• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2. METODOLOGIA DE PESQUISA

2.1 QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

A presente pesquisa de base documental tem como objeto a ser analisado o Aventuras do Currículo+, ofertado às escolas da rede estadual pela Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP).

Antes de apresentar o objeto a ser analisado, expor seu contexto de produção e avaliar suas propostas e escolhas editoriais e pedagógicas, cabe justificar a pertinência da pesquisa, situando o Aventuras Currículo+ enquanto objeto de investigação.

Por se tratar de um material didático, a análise documental situa-se no campo da Linguística Aplicada (doravante, LA) por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativista. Segundo Celani (2005, p. 109-110),

na pesquisa educacional crítica, no âmbito da Linguística Aplicada, os pressupostos e os procedimentos do paradigma qualitativo interpretativista têm implicações que merecem ser explicadas. Comecemos pelo próprio desenho da pesquisa. Um planejamento prévio é mais difícil, de vez que no paradigma qualitativo o que temos é mais um desdobrar-se do que um plano definitivo. Daí decorrem mais riscos e mais problemas imprevistos, pois se trata de uma situação aberta, com um fim não previsível (open-ended).

A afirmação da autora pôde ser compreendida no percurso da pesquisa, sobretudo pelo fato de o objeto de investigação ser complexo, o que direcionou a escolha por abordagens e análises igualmente complexas e múltiplas.

Consideramos o material didático enquanto objeto de investigação por corresponder aos pressupostos da área da LA que dizem respeito à

responsabilidade social da pesquisa. Segundo Rojo (2006), o objeto deve estar relacionado a problemas de “relevância social suficiente para exigirem respostas teóricas que tragam ganhos a práticas sociais e a seus participantes, no sentido de uma melhor qualidade de vida, num sentido ecológico” (ROJO, 2006, p. 256).

Tendo em vista que o material didático possui relevância no enfoque da problematização de questões do campo educacional, inclusive no que diz respeito à integração das TDIC no contexto de sala de aula, ele constitui-se em um objeto interessante para a LA por suas características complexas.

A escolha do Aventuras, conforme apresentado anteriormente, foi devido ao fato de ser um material proposto para uma rede pública estadual – a rede de São Paulo –, e por ser considerado inovador pela equipe gestora do Programa, tendo boa aceitação pelos professores e alunos28

.

A análise do Aventuras tem como objetivo avaliar em que medida as escolhas e as estratégias utilizadas em sua concepção editorial e pedagógica contribuem com a prática educacional, na direção apontada por Rojo (2006, p. 259):

Não se trata de simplesmente compreender e descrever as novas formas de comunicação e os novos discursos e gêneros emergentes em contextos virtuais, mas de fazê-lo para refletir sobre as novas possibilidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas, a partir destes novos instrumentos, por exemplo, em processos de educação à distância (EAD), num país pobre e continente.

Outra característica da Linguística Aplicada relacionada à pesquisa desenvolvida é sua característica híbrida. Enquanto campo, é próprio da LA ultrapassar as fronteiras disciplinares, buscando a coexistência dos saberes das diferentes áreas. Para que a análise do objeto de investigação da pesquisa fosse possível, foi necessário estabelecer diálogo com outras áreas, como as de educação, comunicação, entretenimento, sociologia e arte.

28

O Programa ganhou menção honrosa no Prêmio Mario Covas 2018, prêmio destinado às melhores iniciativas de gestão pública. Vídeo sobre o Programa, em que uma professora da equipe gestora do Projeto fala sobre o

Aventuras e sobre a importância da menção honrosa está disponível em:

Como Klein (1990, apud Moita-Lopes, 2006, p. 98) aponta, o conhecimento vem sendo reestruturado com a criação de “campos híbridos” por meio de trocas entre as áreas, uma vez que a LA assume uma “permeabilidade crescente entre as fronteiras”, que tem como objetivo abarcar pesquisas de relevância social que integrem as diferentes perspectivas das diversas áreas e diminua as fronteiras:

esse movimento interdisciplinar de empréstimos é fundamental para a emergência de muitos dos enfoques atuais em LA, que vão buscar em outras disciplinas seus fundamentos e métodos. (MOITA-LOPES, 2006, p. 255)

Conforme indicado pela citação de Celani (2005), o olhar para o objeto foi sendo modificado durante o processo, tornando necessário buscar, reformular e ressignificar diferentes conceitos e concepções, refazer e repensar caminhos e capítulos, buscar soluções e referências em diversas fontes, indicando, muitas vezes, que as resoluções dos problemas e as respostas para as perguntas estavam em diferentes áreas ou, ainda, algumas deveriam permanecer em aberto.

A pesquisa caracteriza-se enquanto análise documental, uma vez que o objeto de investigação é um material didático concebido para a rede pública, que se propõe a trabalhar habilidade de leitura e escrita por meio de diferentes gêneros, utilizando-se de estratégias de gamificação e integrando objetos e ferramentas digitais. Ainda que não haja, declaramente, a intenção de trabalhar com os multiletramentos, o fato de o material envolver gêneros multissemióticos, objetos de aprendizagem e ferramentas digitais, mobilizou-nos a investigar se e como os multiletramentos são considerados no Programa.

Além disso, o material apresenta atividades costuradas por meio da criação de uma narrativa, que é contada ao longo das diferentes missões, perpassando diferentes gêneros e mídias, o que nos levou a perguntar em que medida essa proposta relaciona-se com elementos da narrativa transmídia, embora o material não apresente essa estratégia como escolha intencional em sua concepção editorial-pedagógica.

É importante destacar que, segundo Lankshear e Knobel (2007, p. 208), os documentos podem ser considerados uma base de pesquisa complexa, uma vez que podem ser compostos por dados fotográficos ou dados escritos de diferentes

gêneros que circulam no ciberespaço. Segundo os autores, esse tipo de análise deve informar “decisões presentes e futuras sobre o ensino, estratégias de aprendizagem, políticas da escola etc.” (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007, p. 40).

O recorte qualitativo pretende investigar algumas missões do material com a intenção de analisar e interpretar a proposta pedagógica de modo a analisar se e como as escolhas editoriais, sobretudo o uso da estratégia da gamificação, e a proximidade com os elementos da narrativa transmídia a serem analisadas por meio das características, da estrutura composicional e da proposta narrativa do material. Desse modo, a perspectiva interpretativista da pesquisa documental pode incluir, entre outros aspectos, o potencial para fundamentar decisões relacionadas à educação, que envolvem as práticas educacionais em salas de aula como as políticas públicas do livro e a produção de materiais didáticos.

O Aventuras apresenta-se, portanto, como um objeto de investigação adequado, por se tratar de um material didático que possibilita a fundamentação de decisões, presentes e futuras, em relação à demanda e à produção de materiais didáticos. Isso porque contém potencial para causar impacto na educação, embora dependa de uma série de fatores, sendo eles: técnicos, financeiros e políticos; e, ao mesmo tempo, constitui-se como um material que tem como intenção integrar objetos e ferramentas digitais às práticas educativas.