• Nenhum resultado encontrado

Touro/Cabra ARDOR LANGUIDEZ

No documento A Nova Astrologia (páginas 128-131)

DETERMINAÇÃO PRECONCEITO DILIGÊNCIA OBSTINAÇÃO PACIÊNCIA GULA LÓGICA COMPLACÊNCIA SENSUALIDADE CIÚME

“Eu tenho”

Terra, Vênus, fixo

PODER INVENTIVO PARASITISMO

SENSIBILIDADE INCONSEQÜÊNCIA PERSEVERANÇA LENTIDÃO

FANTASIA PESSIMISMO

EDUCAÇÃO FALTA DE SENSO PRÁTICO BOM GOSTO PREOCUPAÇÃO

“Eu dependo”

Fogo negativo, yang

Esse indivíduo é, alternadamente, um grande

taciturno, um espírito diligente e um sonhador brilhante. Muitas vezes, as pessoas nascidas em Touro/Cabra são dotadas de grande genialidade. Se for bem trabalhada, essa centelha interior de enorme capacidade criativa pode levá-las muito longe, tanto no sentido do desenvolvimento pessoal quanto material. Porém, se não crescerem em meio a condições ideais, passam a vida como se estivessem andando a esmo, deixando projetos e sonhos pela metade.

Basicamente, Touro/Cabra luta a vida toda com influências conflitantes, mas de certa forma harmônicas. Sua personalidade é lenta e firme. Os tau- rinos são realistas, ambiciosos e sensuais. O Touro gosta de ordem e floresce numa mesmice que os outras podem achar monótona. Mas a natureza da Cabra é evanescente, mutável e espasmódica. A Cabra caminha de um jeito irregular.

Imagine a ágil cabra da montanha fazendo um violento esforço para subir uma rampa íngreme. Com mais um imponente salto, a Cabra chega, em segurança, a um pico inacessível. Aí entra o Touro. E o que ele faz com a vigorosa Cabra? Faz com que ela se sente, olhe à volta, examine as flores silvestres do chão, admire sua imagem refletida num laguinho ali perto, e ainda monte acampamento no pico — até vir algum novo ímpeto que a leve a dar outro passo gigantesco.

Touro e Cabra são dois signos que podem se completar. A lentidão e a cautela formam um bom par. Lógica e criatividade também. Paciência e perseverança andam juntas. Há partes dessa personalidade que garantem o surgimento de um ser

hu

mano totalmente calmo. E é verdade que Touro/ Cabra tem compostura.

Nos bastidores, entretanto, encontramos determinação se opondo a falta de previsão, moleza, a obstinação. Esses opostos travam uma guerra contínua. Inúmeras vezes, e sem dúvida devido a razões concretas e palpáveis, essas contradições internas invadem o espírito de Touro/Cabra — causando, alternadamente, pessimismo e ansiedade. Os defeitos da personalidade adquirem proporções quase mefistofélicas.

Qual é o efeito disso na vida diária de Touro/ Cabra? Bom, eu já tive a minha cota de Touros nascidos nos anos da Cabra. E todos eles eram dados a assustadores acessos de frustração, dúvidas sobre si mesmos e até violência.

Touro/Cabra se sente visceralmente atraído pela beleza. Ele tem mais bom gosto seletivo no dedo mínimo do que você tem nas duas mãos juntas. Em geral, Touro/Cabra constrói, cria, inventa, interpreta, decora. Quando não está participando de uma dessas atividades, ele se aparta da sociedade, refugia-se num cantinho bucólico e arquiteta seu próximo golpe de gênio.

O lado mais problemático desse quadro só aparece quando Touro/Cabra encontra empecilhos na execução de suas brilhantes jogadas. As considerações de ordem financeira o aborrecem. Em geral, ele é quase incapaz de transformar suas obras em dinheiro vivo. Falta-lhe garra, irrita-se muito depressa. Se alguém — e quero dizer qualquer pessoa — tem a ousadia de colocar uma pedra no seu caminho, Touro/Cabra se rende. E depois ferve. Não desiste. Seus sonhos ainda estão intactos. Mas

a pessoa que interferiu, que tentou estragar seu trabalho, não fica sem castigo. A violência não está absolutamente fora de questão.

Touro/Cabra não consegue falar sobre suas frustrações. Não é do tipo que choraminga: “Tenha pena de mim”. Além disso, não se expressa muito bem verbalmente. Assim, ou ele é de boa paz, ou vira a mesa. Tem seu próprio horário e sua própria estética. Não interfira na vida de nenhum deles, e Touro/Cabra ficará feliz, comendo na sua mão o resto da vida.

Amor

Quando você ouve um Touro/Cabra falar de seus vários “ex” (esposas, maridos, companhias), fica com a impressão de que eles eram um bando de ladrões, ordinários e folgazões. O taurino dos anos de Cabra gosta de ser amado e protegido. Tem enorme necessidade de segurança, mas não está muito habilitado a consegui-la. Também precisa de elogios. Mas isso é outra coisa que ele não sabe fazer. É preciso amá-lo simplesmente pelas alegrias ocasionais que ele proporciona. No amor, não tem persistência. Fica desestruturado ao menor sinal de esquecimento do aniversário ou da data de casamento. Dá importância a rosas e ao Dia dos Namorados. Mas é bem capaz de esquecer o gato na geladeira a noite toda. Para gente séria, Touro/ Cabra é exasperante.

E Touro/Cabra precisa de gente séria. Ele não pode fazer o papel do cabeça do casal, encarregado de trazer comida para casa ou dar banho no bebê. Tudo o que sabe fazer é criar. Não tem noção de tempo, nem memória para nada além do número do cartão de crédito de seu parceiro, e não vê motivo nenhum para mudar seu jeito de ser.

Se você está preparada para ser forte, dura e policiar a vida cotidiana de um artista adorável, mas violento e maluco, vá correndo laçar um Touro/Cabra. Tenho certeza de que há um monte deles se desperdiçando por aí. Touro/Cabra cultua a inércia. Seu exemplar provavelmente está belo e folgado esperando ser descoberto num barzinho — que já fechou há muito tempo — em Hollywood.

Compatibilidades

Você vai gostar de Peixes/Porco e Cavalo. Vai ficar encantado com Virgem/Gato e fascinado com o culto Virgem/Porco. Também vai achar agradá- veis Capricórnio e Câncer, dos tipos Macaco e

Cavalo. Sua melhor opção é Capricórnio/Macaco, mas é melhor se apressar porque esse espécime é muito requisitado. Não se envolva com Leão/Boi ou Cão. Mantenha distância de Escorpião/Tigre e Boi, e saia correndo quando vir um Aquário do tipo Cão ou Tigre. A abordagem cósmica de vocês não se harmoniza.

Lar e família

A situação doméstica depende da pessoa de que o taurino dos anos da Cabra depende. Se a unidade familiar for sólida, com um núcleo central capaz de proporcionar um ambiente fértil e propício ao crescimento dos filhos, Touro/Cabra é simplesmente um pai maravilhoso.

Ele gosta de brincar, dar cambalhotas por montes e vales, divertir-se com os filhos e ensiná-los a apreciar as melhores coisas da vida. Talvez você encontre Touro/Cabra no porão, confeccionando um jeitoso brinquedo novo para o bebê, ou na cozinha, fazendo biscoitos com carinhas perfeitas, todas elas diferentes, e parecidíssimas com algum membro da família. É claro que também é bem possível que o brinquedo só fique pronto quando o bebê já estiver em idade de votar, e que, ao terminar a linda decoração de carinhas, os biscoitos já estejam mofados. Alguém tem de tirar essa Cabra do porão, ou da cozinha, usando a sobremesa como isca até a sala de jantar. Sempre que você topar com uma dessas pessoas, verá alguém com um aguilhão a poucos centímetros de distância.

É preciso estimular pacientemente a criança Touro/Cabra a guardar os brinquedos, terminar a lição de casa, treinar os saques de tênis, dar uma olhada no tempo antes de sair num dia gelado só de camiseta. Pais atentos estão na ordem do dia. Essa criança é encantadora e tem uma habilidade fantástica com as mãos. Precisa de disciplina, de um pulso firme e amoroso — não alguém que faça tudo por ela, mas que devagarinho, imperceptivelmente, vá afrouxando a corda que a prende ao lar. É provável que aqui exista um gênio, que se não for alimentado nunca vai passar de um prisioneiro preguiçoso.

As pessoas de Touro/Cabra parecem ser feitas sob medida para satisfazer as “mães-empresárias” do mundo todo. Mas eu não confiaria muito em sua ambição profissional para ir muito mais longe do que a porta da frente. A menos — e isso é vital — que outra pessoa, ciente de sua capacidade, esteja disposta a sacrificar a própria fama e ambição pessoal em benefício do sucesso desse prodígio.

Profissão

O conselho que eu posso dar a Touro/Cabra é simples. Não tenho a pretensão de saber como se faz para mudar sua tendência à preguiça sem o uso da força. Como vocês a essa altura já perceberam, pertenço à linha dura de Sherman da dinâmica humana. “Se você não tem vontade de fazer alguma coisa, faça assim mesmo”, eis o meu lema. Essa teoria não funciona com o nativo desse signo. E o que funciona? Talvez muito afeto, calor, ternura e persistência, estímulo e uma fé cega em sua obra. Creio que o indivíduo de Touro/Cabra que vislumbra aquele pico da montanha lá longe,

aos quinze anos ou menos, e decide conscientemente chegar até lá aos quarenta, está muito na frente de qualquer Touro/Cabra que não encontra logo o seu desafio. O taurino nascido nos anos da Cabra precisa se cercar de fartura e aprovação, conselheiros sensatos e aliados de nervos de aço. Entretanto, esse tipo de perspicácia não é natural neles. Alguém quer, por favor, dar o pontapé inicial nessa criatura?

Celebridades de Touro/Cabra: Laurence Olivier,

Honoré de Balzac, Rodolfo Valentino. (Charme, talento, conforto e mais talento.)

Touro/Macaco

No documento A Nova Astrologia (páginas 128-131)

Documentos relacionados