• Nenhum resultado encontrado

Bem-estar sexual numa amostra transnacional de idosos

ANA MONTEIRO (*)

SOFIA VON HUMBOLDT (*)

ISABEL LEAL (*)

O envelhecimento da população está a progredir rapidamente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A proporção da população mundial de idosos com 60 ou mais anos aumentou de 8% (em 1950) para 12% (em 2013) e deverá atingir os 21% (em 2050). Além disso, a população idosa também está a envelhecer. Globalmente, a percentagem de pessoas idosas com idade entre 80 ou mais anos era de 14% em 2013 e é esperada que chegue aos 19% em 2050 (United Nations, 2013).

A sexualidade é um termo amplo que inclui componentes sociais, emocionais e físicas (Southard & Keller, 2008). Os atos sexuais são uma componente importante para uma relação emocional íntima na vida tardia (Gott & Hinchliff, 2003) e uma parte importante da vida (Lindau et al., 2007; Kontula & Haavio Kontula-Mannila, 2009).

O bem-estar sexual (BES) tem sido uma dimensão ignorada pela comunidade científica e tendo sido descurada a sua relação indireta e direta com o envelhecimento bem-sucedido. As definições de bem-estar sexual variam entre os estudos e muitas vezes focam apenas a disfunção sexual (Mona et al., 2011).

A ligação entre o BES e o envelhecimento tem sido uma área negligenciada da investigação (Trudel et al., 2010). O desenvolvimento sexual desde o nascimento até ao final do período fértil é um assunto bem explorado nas ciências sociais. No entanto, o desenvolvimento sexual dos idosos tem recebido muito menos atenção (DeLamater, 2012; Schwartz, Diefendorf & McGlynn-Wright, 2014); isto devido em parte à crença que os idosos são assexuais (Kenny, 2013). Além disso, a sexualidade nos idosos foi muitas vezes considerada como um tema de investigação de âmbito médico (Gott & Hinchliff, 2003). Na verdade, o tratamento das condições sexuais adjacentes à idade, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o comportamento sexual de risco entre os idosos, são as áreas mais abordadas quando se considera o BES dos idosos (Kenny, 2013; Lindau & Gavrilova, 2010).

Tendo em conta que o BES na adultícia avançada é auto-percebido e que as pessoas de diferentes culturas mostram diferentes significados para as suas experiências, a

(*)William James Center for Research, ISPA – Instituto Universitário, Lisboa, Portugal. Actas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

Organizado por Isabel Leal, Cristina Godinho, Sibila Marques, Paulo Vitória e José Luís Pais Ribeiro 2016, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde

11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

38

investigação qualitativa permite o acesso às diferentes perspetivas e experiências dos idosos. Desta forma, um estudo de comparação internacional é pertinente dado que fornece dados importantes das experiências dos idosos num contexto transcultural (e.g., Karraker, DeLamater & Schwartz, 2011; Schwartz et al., 2014).

O conhecimento sobre o BES em idosos é importante para o planeamento de recursos de saúde pública, de conhecimentos especializados e serviços, de forma a manter ou reforçar o BES dos idosos. Como tal, este estudo tem como objetivo analisar o BES segundo a perspetiva dos idosos.

MéTODO Participantes

A amostra total incluiu 163 indivíduos não institucionalizados, com idades entre 65 ou mais anos (M=74,2; DP=4,743; entre os 65-97), 57,4% do sexo feminino, 50,0% alemães e 67,6% casados ou num relacionamento. A amostragem teve em conta a disponibilidade dos participantes, tendo estes sido recrutados em universidades seniores e centros comunitários e de arte, em Lisboa e no Algarve. Após o consentimento informado ter sido recebido, os participantes passaram por uma avaliação cognitiva. A elegibilidade dos participantes englobou os seguintes: (1) 75 anos de idade ou mais e (2) pontuação satisfatória no Exame do Estado Mini-Mental (> 26) (Folstein, Folstein, & McHugh, 1975). Nenhum dos participantes possuía qualquer histórico de doença neurológica ou psiquiátrica, ou história de abuso de drogas ou álcool, que pudesse comprometer a função cognitiva. As normas da American Psychological Association sobre o tratamento ético dos participantes foram seguidas.

Material e Procedimento

Recolha de dados. As entrevistas semiestruturadas tiveram como base um guião de entrevista e foram realizadas no domicílio dos participantes. Cada entrevista foi realizada individualmente e começou com um conjunto de simples questões gerais, de forma a conhecer o estilo de vida dos participantes, bem como saúde, nacionalidade, idade, família, educação e trabalho. Estas questões foram seguidas por uma pergunta aberta, que foi criada com o objetivo de permitir qualquer tipo de narrativa sobre cada tema, bem como facilitar a fluência das narrativas dos participantes sobre suas perspetivas: “Eu gostaria de entender o que, no seu ponto de vista, contribui para o seu bem-estar sexual nessa fase da sua vida”. Esta questão foi elaborada de forma a abordar o constructo em estudo: o BES. Todas as entrevistas foram conduzidas e áudio-gravadas pelo mesmo investigador (SVH), que não teve qualquer relacionamento anterior com os participantes. As entrevistas tiveram duração

média de 30 minutos; a mais curta foi de 20 min e a mais longa foi de 45 minutos. Após a conclusão da entrevista, os participantes foram convidados a avaliar o tempo e o processo de entrevista. Os participantes também foram convidados a identificar quaisquer perguntas que tivessem achado difíceis de responder.

Análise de dados. Os dados foram analisados, através da análise de conteúdos, tendo sido usado o seguinte procedimento: (a) desenvolvimento de grandes categorias emergentes, mutuamente exclusivas, que refletiam as 163 entrevistas, para a pré-existente categoria: BES; (b) a criação de uma lista de codificação; (c) análise das citações literais e das melhores caracterizações para uma determinada categoria emergente; (d) definição de subcategorias, dentro e através das narrativas, preservando ao mesmo tempo o princípio da homogeneidade da categoria e (e) derivação de grandes categorias emergentes até o ponto de saturação teórica ter sido alcançado (Bardin, 2007). A estrutura de subcategorias e categorias foi então submetida a uma avaliação externa e a um feedback crítico obtido por colaboradores com experiência com idosos. Uma análise independente das 163 entrevistas foi realizada por um júri composto por dois psicólogos, bem como um grupo final de co- resolução. A fiabilidade entre investigadores foi medida através de Kappa de Cohen. Todas as categorias do BES apresentaram um valor acima de 0,80 (0,849 ≤ k ≤ 0,934), indicando, assim, uma elevada taxa de concordância. Os dados foram analisados usando SPSS para Windows (versão 19.0; SPSS Inc., Chicago, IL). A coordenação do Centro de Investigação William James do ISPA – Instituto Universitário aprovou este estudo.

RESULTADOS Análise de Conteúdo das Categorias Emergentes

Foram designadas um total de 12 categorias para o BES: (a) ‘carinho e atenção’; (b) ‘intimidade com o parceiro’; (c) ‘contacto sexual’; (d) ‘abertura sexual e comunicação’; (e) ‘erotismo e sensualidade’; (f) ‘saúde sexual’; (g) ‘saúde física’; (h) ‘sentir-se atraente’; (i) ‘relação sexual’; (j) ‘desejo sexual por outros’; (k) ‘bem-estar emocional’; e (l) ‘saúde mental’. ‘Carinho e atenção’ foi o indicador mais relatado de BES para os participantes (11,0%), ao passo que ‘relação sexual’ e ‘desejo sexual por outros’ foram os indicadores menos referidos de BES (ambos 4,9%).

‘Abertura sexual e comunicação’ e ‘saúde física’ foram os indicadores mais verbalizados do BES pelos participantes alemães (ambos 12,7%), porém ‘bem-estar emocional’ foi o indicador menos mencionado pelos participantes alemães (3,3%) para o BES. Além disso, ‘carinho e atenção’, ‘erotismo e sensualidade’ e ‘saúde sexual’ foram os indicadores de BES mais citados pelos participantes portugueses (10,3%), no entanto ‘relação sexual’ e ‘desejo sexual por outros’ foram os indicadores menos mencionados pelos participantes alemães (6,1%).

11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

40

Carinho e atenção. Os participantes relataram que as manifestações de carinho e atenção, tais como carícias, abraços e beijos foram importantes para o seu BES.

“Nós beijamo-nos muito quando estamos sozinhos.” (Participante 17) “Nós abraçamo-nos cada vez que nos apetece.” (Participante 78)

Intimidade com o parceiro. Os participantes verbalizaram a partilha de intimidade com um parceiro, como contribuindo para o seu BES.

“O meu marido e eu temos uma vida íntima muito agradável. Nós temos os nossos próprios jogos e queremos mantê-los assim.” (Participante 41)

“Ser capaz de compartilhar intimidade com alguém é importante para mim e é uma das melhores coisas da vida.” (Participante 16)

Contacto sexual. O contacto sexual, como acariciar, massajar, esfregar, tocar com os lábios e os dedos, foi verbalizado pelos participantes, como contribuindo para o seu BES.

“Eu preciso sentir que ele gosta de me tocar.” (Participante 123) “Eu gosto de ser acariciada e massajada.” (Participante 111).

“Temos o nosso ritual íntimo. Nós primeiro acariciamo-nos por muito tempo e só depois é que passamos a outros atos sexuais.” (Participante 143).

Abertura sexual e comunicação. Ser capaz de comunicar abertamente as preocupações sexuais, as fantasias e as expectativas foi apontada como um indicador relevante do BES. Ainda, mostrar uma atitude de aceitação relativa a interesses sexuais foi verbalizado como importante para o BES.

“Eu sinto que posso falar abertamente com a minha esposa sobre as minhas expectativas sexuais.” (Participante 67)

“Ele aceita todas as minhas fantasias sexuais.” (Participante 21)

Erotismo e sensualidade. O erotismo e sensualidade foi verbalizado como contribuindo para o BES dos participantes. Além disso, os idosos relataram excitação sexual, dança, fantasias sexuais e antecipação para o contato sexual, como significativos para o seu erotismo e sensualidade.

“Eu fico num estado de excitação sexual quando eu antecipo que ele me vai tocar.” (Participante 35)

“Estimular as minhas zonas erógenas é muito erótico para mim.” (Participante 51) Saúde sexual. A saúde sexual foi verbalizada como um indicador relevante do BES. Além disso, problemas relacionados com a função sexual, tais como, a disfunção eréctil, dor com a penetração e secura vaginal foram proferidos como afetando negativamente o BES.

“Eu já não sinto dor durante o sexo. Isso realmente melhorou a minha vida sexual.” (Participante 102)

Saúde física. A função física foi relatada pelos participantes como contribuindo para o BES. Além disso, algumas condições físicas, tais como a hipertensão e a diabetes, e a ingestão de medicamentos foram indicados como afetando negativamente o BES.

“Eu cuido da minha saúde. Uma simples dor de cabeça pode prejudicar o meu interesse sexual.” (Participante 131)

“Eu preciso sentir-me fisicamente bem, para praticar sexo com meu parceiro.” (Participante 154).

Sentir-se atraente. Sentir-se atraente para os outros, ou seja, para o seu parceiro foi indicado pelos participantes como contribuindo para o BES.

“Eu necessito sentir-me bonita e atraente para o meu marido.” (Participante 112) “A minha esposa ainda acha que tenho bom aspeto e isso é importante para o meu impulso sexual.” (Participante 157).

Relação sexual. A relação sexual, nomeadamente a penetração vaginal e o sexo oral, foi relatada como relevante para o BES de idosos.

“Para mim, o sexo é principalmente penetração.” (Participante 56)

“Nós usamos bem o nosso tempo a dois pois gostamos de fazer sexo.” (Participante 118) Desejo sexual por outros. Sentir o desejo por os outros foi declarado como importante para o BES dos idosos.

“Eu preciso sentir desejo por ele, para ter relações sexuais.” (Participante 42) “Sexo não vale a pena, sem sentir o desejo sexual.” (Participante 51)

Bem-estar emocional. O bem-estar emocional e psicológico foi indicado pelos participantes como contribuindo para a sua expressão sexual e BES.

“Estar num relacionamento estável dá-me bem-estar emocional e permite que eu me expresse totalmente sexualmente.” (Participante 14)

“Bem-estar emocional é fundamental para ter uma vida sexual.” (Participante 78) Saúde mental. A saúde mental foi verbalizada como um indicador relevante do BES. Além disso, os problemas relacionados com a falta de saúde mental, como depressão e ansiedade, afetou negativamente o comportamento sexual destes participantes.

“Às vezes eu sinto-me deprimido. Nestas alturas, é difícil para mim pensar em ter uma vida sexual.” (Participante 76)

“Eu preciso estar mentalmente bem para estar disponível para o sexo.” (Participante 98)

11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

42 DISCUSSãO

Este estudo teve como objetivo analisar o BES segundo a perspetiva dos idosos numa amostra transnacional de idosos. Os nossos resultados mostram a relevância de ‘carinho e atenção’, ‘saúde sexual’ e ‘saúde física’, como os principais indicadores de BES. De facto, tem sido demonstrado que o desejo sexual na adultícia avançada está relacionado com afeto e com demonstração de atenção e cuidados (DeLamater & Sill, 2005). Ainda, no que toca à saúde sexual, esta pode ser afetada pela função física e medicamentos (por exemplo, hipertensão, diabetes) (DeLamater & Sill, 2005). Além disso, as condições de saúde física podem ser relevantes para as relações sexuais e saúde sexual (Lindau et al., 2007). A saúde física afeta a capacidade dos indivíduos e dos seus parceiros se envolverem numa atividade sexual, e a mortalidade influencia a disponibilidade dos parceiros sexuais (Karraker et al., 2011).

Para os participantes alemães os indicadores mais verbalizados foram ‘abertura sexual e comunicação’ e ‘saúde física’ e o menos citado foi ‘bem-estar emocional’. De facto, comunicar abertamente com outras pessoas significativas contribui para esclarecer as suas expectativas sexuais, sobre o afeto, expressão sexual, erotismo e sensualidade (Hirayama & Walker, 2011). Contudo, a investigação tem dado menos atenção à influência de pessoas significativas no BES, embora seja claro que as relações sociais tenham um impacto considerável no estado de saúde dos idosos. Quanto à saúde física, a ligação entre a saúde física e a atividade sexual pode explicar a associação observada entre o aumento da idade e a diminuição do envolvimento na atividade sexual (Call, Sprecher, & Schwartz, 1995; Galinsky & Waite, 2014). O bem-estar emocional foi dos indicadores menos mencionados pelos participantes alemães, o que não vai ao encontro com Hirayama e Walker (2011) que afirmam que a forma como os idosos percebem o seu funcionamento sexual prediz o seu bem-estar mental e emocional. Ainda, Rosen e Bachmann (2008) que descobriram que a atividade sexual e a satisfação estão associadas positivamente com o bem-estar emocional, embora não tenha sido estabelecida uma relação causal.

‘Carinho e atenção’, ‘eroticismo e sensualidade’ e ‘saúde sexual’ foram os indicadores mais mencionados pelos participantes portugueses, contudo ‘relação sexual’ e ‘desejo sexual por outros’ foram os indicadores menos referidos. De facto, o desejo sexual na adultícia avançada está relacionado com afeto e com demonstração de cuidados (DeLamater & Sill, 2005). Face ao erotismo e sensualidade, estes resultados corroboram dados de um estudo com idosos, em que estes estavam envolvidos em atividades sexuais (American Association of Retired Persons, 2005). De facto, os relacionamentos promovem a sensualidade (Stroebe, Abakoumkin, e Schut, 1996). Ainda, tendo em conta aos resultados face à saúde sexual, as condições de saúde física podem ser relevantes para as relações sexuais e saúde sexual (Lindau et al., 2007), sendo que a saúde sexual pode ser afetada pela função física e medicamentos (e.g., hipertensão, diabetes) (DeLamater & Sill, 2005). A relação sexual foi um indicador pouco mencionado, não corroborando o facto de os idosos não estarem apenas envolvidos em atividades sexuais, como também na prática de coito, como foi demonstrado pela American Association of Retired Persons, (2005).

Também um indicador pouco mencionado foi o desejo sexual por outros, o que não vai ao encontro da literatura que constata que o desejo sexual na adultícia avançada tem sido mais relacionado a aspectos sociais ou relacionais, incluindo, a intimidade, o afeto e a demonstração de cuidados, do que a variáveis fisiológicas (DeLamater & Sill, 2005).

Constata-se, ainda que a intimidade com o parceiro, o contacto sexual, o sentir-se atraente e a saúde mental foram indicadores com pouco destaque. Contudo, importa salientar que a literatura sugere que a intimidade, ou seja, a sensação de proximidade e familiaridade com outro, está relacionada com a vivência da sexualidade na adultícia avançada (Robinson & Molzahn, 2007). Ainda, quanto ao contacto sexual, este parece relevante para o BES uma vez que permite a manutenção de intimidade física por meio de carícias e toques quando o sexo com penetração não é possível (Gott & Hinchliff, 2003). À medida que as pessoas envelhecem, a forma como os sujeitos se expressam sexualmente pode mudar, com menos foco no orgasmo ou coito vaginal e mais frequência de toques sexuais (Galinsky, 2012). No que se refere ao sentir-se atraente, para os adultos mais velhos, sentir-se atraente e sensual afeta a sua auto-estima (Hurd, 2000). Este autor destacou, ainda, a mudança de prioridades à medida que as pessoas envelhecem, isto é, o facto de a ênfase na aparência atrativa aos olhos de outrem ser substituída por uma ênfase na saúde. Por fim, quanto à saúde mental, a sua ausência, por exemplo, na depressão, pode afetar negativamente o comportamento sexual e o bem-estar na adultícia avançada (Carpenter, Nathanson, & Kim, 2009). Também, a diminuição da saúde mental e da função cognitiva associada ao envelhecimento (Cole & Dendukuri, 2003) pode afetar a expressão sexual.

O presente estudo representa um passo importante na compreensão empírica do potencial do BES na adultícia avançada. Foram identificados vários indicadores que podem contribuir positivamente para o aumento do BES na adultícia avançada. Assim, os programas de políticas e intervenções comunitárias, que incluem indicadores específicos do BES como afeto e cuidados, saúde sexual e saúde física, são recomendados.

Em suma, este estudo ilustra a natureza transcultural e multidimensional do BES nos idosos, e os resultados enfatizam a necessidade de explorar os indicadores do BES na perspetiva dos idosos.

REFERêNCIAS

American Association for Retired Persons (AARP). (2005). Sexuality at Midlife and Beyond: 2004 Update of Attitudes and Behaviors. Washigton, DC: Author.

Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo [Content analysis]. Lisboa: Edições 70. BEM-ESTAR SEXUAL NUMA AMOSTRA TRANSNACIONAL DE IDOSOS

11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

44

Call, V., Sprecher, S., & Schwartz, P. (1995). The incidence and frequency of marital sex in a national sample. Journal of Marriage and the Family, 57, 639-652. http://dx.doi.org/10.2307/353919

Carpenter, L. M., Nathanson, C. A., & Kim, Y. J. (2009). Physical women, emotional men: Gender and sexual satisfaction in midlife. Archives of Sexual Behavior, 38, 87-107. http://dx.doi.org/10.1007/s10508-007-9215-y

Cole, M. G. & Dendukuri, N. (2003). Risk factors for depression among elderly community subjects: A systematic review and meta-analysis. American Journal of Psychiatry, 160(6), 1147-56. http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.160.6.1147

DeLamater, J. (2012). Sexual expression in later life: A review and synthesis. Journal of Sex Research, 49(2–3), 125-141. http://dx.doi.org/10.1080/00224499.2011.603168 DeLamater, J., & Sill, M. (2005). Sexual desire in later life. Journal of Sex Research, 42,

138-149. http://dx.doi.org/10.1080/00224490509552267

Folstein, M. F., Folstein, S. E., & McHugh, P. R. (1975). Mini-mental state. A practical method for grading the cognitive state of patients for the clinician. Journal of Psychiatric Research, 12, 189-98.

Galinsky, A. M. (2012). Sexual touching and difficulties with sexual arousal and orgasm among U. S. older adults. Archives of Sexual Behavior, 41, 875-890. http://dx.doi.org/ 10.1007/s10508-011-9873-7

Galinsky, A. M., & Waite, L. J. (2014). Sexual activity and psychological health as mediators of the relationship between physical health and marital quality. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 69(3), 482-493. http://dx.doi.org/10.1093/geronb/gbt165

Gott, M. & Hinchliff, S. (2003). How important is sex in later life? The views of older people. Social Science & Medicine, 56, 1617-1628. http://dx.doi.org/10.1016/S0277- 9536(02)00180-6

Hirayama, R., & Walker, A.J. (2011). Who helps older adults with sexual problems? Confidants versus physicians. Journal of Gerontology: Social Sciences, 66B(1), 109- 118. http://dx.doi.org/10.1093/geronb/gbq021

Hurd, L. C. (2000). Older women’s body image and embodied experience: An exploration. Journal of Women and Aging, 12, 77-97.

Karraker, A., DeLamater, J., & Schwartz, C. R. (2011). Sexual frequency decline from midlife to later life. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 66, 502-512. http://dx.doi.org/10.1093/geronb/gbr058

Kenny, R.T. (2013). A review of the literature on sexual development of older adults in relation to the asexual stereotype of older adults. Canadian Journal of Family and Youth, 5(1), 91-106.

Kontula, O. & Haavio-Mannila, E. (2009). The impact of aging on human sexual activity and sexual desire. Journal of Sex Research, 46(1), 46-56. http://dx.doi.org/ 10.1080/00224490802624414

Lindau, S. T. & Gavrilova, N. (2010). Sex, health, and years of sexually active life gained due to good health: Evidence from two US population based cross sectional surveys of ageing. BMJ, 340(810), 1-11. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.c810

Lindau, S., Schumm, P., Laumman, E. O., Levinson, W., O’Muircheataigh, C. A., & Waite, L. J. (2007). A national study of sexual and health among older adults in the United States. New England Journal of Medicine, 357, 762-774. http://dx.doi.org/ 10.1056/NEJMoa067423

Mona, L. R., Syme, M. L., Goldwaser, G., Cameron, R. P., Chen, Clemency, C…..Lemos, L. (2011). Sexual health in older adults: Conceptualization and treatment. In K. Sorocco & S. Lauderdale (Eds.), Cognitive behavior therapy with older adults :Innovations across care settings (pp. 261-285). New York: Springer.

Robinson, J. G., & Molzahn, A. E. (2007). Sexuality and quality of life. Journal of Gerontological Nursing, 33(3), 19-27.

Rosen, R. C., & Bachmann, J. A. (2008). Sexual well-being, happiness and satisfaction, in women: The case for a new conceptual paradigm. Journal of Sex and Marital Therapy, 34, 291-297. http://dx.doi.org/10.1080/00926230802096234

Schwartz, P., Diefendorf, S. & McGlynn-Wright, A. (2014). Sexuality in Aging. In D. L. Tolman & L. M. Diamond (Eds.), APA Handbook of Sexuality and Psychology: Vol. 1. Person-Based Approaches (pp. 523-551). Washington: American Psychological Association. http://dx.doi.org/10.1037/14193-017

Southard, N. & Keller, J. (2008). The importance of assessing sexuality: A patient perspective. Clinical Journal of Oncology Nursing, 13(2), 213-217. http://dx.doi.org/ 10.1188/09.CJON.213-217

Stroebe, W., Stroebe, M., Abakoumkin, G., & Schut, H. (1996). The role of loneliness and social support in adjustment to loss: A test of attachment versus stress theory. Journal of Personality and Social Psychology, 70, 1241-1249. http://dx.doi.org/10.1093/ geronb/gbr058

Trudel, G., Trugeon, L. & Piché, L. (2010). Marital and sexual aspects of old age. Sexual and Relationship Therapy, 25(3), 316-341. http://dx.doi.org/10.1080/14681991003750467 United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division. (2013).

World Population Ageing 2013. New York: United Nations.

Inventário da Qualidade dos Relacionamentos

Documentos relacionados