• Nenhum resultado encontrado

Câncer/Cabra

No documento A Nova Astrologia (páginas 195-198)

IMAGINAÇÃO AVAREZA PERCEPÇÃO IRRITABILIDADE TENACIDADE ABATIMENTO

AFETO POSSESSIVIDADE CARINHO MAU HUMOR

CAUTELA HIPERSENSIBILIDADE

“Eu sinto”

Água, Lua, cardeal

PODER INVENTIVO PARASITISMO

SENSIBILIDADE INCONSEQÜÊNCIA PERSEVERANÇA LENTIDÃO FANTASIA PESSIMISMO BOAS MANEIRAS PREOCUPAÇÃO

BOM GOSTO FALTA DE SENSO PRÁTICO

“Eu dependo”

Fogo negativo, yang

Gosto deste signo. Meu pai era Câncer/Cabra.

Quando penso no seu jeito fantasioso e sério, me vêm lágrimas aos olhos. Meu pai não era simplesmente Câncer e Cabra, era o Câncer/Cabra perfeito. Para começar, essa gente é adorável. Nela se reúne todo o capricho risonho e descontraído da Cabra, com a personalidade firme, tenaz e amorosa de Câncer. É um ótimo casamento. Excentricidade e iniciativa.

O nativo de Câncer/Cabra se machuca com fa- cilidade. Quer ser um cidadão respeitável, cumprir as obrigações cuidando para que tudo esteja em ordem e, no fim das contas, todos fiquem felizes. Deseja sinceramente que todo mundo se divirta, seja honesto, justo e amistoso. Mas Câncer/ Cabra é de uma honestidade ingênua. Devia ter mais juízo, pois já passou por algumas decepções terríveis — mas insiste em acreditar em Papai Noel. É óbvio que não chega de verdade aos trinta esperando que o coelhinho da Páscoa venha depositar ovos coloridos em seus sapatos. Mas é quase isso. Câncer/Cabra é uma enorme criança brincalhona aprisionada no corpo de um adulto. A responsabilidade o atormenta. Contas, consertos, empréstimos, apólices de seguro tiram o brilho de seus grandes olhos inocentes. “Por que tenho de lidar com essas coisas chatas?”, geme a Cabra dentro desse colosso de infantilidade. “Porque agora você é grande e precisa ganhar dinheiro para sustentar e educar sua família”, sussurra a voz Câncer de sua personalidade. Essas duas prioridades — divertir-se ou juntar dinheiro — travam uma luta contínua dentro de sua mente.

Como resultado do inerente impulso canceriano

para a solidez, é muito provável que a Cabra decida, desde jovem, ficar bem longe da pobreza. Sonha em ganhar rios de dinheiro, ficar rico, juntar um tesouro. Para quê? Para poder deitar-se na grama fresquinha e cheirosa e olhar as nuvens lá no céu. Está cansado. Mas trabalha firme até de madrugada no tal projeto que vai, sem dúvida, ser uma grande jogada. Está exausto. Mas mesmo assim dirige mil quilômetros só para encontrar fulano e conversar sobre aquele acordo que pode colocá-lo lá em cima. Quando chega aos quarenta, está cansado de tentar chegar a um ponto na vida em que possa relaxar-se. E ele desiste? Cede seu lugar a alguém mais jovem e mais habilidoso? Nunca. Se precisar, ele se mata, mas vai até o fim. E aposta tudo em mais um plano, trabalha, se escraviza, fica acordado até tarde, e falha de novo.

Ele gostaria de poder viver no meio do luxo com a pessoa que ama. Adoraria viajar, ver coisas e conhecer lugares exóticos. Mas não pode. Está ansioso por trabalhar.

Conheço uma mulher Câncer/Cabra que tem um restaurante. Para começar, ela tem aquela característica que mencionei antes, ou seja, é uma graça. Em segundo lugar, como é típico, está sempre trabalhando. Mesmo exausta, nunca a vi estirar-se num sofá, depois de uma agitada hora de almoço no restaurante, com a cabeça entre as mãos, desejando que tudo já tivesse acabado para ela poder fechar as portas e ir dormir. Ao contrário, lá está ela lavando pratos, conversando com um freguês esporádico ou batendo papo sobre cinema e teatro com os clientes habituais. Essa mulher nunca se senta. Fica em pé o dia todo, trabalhando duro

para alimentar esses humanos ingratos. É claro que ela sonha com férias, sol, uma temporada nos campos verdes do eliseu. Mas isso nunca acontece. Mesmo quando essa Câncer/Cabra sai de férias, seu programa é o seguinte: 1) emagrecer num spa rural; 2) estudar cultura egípcia; 3) fazer geléias e compotas para servir no restaurante. É verdade! Já vi essa mulher tirar três dias de folga para trabalhar como uma moura à beira de um fogão quente. Será que ela está à procura do caldeirão de ouro no fim do arco-íris? Acho que não. Acredito que ela trabalha para desfrutar o lazer que sabe que nunca terá. Nesse meio tempo, tem um restaurante atraente com uma ótima comida.

Para um canceriano nascido nos anos da Cabra, a comida é sempre importante, bem como o estilo em que é servida. Meu pai sempre insistia em que minha mãe usasse Limoges, copos de cristal e talheres de prata em qualquer ocasião. “É festiv o ” , como ele dizia. E era festivo! Câncer/Cabra adora festas. Gosta de conviver, beber e comer muito. Também se emociona quando encontra velhos amigos e companheiros que não via há muito tempo. É muito sentimental, e sente um afeto duradouro pelos amigos — que, em geral, são muitos.

A m o r

Câncer/Cabra pode não saber muito bem o ca- minho para ficar rico, mas em matéria de amor sabe tudo. É devotado e carinhoso. É brincalhão, boa companhia e extremamente inventivo na hora de criar atividades divertidas. Com ele, você vai ver as melhores peças e os melhores filmes. Gosta de se manter a par do que está acontecendo, de saber quem ganhou os Oscars e que astros estão despontando no mundo da dança e da ópera. Ama profundamente e sem reservas sua parceira e companheira. Leva a emoção a sério e não brinca com os sentimentos dos outros.

Se você ama um Câncer/Cabra, precisa esforçar- se para fazê-lo acreditar que é o centro do seu universo, a estrela do show, o predileto do seu círculo social. E ele é de fato uma estrela. Mas também imagina que é o centro de qualquer roda das vizinhanças. Leia Kafka, que era um Câncer/ Cabra. Você vai notar isso claramente em A metamorfose. “Sou um fenômeno”, essa é uma auto-percepção típica do nativo desse signo. Portanto, mostre-lhe que ele não é o único sonho colorido que você tem, mas que a devoção dele é o que importa, em qualquer ocasião. A retribuição no amor é a especialidade de toda Cabra canceriana. Ela precisa sentir-se segura e amada — ou melhor,

adorada! Isso lhe dá uma boa base para enfrentar a vida.

C o m p a t i b i l i d a d e s

Suas melhores escolhas são as pessoas de Touro, Virgem e Escorpião/Cavalo. Ou pode ser Touro, Escorpião ou Peixes/Gato. Ou ainda: Touro, Vir- gem, Escorpião ou Peixes/Porco. Não se misture com Áries, Libra ou Capricórnio/Cão. Você e o Cão não formam a melhor dupla sexual. Áries e Capricórnio/Boi são rígidos demais para sua natureza gentil. E certamente não aconselho você a se envolver muito com Libra nem com Capricórnio/ Tigre.

L a r e f a m í l i a

Nunca conheci um canceriano nascido nos anos da Cabra que não ligasse desesperadamente para seus irmãos, tios, primos e, é lógico, seus filhos e netos. Na verdade ele não está muito ligado à terra — vive um pouco nas nuvens. Esquece de pagar as mensalidades da escola. Foi sem querer, mas ele não trouxe aqueles lençóis que você pediu para os hóspedes que chegam hoje à noite. Mas ele se lembrou de trazer uma garrafa de Moët et Chandon, e um pouco dos seus salgadinhos preferidos. Ter uma família é ter um ponto de apoio. Ele depende da família e suas exigências para não se desligar da superfície da terra.

Câncer/Cabra sempre vive num ambiente de bom gosto. É até um pouco esnobe em relação à decoração. Dá muita importância ao que os outros pensam a seu respeito. Seu status é outra coisa que pode mantê-lo preso à terra firme. Bem como sua autoridade. Tome cuidado com as crises de autoritarismo desse signo. Ele é por natureza um caxias. Sua pele é como o mais fino veludo, não pode ser arranhada sem causar feridas. Assim, como ele é um Câncer e não um signo despreocupado, quando se depara com um problema sério que parece desproporcionalmente grande para sua suscetibilidade, ele começa a se afirmar. Quando eu era pequena, chamava esse comportamento de “arrotar valentia”. Mas na verdade é o jeito da Cabra. E é uma dor de cabeça. Como pai, o Câncer/Cabra é gentil e amoroso, mas está firme e decidido a dar as ordens.

Profissão

Câncer/Cabra não sabe planejar as finanças. Adora gastar tudo, esbanjar em presentes e em lazer com as pessoas que ama, e investir em carros imponentes. Mas detesta pagar as contas. Não quer economizar para comprar uma máquina de lavar roupa. Quer a máquina já. Dessa forma, acaba fazendo muitos crediários e acumulando dívidas além de suas possibilidades.

Se eu fosse aconselhar um Câncer/Cabra sobre sua carreira, acho que sugeriria uma profissão glamourosa. Coordenador de moda, publicitário, cabeleireiro de artistas. Mas sei muito bem que meu

conselho seria recebido com uma careta. O canceriano dos anos da Cabra não quer ser simplesmente empregado. Quer ser empresário, fazer as coisas por si mesmo. É claro que encontra muitos problemas para organizar seu negócio ou sua empresa, pois detesta fazer previsões para mais de uma semana e é capaz de comprar uma caixa de champanha quando o que precisa são pregos e parafusos. Assim, talvez seja mais realista oferecer a Câncer/ Cabra opções mais livres, como escritor, jornalista, estrela de cinema ou magnata.

Celebridades de Câncer/Cabra: Franz Kafka, Buckminster Fuller, Iris Murdoch.

No documento A Nova Astrologia (páginas 195-198)

Documentos relacionados