e selos e acesso para um fórum para interagir com outros integrantes da comunidade de aprendizagem.

Figura 9 – Tela da Missão 0, convocatória para professores, “Língua Portuguesa – Professores” (texto na íntegra, ver Anexo II).

Fonte: Site oficial do Aventuras Currículo+ de Língua Portuguesa, 2018.

A proposta é que os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), especialmente os de Tecnologia Educacional de Língua Portuguesa e Matemática das Diretorias de Ensino (DE), acessem o AVA-Moodle com o objetivo de conhecer o conteúdo e acompanhar as ações do projeto, além de serem responsáveis pela mediação das discussões nos fóruns da comunidade de aprendizagem.

Segundo introdução do material do professor, “Língua Portuguesa – Professores”, o Aventuras oportuniza os docentes a:

a. Compreender os desafios e as possibilidades que as novas tecnologias trazem para educação, em especial no que tange ao projeto Aventuras Currículo+;

b. Compreender a recuperação como garantia de um direito;

c. Refazer representações: os alunos em recuperação e as aulas de recuperação;

d. Compreender a grande narrativa e o sentido da gamificação40;

40 O material apresenta o conceito de gamificação a partir de uma definição do site Porvir, como sendo, “a

e. Vivenciar o protagonismo docente e incentivar o protagonismo discente;

f. Atuar como mediador nas aulas das atividades de leitura e de produção de texto;

g. Vivenciar a gestão da aula: do planejamento ao seu término; h. Vivenciar a gestão da aprendizagem em formas de acompanhamento com adaptações necessárias. (SÃO PAULO, 2017, s/p).

O propósito de apoiar os professores nesse processo de recuperação e na criação de novas estratégias de ensino no período regular tem como foco expectativas de desenvolvimento de habilidades relativas, principalmente, à leitura e à escrita, ou seja, práticas voltadas para o letramento da letra.

Ao mesmo tempo, professores e alunos são impulsionados a participar ativamente do desenvolvimento do projeto, navegando no AVA-Moodle e acessando as missões, os objetos e as ferramentas digitais.

Antes de apresentar o processo de geração de dados é importante, portanto, conhecermos como os conteúdos, os objetivos, as práticas e os gêneros a serem trabalhadas estão organizados no Aventuras.

Uma das condições de produção para a organização das missões foi a articulação dos gêneros do discurso de diferentes esferas de atividade e de comunicação (jornalística, artístico-literária e de divulgação científica) com as habilidades de leitura e de escrita, cuja referência é o Currículo do Estado de São Paulo: Área de Linguagens e as matrizes do SAEB, do SARESP e da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP).

As atividades são organizadas na forma de missões, que, por sua vez, como já mencionado, estão articuladas em torno de uma grande narrativa gamificada41:

vinha sendo chamada de educação baseada em jogos, mas foi ampliada na medida em que essa tendência, além de incluir as ferramentas necessárias para apoiar o aprendizado, também está envolta em uma cultura e em um design específicos.” (SÃO PAULO, 2017], s/p).

41

A narrativa gamificada será objeto de análise e, portanto, a grande narrativa terá sua transcrição apresentada no item 3.2 Gamificação no Aventuras. Visto que é importante para compreender conhecer a narrativa para compreender o objeto, segue os links para o vídeo que apresenta a grande narrativa ou narrativa inicial: Trailer. Disponível no AVA em: http://aventuras.educacao.sp.gov.br/ e links dos vídeos com a grande narrativa (convocação alunos e professores), disponível no AVA:

http://aventuras.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=3, em plataforma de compartilhamento de vídeo:

AVENTURA CURRÍCULO+ - MISSÕES LÍNGUA PORTUGUESA