• Nenhum resultado encontrado

Touro/Galo ARDOR LANGUIDEZ

No documento A Nova Astrologia (páginas 134-137)

DETERMINAÇÃO OBSTINAÇÃO DILIGÊNCIA PRECONCEITO PACIÊNCIA GULA LÓGICA COMPLACÊNCIA SENSUALIDADE CIÚME

“Eu tenho”

Terra, Vênus, fixo

RESISTÊNCIA PETULÂNCIA ENTUSIASMO ARROGÂNCIA SINCERIDADE FÉ CEGA CONSERVANTISMO PEDANTISMO ELEGÂNCIA PREPOTÊNCIA HUMOR DISSIPAÇÃO

“Eu supero

Metal negativo, yang

O Touro nascido nos anos do Galo se caracteriza por

grande sabedoria e autoridade. É uma pessoa extremamente calma. O Touro lhe concede determinação inabalável. O Galo contribui com entusiasmo e fé cega. Desde pequeno, Touro/Galo revela tendência a dominar. Com isso não quero dizer que seja um líder político inato. Não é. Esses indivíduos não se elegem pelo voto popular, não são aplaudidos no jogo de futebol por seu espírito de equipe, nem são proclamados “a melhor mãe” ou “o melhor pai do mundo” pelos filhos. Touro Galo é simples, natural e destemidamente importante.

Importância não precisa significar tirania. Tou- ro/Galo não está interessado em dirigir os passos, a carreira ou a vida espiritual dos outros, para exercer seu poder. Entretanto, devido a seu caráter dominante, muitas vezes você vai encontrá-lo em posições elevadas. A água sempre corre para o mar. Mesmo que quisesse, seria impossível relegar esse indivíduo a uma posição inferior. A subordinação não torna um indivíduo nascido com essa combinação de signos apenas louco, neurótico e enraivecido, como acontece com um Touro/Boi. Apenas não combina com ele. Sujeição e Touro/ Galo formam uma justaposição impossível, que simplesmente não existe.

Como possui um poder natural (lembre-se, não artificial), compadece-se com facilidade. Repare nos taurinos dos anos do Galo que você conhece — em situações de conflito eles invariavelmente tomam o partido do lado mais fraco, contra a autoridade arbitrária. Touro/Galo quer ajudar as pessoas que considera menos capazes de lidar com

essa vida complexa. Sempre se pode contar com esse indivíduo para ficar do lado dos mais fracos, apoiar os oprimidos ou anunciar as vantagens de se contratar deficientes.

Porém, devido à sua queda para lutar contra os abusos e fazer frente aos valentões do mundo, às vezes Touro/Galo se perde em vinganças e causas pessoais em nome de pessoas menos afortunadas. O que começa como piedade ou caridade pode adquirir dimensões de paixão. Se não tomar cuidado, antes de se dar conta Touro/Galo se vê enredado num relacionamento amoroso muito doentio. Os “pobres coitados”, no íntimo, desejam o poder, de um jeito engraçado. Entre amantes ou amigos, os segredos vêm à tona. Conheci pessoas de Touro/Galo, basicamente dominadores por fora, que foram de todo dobradas por algum pobre coitado valentão. Talvez os fortes se sintam atraídos pelos fracos. A simpatia é um sentimento maravilhoso. Mas cuidado, Touro/Galo, não se deixe confundir pelos eternos perdedores. É claro que você deve ajudar os necessitados. Porém não precisa colocá-los dentro de sua casa.

Touro/Galo é um exemplo do que mais gosto nas qualidades das pessoas do campo: bom senso, solidez, pureza, sensualidade e generosidade. Ele possui o dom de colocar ordem no caos da natureza. E seu caráter tem exatamente a quantidade certa de firmeza e agilidade necessária para concretizar os coerentes projetos.

A comida pode ser um problema para o nativo com essa combinação de signos. Para dizer a verdade, nunca vi um que fosse magro. No Touro existe um toque de gulodice; aliada à entusiástica

vontade de se aventurar do Galo, o resultado é um certo epicurismo. Touro/Galo é uma pessoa conscienciosa, capaz de fazer um regime e se disciplinar. Mas sua tendência é para uma vida boa — talvez só um pouquinho boa demais.

Touro/Galo é um indivíduo sólido. Apesar das aparências (uma certa arrogância, roupas vistosas), é profunda, densa e irremediavelmente conservador. E com freqüência, muito, muito inteligente. Para um Touro/Galo, pular os quatro primeiros anos do primário e entrar em Harvard com doze anos de idade seria uma coisa normal. Ele não sente necessidade especial de bate-papos sociais, nem fica muito perturbado quando não se enturma. E como é superior aos demais, consegue muitas realizações precoces, do seu jeito completamente independente.

A resistência do Galo fica comprometida nas pessoas nascidas sob a influência do Touro. O Touro é um reservatório de emoções. Os sentimentos impregnam tão profundamente sua pele sensível, que mesmo o fato de ter nascido como um exuberante Galo não o livra de ocasionais períodos de assustador abatimento. Perdas, separações, despedidas ou até mudanças o abalam demais. Ele rumina, revira a sujeira, amua, chora, remói. Só o tempo cura a ferida que dói tanto em Touro/Galo. O tempo e o afeto — e muito, muito trabalho sério.

Amor

Embora Touro/Galo, em geral, seja sério e não se sinta atraído pela frivolidade, sua escolha de parceiros amorosos muitas vezes sugere o contrário. O Galo nascido em Touro gosta de se divertir. Sua vida já é séria demais. Quer alguém que tenha mais leveza do que ele. Muitas vezes você vê um forte Touro/Galo em companhia de uma mulher afetada, que sorri muito e diz besteiras sem parar. “O que ele vê nessa idiota?”, você pode perguntar. Diversão. Risada. Curtição. Prazer. Brincadeira. Descontração. Alegria. Todos os elementos que faltam na solene natureza de Touro/Galo.

Touro/Galo é fiel até certo ponto. Não é do tipo meloso, desmanchado, “não-posso-viver-sem-você”, que promete eterna exclusividade física. Não. Ele está acima disso. Mas as ligações e envolvimento emocionais instalam-se firmemente em seu coração, e não são desalojados de maneira fácil. Se uma mulher Touro/Galo cometer uns pecadinhos durante uma viagem de negócios, pode estar certo de que, na volta, ela estará tão apaixonada

pelo marido como na hora em que pegou o avião na última terça-feira. Com o verdadeiro amor, essas pessoas não são frívolas.

Se você ama um Touro/Galo, cuidado para não se apoiar demais em sua alma, de aparência tão firme. Emocionalmente, essas pessoas parecem mais rijas do que são. Se você perceber uma nuvem preta pairando sobre a cabeça de seu Touro/Galo, trazendo em seu bojo uma semana inteira de cisma silenciosa, precisa ter coragem. Compre a melhor comida e a melhor bebida. Prepare um jantar à luz de velas e deixe tudo pronto para quando ele chegar. Espere até ele ficar um pouquinho tocado. Aí fale. E fale rápido. Pergunte o que está errado. Insista. Mostre sua compaixão. Seja alegre. Demonstre entusiasmo. Touro/Galo também precisa chorar, embora não goste de admiti-lo. Cabe a você fazê-lo soltar suas emoções. Ele vai ficar eternamente grato.

Compatibilidades

Suas maiores afinidades são com as pessoas de Câncer, Virgem e Capricórnio nascidas nos anos do Boi, do Dragão e da Cobra. Também vai achar cativantes Peixes/Boi ou Cobra. Não perca tempo com Leão/Gato ou Galo — a vaidade deles se choca com a sua. Aquário e Escorpião/Cão e Gato também não são a melhor opção. Há muita disputa pela autoridade.

Lar e família

Touro/Galo é um defensor de tudo o que se relaciona com coisas sérias e profundas. A vida familiar, com os complicados padrões e laços emocionais, agrada ao velho Touro/Galo em todos os detalhes. Quanto mais filhos, melhor. Quanto mais festas, aniversários, bar mitzvahs e casamentos, mais feliz ele vai ficar. Touro/Galo gosta de ser entretido, adulado, de encontrar alguém que o ajude a se divertir. Constitui uma platéia perfeita para os teatrinhos e brincadeiras em família.

Como irmão, primo ou tio, Touro/Galo também perfila entre os melhores. Como ele leva o dever a sério, nunca se esquece de telefonar a um parente idoso, nem de cumprimentar uma tia solteirona pelo Dia das Mães. Da mesma forma, fica decepcionado quando algum membro da família não aceita suas ofertas de afeto e ajuda. Touro/ Galo é mandão. Quando você está precisando de pratos novos, ele compra um jogo. Mas, se você

não gostar dos pratos e demonstrar isso, ele exige submissão. No dia seguinte você já está adorando os desenhos dos pratos. Eu não queria ter uma sogra com essa combinação de signos.

Tenho uma sobrinha Touro/Galo. Seu nome é Pamela. Ela está agora com vinte e sete anos, e tem um ótimo emprego como gerente de uma loja. Mas eu me lembro com ternura do tempo em que ela era criança. Antes de meus filhos nascerem, muitas vezes eu costumava levar Pam ao cinema ou ao teatro. Uma vez fomos assistir a uma apresentação muito realista de uma peça chamada O pássaro de fogo. O ator principal usava uma fantasia de pássaro, de papel brilhante multicolorido, esvoaçante, cintilante, com asas. No ponto crucial da história, o homem-pássaro pulava do palco batendo palmas no meio da platéia. Toda a garotada se encolheu e gritou de horror e medo (eu também), enquanto a enorme criatura selvagem circulava entre a gente. Virei-me para ver se Pammy estava com medo. O rosto firme da garotinha de três anos, emoldurado pelo cabelo vermelho bem penteado, estava pálido. Seus grandes olhos negros não revelavam nenhuma emoção. Inclinei-me e sussurrei: “Pam, tudo bem com você?”, achando que sua palidez fosse causada pelo medo mudo dos pulos e guinchos do homem-pássaro. Sem virar a cabeça, Pam levou o indicador aos lábios, o tempo todo de olhos fixos nas selvagens palhaçadas da criatura, tomou fôlego e fez: “Xiiiiiii!” para mim. Evidentemente, eu estava atrapalhando, com minhas bobas preocupações. Assim é a criança Touro/Galo. Rija, mas adorável. Eu a recomendo.

Profissão

Não há nada que um Touro/Galo não possa fazer — exceto ser subordinado. Qualquer emprego que exija autoridade combina com as inclinações desse indivíduo. Touro/Galo também pode trabalhar por conta própria, sem absolutamente nenhum problema. Advocacia, medicina, carreira acadêmica — tudo isso é bom para ele. Touro/ Galo é um tipo capaz.

Além de capacitado, ele também sabe ganhar a vida. Não creio que seja do tipo que acaba rico; Touro/Galo não liga para a riqueza. Gosta de conforto. Mas não se interessa muito por dinheiro. O trabalho, porém, é o amigo de Touro/Galo. Tudo o que faz, gosta de fazer bem feito. Como um espartano desses não aceita bem o fracasso, em geral não fica por baixo. Pode ser, entretanto, que as circunstâncias escapem ao seu controle. Nesse caso, ele tenta desesperadamente restaurar a ordem, deter a maré do inevitável. Seus esforços são valentes. Mas se, mesmo assim, um taurino dos anos de Galo fracassa, é horrível presenciar sua frustração. É triste, lamentável, comovente. Não devia acontecer a um batalhador como ele.

Mas pode crer que Touro/Galo vai voltar à luta, escada acima, e encontrar uma nova forma de avançar e satisfazer sua necessidade de mostrar valor. Nada, realmente, amedronta esse indivíduo. Mas a escalada para cima é longa e árdua. Não estamos lidando exatamente com uma borboleta.

Celebridades de Touro/Galo: Rod McKuen, Peter

Townshend, Annie Dillard. O que eles têm em comum? Todos são diamantes brutos. Não so- fisticados, mas poderosamente sensíveis.

Touro/Cão

No documento A Nova Astrologia (páginas 134-137)

Documentos relacionados